Início

Questões de Concursos Émile Durkheim e os Fatos Sociais

Resolva questões de Émile Durkheim e os Fatos Sociais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q944251 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

Na perspectiva de Émile Durkheim, os ritos religiosos são modos de ação ou práticas determinadas pelas crenças que prescrevem certas maneiras de agir revestidas pela ideia do sagrado. As crenças religiosas, no todo, orientam condutas e formas de pensar e imaginar o mundo social, mas o ritual, de forma específica, separa decisivamente o que é sagrado do que é profano para os fiéis adeptos e mantenedores de uma dada crença religiosa. Na verdade, um ritual em si mesmo é algo sagrado para os membros de uma religião, e tudo deve ser feito para que se evite qualquer profanação na sua realização.
Partindo do exposto, é correto concluir que é exemplo de ritual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q943102 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Prova de Conhecimentos Gerais, UECE, UECE CEV, 2021

Nas Ciências Sociais e Humanas, de modo geral, durante todo o século XX, as concepções sobre o “masculino” e o “feminino” foram reinterpretadas à luz de perspectivas teóricas que impulsionaram os movimentos feministas e pela diversidade de orientação sexual no mundo. Tais teorias deram outros significados a conceitos como os de “sexo” e “gênero” e criaram novas conceituações como a de “identidade de gênero”. Essas reinterpretações e ressignificações têm revolucionado as sociedades contemporâneas que, cada vez mais, se defrontam com a necessidade democrática de conviver com as diferenças.
Sobre os conceitos de “sexo”, “gênero” e “identidade de gênero” defendidos pelas referidas perspectivas teóricas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q679427 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A Sociologia deve ter como finalidade não apenas explicar a sociedade, como também encontrar remédios para as patologias da vida social. Para Durkheim, a sociedade é um organismo e, como tal, apresenta tanto estado normal como patológico. Os fatos normais são aqueles que não estão além dos limites dos acontecimentos e que são gerais de uma sociedade, ou seja, são os valores e as condutas sociais que são aceitas pela população.
Considerando-se as informações apresentadas e os conhecimentos sobre o tema, o raciocínio de Durkheim pode ser assim sintetizado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q679489 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Para Émile Durkheim, a compreensão da sociedade deve ser feita com base em um conjunto de ideias, continuamente alimentadas pelos homens que fazem parte dela, sendo a sociedade sempre superior ao indivíduo. Nesse contexto, ele criou características de análise, como coercitividade, exterioridade e generalidade.

Esses conceitos estão ligados a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q943025 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Na Sociologia, existe uma corrente que se apoia no princípio explicativo de que a crescente divisão de trabalho, na sociedade industrial, provocaria uma relação de cooperação e de solidariedade entre as diferentes partes, grupos e indivíduos, pela interdependência dos papéis e atividades cada vez mais especializadas.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a corrente sociológica que corresponde ao princípio explicativo ressaltado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q902331 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Em relação a Émile Durkheim e seu arcabouço teórico, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Define “fato social” como objeto de estudo distintivo da Sociologia em relação a outras ciências.


II. Fatos sociais são reconhecíveis por serem capazes de exercer sobre as consciências particulares uma influência coercitiva.


III. Chamou de “espírito de adesão ao grupo” a disposição individual em aderir a uma sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q679089 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Filosofia e Sociologia 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Durkheim afirmou que os acontecimentos sociais como os crimes, os suicídios, a família, a escola, as leis poderiam ser observados como coisas, pois assim seria mais fácil de estudá-los pela Sociologia. Esses fenômenos são por ele denominados de fatos sociais.

Assinale a opção que apresenta corretamente características do fato social.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q947046 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Inglês, UEG, UEG, 2019

Émile Durkheim foi um pensador importante para a instituição da sociologia como ciência na França a partir do método positivista. Ele delimitou a sociologia enquanto o estudo dos fatos sociais. Um dos fatos sociais estudados por Durkheim foi o suicídio. Ele define três tipos de suicídio: egoísta, altruísta e anômico, e a causa de cada um deles é, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q946503 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

A divisão do trabalho produz a solidariedade, não apenas por fazer de cada indivíduo um trocador, como dizem os economistas, mas por criar entre os homens um sistema completo de direitos e deveres que os unem uns aos outros de modo durável. Da mesma forma que as similitudes sociais dão origem a um direito e a uma moral que os protegem, a divisão do trabalho dá origem às regras que garantem o concurso pacífico e regular das funções divididas
DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. 3ª ed. São Paulo: Martins fontes, 2008. p.429.
Considerando essa perspectiva teórica da divisão social do trabalho em Durkheim, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q679435 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Para Émille Durkheim, a Sociologia deveria abster-se de estudar as individualidades dos sujeitos e se preocupar com os estudos generalistas acerca dos fatos sociais, pois estes são os que moldam as ações sociais, tais como a moral, o estado e os costumes.
Segundo Durkheim, os fatos sociais possuem três características, que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q681895 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2021

Para Durkheim (1989), partindo das religiões mais elementares, como o totemismo australiano, às mais complexas, como o cristianismo, em essência, todas possuem a função de reforçar os laços sociais e, assim, proporcionar coesão aos grupos ou às sociedades. E, para isto, todas religiões separam ou dividem o mundo entre o que é sagrado e o que é profano. Os rituais e as cerimônias de uma comunidade religiosa reafirmam, aos seus membros, o que é sagrado e, assim, tudo aquilo e todos aqueles que merecem reverência, devoção, fé e respeito incondicionais. O profano, diferentemente, é toda atividade da vida cotidiana e que não esteja relacionada com os rituais e símbolos que dão sentido para a comunidade de fé.

