Questões de Concursos Educação Teatral

Resolva questões de Educação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q679671 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Vestibular Arte, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A Escola de Teatro, que tinha o nome de Escola de Música e Artes Cênicas, fundada em 1956 pelo então reitor da universidade, Edgard Santos, foi a primeira escola de teatro brasileira a integrar uma universidade e foi também a primeira escola da América Latina a adotar o método Stanislavski de formação de atores.
Essa Escola pertence a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q955417 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Numa coreografia infantil de grupo, deseja-se que todas as pequenas crianças possam ser vistas na frente ou no centro do palco no formato italiano, nem que seja apenas por alguns minutos. Os ensaios devem ocorrer de forma tranquila e alegre para que o processo de memorização dos passos, com as estruturas musicais e o espaço sejam paulatinamente incorporados.
O nome técnico dado à área na frente do palco é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q955266 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

O modo de captação em todas as direções é utilizado para gravar áudio de forma ampla, sendo útil em ambientes onde o som não pode ser controlado com precisão, como em conferências de imprensa. Embora capte diversos sons simultaneamente, esse modo é flexível e pode ser usado como complemento na gravação. É frequentemente encontrado em microfones de lapela, fixados na roupa para captar o áudio de perto. O texto se refere a qual modelo de captação de um microfone?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q955375 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

As lesões por esforço repetitivo (LER) surgem em detrimento de movimentos físicos repetitivos que acumulam modificações gradativas e prejudicam tecidos moles do corpo ligados ao movimento.
Para uma LER pulsar resultante de uso de baquetas por um percussionista, esse tipo de lesão afetará diretamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q955401 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Os movimentos na dança se manifestam na riqueza dos gestos e nos passos utilizados no dia-a-dia: em qualquer ação o homem faz uso de movimentos leves ou fortes, diretos ou flexíveis, lentos ou súbitos, controlados ou livres.
Laban, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Rio de Janeiro: ICONE, 1990.

Em seu trabalho Dança Educativa Moderna (1990), Laban descreve a riqueza de movimentos da dança e sua ressignificação de movimentos automatizados e cotidianizados. Esses fatores são valiosos aliados do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a dança
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q955405 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Das seguintes abordagens, a mais eficaz para promover a educação inclusiva na dança é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q955400 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O conhecimento da dança e sua ciência não podem ficar presos a uma lógica linear do pensamento positivista, deve abrir-se para a intuição e buscar o ser integral. Nesta visão, a dança, como linguagem artística, necessita de um corpo de conhecimento que procure fundamentar-se por eixos abertos, inerentes aos vários aspectos da corporeidade humana. Deste modo, uma ciência para a dança não deve ser restrita a um positivismo-somático. Esta ciência deve procurar extrair princípios que possam dar suporte ao desenvolvimento da sensibilidade em interação com múltiplos aspectos mentais, a partir de um desvelar irrestrito da fisicalidade.

Garcia, E. M., Earp, H. S., Vieyra, A. R., Earp, A. C. S., & de Lima, A. M. A. (2009). Dança e Ciência: uma reflexão preliminar acerca de seus princípios filosóficos. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRRJ, 2(1), 63.

Para os autores do trecho acima, uma ciência da dança deve estar calcada sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q955406 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Os principais benefícios da prática de dança especificamente para o controle e autorregulação do tônus muscular incluem os a seguir elencados, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q955415 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O seguinte conceito se refere à maneira como o corpo se move no espaço, considerando fatores como velocidade, direção e nível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q955255 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

O conceito de proscênio tem suas origens na Grécia Antiga e foi aprimorado durante o Renascimento, especialmente no teatro italiano, onde se consolidou como uma configuração padrão para as apresentações teatrais. Esse formato continua sendo uma das formas mais comuns de estrutura em teatros clássicos e modernos. Sobre o proscênio, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q955256 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

É um termo usado no teatro para descrever a parte do palco que o público não vê. Tecnicamente faz referência às laterais do palco, atrás das cortinas, onde os atores se trocam, guardam seus objetos e esperam sua vez de entrar em cena. A qual espaço o texto está se referindo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q955408 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O seguinte conceito se refere à capacidade de perceber e interpretar as sensações corporais para guiar o movimento consciente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q955410 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Assinale a opção que melhor define o conceito de embodiment e percepção corporal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q955259 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

A preparação de equipamentos de som no palco é essencial não apenas para a música, mas também para teatro, conferências e eventos. Dominar essa habilidade garante áudio de qualidade, melhora a experiência do público e aumenta as oportunidades profissionais na indústria de entretenimento e eventos. São itens fundamentais na preparação do equipamento de som no palco as seguintes alternativas:

I - Determinar o layout e o tamanho do palco.
II - Posicionar os alto-falantes principais.
III - Conectar os alto-falantes ao amplificador ou mixer.
IV - Posicionar os monitores de palco.
V - Conectar microfones e instrumentos ao mixer.

Analise as assertivas e marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q955407 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Assinale a afirmativa que descreve melhor a relação entre o desenvolvimento psicomotor e o desenvolvimento cognitivo em crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q955411 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Por meio do exercício de uma atenção sensível à gravidade, a pele torna-se lugar de partilha do sensível e da repartição dos apoios. A pele é trabalhada em sua espessura, animada e animando a tensão, essa escuta que se dá em movimentos, por estremecimentos. Ela pode se expandir ou se retrair em uma respiração própria desta escuta-composição que se dá na imediatez como tensão.

Fonte: Bardet, Marie. A Filosofia da Dança. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Conforme o texto acima, assinale a afirmativa correta acerca o modo como a consciência do peso parcial e global do corpo pode influenciar a dança em relação à gravidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q995006 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Augusto Boal, dramaturgo brasileiro, fundador do “Teatro do Oprimido,” acreditava que os três instrumentos da arte (palavra, som, imagem), poderiam ser agentes de opressão, objetos de ação e de libertação.
Assinale a alternativa correta sobre uma atividade cênica tendo o Teatro do Oprimido, como estratégia, em sala de aula.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q995007 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O teatro na educação é uma ferramenta poderosa para promover aprendizado, desenvolvimento pessoal e social e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental - Anos Finais, os objetos de conhecimento especificados para a unidade temática de Teatro no componente curricular Arte são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q995016 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O teatro como arte possui diversas técnicas e métodos que visam construir a experiência cênica e proporcionar diferentes formas de expressão para atores e espectadores. Dentre os métodos criados para envolver o público e enriquecer a expressividade dos atores, algumas técnicas, como o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e o Método Stanislavski, são amplamente conhecidas. Com base nas características das técnicas teatrais, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o conceito de Teatro-Imagem, técnica desenvolvida por Boal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q995010 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As pedagogias teatrais são abordagens educacionais que utilizam o teatro como ferramenta para promover aprendizado, desenvolvimento pessoal e social. O aprendizado do texto e do jogo cênico realizado pelos atores como preparação para o espetáculo é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.