Questões de Concursos Ensino em Ciências e Biologia

Resolva questões de Ensino em Ciências e Biologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q384657 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Para que ocorra uma renovação do ensino de Ciências na Educação Básica, é necessário que ocorra não somente uma renovação epistemológica dos professores, mas é imprescindível que essa venha acompanhada por uma renovação didático-metodológica de suas aulas, exigindo um novo posicionamento do professor. Para tanto, é importante que, entre outros aspectos, o professor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q383399 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Biólogo, IFRN, FUNCERN

De acordo com os PCNs, o processo de ensino/aprendizagem é bilateral, dinâmico e coletivo. Portanto, é necessário que se estabeleçam parcerias entre o professor e os alunos assim como parcerias entre os alunos. Diversas são as estratégias que propiciam a instalação de uma relação dialógica em sala de aula, entre as quais destaca-se a experimentação. No que se refere à estratégia de experimentação no ensino de Biologia, levando em consideração as orientações dos PCNs, julgue as afirmativas que seguem.

I As atividades experimentais devem partir de um problema, de uma questão a ser respondida, cabendo ao professor orientar os alunos na busca de respostas.

II As atividades experimentais devem ser desenvolvidas em laboratórios bem equipados, com boas condições de biossegurança, através de roteiros que orientem os procedimentos, cujos resultados sejam previamente conhecidos

III As atividades experimentais devem propiciar oportunidades, para que os alunos elaborem hipóteses, testem-nas, organizem os resultados obtidos, reflitam sobre os resultados esperados, e, sobretudo, os inesperados.

IV As atividades experimentais podem ser realizadas através de experimentos simples, executáveis em casa, no pátio da escola, ou na sala de aula com materiais do dia a dia.

V As atividades experimentais devem ser desenvolvidas, após a discussão da teoria em sala de aula, tendo como principal objetivo comprová-la

Marque a opção que apresenta apenas afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q385873 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, FCC

Existem vários tipos de atividades práticas que podem ser realizados nas aulas de Ciências. Em aula, um professor mostra diante da classe o que acontece ao misturar água e óleo, em um recipiente, e água e açúcar, em outro. Essa prática constitui uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q386642 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

No que se refere à bioética, julgue os próximos itens. O Comitê de Bioética constitui-se de profissionais de saúde, bem como de outras áreas, e de representantes da comunidade. Entre seus objetivos incluem auxiliar na reflexão de dilemas morais que surgem na atenção individual de pacientes, prestar consultorias, ensinar, pesquisar e sugerir normas institucionais em assuntos que envolvam questões éticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q385981 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, VUNESP

A falta de conhecimentos científicos, muitas vezes, favorece ao professor trabalhar em uma perspectiva de ensino transmissiva, constituindo uma dificuldade para envolvimento em atividades inovadoras. É preciso atentar-se que conhecer o conteúdo da disciplina vai além do que muitos cursos de formação inicial costumam priorizar. Isso inclui

I. conhecer a história das Ciências, sobretudo como forma de associar os conhecimentos científicos que originaram a sua construção;

II. conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos, dominando o método científico utilizado pelos cientistas para validação de teorias;

III. conhecer as interações entre Ciências/Tecnologia/ Sociedade, considerando-se a necessidade de tomada de decisões;

IV. conhecer alguns dos desenvolvimentos científicos recentes, para trabalhar uma visão dinâmica de Ciência, bem como adquirir conhecimentos de outras áreas relacionadas para trabalhar as interações entre diferentes campos;

V. estar preparado para aprofundar e adquirir novos conhecimentos, em função das mudanças curriculares, avanços científicos, questões propostas pelos alunos etc.

Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q383790 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Ao realizar a avaliação diagnóstica, o professor precisa localizar, num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas necessárias para estimular o seu progresso. Esse diagnóstico, onde se avalia a qualidade do erro ou do acerto, permite que o professor possa adequar suas estratégias de ensino às necessidades de cada aluno. Segundo essa explicação, qual das seguintes situações é a mais adequada na execução de uma avaliação diagnóstica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q387134 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, FCC

Animais de estimação são temas frequentes em conversas e atividades entre alunos do Ensino Fundamental.

