Questões de Concursos Enfermagem em Oncologia

Resolva questões de Enfermagem em Oncologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q982528 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Campanha “Outubro Rosa” feita pelo Ministério da Saúde todos os anos se refere a :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1035274 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

O câncer de intestino é o tumor com maior projeção para o quinquênio 2026-2030, com aumento previsto em 10% entre as pessoas de 30 a 69 anos. De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, o rastreamento para esse tipo de câncer deve ser realizado em pessoas pertencentes aos grupos de médio e alto risco.

Nesse sentido, assinale a opção que apresenta um fator de médio risco.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1031268 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Enfermagem do Trabalho, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Durante uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, o profissional de saúde falou acerca da prevenção e dos fatores de risco para essa doença.
Assinale a opção que indica, corretamente, um desses fatores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q980357 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Professor 12 por 36, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma mulher de 44 anos retorna ao acompanhamento de saúde ambulatorial após ter sido submetida a uma mastectomia com esvaziamento de linfonodos à esquerda. Nessa situação, recomenda-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1008264 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

Considerando as disposições do Ministério da Saúde acerca do câncer do colo do útero, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1064600 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, ACS, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

No atendimento ao público, o agente precisa lidar com questões sensíveis, como a assistência ao paciente com câncer. Assinale a alternativa que reflete um cuidado relevante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1064609 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, ACS, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

Assistência ao paciente com câncer requer um olhar mais amplo para fatores emocionais e sociais. Assinale a alternativa que expõe essa abordagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q979888 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Enfermeiro/Enfermeiro ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente (estroma) e podendo invadir estruturas e órgãos contíguos ou à distância. Há duas principais categorias de carcinomas invasores do colo do útero, dependendo da origem do epitélio comprometido: o carcinoma epidermoide, tipo mais incidente e que acomete o epitélio escamoso (representa cerca de 80% dos casos), e o adenocarcinoma, tipo mais raro e que acomete o epitélio glandular.
Uma das mais importantes descobertas na investigação etiológica de câncer nos últimos 30 anos foi a demonstração da relação entre o papilomavírus humano (HPV) e o câncer do colo do útero, mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, de 4,8/100 mil mulheres.
A atuação das equipes de saúde da Atenção Básica é decisiva na prevenção, detecção precoce e encaminhamento dos casos relacionados ao câncer do colo do útero. A compreensão clínica dos estágios da infecção pelo HPV, das lesões precursoras e das manifestações do câncer invasor é essencial para conduzir ações baseadas em evidências. Tais ações vão além da coleta do exame citopatológico, exigindo a sua articulação com exames complementares e avaliação clínica. A análise dos sinais e sintomas permite diferenciar quadros precoces de lesões mais avançadas.

Com base no exposto e nas diretrizes do Ministério da Saúde, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1029566 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Enfermeiro, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica o tipo de radioterapia na qual o paciente recebe a radiação de uma fonte externa ao corpo, localizada a mais ou menos 1 (um) metro de distância do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q893482 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Um paciente com doença oncológica foi internado com febre para investigação. Após realização da hemocultura, diagnosticou-se uma infecção fúngica. Para isso, o médico prescreveu 50 mg de Anfotericina, por via endovenosa para ser infundida em quatro horas em bomba de infusão. Considere que o frasco ampola apresenta 50 mg do medicamento e a reconstituição do frasco deverá ser feita com água destilada 5 ml. Para a rediluição foi prescrito 250 ml de soro glicosado 5%.

Analise as afirmativas a seguir.

I. A reconstituição poderia ter sido feita com qualquer diluente.
II. O soro glicosado não é indicado para a rediluição do medicamento.
III. O medicamento deverá ser infundido a 63,75 ml/h.
IV. Este medicamento pode causar febre, tremores e cianose durante a infusão.
V. O técnico de enfermagem, idealmente, deverá verificar os sinais vitais antes, durante e após a infusão do medicamento.
VI. Mesmo que ocorram eventos adversos durante a infusão do medicamento, este não deverá ser interrompido.


Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q885326 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sertãozinho PB, ADVISE, 2024

Durante o cuidado ao paciente submetido à radioterapia, são as práticas recomendadas para a gestão dos efeitos colaterais cutâneos todas as alternativas abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q885327 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sertãozinho PB, ADVISE, 2024

Quando se trata da administração de quimioterapia, é o procedimento INCORRETO na manipulação e administração de agentes quimioterápicos por enfermeiros assistenciais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q869977 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Sabe-se que a incidência de câncer de colo de útero é muito alta nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento e mais baixa nos países desenvolvidos por causa do acesso regular a exames preventivos, sobretudo, o Papanicolau, que detecta a doença em seus estágios iniciais. Em relação ao câncer de colo de útero,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q883593 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Técnico de Enfermagem PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Considerando que o câncer do colo do útero é uma doença totalmente prevenível e, em muitos casos, assintomática, as ações de rastreamento são essenciais para detectar lesões precursoras. Dentre as opções a seguir relacionadas, assinale a atribuição do Técnico de Enfermagem PSF durante o rastreamento do câncer de colo do útero.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1050781 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Enfermeiro, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A quimioterapia indicada para a redução de tumores locais e regionalmente avançados, irressecáveis ou não, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1060261 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Enfermagem, TCE PA, FGV, 2024

A quimioterapia é um tratamento sistêmico que utiliza medicamentos chamados quimioterápicos (ou antineoplásicos), administrados em intervalos regulares. De acordo com a cartilha "ABC do Câncer", publicada em 2020 pelo Ministério da Saúde, a quimioterapia possui várias finalidades.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Quimioterapia prévia, neoadjuvante ou citorredutora: indicada para a redução de tumores locais e regionalmente avançados que, no momento, são irressecáveis ou não. Tem a finalidade de tornar os tumores ressecáveis ou de melhorar o prognóstico do paciente. II. Quimioterapia adjuvante ou profilática: indicada após o tratamento cirúrgico curativo, quando o paciente não apresenta qualquer evidência de neoplasia maligna detectável por exame físico e exames complementares. III. Quimioterapia curativa: tem a finalidade de curar pacientes com neoplasias malignas para os quais representa o principal tratamento (podendo ou não estar associada à cirurgia e à radioterapia). Alguns tipos de tumores no adulto, assim como vários tipos de tumores que acometem crianças e adolescentes, são curáveis com a quimioterapia. IV. Quimioterapia paliativa: indicada para a paliação de sinais e sintomas que comprometem a capacidade funcional do paciente, mas não repercute, obrigatoriamente, na sua sobrevida. Independente da via de administração, é de duração limitada, tendo em vista a incurabilidade do tumor (doença avançada, recidivada ou metastática), que tende a evoluir a despeito do tratamento aplicado.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q990710 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, ObstetraSaúde da Mulher, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O tripé para o diagnóstico do câncer de mama é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q962043 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O rastreamento do câncer do colo do útero é uma estratégia dirigida a um grupo populacional específico para o qual essa prática apresenta mais benefícios que riscos, com impacto na redução da mortalidade.
Acerca dessa estratégia, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1056329 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A evolução do câncer do colo do útero, na maioria dos casos, se dá de forma lenta, passando por fases pré-clínicas detectáveis e curáveis. Este tipo de câncer ainda é um problema de saúde pública em países em desenvolvimento como o Brasil, pois alcança altas taxas de prevalência e mortalidade em mulheres de extratos sociais e econômicos mais baixos. A prevenção primária do Papiloma Vírus Humano (HPV)se dá através de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.