Início Questões de Concursos Educação Física no Ambiente Escolar Resolva questões de Educação Física no Ambiente Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física no Ambiente Escolar Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q843872 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020A relação entre ciência e corpo não é nova, considerando que há mais de quatrocentos anos o corpo do homem vem sendo progressivamente desvelado (MOREIRA; SIMÕES, 2016). Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, para verdadeiras, e F, para falsas: ( ) A corporeidade, necessariamente, está vinculada às questões de ordem social, política, cultural e econômica. ( ) A corporeidade pode ser analisada apenas na perspectiva histórico-individual. ( ) A corporeidade pode ser aferrada, em exclusivo, aos padrões das ciências experimentais. Assinale a alternativa com a sequência correta: ✂️ a) F - V - V. ✂️ b) V - V - F. ✂️ c) V - F - F. ✂️ d) F - F - V. ✂️ e) F - V - F. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q842052 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bagé RS Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020Abordando a sequência de desenvolvimento para o chute, segundo Gallahue analise as características abaixo: Aumenta a extensão da oscilação da perna. Perna de sustentação se inclina levemente ao contato. Alcance da bola pode ser feito por uma corrida ou por um grande salto. Braços oscilam em oposição um ao outro durante a ação de chute. As características acima definem qual o estágio de desenvolvimento? ✂️ a) Inicial. ✂️ b) Elementar. ✂️ c) Fundamental. ✂️ d) Intermediário. ✂️ e) Maduro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q832188 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Física, IESES, 2021Verifique as assertivas referentes à Educação Física na BNCC e assinale a correta. I. A Educação Física se situa como componente curricular dentro da área de Linguagens. Isso significa que, enquanto componente, a Educação Física não se encerra em si, mas sim faz parte de uma grande área de conhecimento. II. As práticas corporais (por meio das unidades temáticas: Brincadeiras e jogos; Danças; Lutas; Esportes; Práticas corporais de aventura) expressam-se como linguagem corporal. III. É competência específica da Educação Física: refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais IV. É competência específica da Educação Física: identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes. ✂️ a) As assertivas I, II, III e IV são corretas. ✂️ b) Apenas as assertivas I e II são corretas. ✂️ c) Apenas as assertivas III e IV são corretas. ✂️ d) Apenas as assertivas I e III são corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q842243 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020A Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica. Ela permite o acesso a um vasto universo cultural que compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde. Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é correto afirmar que a unidade temática Brincadeiras e Jogos ✂️ a) explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si. ✂️ b) focaliza práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a competitividade saudável, caracterizando pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal. ✂️ c) reúne disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para vencer as partidas ou as disputas, desequilibrando, atingindo ou excluindo o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Todos os jogos e brincadeiras fazem parte de um contexto cultural e regional. ✂️ d) agrega tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas delas, sendo uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade por sua grande presença nos meios de comunicação. Caracteriza-se por ser orientada pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q842435 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. O desrespeito à educação, aos educandos, aos educadores e às educadoras corrói ou deteriora em nós, de um lado, a sensibilidade ou a abertura ao bem querer da própria prática educativa de outro, a alegria necessária ao que-fazer docente. É digna de nota a capacidade que tem a experiência pedagógica para despertar, estimular e desenvolver em nós o gosto de querer bem e o gosto da alegria sem a qual a prática educativa perde o sentido. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia - saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 53. Segundo Paulo Freire, no livro Pedagogia da autonomia, ensinar não exige ✂️ a) pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade e corporificação das palavras pelo exemplo. ✂️ b) estética e ética, risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação, reflexão crítica sobre a prática e bom senso. ✂️ c) consciência do conhecimento findo, reconhecimento de ser condicionado, respeito a autonomia do ser educador e quietação da realidade. ✂️ d) reconhecimento e a assunção da identidade cultural, alegria e esperança, convicção de que a mudança é possível e tomada consciente de decisões. