Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

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1Q1063952 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

As plataformas espaciais de Observação da Terra possuem, em seu payload, diversos sensores que coletam dados de diferentes tipos.

A missão espacial de observação da Terra que realiza a observação dos elementos relativos ao clima, tais como temperatura, ventos, formações de tornados, furacões e nuvens é classificada como

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2Q1063953 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

O satélite é composto de diversos subsistemas, onde cada um possui uma função bem específica. O subsistema que tem como objetivo realizar a estabilização de altitude e determinação de órbita é conhecido como subsistema de
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3Q1063954 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

Deseja-se relacionar a taxa de transmissão necessária do enlace de descida de um satélite de observação da Terra e a área total imageada. O primeiro passo é o cálculo da capacidade máxima de armazenamento do gravador de dados digitais a bordo da plataforma espacial.

Considere um satélite de sensoriamento remoto hipotético em órbita circular com velocidade orbital igual a 7500m/s. Possui uma câmera imageadora de alta resolução que possui a capacidade de realizar o imageamento de uma faixa de largura igual a 30 km, o que produz uma taxa de dados bruta igual a 200Mb/s.

Sabendo-se que o satélite possui uma capacidade de armazenamento igual a 1TB, a capacidade de armazenamento máxima, em milhares de km2 é, aproximadamente, igual a

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4Q1063956 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

O sistema de telemetrias é utilizado para transmitir dados digitais e analógicos do satélite para as estações terrenas, e daí para o centro de controle da missão, onde esses dados permitem monitorar e controlar de maneira correta o satélite.

Em relação aos dados de telemetrias recebidos em solo, analise as afirmativas a seguir.

I. Telemetrias do tipo “housekeeping” indicam a saúde e o estado do satélite.

II. Relatórios periódicos de conjuntos de parâmetros predefinidos não podem ser enviados na telemetria “housekeeping”.

III. Relatórios de eventos podem ser reportados via telemetrias quando detectada alguma anomalia a bordo.

IV. Telemetrias do tipo armazenadas fornecem um resumo do comportamento do satélite e de seus subsistemas durante os períodos sem contato com as estações terrenas.

Está correto o que se afirma em

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5Q1063958 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

Telecomandos são as instruções que permitem o controle da espaçonave a partir do Solo. Embora nem todos os telecomandos definidos para a espaçonave sejam utilizados durante operações de rotina, o sistema de Monitoração e Controle deverá ter acesso a todas as ações de controle possíveis a bordo. Isto garante que o sistema de solo tenha capacidade de comandar a execução de qualquer uma das ações disponíveis, incluindo operações de contingência ou de emergência da espaçonave. Em relação aos telecomandos, analise as afirmativas a seguir.

I. O telecomando do tipo direto deve ser executado diretamente numa unidade de distribuição de pulso de comando (CPDUs) sem passar pelo software do Computador de bordo.

II. No caso de uma anomalia percebida pelo controlador de satélite durante um rastreio, um ou mais telecomandos podem ser enviados ao satélite sem estarem previamente definidos no Planejamento de Operação de Solo da passagem sendo controlada (linha do tempo de solo).

III. Manobras orbitais no satélite são feitas em várias etapas usando tanto telecomandos de execução imediata quanto aqueles temporizados a bordo.

Está correto o que se afirma em

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6Q1063959 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

O FDIR (Fault Detection, Isolation and Recovery = Detecção, Isolamento e Recuperação de Falha) embarcado de um satélite disparou em um instante de tempo ti quando uma telemetria TM123 alcançou o valor limite superior de +5,0.

Sabendo-se que a TM123 é amostrada a cada um minuto, e que seus valores eram +4,2 em t = 13:53, +4,4 em t = 13:54 e +4,6 em t = 13:55, o horário mais provável para o tempo ti é:

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7Q1063961 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

No ciclo de vida do desenvolvimento de uma missão espacial, as fases individuais do Segmento Solo não estão necessariamente alinhadas com as do Segmento Espacial, mas existe uma forte interdependência entre elas.

Relacione as fases do ciclo de vida do Segmento Solo, que inclui a engenharia de sistemas e a engenharia de operações, com um dos seus propósitos.

1. Fase A

2. Fase B

3. Fase C

4. Fase D

5. Fase E

6. Fase F

( ) Definir a baseline do segmento Solo, para confirmar sua capacidade de atender aos requisitos de operação da missão.

( ) Retirar o Segmento Espacial de serviço.

( ) Adquirir todos os sistemas de solo e integrá-los num Segmento Solo operacional .

( ) Avaliar as restrições operacionais envolvidas na missão espacial.

( ) Completar o projeto do Segmento Solo ao nível dos sistemas individuais.

( ) Operar o Segmento Espacial de acordo com o Plano de Operação da Missão.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

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8Q1063963 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

Durante o período de contato de um satélite de baixa órbita com a estação terrena, vários tipos de dados podem ser obtidos, entre eles estão os dados de medidas que são entradas para o sistema de Dinâmica de Voo para que possa determinar a órbita do satélite.

Assinale a opção que contém apenas dados de medidas utilizados para a determinação de órbita.

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9Q1063964 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

Sabendo que o segmento solo de uma Agência Espacial é o responsável por garantir o sucesso de uma missão e que este segmento é composto por Centro de Controle, Centro de Missão, Estações Terrenas e Rede de Comunicação de Dados.

Com relação às reponsabilidades de um Centro de Controle, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Centro de Controle é o responsável por armazenar, recuperar e disponibilizar dados históricos de telecomandos enviados e telemetrias recebidas.

( ) O Centro de Controle é o responsável por adquirir e processar os dados de carga útil dos satélites.

( ) O Centro de Controle é o responsável por comandar a execução de manobras com os satélites.

( ) O Centro de Controle é o responsável por gerar as previsões de passagem dos satélites pelas estações terrenas.

( ) O Centro de Controle é o responsável por gerar a programação de operação de bordo (linha do tempo de bordo) e solo (linha do tempo de solo) dos satélites operados.

As afirmativas são, respectivamente,

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10Q1063965 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

Em relação à Fase de Comissionamento de uma missão espacial, analise as afirmativas a seguir.

I. Esta fase da missão é dedicada à ativação e verificação da carga útil do satélite.

II. A fase de comissionamento costuma durar uma semana e se inicia horas antes do lançamento do satélite.

III. Durante a fase de comissionamento são realizadas calibrações nos instrumentos.

IV. A operação da fase de comissionamento é realizada exclusivamente pela equipe do Centro de Controle.

V. Durante a fase de comissionamento é verificado se o desempenho geral do sistema atende aos requisitos.

Está correto apenas o que se afirma em

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11Q1063969 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

Com relação aos sistemas de coordenadas ECI (Earth-Centered Inertial = Inercial Centrado na Terra) e ECEF (Earth-Centered, Earth-Fixed = Centrado e Fixo na Terra), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A origem do sistema de coordenadas se encontra no centro da Terra, tanto no ECI quanto no ECEF.

( ) O eixo Z se alinha com o eixo de rotação da Terra, apontando para o Polo Sul, tanto no ECI quanto no ECEF.

( ) O eixo X se encontra no plano do Equador da Terra, apontando para o Meridiano de Greenwich no ECEF e para o Equinócio Vernal no ECI.

( ) O eixo Y se encontra no plano do Equador da Terra, definindo um sistema de coordenadas junto com os eixos X e Z conforme a Regra da Mão Direita, tanto no ECI quanto no ECEF.

As afirmativas são, respectivamente,

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12Q1064170 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Projeto e Análise Estrutural, INPE, FGV, 2024

Na indústria aeroespacial, prioriza-se a otimização de veículos e estruturas para combinar leveza e resistência sem sacrificar segurança ou integridade estrutural. Placas, cascas e chapas são estruturas fundamentais nesse setor, destacando-se por ter espessura muito menor em relação ao comprimento e à largura, conferindo-lhes propriedades mecânicas ideais para aplicações aeroespaciais.

Dado esse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Chapas são peças planas, nas quais os carregamentos são supostamente contidos nesse plano. São empregadas em revestimentos e componentes menores que necessitam de resistência e leveza, como painéis de acesso e revestimentos internos.
II. Cascas são estruturas planas, nas quais carregamentos são supostamente perpendiculares a esse plano, gerando flexão e cisalhamento. São utilizadas em áreas que requerem grande rigidez e resistência a cargas, tais como como as asas de aeronaves e painéis de controle.
III. Placas são peças estruturais que não são necessariamente planas, nas quais os carregamentos podem ser tanto tangenciais como normais à superfície da casca. São empregadas em componentes que precisam resistir a cargas distribuídas de maneira complexa, como fuselagens de aeronave.

Está correto o que se afirma em
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13Q749104 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

Em um voo planado, o peso do avião não influi na distância e no ângulo de planeio, mas aumenta sua velocidade e a razão de descida.

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14Q748786 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.

Os principais pesos estruturais de um avião são o peso máximo estrutural de decolagem (PMED), o peso máximo estrutural de pouso (PMEP) e o peso máximo zero combustível (PMZC).

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15Q749080 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. A madeira é um dos mais antigos materiais utilizados pelo homem. A madeira é um material barato, leve, resistente e muito utilizado na indústria da construção civil. Basicamente as células da madeira são compostas de fibras de celulose e lignina. Portanto, é correto afirmar que durante os ensaios de caracterização mecânica da madeira, esta apresenta excelentes características mecânicas igualmente em todas as direções.
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16Q749126 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Acerca do Método dos Elementos Finitos (MEF), um método utilizado na solução de problemas de engenharia estrutural, hidráulica e térmica, entre outros, julgue os itens a seguir. Comparando-se a formulação em elementos finitos pelo método da rigidez (ou modelo em deslocamentos) e o método da flexibilidade (ou modelo das forças), é correto afirmar que a solução em descolamento encontrada pelo primeiro método, geralmente, é maior que a solução encontrada pelo segundo método.
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17Q748871 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Acerca do Método dos Elementos Finitos (MEF), um método utilizado na solução de problemas de engenharia estrutural, hidráulica e térmica, entre outros, julgue os itens a seguir. Aguns elementos finitos usados para o estudo de estruturas espessas, quando utilizados no estudo de estruturas finas ou delgadas, apresentam rigidez exagerada devido à geração de excessiva energia de deformação proveniente das deformações cisalhantes, sendo esse fenômeno conhecido na literatura como travamento ao cisalhamento.
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18Q749148 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. Entre os ensaios de embutimento encontra-se o ensaio de Erichsen que consiste na deformação de uma tira metálica (blank — corpo de prova) presa a uma matriz com um punção de cabeça esférica deformando a tira metálica. É verdade dizer que neste ensaio se mede a máxima tensão que o punção exerce para a qual não ocorre a plastificação da tira.
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19Q748937 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. Na indústria mecânica, em particular na aeronáutica, é muito comum a necessidade de inspecionar máquinas e peças durante o período de vida útil. Neste caso não é possível a destruição da peça ou do componente a ser testado. Entre os ensaios nãodestrutivos, pode-se citar os ensaios de raios X, partículas magnéticas, ultra-som é líquidos penetrantes.
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20Q749195 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Análise estrutural é a parte da engenharia que calcula as tensões, as deformações e os deslocamentos nos sistemas estruturais sujeitos aos mais diversos carregamentos. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. Uma placa é caracterizada por uma uma estrutura plana, em que a espessura é bem menor que as outras dimensões. A teoria de Kirchhoff para placas, supõe que as influências das tensões de cisalhamento na espessura da placa e a tensão normal ao plano da placa são desprezadas no cálculo das deformações.
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