Questões de Concursos: Émile Durkheim e os Fatos Sociais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Émile Durkheim e os Fatos Sociais. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q679427 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

A Sociologia deve ter como finalidade não apenas explicar a sociedade, como também encontrar remédios para as patologias da vida social. Para Durkheim, a sociedade é um organismo e, como tal, apresenta tanto estado normal como patológico. Os fatos normais são aqueles que não estão além dos limites dos acontecimentos e que são gerais de uma sociedade, ou seja, são os valores e as condutas sociais que são aceitas pela população.
Considerando-se as informações apresentadas e os conhecimentos sobre o tema, o raciocínio de Durkheim pode ser assim sintetizado:

2 Q943102 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Prova de Conhecimentos Gerais, UECE, UECE CEV, 2021

Nas Ciências Sociais e Humanas, de modo geral, durante todo o século XX, as concepções sobre o “masculino” e o “feminino” foram reinterpretadas à luz de perspectivas teóricas que impulsionaram os movimentos feministas e pela diversidade de orientação sexual no mundo. Tais teorias deram outros significados a conceitos como os de “sexo” e “gênero” e criaram novas conceituações como a de “identidade de gênero”. Essas reinterpretações e ressignificações têm revolucionado as sociedades contemporâneas que, cada vez mais, se defrontam com a necessidade democrática de conviver com as diferenças.
Sobre os conceitos de “sexo”, “gênero” e “identidade de gênero” defendidos pelas referidas perspectivas teóricas, é correto afirmar que

3 Q679089 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Filosofia e Sociologia 2° Fase, UECE, UECE CEV

Durkheim afirmou que os acontecimentos sociais como os crimes, os suicídios, a família, a escola, as leis poderiam ser observados como coisas, pois assim seria mais fácil de estudá-los pela Sociologia. Esses fenômenos são por ele denominados de fatos sociais.

Assinale a opção que apresenta corretamente características do fato social.

4 Q679489 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Para Émile Durkheim, a compreensão da sociedade deve ser feita com base em um conjunto de ideias, continuamente alimentadas pelos homens que fazem parte dela, sendo a sociedade sempre superior ao indivíduo. Nesse contexto, ele criou características de análise, como coercitividade, exterioridade e generalidade.

Esses conceitos estão ligados a

5 Q943025 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Na Sociologia, existe uma corrente que se apoia no princípio explicativo de que a crescente divisão de trabalho, na sociedade industrial, provocaria uma relação de cooperação e de solidariedade entre as diferentes partes, grupos e indivíduos, pela interdependência dos papéis e atividades cada vez mais especializadas.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a corrente sociológica que corresponde ao princípio explicativo ressaltado.

6 Q949452 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre as contribuições de Karl Marx (1818-1883) para o pensamento sociológico, é correto afirmar que

7 Q944251 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

Na perspectiva de Émile Durkheim, os ritos religiosos são modos de ação ou práticas determinadas pelas crenças que prescrevem certas maneiras de agir revestidas pela ideia do sagrado. As crenças religiosas, no todo, orientam condutas e formas de pensar e imaginar o mundo social, mas o ritual, de forma específica, separa decisivamente o que é sagrado do que é profano para os fiéis adeptos e mantenedores de uma dada crença religiosa. Na verdade, um ritual em si mesmo é algo sagrado para os membros de uma religião, e tudo deve ser feito para que se evite qualquer profanação na sua realização.
Partindo do exposto, é correto concluir que é exemplo de ritual

8 Q947046 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Inglês, UEG, UEG

Émile Durkheim foi um pensador importante para a instituição da sociologia como ciência na França a partir do método positivista. Ele delimitou a sociologia enquanto o estudo dos fatos sociais. Um dos fatos sociais estudados por Durkheim foi o suicídio. Ele define três tipos de suicídio: egoísta, altruísta e anômico, e a causa de cada um deles é, respectivamente:

9 Q936616 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Digital Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

O torém dependia de organização familiar, sendo brincado por pessoas com vínculos de parentesco e afinidade que viviam no local. Era visto como uma brincadeira, um entretenimento feito para os próprios participantes e seus conhecidos. O tempo do caju era o pretexto para sua realização, sendo chamadas várias pessoas da região a fim de tomar mocororó, bebida fermentada do caju.
VALLE, C. G. O. Torém/Toré: tradições e invenção no quadro de multiplicidade étnica do Ceará contemporâneo. In: GRÜNEWALD, R. A. (Org.). Toré: regime encantado dos índios do Nordeste. Recife: Fundaj-Massangana, 2005.
O ritual mencionado no texto atribui à manifestação cultural de grupos indígenas do Nordeste brasileiro a função de

10 Q902331 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Em relação a Émile Durkheim e seu arcabouço teórico, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Define “fato social” como objeto de estudo distintivo da Sociologia em relação a outras ciências.


II. Fatos sociais são reconhecíveis por serem capazes de exercer sobre as consciências particulares uma influência coercitiva.


III. Chamou de “espírito de adesão ao grupo” a disposição individual em aderir a uma sociedade.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.