Questões de Concursos Enfermagem em UTI

Resolva questões de Enfermagem em UTI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q59065 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

O técnico em enfermagem da unidade de internação dos pacientes cirúrgicos de um hospital geral, ao ter acesso ao impresso que contém a prescrição médica, observou a existência de uma prescrição de enfermagem com ações e/ou intervenções a serem realizadas no paciente que estava sob sua responsabilidade. A implementação dessas ações ou intervenções de enfermagem corresponde a uma fase ou etapa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q59064 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

Uma criança com 6 anos de idade está sendo internada na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Os pais questionaram o técnico de enfermagem sobre a permanência contínua da mãe na unidade, durante o período de internamento do filho. Por ser uma unidade recém - inaugurada e que atende às orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente quanto ao acompanhamento da criança, o profissional deverá informar à família que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q59070 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

Senhora Marta, 48 anos, diabética e hipertensa, foi internada na UTI com quadro de insuficiência hepática, que se agravou, levando-a a um estado de coma. Durante a avaliação, o enfermeiro verificou que a paciente apresentava: abertura ocular após pressão no leito ungueal; gemidos em resposta ao estímulo verbal; e flexão lenta do membro superior ao nível do cotovelo como resposta motora.

Considerando os parâmetros da Escala de Coma de Glasgow (e suas modificações), o escore atingido corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q59072 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

O controle direcionado da temperatura (CDT) é um dos principais cuidados a ser dispensado ao paciente internado em unidade de terapia intensiva (UTI), após sofrer parada cardiorrespiratória (Pós-PCR). Em adultos pós-PCR, comatosos, sem resposta sensata aos comandos verbais e com retorno da circulação espontânea (RCE), o alvo para manutenção da temperatura deve ser em torno de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q59067 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

Nas unidades de terapia intensiva, no cuidado ao cliente sob ventilação mecânica, visando reduzir os casos de pneumonia associada à ventilação (PAV), recomenda-se realizar a higiene oral com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q59066 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

O distúrbio clínico caracterizado por potencial Hidrogênio (pH) alto e a concentração plasmática de bicarbonato altos denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q139664 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV

A Escala de Coma de Glasgow é um instrumento bastante utilizado para avaliar a resposta de um paciente a estímulos. Os escores vão de 3 (coma profundo) a 15 ( normal).

Ao avaliar um paciente vítima de acidente automobilístico e que está há três dias no CTI, a enfermeira, aplicando a escala de Coma de Glasgow, observa que ele apresenta abertura dos olhos quando estimulado, dá resposta verbal com palavras desconexas e aperta sua mão quando solicitado. Diante desse quadro, assinale a alternativa que indica a pontuação obtida e o respectivo nível de consciência desse paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q141687 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Acerca das medidas da pressão intracraniana (PIC) e da pressão de perfusão cerebral (PPC) em terapia intensiva, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q846468 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Prefeitura de Sapé PB Enfermeiro, CPCON, 2020

Uma mulher de 35 anos é encaminhada para admissão em UTI, após complicação de parto, relacionado à ausência de pré-natal e detecção de trombocitopenia e presença de miomas uterinos durante o período de parto, com descrição também de atonia uterina. A enfermeira da UTI, ao atendê-la, depara-se com o seguinte quadro clínico:
A paciente apresenta nível de consciência alterado e confuso; pele fria, úmida e pegajosa com coloração pálida e cianótica; frequência cardíaca aumentada (148 bpm) e hipotensão arterial (PA=80x50). O diagnóstico de enfermagem prioritário foi “Estado de Choque” e precisa de cuidados imediatos. Nessa perspectiva, é essencial que o enfermeiro reconheça os indicadores empíricos de que tipo de choque se trata.
Marque a alternativa CORRETA, em relação ao referido caso clínico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q59071 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

A Portaria nº 895, de 31 de março de 2017, instituiu o cuidado progressivo ao paciente crítico ou grave, com os critérios de elegibilidade, para admissão e alta, de classificação e de habilitação de leitos de Terapia Intensiva adulto, pediátrico, queimados e Cuidados Intermediários adulto e pediátrico no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Assinale a alternativa CORRETA acerca da assistência da equipe de enfermagem ao paciente em Unidade de Terapia Intensiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q106932 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

O edema pulmonar é o acúmulo anormal de líquido nos espaços intersticiais e alvéolos pulmonares (BRUNNER & SUDDARTH, 2009). Sobre o edema pulmonar, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q59068 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

A acidose respiratória ocorre em consequência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q843692 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Multiprofissional em Terapia Intensiva Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 32 anos de idade está internado na unidade de terapia intensiva (UTI) com diagnóstico de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). Tem histórico de admissões no pronto-socorro por abuso de álcool e por depressão. Na admissão, foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o qual foi chamado pelo amigo que mora no mesmo apartamento que ele. O paciente havia passado a noite anterior consumindo bebidas alcoólicas e estava em estado de embriaguez ao retornar para casa. O amigo dele retornou algumas horas depois e o encontrou no chão do apartamento, onde aparentemente estava com frio. Na avaliação inicial, apresentava temperatura = 34,9 ºC, pulso = 53 bpm, PA = 75 mmHg x 40 mmHg, SatO2 = 91% em ar ambiente e FR = 17 respirações por minuto. Estava apático, com escala de coma de Glasgow de 7 e mucosas secas. Na ausculta, observam-se roncos bilateralmente, não há sinais de hipovolemia. Ele demonstrou uma progressiva taquipneia, alteração no estado de consciência e depressão respiratória, sendo assim submetido a uma sequência rápida de intubação. Após a intubação, o paciente teve vômitos em moderado a grande volume, sem características de sangrento e não bilioso, foi colocado em manta térmica e aquecido, e realizou-se radiografia de tórax beira leito, que mostrou opacidades bilaterais. O exame toxicológico mostrou-se negativo para drogas. No momento, o paciente segue intubado, em uso de noradrenalina, com sedação e analgesia no modo assistocontrolado, com FiO2 = 35%, PEEP = 10, FR = 20, temperatura = 35,9 ºC, pulso = 64 bpm e PA = 72 mmHg x 39 mmHg.

A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
A radiografia beira leito é realizada quando há impossibilidade de o paciente ir a uma instalação com equipamento fixo.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q59069 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

Em pacientes hospitalizados, em especial naqueles internados em Unidades de Terapia Intensiva, é de grande preocupação a ocorrência de infecções por bactérias resistentes a antimicrobianos para os quais o tratamento é um desafio. No Distrito Federal (DF),
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q143139 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Analista Judiciário Enfermagem, TRE AP, FCC

A avaliação neurológica que indica o nível de consciência do cliente de acordo com as respostas de abertura ocular, verbal e motora é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q145555 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV

As medidas específicas e fortemente recomendadas para prevenção das pneumonias hospitalares e da mortalidade relacionadas à ventilação mecânica, estão relacionadas a seguir, à  exceção de uma. Assinale- a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q181777 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermagem, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento inicial ao politraumatizado e à avaliação de consciência no paciente em estado de coma.


O paciente politraumatizado deve ser completamente examinado, o que exige a retirada de suas roupas. Para preservar a intimidade e diminuir o risco de hipotermia, evita-se que todo o corpo da vítima fique exposto ao mesmo tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q842019 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Multiprofissional em Terapia Intensiva Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 75 anos de idade é internado na unidade de terapia intensiva (UTI) com hipotensão e dispneia. Ele apresenta histórico de dor no peito que teve início após estresse emocional (falecimento do filho), é hipertenso há 18 anos, tabagista há 32 anos, nunca havia sentido dor no peito antes desse período e era bastante ativo, diminuindo a respectiva capacidade funcional ao longo dos últimos anos. Tem doença arterial coronariana há 14 anos. Faz uso de atenolol 25 mg, clopidogrel 75 mg e sinvastatina 40 mg, que não toma regularmente. Na UTI, o paciente estava em ventilação não invasiva (VNI) no modo CPAP e foi intubado após um infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e uma subsequente parada cardíaca com retorno após dois minutos. No momento, apresenta PA = 165 mmHg x 95 mmHg, FC = 122 bpm e SatO2 = 91%. Na necessidade de troca do acesso venoso periférico, optou-se pela inserção de cateter venoso central.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 
A creatina quinase é um marcador adequado na monitorização de sinais de reinfarto.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q841044 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Multiprofissional em Terapia Intensiva Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 75 anos de idade é internado na unidade de terapia intensiva (UTI) com hipotensão e dispneia. Ele apresenta histórico de dor no peito que teve início após estresse emocional (falecimento do filho), é hipertenso há 18 anos, tabagista há 32 anos, nunca havia sentido dor no peito antes desse período e era bastante ativo, diminuindo a respectiva capacidade funcional ao longo dos últimos anos. Tem doença arterial coronariana há 14 anos. Faz uso de atenolol 25 mg, clopidogrel 75 mg e sinvastatina 40 mg, que não toma regularmente. Na UTI, o paciente estava em ventilação não invasiva (VNI) no modo CPAP e foi intubado após um infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e uma subsequente parada cardíaca com retorno após dois minutos. No momento, apresenta PA = 165 mmHg x 95 mmHg, FC = 122 bpm e SatO2 = 91%. Na necessidade de troca do acesso venoso periférico, optou-se pela inserção de cateter venoso central.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 
Em pacientes em ventilação mecânica, evita-se que a cetamina seja utilizada como agente sedativo principal.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q843267 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Multiprofissional em Terapia Intensiva Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 75 anos de idade é internado na unidade de terapia intensiva (UTI) com hipotensão e dispneia. Ele apresenta histórico de dor no peito que teve início após estresse emocional (falecimento do filho), é hipertenso há 18 anos, tabagista há 32 anos, nunca havia sentido dor no peito antes desse período e era bastante ativo, diminuindo a respectiva capacidade funcional ao longo dos últimos anos. Tem doença arterial coronariana há 14 anos. Faz uso de atenolol 25 mg, clopidogrel 75 mg e sinvastatina 40 mg, que não toma regularmente. Na UTI, o paciente estava em ventilação não invasiva (VNI) no modo CPAP e foi intubado após um infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e uma subsequente parada cardíaca com retorno após dois minutos. No momento, apresenta PA = 165 mmHg x 95 mmHg, FC = 122 bpm e SatO2 = 91%. Na necessidade de troca do acesso venoso periférico, optou-se pela inserção de cateter venoso central.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 
A gasometria arterial em pacientes com uso de suporte ventilatório deve ser coletada cerca de 20 minutos após o ajuste inicial dos parâmetros do ventilador, e também diariamente na fase aguda do quadro clínico do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.