Questões de Concursos Enfermagem em UTI

Resolva questões de Enfermagem em UTI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q982912 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermeiro, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

A prevenção de infecções respiratórias associadas à ventilação mecânica exige a implementação de medidas baseadas em evidências, que envolvem intervenções específicas, mudanças organizacionais e abordagens multidisciplinares. Entre essas medidas estão ações diretamente voltadas à prevenção da pneumonia associada à ventilação (PAV), estratégias indiretas e condutas não recomendadas. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.

Coluna A (termos)
1.Medidas específicas recomendadas para prevenção de pneumonia.
2.Condições associadas à redução do tempo de ventilação mecânica, que indiretamente previnem PAV.
3.Medidas sem evidências ou não recomendadas para prevenção de PAV.

Coluna B (descrições)

()Descontaminação digestiva seletiva
()Manter decúbito elevado (30−45°)
()Mobilidade precoce

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q982921 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermeiro, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante o turno em uma Unidade de Terapia Intensiva, a equipe de enfermagem realiza a avaliação dos dispositivos invasivos utilizados em um paciente com múltiplos acessos. Entre eles, estão sondas para suporte nutricional e drenagem, além de cateteres para monitoramento hemodinâmico e infusão de medicamentos. O conhecimento das indicações e peculiaridades de cada dispositivo é essencial para garantir segurança, funcionalidade e prevenção de complicações infecciosas. Sobre esse aspecto técnico da prática assistencial, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q985250 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

As crianças com problemas respiratórios podem receber oxigenoterapia por meio de cateter nasal, de máscara, de tenda, de tubo endotraqueal (TET) ou de cânula de traqueostomia. Sobre a manutenção da permeabilidade das vias respiratórias, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q962048 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um paciente em estado crítico apresenta abertura ocular ao estímulo verbal, resposta verbal com palavras confusas, movimento de retirada ao estímulo doloroso e reatividade pupilar bilateral.
Com base na escala de coma de Glasgow, a pontuação alcançada pelo paciente corresponde ao seguinte grau de lesão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1004823 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermagem, EBSERH, FGV, 2024

Paciente, 60 anos, admitido na UTI após sofrer um IAM diafragmático. Devido à gravidade do quadro clínico, foi intubado para garantir a ventilação adequada.

Durante a avaliação diária, a enfermeira notou que o paciente apresentava aumento da resistência das vias aéreas, com sibilos audíveis e dificuldade respiratória.

Dentro da autonomia da enfermeira, assinale a alternativa que indica a ação mais adequada para o manejo do tubo orotraqueal e a manutenção da via aérea permeável desse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q906120 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Especialidade: Enfermagem, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na avaliação do comprometimento neurológico de um paciente por intermédio da escala de coma de Glasgow, foi observada uma resposta motora com extensão anormal por descerebração. Assinale a opção que apresenta uma característica dessa resposta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1001647 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermagem, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 50 anos, admitido na UTI após cirurgia abdominal de emergência para abordagem de perfuração intestinal por PAF.

Nas 24 horas seguintes à cirurgia, desenvolveu distensão abdominal progressiva, dor intensa, dispneia e oligúria. Hemodinamicamente instável, apresentando taquicardia e hipotensão, apesar da reposição volêmica maciça. A FR está elevada e a saturação de oxigênio em declínio, mesmo com suplementação de oxigênio. Pressão arterial: 90/60mmHg; FC: 120bpm; FR: 33rpm; saturação de oxigênio: 88% em máscara de oxigênio. Gasometria arterial revelando acidose metabólica com aumento do lactato sérico.

Com base no quadro clínico de síndrome compartimental abdominal, assinale a opção que indica a prioridade da equipe de enfermagem para manejar esse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q884446 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Técnico de Enfermagem, CISDESTE MG, IBADE, 2024

No que tange ao Sistema Único de Saúde, existem as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que são focadas nos pacientes que necessitam de cuidados mais intensivos, sendo cuidados e supervisionados por uma equipe especializada composta por profissionais de áreas distintas.

Nesse contexto, os tipos de Unidades que o serviço hospitalar da UTI possui são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q997627 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermagem, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 71 anos, com histórico de câncer de pulmão e insuficiência respiratória crônica, foi internado na UTI devido a uma exacerbação da sua condição respiratória. Devido à dificuldade respiratória severa e a necessidade de suporte ventilatório prolongado, foi realizada uma traqueostomia.

Assinale a opção que apresenta as vantagens da traqueostomia em relação ao tubo endotraqueal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q997628 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermagem, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 55 anos, internado na UTI com diagnóstico de pancreatite aguda grave. Devido à sua condição, desenvolveu complicações gastrointestinais significativas, incluindo íleo paralítico, o que impossibilitou a alimentação enteral.



A equipe médica, após uma avaliação multidisciplinar, decidiu iniciar a Nutrição Parenteral Total (NPT) por meio de um cateter venoso central, para garantir a administração adequada de nutrientes essenciais e evitar a desnutrição.