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q833803 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Física, IESES, 2021Sobre a história da Educação Física no Brasil - tendências e perspectivas, duas vertentes destacamse: por um lado, as tendências de base biológica, vistas como tecnicistas e funcionalistas; por outro, as tendências críticas, que abordam o movimento sob o aspecto histórico e social. Nesse sentido, assinale a alternativa coerente com a atual perspectiva da BNCC: ✂️ a) A Educação Física deve assumir na escola, a partir das práticas corporais, a função pedagógica na formação integral. Busca, assim, por meio das unidades temáticas (trabalhadas de forma igualitária), possibilitar ao estudante a leitura e a compreensão do universo do movimento humano. ✂️ b) A Educação Física deve trabalhar na promoção da eugenia, pensando na: assepsia social, limpeza corporal e visão biologicista de movimento. A tendência deve ser militarista. ✂️ c) A Educação Física deve formar atletas e os conteúdos devem ser centrados em jogos e esportes. ✂️ d) A Educação Física deve focar na formação de indivíduos fortes e disciplinados, aptos a contribuir para a formação da nação. Assim, a tendência deve ser pedagogicista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q842807 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Com relação à unidade temática Brincadeiras e Jogos é CORRETO afirmar: ✂️ a) Explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si. ✂️ b) Reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto às derivadas. As brincadeiras e jogos como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações). ✂️ c) São propostas práticas com formas de organização e significados muito diferentes, o que leva à necessidade de explicitar a classificação em: ginástica geral; ginásticas de condicionamento físico; e ginásticas de conscientização corporal. ✂️ d) Explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q834960 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021Um professor de educação física infantil elaborou uma estratégia perceptivo-motora com o objetivo de desenvolver habilidades de locomoção em ritmos diferentes, de acordo com o acompanhamento de um instrumento musical. Essa atividade de intervenção nas habilidades motoras seguramente está planejada, para a área em que se verifica déficit de: ✂️ a) acuidade visual e ritmo. ✂️ b) equilíbrio e coordenação. ✂️ c) cruzamento lateral e da linha média. ✂️ d) consciência corporal, direcional, espacial e temporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q840581 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020Dentre os conteúdos que podem ser apresentados na Educação Física escolar, as lutas são um dos que possivelmente encontram mais resistência, levantados geralmente os argumentos de que há falta de espaço, falta de material, falta de roupa adequada e, sobretudo, ela associação às questões da violência (DARIDO e RAGEL, 2011). Sobre as características da esgrima, analise as afirmativas a seguir: I - Pode utilizar três tipos de armas: espada, florete e sabre II - A intenção principal é colocar as costas do adversário no chão. III - Foi idealizada em 1882 por Jigoro Kano no Japão. Estão corretas: ✂️ a) Apenas I ✂️ b) Apenas II ✂️ c) Apenas I e II ✂️ d) Apenas II e III ✂️ e) Todas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q843986 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020As políticas públicas no campo da educação inclusiva se referem a todos os aspectos de criação e gestão de normas voltadas à garantia do direito à educação para todos, particularmente para os segmentos sociais historicamente excluídos do sistema de ensino. A garantia do direito à educação de estudantes com os mais diversos perfis pressupõe a criação e a manutenção de um conjunto de serviços que complementem a escolarização oferecida pelas instituições de ensino. Sobre os profissionais dedicados a educação inclusiva, analise os itens: I. Equipes multidisciplinares dedicadas a identificar e eliminar barreiras existentes nas escolas, incluindo o atendimento educacional especializado (AEE). II. Profissionais voltados ao apoio de estudantes que demandam cuidados de alimentação, higiene e locomoção. III. Profissionais com especialização em recursos de acessibilidade, como instrutores e intérpretes de Língua brasileira de sinais (Libras), entre outros. Está(ão) CORRETA(S): ✂️ a) I apenas. ✂️ b) II apenas. ✂️ c) III apenas. ✂️ d) I e III apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q835074 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021De acordo com a Base Nacional Comum Curricular: Educação Física - etapa do Ensino Fundamental há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais, sendo eles: I. Movimento corporal como elemento essencial. II. Organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica. III. Produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ou o cuidado com o corpo e a saúde. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q832267 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021Para Vago (2009), o predomínio do esporte como conteúdo dos programas escolares de educação física produz um efeito perverso na formação cultural dos estudantes. São efeitos perversos descritos, EXCETO: ✂️ a) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como os jogos coletivos. ✂️ b) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como as danças. ✂️ c) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como a ginástica (como arte de exercitar o corpo). ✂️ d) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como a capoeira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q846652 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020De acordo com a BNCC, bocha, curling e golfe são descritos como esportes de: ✂️ a) Marca. ✂️ b) Precisão. ✂️ c) Campo e taco. ✂️ d) Invasão territorial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q841084 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020Na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASILIA, 2017), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas corporais de acordo com a BNCC. 1. A unidade temática brincadeiras e jogos explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela ausência de regras. 