Questões de Concursos Equipamentos em Baixa Tensão

Resolva questões de Equipamentos em Baixa Tensão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q957910 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Técnico Industrial e de Gestão Corporativa – Elétrica, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em inspeções de rotinas em instalações elétricas são necessárias medições para atestar os valores das correntes, tensões e potências consumidas nesses circuitos. Para isso, o eletricista utiliza instrumentos como voltímetros, amperímetros e wattímetros. Com base nesse processo, considerando os instrumentos necessários, é correto afirmar que: “a ligação de um _____________ convencional ao circuito é feita simultaneamente em série e em paralelo, pois ele realiza o produto das grandezas _____________ e _____________ elétrica, presentes no circuito para fornecer o resultado em _____________.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q957919 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Técnico Industrial e de Gestão Corporativa – Elétrica, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O uso de instrumentos e equipamentos de trabalho na área elétrica é essencial para garantir a segurança dos profissionais e a precisão das medições e intervenções. Equipamentos como multímetros, detectores de tensão, megômetros e ferramentas isoladas são projetados para atender às demandas específicas do trabalho com eletricidade. Além disso, é imprescindível que os profissionais compreendam as aplicações adequadas de cada instrumento e sigam rigorosamente as normas de segurança, como a NR-10, para prevenir acidentes e danos aos equipamentos. Em relação ao uso de instrumentos e equipamentos de trabalho na área elétrica, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q983541 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Especialidade Engenheiro Eletricista, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Se um dispositivo atuador do tipo disjuntor possuir corrente nominal de operação equivalente a 50 A, esse dispositivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q971543 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Elétrica, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

No que se relaciona a instalações elétricas de média tensão, julgue o item subsecutivo.

Os circuitos devem ser interrompidos por dispositivos de proteção apenas quando dois ou mais de seus condutores estiverem com corrente acima da nominal de forma prolongada.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q996686 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Em projetos de ar-condicionado, o(a) ______ é o enchimento em torno de um eixo para evitar o vazamento de fluido entre o eixo e as peças em torno deste. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q879189 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Função: Operador de Usina, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da distribuição das tomadas e dos pontos de iluminação em um projeto de instalação de baixa tensão, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q989273 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Eletricista Predial AT e BT, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

As tomadas e interruptores desempenham um importante papel nas instalações elétricas, abrangendo vários tipos de ambientes, servindo como pontos de acesso para que dispositivos elétricos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q962183 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o prontuário de instalações elétricas, que deve conter:

I. esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas;
II. projeto executivo atualizado;
III. certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas.


Está correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q972977 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Engenharia Elétrica, TJDFT, FGV, 2022

Uma instalação de baixa tensão é alimentada por um transformador exclusivo. De forma repentina, houve a “queima” de vários equipamentos por sobretensão.
Uma possível causa desse evento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q972979 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Engenharia Elétrica, TJDFT, FGV, 2022

Um circuito elétrico em baixa tensão alimenta um único equipamento elétrico. O padrão de tensão da instalação é de 220/127 V, o esquema de aterramento é o TN-S e esse circuito é de 220 V. Um usuário do equipamento ligado a esse circuito fica submetido a um choque elétrico por meio da instalação. Desprezando qualquer resistência de contato, a diferença de potencial do choque é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q972984 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Engenharia Elétrica, TJDFT, FGV, 2022

A seção de informática de uma empresa hipotética possui equipamentos sensíveis em suas instalações que necessitam de um regime de funcionamento sem interrupções. Com o intuito de atender a esse requisito, será instalado um sistema no-break com banco de baterias.
As instalações da seção de informática dispõem dos seguintes aparelhos:

- sistema de ar-condicionado: 200 V, 20 kW;
- servidores de informática: 200 V, 15 kW; e
- iluminação: 200V, 2 kW.

Sabendo-se que cada bateria é de 70 Ah, a quantidade de baterias necessária para fornecer energia durante 4 horas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q972991 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Engenharia Elétrica, TJDFT, FGV, 2022

De modo a elaborar um projeto de instalações elétricas eficiente energeticamente, faz-se necessário desenvolver um projeto que forneça o nível de serviço e segurança requeridos com o menor consumo de energia.
De acordo com o que prescreve a NBR 16819:2020 (Instalações elétricas de baixa tensão – eficiência energética), define-se por zona:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q975233 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Engenharia Elétrica, TJBA, FGV

Um circuito monofásico de uma instalação elétrica em baixa tensão apresenta as seguintes características:

- tensão de alimentação: 100 V;
- esquema de aterramento: TN-S;
- bitola do fio: 2,5 mm² ;
- resistividade do condutor do fio: 0,02Ω x mm² / m;
- corrente nominal do disjuntor de proteção- IN: 25 A.

A corrente necessária ao disjuntor para que ele atue em um tempo de segurança para o usuário é 1,25 IN. O maior comprimento que esse circuito pode ter, de modo a manter a segurança contra contatos indiretos, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q133779 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

O cobre e o alumínio são os dois metais mais utilizados na fabricação de condutores elétricos. Em relação às características mecânicas e elétricas desses materiais, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q965941 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Engenheiro Elétrico, Caixa, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao dimensionamento de fios e aos cabos elétricos, julgue o item subsecutivo.

Os condutores utilizados em instalações residenciais, comerciais ou industriais de baixa tensão podem ser de cobre ou de alumínio, com isolamento de PVC, EPR ou XLPE, conforme o local de uso e a faixa de tensão a que se destinam.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q966163 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Engenheiro Elétrico, Caixa, CESPE CEBRASPE

A norma IEC 269 classifica o dispositivo de proteção empregado em instalações elétricas para aplicações industriais nos tipos gI, gII e aM. Os tipos gI e gII são limitadores de corrente de sobrecarga e curtos-circuitos, enquanto o tipo aM é utilizado somente contra as correntes de curto-circuito. Esse dispositivo é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q966170 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Engenheiro Elétrico, Caixa, CESPE CEBRASPE

Os dispositivos diferenciais residuais (DR) de seccionamento mecânico são utilizados na proteção contra choques elétricos provocados por contato direto e indireto. Segundo a NBR 5410/2005, não podem ser utilizados dispositivos DR em instalações elétricas residenciais cujo esquema de aterramento seja o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.