Pensando no uso prolongado da NPT, assinale a opção que indica o cateter a ser utilizado para a punção venosa central.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1056185 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Auditoria em Serviços de Saúde, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A participação de uma equipe de enfermagem em atividades cirúrgicas, somada ao inadequado controle de qualidade nos sistemas de desinfecção e esterilização do material e tecidos cirúrgicos (campos, compressas e aventais), também é um importante meio de transmissão de doenças infecciosas no ambiente hospitalar especialmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), um ambiente bastante propício à ocorrência de infecções relacionadas à assistência em saúde por diversos motivos. Sobre o ambiente de UTI, analise as afirmativas a seguir.

I. Os pacientes se encontram habitualmente em estado crítico, com seus mecanismos de imunidade comprometidos, tornando-os suscetíveis a infecções.

II. Concentram-se muitos doentes com infecções leves, geralmente por micro-organismos não resistentes, dificultando, dessa forma, infecções cruzadas, caso não haja mecanismos adequados de barreira implementados.

III. Há pacientes submetidos a inúmeros e frequentes procedimentos invasivos tanto diagnósticos quanto terapêuticos, sem os quais não sobreviveriam. Tais procedimentos, no entanto, criam portas de entrada para os micro-organismos da própria microbiota destes pacientes e do ambiente.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q972804 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermagem, TJDFT, FGV, 2022

Como forma de medidas de prevenção de infecção, a Anvisa recomenda a troca do sistema fechado de aspiração a cada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q991389 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermeiro, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Considerando as recomendações para a troca de curativo em inserção de cateter venoso central, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1055932 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Frequentemente é indicada a monitorização da pressão arterial sistêmica invasiva, através da inserção de um cateter em uma artéria periférica, por meio de punção percutânea, conectado a um transdutor de pressão, a fim obter a monitorização da pressão arterial sistêmica (sistólica, diastólica e média). O auxiliar de enfermagem, enquanto membro da equipe de saúde, exerce cuidados nessa área sob supervisão do enfermeiro. São considerados cuidados de enfermagem aos pacientes portadores dessa monitorização invasiva, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1055938 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Considerando que o Balanço Hídrico (BH) é uma ferramenta muito utilizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo de responsabilidade da enfermagem a sua execução e elaboração, analise as afirmativas a seguir.