2. A unidade temática esportes reúne somente as manifestações derivadas dessa prática. As manifestações formais do esporte devem ser trabalhadas somente de forma extracurricular. 3. A unidade temática danças explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. 4. A unidade temática lutas focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. 5. Na unidade temática práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4. ✂️ e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q840061 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020Caçar, correr, lutar, saltar, todos esses movimentos básicos para a sobrevivência do ser humano primitivo iniciaram as atividades que hoje conhecemos como Educação Física. Ao longo do tempo, a Educação Física mostrou sua importância no mundo e firmou-se no Brasil com o incentivo de políticas públicas que transformaram nossa forma de ver a sociedade e o ensino escolar. Sobre a história da Educação Física no Brasil, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA: ✂️ a) No ano de 1882, Rui Barbosa publicou um parecer intitulado de Reforma do Ensino Primário tratou a Educação Física como parte fundamental para a formação moral da juventude e reforçou sua importância na grade escolar. ✂️ b) Os princípios que nortearam a introdução da Educação Física no país surgiram em 1890 com a Carta Régia que implementava a Ginástica Alemã na Academia Real Militar, no Brasil Império. ✂️ c) Em 1998 o processo de regulamentação da profissão Educação Física foi aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro, criando o sistema CONFEF/CREF, e promulgado pelo Presidente da República em 01/09/98. ✂️ d) Com o fim do Estado Novo, a ginástica perdeu espaço para o esporte e a Educação Física começou a ser encarada como uma prática educativa. ✂️ e) A Educação Física foi dirigida para a saúde (mental e física), caráter moral, preparação vocacional e incentivada a ser realizada nas horas livres, buscando-se a promoção da educação integral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q843392 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020Os jogos como conteúdos escolares podem ser considerados como um dos que apresentam maiores facilidades de aplicação por diferentes razões (DARIDO e RANGEL, 2011), são elas: I - Não exigem espaço ou material sofisticado. II - São divertidos e prazerosos para os seus participantes. III - Podem ser praticados em qualquer faixa etária. Estão corretas: ✂️ a) Apenas I ✂️ b) Apenas II ✂️ c) Apenas I e II ✂️ d) Apenas I e III ✂️ e) Todas Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q840661 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Cabe destacar que a categorização apresentada não tem pretensões de universalidade, pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das (e as fronteiras entre as) manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar. Na unidade temática exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. O conceito em destaque diz respeito a Unidade Temática: ✂️ a) Práticas corporais de aventura. ✂️ b) Brincadeiras e jogos. ✂️ c) Ginásticas. ✂️ d) Danças. ✂️ e) Lutas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q845596 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020Na BNCC, a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Esse universo compreende: I. Saberes corporais. II. Experiências estéticas. III. Experiências emotivas. IV. Experiências lúdicas. V. Experiências agonistas. Estão CORRETAS: ✂️ a) II, III, IV, V. ✂️ b) I, II, III, IV, V. ✂️ c) I, III, IV, V. ✂️ d) I, II, III, V. ✂️ e) I, II, IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q836634 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, OMNI, 2021A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica e sua proposta pedagógica deve encontrar-se integrada à proposta da instituição escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), que também apresenta a necessidade da educação escolar vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Diante desse quadro, apresentamos a necessidade de repensar a proposta curricular escolar na sua abrangência na sociedade atual e multicultural e democrática. Contudo, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) A promulgação da LDB 9394/1996 ocasionou vários efeitos no sistema de ensino brasileiro. Dentre eles, encontra-se em curso diversas reformas curriculares, tanto no âmbito do ensino superior, quanto no da educação básica, nas diversas redes públicas e particulares de ensino, visando adequar o ensino às pressões sociais e às demandas históricas. ✂️ b) Debater a proposta curricular da Educação Física, esta vem sendo permeada pela relação de poder que o currículo exerce sobre ao corpo docente de Educação Física apresentando desafios e possibilidades para que se possa repensar a pedagogia da cultura corporal no âmbito escolar. ✂️ c) Retomar algumas importantes discussões da área e emitir suporte e orientações curriculares para a elaboração dos planos de trabalho, que zelem pela aprendizagem dos alunos ampliando sua linguagem corporal. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q843082 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Das tendências pedagógicas da educação física, as abordagens críticas se opõem ao tecnicismo da Educação Física escolar, logo, alguns autores elaboram uma proposta de mudanças para a área regida: ✂️ a) Pelo Marxismo. ✂️ b) Pela teoria de Piaget. ✂️ c) Pela prática higienista. ✂️ d) Pela teoria sociocultural de Vygotsky. