Questões de Concursos: Embriologia humana

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Embriologia humana. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q902416 | Biologia, Embriologia humana, Professor de Ciências, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

Os ovários de um bebê menina já funcionam na fase embrionária, estimulados pelo hormônio hCG (Gonadotrofina Coriônica humana). Em cada ovário, após o nascimento, há cerca de 1 milhão de “cachos” de células, os folículos ovarianos. A maior parte deles se degenera na puberdade, chegando a, aproximadamente, 300 mil. É correto afirmar que, em cada folículo, há um ovócito primário que ainda não completou sua divisão e a completará na puberdade; ele se encontra paralisado no

2 Q679275 | Biologia, Embriologia humana, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX

“Passada a euforia causada pela descoberta da gravidez, a futura mamãe logo se vê intrigada por outra questão: afinal, é menino ou menina? A boa notícia é que o suspense não precisa se prolongar até a 16ª semana, quando o exame de ultrassonografia finalmente deixa claro o sexo do bebê. Com testes chamados de sexagem fetal, realizados por meio de uma amostra de sangue ou urina, é possível descobrir o gênero do feto algumas semanas antes, aplacando, assim, a ansiedade da família.”


A história da sexagem começou no ano de 1997, quando foi constatado a existência de DNA fetal no plasma materno. Esta descoberta, juntamente com o avanço e refinamento das técnicas de biologia molecular, tornou possível a pesquisa para identificação do sexo do bebê antes mesmo da realização da ultrassonografia.

Fonte: https://bebe.abril.com.br/gravidez/sexagem-fetal-e-menino-ou-menina/ (2017) e LO, YM. et al. Presence of fetal DNA in maternal plasma and serum. Lancet. 1997 Ago 16;350(9076):485-7.)


Sobre a diferenciação dos sexos no desenvolvimento embrionário, qual fator é crucial para iniciar o desenvolvimento das gônadas indiferenciadas?

3 Q949653 | Biologia, Embriologia humana, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere as informações abaixo:
I) Cnidários possuem células especializadas, os cnidoblastos, capazes de causar queimaduras e irritações dolorosas na pele de pessoas que os tocam. II) Algumas espécies de moluscos gastrópodes podem formar pérola a partir de algas raspadas pela rádula (dentes raspadores). III) Protozoários flagelados causam a inflamação dos ossos das pernas, tornando-as deformadas e provocando uma doença conhecida como elefantíase. IV) Devido ao seu hábito alimentar, as sanguessugas foram muito utilizadas no passado na prática de sangrias, em pacientes com pressão alta.
Assinale a alternativa correta:

4 Q680440 | Biologia, Embriologia humana, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

Relacione adequadamente os órgãos e os sistemas do organismo humano aos folhetos embrionários que lhes deram origem. (Considere que alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.)
1. Endoderma. 2. Ectoderma. 3. Mesoderma.
( ) Derme. ( ) Epiderme e anexos (pelos, unhas e glândulas). ( ) Revestimento do tubo digestório. ( ) Fígado e pâncreas. ( ) Encéfalo, medula e nervos.
A sequência está correta em

5 Q951286 | Biologia, Embriologia humana, Vestibular, IFMT, IF MT

Todos os seres vivos necessitam de energia para manter seu metabolismo, crescer e se reproduzir. A energia para os processos vitais é proveniente da degradação de moléculas orgânicas de elevado potencial energético, como glicídios, lipídeos e proteínas. As plantas sintetizam moléculas orgânicas que elas próprias sintetizam por meio da fotossíntese, sendo, portanto, seres autotróficos.

(Amabis e Martho. Biologia Moderna vol. 2 - 1 ed. Ed. Moderna. Pg. 106-108. 2016/)

Com relação à fotossíntese, analise as alternativas e marque a única assertiva com todas informações corretas:

6 Q937028 | Biologia, Embriologia humana, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

Pais com síndrome de Down

A síndrome de Down é uma alteração genética associada à trissomia do cromossomo 21, ou seja, o indivíduo possui três cromossomos 21 e não um par, como é normal. Isso ocorre pela união de um gameta contendo um cromossomo 21 com um gameta possuidor de dois cromossomos 21. Embora, normalmente, as mulheres com a síndrome sejam estéreis, em 2008, no interior de São Paulo, uma delas deu à luz uma menina sem a síndrome de Down.
MORENO, T. Três anos após dar à luz, mãe portadora de síndrome de Down revela detalhes de seu dia a dia. Disponível em: www.band.uol.com.br. Acesso em: 31 out. 2013 (adaptado).

Sabendo disso, um jovem casal, ambos com essa síndrome, procura um médico especialista para aconselhamento genético porque querem ter um bebê.

O médico informa ao casal que, com relação ao cromossomo 21, os zigotos formados serão

8 Q946535 | Biologia, Embriologia humana, Vestibular 2 semestre, UNIVESP, VUNESP

Nos últimos anos, no Brasil, têm crescido os debates sobre a reforma da previdência. As mudanças nas regras da previdência têm como um de seus objetivos

9 Q680437 | Biologia, Embriologia humana, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

Após a fecundação, há formação do zigoto, que sofre transformações mitóticas sucessivas. As primeiras divisões são conhecidas, durante o desenvolvimento embrionário, como a fase de segmentação ou clivagem, onde ocorre a:

10 Q675100 | Biologia, Embriologia humana, PPL, ENEM, INEP, 2021

Durante o desenvolvimento embrionário humano ocorre uma comunicação entre os átrios direito e esquerdo através do forame oval (ou forame de Botal). Essa comunicação não causa prejuízos à circulação do bebê em formação, exceto se ela perdurar após o nascimento.
Os prejuízos no período embrionário são evitados porque a circulação fetal se assemelha à dos(as)
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.