Questões de Concursos: Educação Teatral

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Educação Teatral. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q679671 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Vestibular Arte, UNICENTRO, UNICENTRO

A Escola de Teatro, que tinha o nome de Escola de Música e Artes Cênicas, fundada em 1956 pelo então reitor da universidade, Edgard Santos, foi a primeira escola de teatro brasileira a integrar uma universidade e foi também a primeira escola da América Latina a adotar o método Stanislavski de formação de atores.
Essa Escola pertence a

2 Q955417 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Numa coreografia infantil de grupo, deseja-se que todas as pequenas crianças possam ser vistas na frente ou no centro do palco no formato italiano, nem que seja apenas por alguns minutos. Os ensaios devem ocorrer de forma tranquila e alegre para que o processo de memorização dos passos, com as estruturas musicais e o espaço sejam paulatinamente incorporados.
O nome técnico dado à área na frente do palco é

3 Q955375 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

As lesões por esforço repetitivo (LER) surgem em detrimento de movimentos físicos repetitivos que acumulam modificações gradativas e prejudicam tecidos moles do corpo ligados ao movimento.
Para uma LER pulsar resultante de uso de baquetas por um percussionista, esse tipo de lesão afetará diretamente

4 Q955405 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Das seguintes abordagens, a mais eficaz para promover a educação inclusiva na dança é

5 Q955406 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Os principais benefícios da prática de dança especificamente para o controle e autorregulação do tônus muscular incluem os a seguir elencados, à exceção de um. Assinale-o.

6 Q955255 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

O conceito de proscênio tem suas origens na Grécia Antiga e foi aprimorado durante o Renascimento, especialmente no teatro italiano, onde se consolidou como uma configuração padrão para as apresentações teatrais. Esse formato continua sendo uma das formas mais comuns de estrutura em teatros clássicos e modernos. Sobre o proscênio, é correto afirmar:

7 Q955400 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O conhecimento da dança e sua ciência não podem ficar presos a uma lógica linear do pensamento positivista, deve abrir-se para a intuição e buscar o ser integral. Nesta visão, a dança, como linguagem artística, necessita de um corpo de conhecimento que procure fundamentar-se por eixos abertos, inerentes aos vários aspectos da corporeidade humana. Deste modo, uma ciência para a dança não deve ser restrita a um positivismo-somático. Esta ciência deve procurar extrair princípios que possam dar suporte ao desenvolvimento da sensibilidade em interação com múltiplos aspectos mentais, a partir de um desvelar irrestrito da fisicalidade.

Garcia, E. M., Earp, H. S., Vieyra, A. R., Earp, A. C. S., & de Lima, A. M. A. (2009). Dança e Ciência: uma reflexão preliminar acerca de seus princípios filosóficos. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRRJ, 2(1), 63.

Para os autores do trecho acima, uma ciência da dança deve estar calcada sobre

8 Q955401 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Os movimentos na dança se manifestam na riqueza dos gestos e nos passos utilizados no dia-a-dia: em qualquer ação o homem faz uso de movimentos leves ou fortes, diretos ou flexíveis, lentos ou súbitos, controlados ou livres.
Laban, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Rio de Janeiro: ICONE, 1990.

Em seu trabalho Dança Educativa Moderna (1990), Laban descreve a riqueza de movimentos da dança e sua ressignificação de movimentos automatizados e cotidianizados. Esses fatores são valiosos aliados do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a dança

9 Q955415 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O seguinte conceito se refere à maneira como o corpo se move no espaço, considerando fatores como velocidade, direção e nível:

10 Q955256 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

É um termo usado no teatro para descrever a parte do palco que o público não vê. Tecnicamente faz referência às laterais do palco, atrás das cortinas, onde os atores se trocam, guardam seus objetos e esperam sua vez de entrar em cena. A qual espaço o texto está se referindo?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.