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q843872 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020A relação entre ciência e corpo não é nova, considerando que há mais de quatrocentos anos o corpo do homem vem sendo progressivamente desvelado (MOREIRA; SIMÕES, 2016). Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, para verdadeiras, e F, para falsas: ( ) A corporeidade, necessariamente, está vinculada às questões de ordem social, política, cultural e econômica. ( ) A corporeidade pode ser analisada apenas na perspectiva histórico-individual. ( ) A corporeidade pode ser aferrada, em exclusivo, aos padrões das ciências experimentais. Assinale a alternativa com a sequência correta: ✂️ a) F - V - V. ✂️ b) V - V - F. ✂️ c) V - F - F. ✂️ d) F - F - V. ✂️ e) F - V - F. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q842052 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bagé RS Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020Abordando a sequência de desenvolvimento para o chute, segundo Gallahue analise as características abaixo: Aumenta a extensão da oscilação da perna. Perna de sustentação se inclina levemente ao contato. Alcance da bola pode ser feito por uma corrida ou por um grande salto. Braços oscilam em oposição um ao outro durante a ação de chute. As características acima definem qual o estágio de desenvolvimento? ✂️ a) Inicial. ✂️ b) Elementar. ✂️ c) Fundamental. ✂️ d) Intermediário. ✂️ e) Maduro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q832188 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Física, IESES, 2021Verifique as assertivas referentes à Educação Física na BNCC e assinale a correta. I. A Educação Física se situa como componente curricular dentro da área de Linguagens. Isso significa que, enquanto componente, a Educação Física não se encerra em si, mas sim faz parte de uma grande área de conhecimento. II. As práticas corporais (por meio das unidades temáticas: Brincadeiras e jogos; Danças; Lutas; Esportes; Práticas corporais de aventura) expressam-se como linguagem corporal. III. É competência específica da Educação Física: refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais IV. É competência específica da Educação Física: identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes. ✂️ a) As assertivas I, II, III e IV são corretas. ✂️ b) Apenas as assertivas I e II são corretas. ✂️ c) Apenas as assertivas III e IV são corretas. ✂️ d) Apenas as assertivas I e III são corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q842243 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020A Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica. Ela permite o acesso a um vasto universo cultural que compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde. Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é correto afirmar que a unidade temática Brincadeiras e Jogos ✂️ a) explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si. ✂️ b) focaliza práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a competitividade saudável, caracterizando pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal. ✂️ c) reúne disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para vencer as partidas ou as disputas, desequilibrando, atingindo ou excluindo o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Todos os jogos e brincadeiras fazem parte de um contexto cultural e regional. ✂️ d) agrega tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas delas, sendo uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade por sua grande presença nos meios de comunicação. Caracteriza-se por ser orientada pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q842435 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. O desrespeito à educação, aos educandos, aos educadores e às educadoras corrói ou deteriora em nós, de um lado, a sensibilidade ou a abertura ao bem querer da própria prática educativa de outro, a alegria necessária ao que-fazer docente. É digna de nota a capacidade que tem a experiência pedagógica para despertar, estimular e desenvolver em nós o gosto de querer bem e o gosto da alegria sem a qual a prática educativa perde o sentido. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia - saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 53. Segundo Paulo Freire, no livro Pedagogia da autonomia, ensinar não exige ✂️ a) pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade e corporificação das palavras pelo exemplo. ✂️ b) estética e ética, risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação, reflexão crítica sobre a prática e bom senso. ✂️ c) consciência do conhecimento findo, reconhecimento de ser condicionado, respeito a autonomia do ser educador e quietação da realidade. ✂️ d) reconhecimento e a assunção da identidade cultural, alegria e esperança, convicção de que a mudança é possível e tomada consciente de decisões. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q833803 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Física, IESES, 2021Sobre a história da Educação Física no Brasil - tendências e perspectivas, duas vertentes destacamse: por um lado, as tendências de base biológica, vistas como tecnicistas e funcionalistas; por outro, as tendências críticas, que abordam o movimento sob o aspecto histórico e social. Nesse sentido, assinale a alternativa coerente com a atual perspectiva da BNCC: ✂️ a) A Educação Física deve assumir na escola, a partir das práticas corporais, a função pedagógica na formação integral. Busca, assim, por meio das unidades temáticas (trabalhadas de forma igualitária), possibilitar ao estudante a leitura e a compreensão do universo do movimento humano. ✂️ b) A Educação Física deve trabalhar na promoção da eugenia, pensando na: assepsia social, limpeza corporal e visão biologicista de movimento. A tendência deve ser militarista. ✂️ c) A Educação Física deve formar atletas e os conteúdos devem ser centrados em jogos e esportes. ✂️ d) A Educação Física deve focar na formação de indivíduos fortes e disciplinados, aptos a contribuir para a formação da nação. Assim, a tendência deve ser pedagogicista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q842807 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Com relação à unidade temática Brincadeiras e Jogos é CORRETO afirmar: ✂️ a) Explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si. ✂️ b) Reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto às derivadas. As brincadeiras e jogos como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações). ✂️ c) São propostas práticas com formas de organização e significados muito diferentes, o que leva à necessidade de explicitar a classificação em: ginástica geral; ginásticas de condicionamento físico; e ginásticas de conscientização corporal. ✂️ d) Explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q834960 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021Um professor de educação física infantil elaborou uma estratégia perceptivo-motora com o objetivo de desenvolver habilidades de locomoção em ritmos diferentes, de acordo com o acompanhamento de um instrumento musical. Essa atividade de intervenção nas habilidades motoras seguramente está planejada, para a área em que se verifica déficit de: ✂️ a) acuidade visual e ritmo. ✂️ b) equilíbrio e coordenação. ✂️ c) cruzamento lateral e da linha média. ✂️ d) consciência corporal, direcional, espacial e temporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q840581 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020Dentre os conteúdos que podem ser apresentados na Educação Física escolar, as lutas são um dos que possivelmente encontram mais resistência, levantados geralmente os argumentos de que há falta de espaço, falta de material, falta de roupa adequada e, sobretudo, ela associação às questões da violência (DARIDO e RAGEL, 2011). Sobre as características da esgrima, analise as afirmativas a seguir: I - Pode utilizar três tipos de armas: espada, florete e sabre II - A intenção principal é colocar as costas do adversário no chão. III - Foi idealizada em 1882 por Jigoro Kano no Japão. Estão corretas: ✂️ a) Apenas I ✂️ b) Apenas II ✂️ c) Apenas I e II ✂️ d) Apenas II e III ✂️ e) Todas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q843986 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020As políticas públicas no campo da educação inclusiva se referem a todos os aspectos de criação e gestão de normas voltadas à garantia do direito à educação para todos, particularmente para os segmentos sociais historicamente excluídos do sistema de ensino. A garantia do direito à educação de estudantes com os mais diversos perfis pressupõe a criação e a manutenção de um conjunto de serviços que complementem a escolarização oferecida pelas instituições de ensino. Sobre os profissionais dedicados a educação inclusiva, analise os itens: I. Equipes multidisciplinares dedicadas a identificar e eliminar barreiras existentes nas escolas, incluindo o atendimento educacional especializado (AEE). II. Profissionais voltados ao apoio de estudantes que demandam cuidados de alimentação, higiene e locomoção. III. Profissionais com especialização em recursos de acessibilidade, como instrutores e intérpretes de Língua brasileira de sinais (Libras), entre outros. Está(ão) CORRETA(S): ✂️ a) I apenas. ✂️ b) II apenas. ✂️ c) III apenas. ✂️ d) I e III apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q835074 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021De acordo com a Base Nacional Comum Curricular: Educação Física - etapa do Ensino Fundamental há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais, sendo eles: I. Movimento corporal como elemento essencial. II. Organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica. III. Produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ou o cuidado com o corpo e a saúde. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q832267 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021Para Vago (2009), o predomínio do esporte como conteúdo dos programas escolares de educação física produz um efeito perverso na formação cultural dos estudantes. São efeitos perversos descritos, EXCETO: ✂️ a) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como os jogos coletivos. ✂️ b) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como as danças. ✂️ c) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como a ginástica (como arte de exercitar o corpo). ✂️ d) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como a capoeira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q846652 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020De acordo com a BNCC, bocha, curling e golfe são descritos como esportes de: ✂️ a) Marca. ✂️ b) Precisão. ✂️ c) Campo e taco. ✂️ d) Invasão territorial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q841084 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020Na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASILIA, 2017), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas corporais de acordo com a BNCC. 1. A unidade temática brincadeiras e jogos explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela ausência de regras. 2. A unidade temática esportes reúne somente as manifestações derivadas dessa prática. As manifestações formais do esporte devem ser trabalhadas somente de forma extracurricular. 3. A unidade temática danças explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. 4. A unidade temática lutas focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. 5. Na unidade temática práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4. ✂️ e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q840061 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020Caçar, correr, lutar, saltar, todos esses movimentos básicos para a sobrevivência do ser humano primitivo iniciaram as atividades que hoje conhecemos como Educação Física. Ao longo do tempo, a Educação Física mostrou sua importância no mundo e firmou-se no Brasil com o incentivo de políticas públicas que transformaram nossa forma de ver a sociedade e o ensino escolar. Sobre a história da Educação Física no Brasil, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA: ✂️ a) No ano de 1882, Rui Barbosa publicou um parecer intitulado de Reforma do Ensino Primário tratou a Educação Física como parte fundamental para a formação moral da juventude e reforçou sua importância na grade escolar. ✂️ b) Os princípios que nortearam a introdução da Educação Física no país surgiram em 1890 com a Carta Régia que implementava a Ginástica Alemã na Academia Real Militar, no Brasil Império. ✂️ c) Em 1998 o processo de regulamentação da profissão Educação Física foi aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro, criando o sistema CONFEF/CREF, e promulgado pelo Presidente da República em 01/09/98. ✂️ d) Com o fim do Estado Novo, a ginástica perdeu espaço para o esporte e a Educação Física começou a ser encarada como uma prática educativa. ✂️ e) A Educação Física foi dirigida para a saúde (mental e física), caráter moral, preparação vocacional e incentivada a ser realizada nas horas livres, buscando-se a promoção da educação integral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q843392 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020Os jogos como conteúdos escolares podem ser considerados como um dos que apresentam maiores facilidades de aplicação por diferentes razões (DARIDO e RANGEL, 2011), são elas: I - Não exigem espaço ou material sofisticado. II - São divertidos e prazerosos para os seus participantes. III - Podem ser praticados em qualquer faixa etária. Estão corretas: ✂️ a) Apenas I ✂️ b) Apenas II ✂️ c) Apenas I e II ✂️ d) Apenas I e III ✂️ e) Todas Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q840661 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Cabe destacar que a categorização apresentada não tem pretensões de universalidade, pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das (e as fronteiras entre as) manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar. Na unidade temática exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. O conceito em destaque diz respeito a Unidade Temática: ✂️ a) Práticas corporais de aventura. ✂️ b) Brincadeiras e jogos. ✂️ c) Ginásticas. ✂️ d) Danças. ✂️ e) Lutas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q845596 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020Na BNCC, a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Esse universo compreende: I. Saberes corporais. II. Experiências estéticas. III. Experiências emotivas. IV. Experiências lúdicas. V. Experiências agonistas. Estão CORRETAS: ✂️ a) II, III, IV, V. ✂️ b) I, II, III, IV, V. ✂️ c) I, III, IV, V. ✂️ d) I, II, III, V. ✂️ e) I, II, IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q836634 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, OMNI, 2021A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica e sua proposta pedagógica deve encontrar-se integrada à proposta da instituição escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), que também apresenta a necessidade da educação escolar vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Diante desse quadro, apresentamos a necessidade de repensar a proposta curricular escolar na sua abrangência na sociedade atual e multicultural e democrática. Contudo, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) A promulgação da LDB 9394/1996 ocasionou vários efeitos no sistema de ensino brasileiro. Dentre eles, encontra-se em curso diversas reformas curriculares, tanto no âmbito do ensino superior, quanto no da educação básica, nas diversas redes públicas e particulares de ensino, visando adequar o ensino às pressões sociais e às demandas históricas. ✂️ b) Debater a proposta curricular da Educação Física, esta vem sendo permeada pela relação de poder que o currículo exerce sobre ao corpo docente de Educação Física apresentando desafios e possibilidades para que se possa repensar a pedagogia da cultura corporal no âmbito escolar. ✂️ c) Retomar algumas importantes discussões da área e emitir suporte e orientações curriculares para a elaboração dos planos de trabalho, que zelem pela aprendizagem dos alunos ampliando sua linguagem corporal. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q843082 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Das tendências pedagógicas da educação física, as abordagens críticas se opõem ao tecnicismo da Educação Física escolar, logo, alguns autores elaboram uma proposta de mudanças para a área regida: ✂️ a) Pelo Marxismo. ✂️ b) Pela teoria de Piaget. ✂️ c) Pela prática higienista. ✂️ d) Pela teoria sociocultural de Vygotsky. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro