Questões de Concursos: Efeitos Econômicos da Grande Depressão e da 2a Guerra Mundial na Economia Brasileira

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Efeitos Econômicos da Grande Depressão e da 2a Guerra Mundial na Economia Brasileira. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q743013 | Economia, Efeitos Econômicos da Grande Depressão e da 2a Guerra Mundial na Economia Brasileira, Analista em Economia, MPE SC, FEPESE

Entre os eventos econômicos do período da Segunda Guerra Mundial que apoiaram as tentativas de acelerar o processo de industrialização brasileiro está:

2 Q746254 | Economia, Efeitos Econômicos da Grande Depressão e da 2a Guerra Mundial na Economia Brasileira, Técnico em Gestão Pública, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

O século XX foi marcado pelo surgimento da produção em massa, da sociedade da abundância e das crises decorrentes desse excesso de produção, cujo exemplo mais característico foi a grande depressão, iniciada com a crise da bolsa, em 1929. Considerando esse contexto, assinale a opção correta.

3 Q747312 | Economia, Efeitos Econômicos da Grande Depressão e da 2a Guerra Mundial na Economia Brasileira, Analista em Ciência Júnior I, MCT, CESPE CEBRASPE

Considerando as relações econômicas internacionais no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, julgue os itens seguintes.

O conceito de Terceiro Mundo surgiu no contexto da Guerra Fria, ao final dos anos 40, com uma conotação eminentemente política, que diferenciava os países pobres da Ásia e da África dos países desenvolvidos no mundo capitalista e no mundo socialista, associando-se, em seguida, à descolonização e ao não-alinhamento; assumiu, nos anos 60, conotação predominantemente econômica, relacionada à condição de subdesenvolvimento.

4 Q739708 | Economia, Efeitos Econômicos da Grande Depressão e da 2a Guerra Mundial na Economia Brasileira, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Considere as seguintes afirmativas referentes à Revolução de 1930:

1. Foi um movimento político-militar que destituiu o presidente Júlio Prestes.

2. O movimento era favorável à permanência e ao domínio da oligarquia paulista no poder.

3. O movimento foi liderado por Getúlio Vargas.

4. Faziam parte do movimento grupos políticos saídos do movimento tenentista e jovens lideranças urbanas.

Assinale a alternativa correta.

5 Q746677 | Economia, Efeitos Econômicos da Grande Depressão e da 2a Guerra Mundial na Economia Brasileira, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

O estudo da economia brasileira, incluindo-se aí o fenômeno inflacionário que a caracterizou durante um longo período, é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Entre o imediato pós-guerra e o início dos anos 60 do século XX, no Brasil, o processo de substituição de importações visava diversificar o aparelho produtivo nacional, situado, predominantemente, nos últimos estágios de produção e, em particular, na produção de bens duráveis.

6 Q745584 | Economia, Efeitos Econômicos da Grande Depressão e da 2a Guerra Mundial na Economia Brasileira, Economista Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No Brasil, nas primeiras décadas do século XX, as dificuldades de importação de bens de consumo duráveis decorrentes de choques externos, como a 1a Guerra Mundial e a Grande Depressão de 1929, levaram à(ao)

7 Q744824 | Economia, Efeitos Econômicos da Grande Depressão e da 2a Guerra Mundial na Economia Brasileira, CESGRANRIO

A crise econômica mundial, que começou em 1929, teve consequências vitais para a economia brasileira, como o(a)

8 Q743271 | Economia, Efeitos Econômicos da Grande Depressão e da 2a Guerra Mundial na Economia Brasileira, Analista em Ciência Júnior I, MCT, CESPE CEBRASPE

Considerando as relações econômicas internacionais no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, julgue os itens seguintes.

A partir de meados dos anos cinqüenta, ganhou força a visão estruturalista, segundo a qual haveria uma tendência histórica de declínio dos preços dos produtos agrícolas e minerais que compõem a maior parte da pauta de exportação dos países periféricos, em contraponto à tendência de aumento dos preços dos produtos manufaturados produzidos e exportados pelos países centrais, o que resultava na impossibilidade de genuíno desenvolvimento econômico na periferia; esse prognóstico foi confirmado nas décadas seguintes, com a persistência da pequena participação alcançada pelos países do Terceiro Mundo nas exportações mundiais de manufaturas.

9 Q745156 | Economia, Efeitos Econômicos da Grande Depressão e da 2a Guerra Mundial na Economia Brasileira, Analista em Ciência Júnior I, MCT, CESPE CEBRASPE

Considerando as relações econômicas internacionais no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, julgue os itens seguintes.

A crise econômica dos anos setenta, ditada inicialmente pelo abandono, pelos Estados Unidos da América (EUA), do padrão ouro modificado e pela crise do petróleo, reforçou a demanda dos países em desenvolvimento pelo revigoramento do diálogo norte-sul, objetivando, no plano comercial, mudanças no regime e dos padrões de comércio e no sistema monetário internacional, bem como o aumento da participação daqueles países na produção e nas exportações mundiais.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.