Início

Questões de Concursos Engenharia de Áudio e Telecomunicações

Resolva questões de Engenharia de Áudio e Telecomunicações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1059854 | Engenharia Eletrônica, Engenharia de Áudio e Telecomunicações, Engenheiro de Instrumentação Científica, INPE, FGV, 2024

Sobre o processo de conversão de frequências em sistemas de tecnologia RF, analise as afirmativas a seguir.

I. Na saída dos misturadores, geralmente deseja-se eliminar via filtragem as componentes da frequência do sinal original, seus harmônicos e sua soma, no caso dos circuitos transmissores.
II.Os elementos chaveadores que realizam o processo de conversão de frequências podem ser implementados com diodos ou transistores.
III. Os misturadores podem ser dos tipos simples, balanceado ou balanceado duplo, caso utilizem um, dois ou quatro elementos chaveadores, respectivamente.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1059852 | Engenharia Eletrônica, Engenharia de Áudio e Telecomunicações, Engenheiro de Instrumentação Científica, INPE, FGV, 2024

Um receptor super-heteródino é aquele que envolve um misturador para converter frequências dos sinais RF a partir das frequências soma e diferença com um oscilador local.

Com relação a esse receptor, analise as afirmativas a seguir.

I. A escolha adequada da frequência da seção de FI fixa, envolve, principalmente, minimizar a interferência e otimizar a seletividade do receptor.
II. Em projetos de receptores, é comum selecionar uma frequência acima da mais alta frequência de sinal transmitida, como frequência intermediária fixa.
III. Seu maior benefício é possibilitar uma seção de frequência intermediária de sintonia fixa, sintonizada diretamente na fábrica.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q979629 | Engenharia Eletrônica, Engenharia de Áudio e Telecomunicações, Teclado, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em 1947, foi inventado um componente eletrônico com a capacidade de amplificar, atenuar ou controlar a corrente elétrica em circuitos eletrônicos, sendo um elemento fundamental para o desenvolvimento posterior dos sintetizadores.

O nome desse componente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1063739 | Engenharia Eletrônica, Engenharia de Áudio e Telecomunicações, Técnico em Manutenção de Equipamentos Eletrônicos, INPE, FGV, 2024

A tecnologia LoRa (do inglês, Long Range) é uma tecnologia de radiofrequência recente, que oferece recursos atraentes para aplicações IoT, como redes de sensores.
Ao se comparar com o Wi-Fi e o Bluetooth, que são outras duas tecnologias bastante usadas em redes sem fio, pode-se citar como uma das poucas desvantagens da tecnologia LoRa o seguinte aspecto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1074774 | Engenharia Eletrônica, Engenharia de Áudio e Telecomunicações, Engenharia Elétrica, INSS, FUNRIO

Considere um canal sem ruído com uma largura de banda de 3000 Hz transmitindo um sinal que possui uma quantidade de 8 níveis. Determine a máxima taxa de transmissão desse canal em bps (bits por segundo).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.