DURKHEIM, Émile. Formas elementares de vida religiosa: o sistema

totêmico na Austrália. São Paulo: Ed. Paulinas, 1989.


Considerando o pensamento de Durkheim sobre religião, assinale a proposição verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q907640 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Diante do processo de mutações nas relações laborais, ao lado do desenvolvimento tecnológico e da internet, emerge o termo “uberização”. Este é um termo recente que é uma derivação do nome do aplicativo “uber”. A uberização vem sendo objeto de análise da sociologia e pode ser definida sociologicamente como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q949452 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Sobre as contribuições de Karl Marx (1818-1883) para o pensamento sociológico, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q936616 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Digital Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

O torém dependia de organização familiar, sendo brincado por pessoas com vínculos de parentesco e afinidade que viviam no local. Era visto como uma brincadeira, um entretenimento feito para os próprios participantes e seus conhecidos. O tempo do caju era o pretexto para sua realização, sendo chamadas várias pessoas da região a fim de tomar mocororó, bebida fermentada do caju.
VALLE, C. G. O. Torém/Toré: tradições e invenção no quadro de multiplicidade étnica do Ceará contemporâneo. In: GRÜNEWALD, R. A. (Org.). Toré: regime encantado dos índios do Nordeste. Recife: Fundaj-Massangana, 2005.
O ritual mencionado no texto atribui à manifestação cultural de grupos indígenas do Nordeste brasileiro a função de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q950562 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

“[....] Nós colocávamos – e erámos obrigados a colocar – a ênfase principal, antes de mais nada, em derivar de fatos econômicos fundamentais as ideias políticas, jurídicas e as demais noções ideológicas e as ações por elas desencadeadas. [...] A base dessa ideia é uma concepção vulgar da causa e do efeito como polos opostos de forma rígida”.

ENGELS, F. Carta a Franz Mehring, Londres, 14 de julho de 1893. In: Cartas filosóficas e outros escritos. São Paulo: Grijalbo, 1977. p. 42-44.

A justificativa da posição teórica de Engels na citação acima, teve por objetivo advertir sobre os riscos do materialismo histórico

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q679426 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Émile Durkheim viveu no período da Revolução Industrial, do Iluminismo, da Revolução Francesa e do Positivismo e ainda em um contexto de intelectuais, em que as ideias de Marx, Weber, Comte, Montesquieu, Hengel, dentre outros, produziam diversas teorias e discussões a respeito da sociedade. Nesse cenário e considerando-se a base da Sociologia, dever-se-ia manter a “saúde” do corpo social e incentivar transformações políticas, como outros pensadores defendiam.
Condizente com uma visão positivista da ciência, Durkheim defendia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q679431 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

As sociedade existentes tentam ser entendidas pelo chamado fatos sociais, devendo ser levado em conta as perspectivas institucional e industrial e o fundamento da criação que as sustentam. O ser humano, muitas vezes, se comporta de forma contraria ao pensamento de coletividade, rompendo com a base cultural.
Sendo assim, o fato social pode ser entendido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q944257 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

O conceito de solidariedade em Durkheim significa a maneira como as sociedades estabelecem as funções de cada indivíduo e de cada instituição e é o que faz manter a coesão social. Para Durkheim, as sociedades tradicionais são caracterizadas pela organização de um tipo de solidariedade denominada “mecânica”, e as sociedades modernas organizamse sob a forma de uma solidariedade chamada “orgânica”. Nas sociedades de solidariedade mecânica, os indivíduos vivem de maneira semelhante e, geralmente, ligados por crenças e sentimentos comuns. Existe, nesse tipo de solidariedade, maior consciência coletiva, menos complexidade na divisão do trabalho, mais proximidade entre os seus membros e mais controle sobre as condutas de todos. Diferentemente, nas sociedades de solidariedade orgânica – típicas do mundo moderno –, são muitas as funções e as atividades de indivíduos e instituições sociais, e isso provoca mais complexidade na divisão do trabalho e, assim, o desenvolvimento de menos consciência coletiva e mais isolamento individual. O que mantém coesas as sociedades modernas é a grande interdependência entre as atividades dos membros dessas sociedades.
Partindo do exposto, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q951316 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Quando nascemos, já encontramos prontos valores, normas, costumes e práticas sociais. Também encontramos uma forma de produção da vida material que segue determinado, parâmetros. Muitas vezes, não temos como interferir nem como fugir das regras já estabelecidas. A vida em sociedade é possível, portanto, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, usam a mesma moeda, além de ter uma história e alguns hábitos comuns, o que lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Saraiva: São Paulo, 2010, p. 14.

A assertiva acima remete para uma discussão que é recorrente do século XIX e XX, a organização social dos indivíduos.

Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q949614 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Max Weber (1864-1920), foi um importante sociólogo, historiador e economista alemão. Suas ideias, juntamente com as de Durkheim e Marx, compõe a chamada Sociologia Clássica. Desenvolveu um método de análise que ficou conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.