Questões de Concursos: Educação Física Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Educação Física. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q474115 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARCMariana é professora de Educação Física de uma escola estadual que atende à população de uma cidade que ficou famosa por ser onde nasceu Rodrigo, um atleta de ultramaratona. Rodrigo venceu uma famosa prova de ultramaratona do calendário internacional, percorrendo uma distância de quase 100 quilômetros com duração de cerca de 12 horas de corrida ininterrupta. Esse feito o transformou em herói para os moradores daquela região e aumentou o interesse dos alunos da escola pela moda-lidade que ele pratica. Por isso, Mariana precisou incluir a ultramaratona como um dos temas a serem ensinados em seu planejamento para o Ensino Médio. Ao ensinar sobre as necessidades energéticas para concluir uma prova de tão longa duração, a professora apresentou o conceito de predominância de substratos na produção de energia. Segundo esse conceito, a via metabólica utilizada na produção de energia depende da duração e da intensidade do exercício. Considerando as características da prova vencida por Rodrigo, Mariana ensinou corretamente que, para provas como essa, o tipo de substrato predominante na produção de energia é: a) ATP b) Carboidrato. c) Gordura. d) Proteína. e) Vitaminas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q474271 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECELutas são entendidas não somente como as modalidades de combate formais, mas, também, como prática da luta informal, tal como os jogos de lutas. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira. a) Há uma distinção entre o conceito de lutas, artes marciais e esportes de combate. A as lutas, de forma geral, podem ser classificadas em três categorias: lutas de corpo a corpo, lutas de curta distância e lutas de golpear ou tocar. b) Pretende-se oferecer as lutas na escola, com o objetivo de proporcionar diversidade cultural e amplitude de atividades corporais. Os jogos de lutas podem ser: equilíbrio/desequilíbrio, exclusão/inclusão de determinado espaço, conquista de objeto, golpear ou tocar e imobilizar/reter. c) As lutas devem fazer parte dos conteúdos a serem ministrados nas aulas de Educação Física no ensino médio, de forma prioritária, pois o desenvolvimento motor maduro se faz necessário para a prática. d) As aulas de lutas devem ser teóricas e práticas, por meio de visitas a academias, palestras dadas por especialistas, e devem ocorrer nos laboratórios de informática da escola. Para entendimento, as lutas, de forma geral, podem se classificar em três categorias: lutas de curta distância, lutas de longa distância e lutas com implementos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q474564 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECEAo abordar o tema aptidão física, saúde e qualidade de vida em uma aula, o professor de Educação Física está correto quando afirma que a) a atividade física é qualquer movimento corporal com gasto energético acima dos níveis de repouso. Deve ser planejada e estruturada com intenção de alcançar objetivos de melhora da aptidão física. b) a atividade física define-se como qualquer movimento do corpo realizado pelos músculos que requer energia para acontecer, podendo ser apresentado em um continuum, com base na quantidade de energia despendida. c) condicionamento físico representaria a habilidade do corpo de adaptar-se às demandas do esforço físico que a atividade precisa para níveis moderados ou vigorosos, sem levar a completa exaustão. d) aptidão física é quando o movimento apresenta uma intencionalidade e possui como propósito a manutenção ou a otimização do condicionamento físico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q474572 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PRDe acordo com Betti, a cultura corporal de movimento é um dos fenômenos mais importantes nos meios de comunicação de massa e na economia. Para o referido autor, qual o conceito de cultura corporal de movimento? a) É o estudo do movimento. b) A parte da cultura geral que abrange as formas culturais que se vêm historicamente construindo, nos planos material e simbólico, mediante o exercício da motricidade humana - jogo, esporte, ginásticas e práticas de aptidão física, atividades rítmico-expressivas e dança, lutas/artes marciais. c) Técnica de arte dramática não realista, baseada na mecânica do corpo humano, inspirada pelo construtivismo. d) É uma área da biologia que se ocupa da aplicação das leis da mecânica às estruturas orgânicas vivas, especialmente ao sistema locomotor do corpo humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q473891 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLANAs atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas interagem consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais. Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes e valores culturais, morais e éticos. Em relação à nova Base Nacional Comum Curricular, a disciplina de educação física pertencerá a qual Área Central de Conhecimento? a) Linguagens. b) Ciências da saúde. c) Ciências humanas. d) Ciências físicas e da natureza. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q474405 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGVNo século XIX e início do XX, a ginástica praticamente se confundia com a Educação Física. Posteriormente, foi perdendo espaço para o esporte. Seguindo a pedagogia da cultura corporal, a ginástica deve ser concebida como: a) preparação para os esportes; b) treinamento intensivo de técnicas; c) aquecimento para as aulas; d) conteúdo teórico; e) expressão cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q474087 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARCEm Minas Gerais, o inverno é caracterizado pelo dia bastante ensolarado com altas temperaturas e umidade relativa do ar muito baixa, com esfriamento no período da noite. Considerando os turnos manhã e tarde e que as aulas de Educação Física são ministradas em locais descobertos, nos quais os alunos e as alunas recebem alta incidência de raios solares, a desidratação passa a ser um pro-blema importante a ser gerenciado pelos professores e professoras da disciplina e ações como uso de boné e de protetor solar são indicadas. Assinale o evento abaixo que NÃO está relacionado às reações fisiológicas do corpo humano frente ao exercício físico e à reposição de água no contexto descrito acima. a) O corpo terá maior dificuldade para realizar a termorregulação. b) O desempenho esportivo será mais difícil nesse contexto do que em condições normais. c) A perda hídrica pela sudorese afetará o equilíbrio hídrico do organismo. d) Durante o exercício, a reposição de água afetará negativamente a homeostase. e) Após o exercício, a ingestão de água colaborará com o equilíbrio homeostático do organismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q474320 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPEDe acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. O pensamento médico-higienista no Brasil produziu significativo impacto no campo profissional da educação física, fato que impulsionou o movimento político corporativo da área e a consequente criação dos conselhos regionais de educação física (CREF). Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q474512 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECECapoeira é uma das práticas corporais mais presentes no Brasil. Sua importância também é notada por ter sido, em 2008, considerada patrimônio nacional. No que diz respeito a essa prática, é INCORRETO afirmar que a) os maiores mestres da capoeira no Brasil foram: Mestre Pastinha, representante da Capoeira Regional, e Mestre Bimba, representante da Capoeira Angola. b) a Capoeira Angola é jogada em ritmo mais lento, mais próximo ao solo; apresenta certa malícia e atos teatrais. c) a Capoeira Regional apresenta movimentos mais velozes, ágeis e objetivos; realiza-se em um plano mais alto em relação ao solo. d) após a abolição da escravatura, a Capoeira era praticada, predominantemente, por escravos libertos. Tal fato fez com que o governo estabelecesse a proibição de sua prática em 1890. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q474469 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECEAssinale a opção em que a modalidade de esporte coletivo está corretamente relacionada com seus principais fundamentos. a) handebol — empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta b) basquetebol — passe, drible, arremesso, condução, lance-livre e rebote c) voleibol — saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio, finta e defesa d) futsal: passe, drible, finta, cabeceio, chute, recepção, condução, domínio de bola e rebote Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q474115 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARCMariana é professora de Educação Física de uma escola estadual que atende à população de uma cidade que ficou famosa por ser onde nasceu Rodrigo, um atleta de ultramaratona. Rodrigo venceu uma famosa prova de ultramaratona do calendário internacional, percorrendo uma distância de quase 100 quilômetros com duração de cerca de 12 horas de corrida ininterrupta. Esse feito o transformou em herói para os moradores daquela região e aumentou o interesse dos alunos da escola pela moda-lidade que ele pratica. Por isso, Mariana precisou incluir a ultramaratona como um dos temas a serem ensinados em seu planejamento para o Ensino Médio. Ao ensinar sobre as necessidades energéticas para concluir uma prova de tão longa duração, a professora apresentou o conceito de predominância de substratos na produção de energia. Segundo esse conceito, a via metabólica utilizada na produção de energia depende da duração e da intensidade do exercício. Considerando as características da prova vencida por Rodrigo, Mariana ensinou corretamente que, para provas como essa, o tipo de substrato predominante na produção de energia é: a) ATP b) Carboidrato. c) Gordura. d) Proteína. e) Vitaminas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q474271 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECELutas são entendidas não somente como as modalidades de combate formais, mas, também, como prática da luta informal, tal como os jogos de lutas. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira. a) Há uma distinção entre o conceito de lutas, artes marciais e esportes de combate. A as lutas, de forma geral, podem ser classificadas em três categorias: lutas de corpo a corpo, lutas de curta distância e lutas de golpear ou tocar. b) Pretende-se oferecer as lutas na escola, com o objetivo de proporcionar diversidade cultural e amplitude de atividades corporais. Os jogos de lutas podem ser: equilíbrio/desequilíbrio, exclusão/inclusão de determinado espaço, conquista de objeto, golpear ou tocar e imobilizar/reter. c) As lutas devem fazer parte dos conteúdos a serem ministrados nas aulas de Educação Física no ensino médio, de forma prioritária, pois o desenvolvimento motor maduro se faz necessário para a prática. d) As aulas de lutas devem ser teóricas e práticas, por meio de visitas a academias, palestras dadas por especialistas, e devem ocorrer nos laboratórios de informática da escola. Para entendimento, as lutas, de forma geral, podem se classificar em três categorias: lutas de curta distância, lutas de longa distância e lutas com implementos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q474564 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECEAo abordar o tema aptidão física, saúde e qualidade de vida em uma aula, o professor de Educação Física está correto quando afirma que a) a atividade física é qualquer movimento corporal com gasto energético acima dos níveis de repouso. Deve ser planejada e estruturada com intenção de alcançar objetivos de melhora da aptidão física. b) a atividade física define-se como qualquer movimento do corpo realizado pelos músculos que requer energia para acontecer, podendo ser apresentado em um continuum, com base na quantidade de energia despendida. c) condicionamento físico representaria a habilidade do corpo de adaptar-se às demandas do esforço físico que a atividade precisa para níveis moderados ou vigorosos, sem levar a completa exaustão. d) aptidão física é quando o movimento apresenta uma intencionalidade e possui como propósito a manutenção ou a otimização do condicionamento físico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q474572 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PRDe acordo com Betti, a cultura corporal de movimento é um dos fenômenos mais importantes nos meios de comunicação de massa e na economia. Para o referido autor, qual o conceito de cultura corporal de movimento? a) É o estudo do movimento. b) A parte da cultura geral que abrange as formas culturais que se vêm historicamente construindo, nos planos material e simbólico, mediante o exercício da motricidade humana - jogo, esporte, ginásticas e práticas de aptidão física, atividades rítmico-expressivas e dança, lutas/artes marciais. c) Técnica de arte dramática não realista, baseada na mecânica do corpo humano, inspirada pelo construtivismo. d) É uma área da biologia que se ocupa da aplicação das leis da mecânica às estruturas orgânicas vivas, especialmente ao sistema locomotor do corpo humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q473891 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLANAs atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas interagem consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais. Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes e valores culturais, morais e éticos. Em relação à nova Base Nacional Comum Curricular, a disciplina de educação física pertencerá a qual Área Central de Conhecimento? a) Linguagens. b) Ciências da saúde. c) Ciências humanas. d) Ciências físicas e da natureza. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q474405 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGVNo século XIX e início do XX, a ginástica praticamente se confundia com a Educação Física. Posteriormente, foi perdendo espaço para o esporte. Seguindo a pedagogia da cultura corporal, a ginástica deve ser concebida como: a) preparação para os esportes; b) treinamento intensivo de técnicas; c) aquecimento para as aulas; d) conteúdo teórico; e) expressão cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q474087 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARCEm Minas Gerais, o inverno é caracterizado pelo dia bastante ensolarado com altas temperaturas e umidade relativa do ar muito baixa, com esfriamento no período da noite. Considerando os turnos manhã e tarde e que as aulas de Educação Física são ministradas em locais descobertos, nos quais os alunos e as alunas recebem alta incidência de raios solares, a desidratação passa a ser um pro-blema importante a ser gerenciado pelos professores e professoras da disciplina e ações como uso de boné e de protetor solar são indicadas. Assinale o evento abaixo que NÃO está relacionado às reações fisiológicas do corpo humano frente ao exercício físico e à reposição de água no contexto descrito acima. a) O corpo terá maior dificuldade para realizar a termorregulação. b) O desempenho esportivo será mais difícil nesse contexto do que em condições normais. c) A perda hídrica pela sudorese afetará o equilíbrio hídrico do organismo. d) Durante o exercício, a reposição de água afetará negativamente a homeostase. e) Após o exercício, a ingestão de água colaborará com o equilíbrio homeostático do organismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q474320 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPEDe acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. O pensamento médico-higienista no Brasil produziu significativo impacto no campo profissional da educação física, fato que impulsionou o movimento político corporativo da área e a consequente criação dos conselhos regionais de educação física (CREF). Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q474512 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECECapoeira é uma das práticas corporais mais presentes no Brasil. Sua importância também é notada por ter sido, em 2008, considerada patrimônio nacional. No que diz respeito a essa prática, é INCORRETO afirmar que a) os maiores mestres da capoeira no Brasil foram: Mestre Pastinha, representante da Capoeira Regional, e Mestre Bimba, representante da Capoeira Angola. b) a Capoeira Angola é jogada em ritmo mais lento, mais próximo ao solo; apresenta certa malícia e atos teatrais. c) a Capoeira Regional apresenta movimentos mais velozes, ágeis e objetivos; realiza-se em um plano mais alto em relação ao solo. d) após a abolição da escravatura, a Capoeira era praticada, predominantemente, por escravos libertos. Tal fato fez com que o governo estabelecesse a proibição de sua prática em 1890. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q474469 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECEAssinale a opção em que a modalidade de esporte coletivo está corretamente relacionada com seus principais fundamentos. a) handebol — empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta b) basquetebol — passe, drible, arremesso, condução, lance-livre e rebote c) voleibol — saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio, finta e defesa d) futsal: passe, drible, finta, cabeceio, chute, recepção, condução, domínio de bola e rebote Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro