Questões de Concurso Educação Sexual na família

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1 Q906928 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Professor de Artes, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADMeTEC, 2024

Durante uma atividade em sala de aula sobre Educação Sexual, um aluno pergunta sobre a importância do consentimento nas relações íntimas. Considerando a abordagem pedagógica de educação sexual baseada nos princípios da autonomia e do respeito mútuo, qual das seguintes afirmações melhor descreve a importância do consentimento?

2 Q900492 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

O portal G1 publicou matéria, em setembro de 2023, que apresentou importantes informações sobre a educação sexual nas escolas. Orienta-se neste texto, que a abordagem deste ensino precisa ser sempre lúdica e, para exemplificar, apresentou-se o exemplo de uma prática desenvolvida em uma escola em Caxias do Sul (RS), por professoras que realizaram uma atividade divertida para ensinar as crianças de 3 a 10 anos, denominada “semáforo do toque”. A atividade utilizou-se de bonecos e as docentes mostraram quais partes do corpo recebem o “sinal vermelho” – são os órgãos genitais, que só podem ser tocados pelos pais e mães, por exemplo, como na hora do banho. “A gente explica quem pode mexer ali na hora de ajudar na higiene, para eles terem noção de privacidade e de autocuidado”, explicou uma psicóloga e orientadora educacional dos anos iniciais da escola. Outra orientação é que atividades de educação sexual sejam feitas pela escola desde que comunicadas previamente para as famílias dos alunos. No caso do “semáforo do toque”, por exemplo, “os pais ficaram tranquilos quando viram que nada daquilo despertaria para o sexo, e sim ajudaria na prevenção”, diz a professora Fernanda.
Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/09/15/educacao-sexual-na-escola-pode-evitar-casos-de-abuso-saiba-oque-as-criancas-devem-aprender.ghtml. Acesso em 21/9/2024.
Ao realizar uma atividade dentro dos moldes apresentados no texto acima, na forma de projeto de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras da escola, seja ela multidisciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar ou com temas transversais, pode-se indicar, sem prejuízo a outras propostas de construção dos objetivos, que um dos objetivos deste projeto de educação sexual para crianças de 3 a 10 anos de idade identifica-se com:

3 Q888184 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Trata-se de uma fase do ciclo vital em que ocorrem diferentes mudanças físicas, como aumento da massa corporal, surgimento das características sexuais secundárias e maturação sexual. Refere-se a um evento orgânico, biológico que, de forma geral, independe de fatores subjetivos ou sociais.
Esse enunciado refere-se ao(à)

4 Q909396 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Muitos estudos e estudiosos apontam que há violações dos direitos sexuais e reprodutivos das pessoas com deficiência, indicando a existência de barreiras tanto arquitetônicas como, principalmente, atitudinais, como elementos que corroboram a constituição desse fenômeno.

Autores como Shakespeare (1998), Silva e Albertini (2007), França e Chaves (2005), Nosek e Simmons (2007), Soares, Monteiro e Costa (2008) e Maia e Ribeiro (2010) são alguns estudiosos da temática da sexualidade da pessoa com deficiência (GESSER, NUEMBERG, 2013).

Tais autores apontam que:

5 Q901700 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Ainda tratando sobre a relação entre a ação educativa com crianças e a sexualidade, qual o conceito criado como ferramenta analítica e política que visa rejeitar o determinismo biológico e acentuar, por meio da linguagem o caráter fundamentalmente social das distinções baseadas no sexo? Trata-se de um conceito que não nega a biologia, mas enfatiza intencionalmente as características biológicas à luz da perspectiva sóciohistórica (Louro, 1997):

6 Q888182 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Lorena, 15 anos, estava chorando no pátio da Escola e, por isso, a assistente de alunos Rebeca perguntou à adolescente o que estava acontecendo. Lorena titubeou, mas acabou contando que estava sofrendo abuso sexual de seu padrasto. Chorando, implorou que Rebeca não contasse essa história a ninguém.
Sobre esse caso hipotético, assinale a alternativa que melhor apresenta as orientações de enfrentamento à violência relatada pela adolescente, sem prejuízo às outras medidas cabíveis.

7 Q904948 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Sobre a abordagem do tema sexualidade no ambiente escolar,assinale a alternativaCORRETA.

8 Q895974 | Pedagogia, Educação Sexual na família, SNCF, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Sobre a Educação Popular, é CORRETO afirmar que

9 Q954674 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Monitor Escolar, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Sobre o transtorno do espectro autista (TEA), assinalar a alternativa CORRETA.

10 Q901214 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Uma escola está desenvolvendo um projeto interdisciplinar de educação sexual para adolescentes, visando abordar a saúde reprodutiva, os aspectos psicossociais da sexualidade e a prevenção de riscos. Considere as afirmativas abaixo e avalie sua validade:

1. A educação sexual na adolescência deve incluir não apenas informações detalhadas sobre a anatomia e fisiologia do sistema reprodutor, mas também abordar questões de gênero, consentimento, diversidade sexual e a construção de relacionamentos saudáveis, com enfoque nos aspectos emocionais e sociais envolvidos.

2. Métodos contraceptivos, como preservativos, anticoncepcionais hormonais e dispositivos intrauterinos (DIUs), devem ser discutidos abertamente, não apenas com foco na prevenção de gravidez indesejada e DSTs, mas também abordando seus possíveis efeitos colaterais e limitações, com base em evidências científicas.

3. A abordagem da educação sexual deve ser culturalmente sensível, respeitando diferenças de valores e crenças, mas sem deixar de garantir que todos os adolescentes recebam informações baseadas em direitos humanos e em dados científicos, capazes de proporcionar escolhas informadas e saudáveis.

4. A abstinência sexual é o único método 100% eficaz para prevenir a transmissão de DSTs e gravidez, devendo ser promovida como a melhor opção universal para os adolescentes, independentemente de outras considerações sociais, culturais ou emocionais que possam influenciar as decisões individuais.

5. A educação sexual nas escolas, embora vista como uma responsabilidade complementar à orientação familiar, deve ser uma ferramenta obrigatória para garantir que todos os adolescentes, independentemente de suas origens, tenham acesso àinformação de qualidade, capacitando-os a tomar decisões conscientes sobre sua saúde e bem-estar sexual.


Alternativas:
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