O trabalho com esse tema também permite

I. identificar etapas do ciclo de vida dos animais e relacioná-las com etapas do ciclo de vida dos seres humanos.

II. desenvolver hábitos responsáveis no trato com animais e ampliar o respeito aos seres vivos de modo geral.

III. reconhecer a anatomia comparada e funcionamento entre animais e seres humanos em relação aos sistemas e órgãos do corpo.

São itens voltados ao ciclo I do Ensino Fundamental aqueles contidos em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q384636 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

No que se refere à bioética, julgue os próximos itens. A bioética é uma área multidisciplinar que objetiva o humanismo científico, razão pela qual reconsidera e correlaciona os conceitos da biomedicina, da filosofia, da teologia e do biodireito.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q383825 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A ocorrência de gravidez na adolescência tem aumentado consideravelmente. O conhecimento e o uso adequado de métodos contraceptivos podem reverter esse problema, assim como, em alguns casos, evitar também a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Em relação a esses métodos, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q383286 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

No que se refere à bioética, julgue os próximos itens. O Comitê de Ética em Pesquisa é órgão que regula e aprova as pesquisas envolvendo seres humanos, sendo responsável pela elaboração de normas institucionais que impliquem questões éticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q385124 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Os conteúdos educacionais a serem desenvolvidos no ensino de Ciências podem ser descritos pela articulação de competências que

I. envolvem as capacidades de ler, escrever e compreender informações de natureza cientí?ca e tecnológica;

II. tratam da resolução de problemas, incluindo a observação, a formulação de hipóteses, a proposição e a execução de procedimentos;

III. tratam das atitudes individuais e sociais frente aos problemas cientí?cos e tecnológicos.

Essas competências constituem, respectivamente, as seguintes dimensões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q378765 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de biologia, julgue os itens a seguir.

O ensino de Biologia deve levar em conta as necessidades e conhecimentos prévios do aluno, além de seus interesses e curiosidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q378906 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que, entre os fatores determinantes da vida saudável, incluem-se condições ambientais, econômicas, políticas, psicológicas, sociais, culturais e comportamentais dos indivíduos e das comunidades, julgue os itens abaixo.

A saúde é uma condição que se expressa da mesma maneira em todos os indivíduos.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q384961 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Nos PCNs, as competências e habilidades a serem desenvolvidas em Biologia apresentam intenções educativas que estão bem delimitadas em três áreas. Relacione adequadamente essas áreas às informações correspondentes.

1. Representação e comunicação.

2. Investigação e compreensão.

3. Contextualização sociocultural.

( ) Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico.

( ) Expressar dúvidas, ideias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos.

( ) Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q387385 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Biólogo, UFMT MT, CEV UFMT

São atividades e requisitos inerentes ao curador de uma coleção de instituição pública:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q382764 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, FCC

No Caderno do Professor (Ciências, 8a série - 1o bimestre), uma das competências e habilidades propostas na Situação de Aprendizagem 1 é: Reconhecer que as características dos materiais são resultantes das interações e não “incorporadas” aos mesmos. Em outras palavras, essa SA pretende desenvolver:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q383563 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, o estudo das Ciências da Natureza no Ensino Fundamental deve capacitar o educando, entre outros aspectos, a

I. utilizar diferentes linguagens: escrita, verbal, corporal, plástica etc., para expressar e comunicar suas ideias; interpretar e utilizar produções culturais, incluindo as científicas;

II. desenvolver a criatividade, a análise crítica, o pensamento lógico e os procedimentos adequados a situações de resolução de problemas reais;

III. agir com responsabilidade em relação à saúde individual e coletiva, visando a uma melhoria da qualidade de vida por meio da valorização e adoção de hábitos saudáveis, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, identificando seus elementos, as interações entre eles e o papel transformador do ser humano;

IV. construir a noção de identidade nacional e pessoal, conhecendo as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q387267 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

No que se refere à bioética, julgue os próximos itens. A bioética divide-se em dois sub-ramos: macrobioética e microbioética, sendo nesta estudados os dilemas que envolvem a relação entre médico e paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q385790 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, FCC

Fósseis são ossos presos a pedras. Esse comentário de alunos, presente no Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 6ª série, vol. 2, pág. 19, São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2009, deixa claro que os alunos compreendem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q379798 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de biologia, julgue os itens a seguir.

Na busca por soluções e alternativas para o ensino de Biologia, as atividades práticas podem constituir alternativas válidas entre os muitos modelos possíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.