Questões de Concursos: Elementos de Gramática Sintaxe

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Elementos de Gramática Sintaxe. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q854069 | Redação Oficial, Elementos de Gramática Sintaxe, Câmara de Mangaratiba RJ Redator Legislativo, ACCESS, 2020

Na Redação Oficial, os pronomes possessivos apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram a segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. (Fonte: Manual de Redação da Presidência da República. 3ª Edição, revista, atualizada e ampliada, 2018) Com base nessa informação, selecione a opção que apresenta a concordância correta.

2 Q855882 | Redação Oficial, Elementos de Gramática Sintaxe, Câmara de Cerro Corá RN Agente Administrativo, CPCON, 2020

A linguagem usada nos documentos oficiais deve estar de acordo com a norma culta da língua. Nesse sentido, marque a alternativa em que a concordância verbal esteja DE ACORDO com a norma culta vigente na língua portuguesa.

3 Q858560 | Redação Oficial, Elementos de Gramática Sintaxe, CREFONO 5° Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2020

Julgue o item quanto à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial.

Comprimentando‐o, e, conforme determinação do Presidente deste Conselho Regional, encaminhamo‐lhe, em anexo, cópia do despacho exarado nos autos do processo mencionado em epígrafe para conhecimento do seu teor e as devidas providências.

4 Q853787 | Redação Oficial, Elementos de Gramática Sintaxe, CREFONO 5° Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2020

Julgue o item quanto à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial.

Se ressalta na solicitação encaminhada a esta Comissão, a inobservância da exigência contida nas Orientações de Prorrogação de Prazo de Licença para Estudos, no que se refere ao prazo máximo de quatro anos de afastamento.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.