Questões de Concursos: Equipamentos e Técnicas Básicas

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Equipamentos e Técnicas Básicas. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q889797 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Área Química, IFRN, FUNCERN, 2024

O professor de química solicitou ao técnico de laboratório que organizasse uma aula para preparo de uma solução diluída a partir do ácido clorídrico concentrado. Os equipamentos corretos, de proteção individual e coletiva, que serão utilizados para a preparação da aula são

2 Q889802 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Área Química, IFRN, FUNCERN, 2024

O banho-maria é um equipamento de uso cotidiano nos laboratórios de química. Em sua estrutura, há uma resistência elétrica que fica submersa em água. Devido ao uso, com um tempo, a resistência diminui sua eficiência e, muitas vezes, chega a quebrar. O técnico de laboratório, para manter a eficiência e diminuir o risco de quebra desse equipamento, deve preencher o equipamento

4 Q888962 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Técnico de Laboratório, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADMeTEC, 2024

Durante uma aula prática de laboratório, um estudante está observando uma amostra no microscópio óptico. Ele está utilizando uma objetiva de imersão de 100x e deseja aumentar ainda mais a resolução da imagem. Qual é a função do óleo de imersão neste cenário e por que é necessário usá-lo?

5 Q938108 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

O principal componente do sal de cozinha é o cloreto de sódio, mas o produto pode ter aluminossilicato de sódio em pequenas concentrações. Esse sal, que é insolúvel em água, age como antiumectante, evitando que o sal de cozinha tenha um aspecto empedrado.

O procedimento de laboratório adequado para verificar a presença do antiumectante em uma amostra de sal de cozinha é o(a)

6 Q958055 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Área Química, IFRS, FUNDATEC, 2025

A análise físico-química e bacteriológica da água é fundamental para assegurar que a água que consumimos esteja livre de contaminantes e apta para o uso. Sobre o assunto, analise as assertivas a seguir:

I. A análise físico-química da água não inclui o teste de pH, pois esse parâmetro é de interesse exclusivo na análise bacteriológica.
II. O parâmetro de turbidez é um indicador exclusivo da contaminação bacteriológica da água, pois a presença de partículas suspensas está diretamente associada à proliferação de microrganismos.
III. O teste de coliformes fecais faz parte da análise bacteriológica da água, sendo utilizado para identificar a presença de microrganismos patogênicos.
IV. A análise de cloro residual é um exemplo de análise bacteriológica da água, pois está diretamente relacionada ao controle da presença de bactérias patogênicas.

Quais estão corretas?

7 Q958064 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Área Química, IFRS, FUNDATEC, 2025

Sobre métodos de separação, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A filtração é um método de separação utilizado para remover sólidos insolúveis de um líquido e o meio filtrante é escolhido de acordo com o tamanho das partículas a serem retidas.
( ) A destilação simples é indicada para separar misturas cujos componentes possuem diferenças significativas em seus pontos de ebulição.
( ) A extração líquido-líquido é empregada para separar dois líquidos imiscíveis, aproveitando as diferenças de solubilidade dos compostos em cada fase.
( ) Durante a filtração, o filtro de papel retém partículas menores que os poros do papel, permitindo a passagem do líquido e das partículas maiores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

8 Q959373 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Área 6, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que a análise de uma amostra de minério de chumbo tenha apresentado os seguintes resultados percentuais (%): 8,10; 8,32; 8,12; 8,22; 7,99; 8,31, julgue o item a seguir, relativo a esses dados.

O desvio padrão da análise em apreço é dado pela raiz quadrada do valor médio dividido pelo número de amostras, no caso, 6.

9 Q953795 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Técnico de Laboratório Área Química, UFCG, UFCG, 2025

Quando os átomos de uma amostra se encontram livres no estado gasoso e recebem energia térmica suficiente, eles sofrem uma transição para um estado de energia mais alto, o estado excitado. Quando esses átomos retornam ao seu estado fundamental, liberam radiação eletromagnética com energia e comprimento de onda característicos dessa transição em particular e do tipo de átomo que gera a transição. A técnica analítica que se fundamenta na leitura dos espectros produzidos por essa radiação é chamada:

10 Q953796 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Técnico de Laboratório Área Química, UFCG, UFCG, 2025

O controle de qualidade de fármacos pode ser feito utilizando técnicas cromatográficas, como a cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC, da sigla em inglês High-Performance Liquid Chromatography). Um sistema desse tipo geralmente inclui um suporte e uma fase estacionária contidos numa coluna, em que uma fase móvel líquida é injetada por meio de uma bomba. Um dispositivo de injeção insere as amostras na entrada, e um detector monitora e mede os analitos na saída da coluna. O que torna possível a separação e a identificação dos analitos é
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.