I. O cálculo das perdas insensíveis é realizado individualmente de acordo com peso do paciente; sudorese; respiração; presença de tecido com queimadura; e, uso de ventilação mecânica. Lesões pós-operatorias supurativas e drenagens cavitárias não devem aumentar as perdas insensíveis.
II. Deve-se realizar o monitoramento do balanço hídrico do paciente, com observação e registro da quantidade de líquidos administrados e eliminados pelo paciente, com exceção da transfusão de hemocomponentes.
III. Para o fechamento do BH, deve-se somar as quantidades administradas e subtrair as quantidades eliminadas.
IV. Fezes devem ser anotadas após pesagem das fraldas o mais rapidamente após serem retiradas do paciente.
V. São consideradas como entradas/ganhos: dietas orais, por CNG, CNE, ostomias. Ingestão de água; sucos; chás; e, sopas. Terapia medicamentosa como soros, medicações com diluição; e, NPP.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q843266 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Multiprofissional em Terapia Intensiva Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 75 anos de idade é internado na unidade de terapia intensiva (UTI) com hipotensão e dispneia. Ele apresenta histórico de dor no peito que teve início após estresse emocional (falecimento do filho), é hipertenso há 18 anos, tabagista há 32 anos, nunca havia sentido dor no peito antes desse período e era bastante ativo, diminuindo a respectiva capacidade funcional ao longo dos últimos anos. Tem doença arterial coronariana há 14 anos. Faz uso de atenolol 25 mg, clopidogrel 75 mg e sinvastatina 40 mg, que não toma regularmente. Na UTI, o paciente estava em ventilação não invasiva (VNI) no modo CPAP e foi intubado após um infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e uma subsequente parada cardíaca com retorno após dois minutos. No momento, apresenta PA = 165 mmHg x 95 mmHg, FC = 122 bpm e SatO2 = 91%. Na necessidade de troca do acesso venoso periférico, optou-se pela inserção de cateter venoso central.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 
Em condições especiais, a amostra de sangue da gasometria arterial pode ser armazenada em geladeira e analisada até 48 horas após a coleta.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q843267 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Multiprofissional em Terapia Intensiva Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 75 anos de idade é internado na unidade de terapia intensiva (UTI) com hipotensão e dispneia. Ele apresenta histórico de dor no peito que teve início após estresse emocional (falecimento do filho), é hipertenso há 18 anos, tabagista há 32 anos, nunca havia sentido dor no peito antes desse período e era bastante ativo, diminuindo a respectiva capacidade funcional ao longo dos últimos anos. Tem doença arterial coronariana há 14 anos. Faz uso de atenolol 25 mg, clopidogrel 75 mg e sinvastatina 40 mg, que não toma regularmente. Na UTI, o paciente estava em ventilação não invasiva (VNI) no modo CPAP e foi intubado após um infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e uma subsequente parada cardíaca com retorno após dois minutos. No momento, apresenta PA = 165 mmHg x 95 mmHg, FC = 122 bpm e SatO2 = 91%. Na necessidade de troca do acesso venoso periférico, optou-se pela inserção de cateter venoso central.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 
A gasometria arterial em pacientes com uso de suporte ventilatório deve ser coletada cerca de 20 minutos após o ajuste inicial dos parâmetros do ventilador, e também diariamente na fase aguda do quadro clínico do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q843285 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Multiprofissional em Terapia Intensiva Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 75 anos de idade é internado na unidade de terapia intensiva (UTI) com hipotensão e dispneia. Ele apresenta histórico de dor no peito que teve início após estresse emocional (falecimento do filho), é hipertenso há 18 anos, tabagista há 32 anos, nunca havia sentido dor no peito antes desse período e era bastante ativo, diminuindo a respectiva capacidade funcional ao longo dos últimos anos. Tem doença arterial coronariana há 14 anos. Faz uso de atenolol 25 mg, clopidogrel 75 mg e sinvastatina 40 mg, que não toma regularmente. Na UTI, o paciente estava em ventilação não invasiva (VNI) no modo CPAP e foi intubado após um infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e uma subsequente parada cardíaca com retorno após dois minutos. No momento, apresenta PA = 165 mmHg x 95 mmHg, FC = 122 bpm e SatO2 = 91%. Na necessidade de troca do acesso venoso periférico, optou-se pela inserção de cateter venoso central.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 
A ventilação mecânica substituirá total ou parcialmente a ventilação espontânea e é indicada em casos de insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Para esse paciente, não havia indicação da intubação.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q843035 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Multiprofissional em Terapia Intensiva Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 32 anos de idade está internado na unidade de terapia intensiva (UTI) com diagnóstico de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). Tem histórico de admissões no pronto-socorro por abuso de álcool e por depressão. Na admissão, foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o qual foi chamado pelo amigo que mora no mesmo apartamento que ele. O paciente havia passado a noite anterior consumindo bebidas alcoólicas e estava em estado de embriaguez ao retornar para casa. O amigo dele retornou algumas horas depois e o encontrou no chão do apartamento, onde aparentemente estava com frio. Na avaliação inicial, apresentava temperatura = 34,9 ºC, pulso = 53 bpm, PA = 75 mmHg x 40 mmHg, SatO2 = 91% em ar ambiente e FR = 17 respirações por minuto. Estava apático, com escala de coma de Glasgow de 7 e mucosas secas. Na ausculta, observam-se roncos bilateralmente, não há sinais de hipovolemia. Ele demonstrou uma progressiva taquipneia, alteração no estado de consciência e depressão respiratória, sendo assim submetido a uma sequência rápida de intubação. Após a intubação, o paciente teve vômitos em moderado a grande volume, sem características de sangrento e não bilioso, foi colocado em manta térmica e aquecido, e realizou-se radiografia de tórax beira leito, que mostrou opacidades bilaterais. O exame toxicológico mostrou-se negativo para drogas. No momento, o paciente segue intubado, em uso de noradrenalina, com sedação e analgesia no modo assistocontrolado, com FiO2 = 35%, PEEP = 10, FR = 20, temperatura = 35,9 ºC, pulso = 64 bpm e PA = 72 mmHg x 39 mmHg.

A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
A interpretação cuidadosa dos valores de gasometria é importante para a determinação da gravidade da SDRA, porque a hipotermia aumenta a solubilidade do oxigênio e do dióxido de carbono no sangue.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q842019 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Multiprofissional em Terapia Intensiva Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 75 anos de idade é internado na unidade de terapia intensiva (UTI) com hipotensão e dispneia. Ele apresenta histórico de dor no peito que teve início após estresse emocional (falecimento do filho), é hipertenso há 18 anos, tabagista há 32 anos, nunca havia sentido dor no peito antes desse período e era bastante ativo, diminuindo a respectiva capacidade funcional ao longo dos últimos anos. Tem doença arterial coronariana há 14 anos. Faz uso de atenolol 25 mg, clopidogrel 75 mg e sinvastatina 40 mg, que não toma regularmente. Na UTI, o paciente estava em ventilação não invasiva (VNI) no modo CPAP e foi intubado após um infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e uma subsequente parada cardíaca com retorno após dois minutos. No momento, apresenta PA = 165 mmHg x 95 mmHg, FC = 122 bpm e SatO2 = 91%. Na necessidade de troca do acesso venoso periférico, optou-se pela inserção de cateter venoso central.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 
A creatina quinase é um marcador adequado na monitorização de sinais de reinfarto.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.