Questões de Concursos Envenenamentos e Acidentes

Resolva questões de Envenenamentos e Acidentes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1001062 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Grupo Pediatria, EBSERH, FGV, 2025

O serviço de atendimento pré-hospitalar leva à emergência uma menina de seis anos após sofrer uma queda de bicicleta, colidindo com o guidão no abdômen. Ao exame a menina está lúcida e orientada, cooperante e referindo dor abdominal e no ombro esquerdo, a frequência cardíaca é 130 bpm, a pressão arterial em 90/60 mmHg, e a frequência respiratória em 24 irpm.
O abdômen está doloroso à palpação, com defesa muscular na região epigástrica e equimose no local do impacto. Não há evidências de fraturas em outros locais do corpo.
Com base no quadro clínico, a conduta ou diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q997235 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Grupo Pediatria, EBSERH, FGV, 2025

Você atende, na emergência, menina de três anos agitada e chorosa, vítima de um acidente doméstico com água quente, resultando em queimaduras nos membros superiores e tronco. As lesões variam de róseas a esbranquiçadas havendo, ainda, algumas flictenas com pouco conteúdo e são pouco dolorosas. Nesse caso, a profundidade das lesões reportadas é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1030053 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Uma paciente de 45 anos foi resgatada de incêndio em fábrica de tecidos (identificados no local os seguintes produtos queimados: algodão, seda, madeira, papel, plásticos, esponjas, acrílicos e polímeros sintéticos) e inalou fumaça em grande quantidade. Deu entrada no pronto-socorro com história de quadro inicial de cefaleia, náuseas e vertigem, evoluindo rapidamente com confusão mental, sonolência, taquipneia, hipotensão e bradicardia.

Considerando o quadro de intoxicação exógena acima descrito, o antídoto de primeira linha a ser utilizado na paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1032176 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Perito em Medicina do Trabalho, MPU, FGV, 2025

“Arsênio, mercúrio e chumbo: Fiocruz acha metais pesados em 100% das crianças de Brumadinho. Quase 60% dos pequenos de até 6 anos analisados tiveram nível de arsênio acima do limite; pesquisa também apontou para o aumento em diversas doenças entre a população”.
Este é o início de uma matéria do jornal O Tempo, publicada em 24/01/2025, que versa sobre o trágico acidente que levou ao rompimento de uma barragem contendo resíduos de mineração. Entre os três poluentes citados, aquele que apresenta depósitos ósseos (inclusive nas metáfises, junto às placas epifisárias e de crescimento), a linha gengival de Burton como sinal de exposição e pontilhados basófilos nas hemácias é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q987909 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Médico Ortopedista, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um paciente de 45 anos sofreu um acidente automobilístico e foi levado ao pronto-socorro com dor intensa na região lombar e incapacidade de mover as pernas. No exame físico, observa-se sensibilidade à palpação na coluna lombar e ausência de reflexos nos membros inferiores. A tomografia computadorizada revela uma fratura compressiva na vértebra L2.
Qual é a abordagem inicial mais apropriada para este paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1067784 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina Intensiva Pediátrica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Com relação às queimaduras, assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1062924 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

Paciente do sexo feminino, 23 anos, foi mordida na mão esquerda por cachorro que pode ser observado.

A conduta correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1067789 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina Intensiva Pediátrica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Com relação aos aspectos epidemiológicos da morbimortalidade por acidentes em pediatria, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1067793 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina Intensiva Pediátrica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em relação ao manejo do traumatismo cranioencefálico em pediatria, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1062930 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

Paciente do sexo feminino, 50 anos, apresenta quadro de vômitos uma hora após comer arroz contaminado.

O provável agente etiológico desse quadro é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1067794 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina Intensiva Pediátrica, EsFCEx, VUNESP, 2024

A síndrome do bebê sacudido, uma das formas de violência física contra a criança, leva à necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Com relação a este tipo de maus-tratos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1067821 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 32 anos é internado com queimaduras de segundo e terceiro graus na parte anterior do tórax e abdômen, bem como nas porções anteriores de ambas as pernas. Ele recebe morfina parenteral e 2 litros de ringer lactato, sendo transferido para unidade de tratamento intensivo. O peso é de 70 kg.

Nesse momento, de acordo com a fórmula de Parkland, a estratégia adicional de fluidos mais apropriada nas próximas horas para esse paciente será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1068080 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Trabalhador da construção civil sofre impacto de bloco de concreto que cai sobre seu corpo. Vem a falecer por choque hemorrágico devido ao esmagamento de órgãos internos. Na Declaração de Óbito, devem ser registradas, respectivamente, como causa básica, intermediária e imediata:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1067827 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 73 anos com insuficiência cardíaca e transtorno afetivo bipolar em uso de lítio evolui com quadro de ataxia, tremores e confusão. A família relata história de doença viral há 4 dias com ingestão oral deficiente, seguido de dispneia. Exames séricos: sódio: 140 mEq/L; potássio: 3,5 mEq/L; cloreto: 100 mEq/L; bicarbonato: 28 mEq/L; ureia: 66 mg/dL; creatinina: 1,5 mg/dL; lítio: 3,0 mEq/L (normal 0,6 a 1,0).

O próximo passo mais importante é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1067828 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Uma pedestre de 45 anos foi atropelada por um veículo automotor. Ela tem histórico de DPOC e alergia à penicilina. Ela sofreu fraturas bilaterais de costelas com um segmento instável à esquerda, contusão pulmonar esquerda, lesão diafragmática esquerda (status pós-reparo) e fraturas expostas à esquerda da tíbia e da fíbula (também status pós-reparo). Ela estava internada na UTI cirúrgica há 8 dias. Ela tem sido difícil de desmamar do ventilador e tem colocado um cateter central e um dreno torácico esquerdo desde a admissão. Ela começou a ter febre há 2 dias e agora precisa de vasopressores. Foram iniciados cefepima empírico, metronidazol e vancomicina, mas clinicamente não houve melhora. Seu lavado broncoalveolar (LBA) e hemoculturas deram positivo para Candida com espécie pendente.


Qual é a melhor opção de tratamento para esse paciente atualmente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1036606 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Médico do Trabalho, Caixa, CESGRANRIO, 2024

Um paciente de 45 anos do sexo masculino procurou serviço de saúde do trabalhador com queixa de dor abdominal de forte intensidade e caráter intermitente, acompanhada de distensão abdominal, náuseas, vômitos e constipação com 10 dias de evolução. Exames laboratoriais demonstraram anemia (hemoglobina de 9g/dL), hiperbilirrubinemia (bilirrubina total de 2,5mg/dL), por conta da bilirrubina indireta e elevação discreta de aminotransferases (2-3 vezes acima do limite superior da normalidade). A anamnese mais detalhada com informação da história ocupacional permitiu a elucidação diagnóstica.

Qual foi o diagnóstico e o local de trabalho do paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1036607 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Médico do Trabalho, Caixa, CESGRANRIO, 2024

A cronobiologia estuda os processos orgânicos rítmicos. No contexto específico da Saúde do Trabalhador, são investigados vários temas que se relacionam com o desempenho, o risco de acidentes, as caraterísticas dos trabalhos por turnos e as alterações que a idade do trabalhador pode acarretar.

Com relação ao trabalho noturno, sabe-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q987987 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Consiste em lesão física ao tecido cerebral que, temporária ou permanentemente, incapacita a função cerebral. O diagnóstico é suspenso clinicamente e confirmado por imagens (primariamente TC). Inicialmente, o tratamento consiste em suporte respiratório e manutenção adequada de ventilação, oxigenação e pressão arterial (PA). Com frequência, a cirurgia é necessária em pacientes com lesões mais graves para a colocação de monitores a fim de medir a elevação da pressão intracraniana, descomprimir o cérebro se a pressão intracraniana estiver aumentada ou remover hematomas intracranianos. Nos primeiros dias após a lesão, é importante manter a perfusão e oxigenação cerebral adequadas e prevenir complicações de alteração do sensório. Subsequentemente, muitos pacientes requerem reabilitação.
De qual urgência neurológica trata essa descrição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1033603 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 17 anos chega ao pronto-socorro com dor em hipocôndrio esquerdo após queda de bicicleta há cerca de 6 horas. Ao exame, está hipocorado +/4, com PA: 120 x 80 mmHg e FC: 88 bpm. Realiza tomografia computadorizada de abdômen, que mostra presença de pouca a moderada quantidade de líquido em hipocôndrio esquerdo com laceração grau III, em baço, sem extravasamento (blush) de contraste arterial. Apresenta hematócrito de 30% e hemoglobina de 9,5 mg/dL.

A melhor conduta nesse caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1024909 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 26 anos foi admitido na emergência após um acidente de motocicleta. Ao exame físico, apresenta dor torácica intensa e dificuldade respiratória com saturação de 84%. Observa-se tórax flácido, com segmento da parede torácica que se move paradoxalmente. Há crepitação quando da palpação do gradil costal.

Diante desse quadro, a melhor abordagem inicial para o manejo do paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.