Início Questões de Concursos Ergonomia e Usabilidade Resolva questões de Ergonomia e Usabilidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Ergonomia e Usabilidade Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q911757 | Designer Gráfico, Ergonomia e Usabilidade, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Entre as diversas atuações de um designer de produto, pode-se destacar o design de interiores, que abarca diversos conhecimentos, como de mobiliário e de ergonomia, por exemplo. Sobre o design de interiores, analise as assertivas a seguir: I. Recomenda-se que o profissional tenha conhecimento acerca de ergonomia e desenho universal. II. É uma atividade que substitui a atividade do arquiteto, sobretudo no que diz respeito ao projeto da edificação. III. O profissional deve dominar os softwares arquitetônicos Autocad, Illustrator e Maya. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas III. ✂️ c) Apenas I e II. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q983644 | Design Gráfico, Ergonomia e Usabilidade, Designer Gráfico e de Interface, UNIVESP, IBADE, 2025No campo do design de experiência, qual das alternativas a seguir descreve corretamente a relação no contexto do design de interação? ✂️ a) As experiências são moldadas por estímulos sensoriais, onde audição, visão e tato influenciam a percepção da aparência e usabilidade do produto. Com o avanço da tecnologia, o tato ganhou destaque, especialmente com interfaces touchscreen em dispositivos como iPhones e Microsoft Surface. ✂️ b) O design de interação desconsidera o comportamento do usuário, pois se concentra em aspectos técnicos. Elementos visuais, como cores vibrantes, formas complexas e tipografias decorativas, são os únicos responsáveis pela satisfação do usuário e pelo sucesso do produto no mercado digital. ✂️ c) O design de experiência é um conceito complexo, seu foco é apenas na estética visual e desconsidera a usabilidade ou a funcionalidade do produto que vai além de aspectos subjetivos e pode ser analisado apenas pelos estímulos sensoriais. ✂️ d) A evolução da tecnologia reduziu a importância dos estímulos sensoriais na interação com dispositivos digitais, tornando a experiência do usuário cada vez mais dependente de comandos de voz e inteligência artificial. ✂️ e) Interfaces digitais modernas priorizam apenas a funcionalidade técnica do produto, deixando de lado aspectos sensoriais como tato e audição, uma vez que a experiência do usuário é determinada pelo desempenho do software. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q985441 | Design Gráfico, Ergonomia e Usabilidade, Designer Gráfico e de Interface, UNIVESP, IBADE, 2025William Morris (1875) enfatiza a importância do design na experiência cotidiana ao afirmar que “Proporcionar satisfação às pessoas nas coisas que eles forçosamente devem usar é uma das grandes tarefas do design.” Considerando essa perspectiva, qual das alternativas melhor traduz a relação entre design e funcionalidade? ✂️ a) O design deve priorizar a dimensão estética, pois a funcionalidade dos objetos é uma preocupação restrita à engenharia e à ergonomia, não sendo uma responsabilidade central do designer. ✂️ b) É a experiência satisfatória do usuário que decorre da síntese equilibrada entre forma e função, permitindo que objetos de uso cotidiano aliem eficiência, conforto e apelo estético. ✂️ c) A necessidade de utilização de determinados objetos torna secundária a preocupação com a experiência do usuário, uma vez que a obrigatoriedade do uso independe de considerações ergonômicas ou visuais. ✂️ d) O design deve concentrar-se no atendimento de requisitos técnicos e produtivos, sem necessariamente contemplar a dimensão subjetiva e sensorial da interação humana com os objetos. ✂️ e) A principal função do design é garantir a padronização visual e estrutural dos artefatos, minimizando variações estéticas que possam comprometer a adaptação do usuário a diferentes produtos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q911757 | Designer Gráfico, Ergonomia e Usabilidade, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024Entre as diversas atuações de um designer de produto, pode-se destacar o design de interiores, que abarca diversos conhecimentos, como de mobiliário e de ergonomia, por exemplo. Sobre o design de interiores, analise as assertivas a seguir: I. Recomenda-se que o profissional tenha conhecimento acerca de ergonomia e desenho universal. II. É uma atividade que substitui a atividade do arquiteto, sobretudo no que diz respeito ao projeto da edificação. III. O profissional deve dominar os softwares arquitetônicos Autocad, Illustrator e Maya. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas III. ✂️ c) Apenas I e II. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q983644 | Design Gráfico, Ergonomia e Usabilidade, Designer Gráfico e de Interface, UNIVESP, IBADE, 2025No campo do design de experiência, qual das alternativas a seguir descreve corretamente a relação no contexto do design de interação? ✂️ a) As experiências são moldadas por estímulos sensoriais, onde audição, visão e tato influenciam a percepção da aparência e usabilidade do produto. Com o avanço da tecnologia, o tato ganhou destaque, especialmente com interfaces touchscreen em dispositivos como iPhones e Microsoft Surface. ✂️ b) O design de interação desconsidera o comportamento do usuário, pois se concentra em aspectos técnicos. Elementos visuais, como cores vibrantes, formas complexas e tipografias decorativas, são os únicos responsáveis pela satisfação do usuário e pelo sucesso do produto no mercado digital. ✂️ c) O design de experiência é um conceito complexo, seu foco é apenas na estética visual e desconsidera a usabilidade ou a funcionalidade do produto que vai além de aspectos subjetivos e pode ser analisado apenas pelos estímulos sensoriais. ✂️ d) A evolução da tecnologia reduziu a importância dos estímulos sensoriais na interação com dispositivos digitais, tornando a experiência do usuário cada vez mais dependente de comandos de voz e inteligência artificial. ✂️ e) Interfaces digitais modernas priorizam apenas a funcionalidade técnica do produto, deixando de lado aspectos sensoriais como tato e audição, uma vez que a experiência do usuário é determinada pelo desempenho do software. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q985441 | Design Gráfico, Ergonomia e Usabilidade, Designer Gráfico e de Interface, UNIVESP, IBADE, 2025William Morris (1875) enfatiza a importância do design na experiência cotidiana ao afirmar que “Proporcionar satisfação às pessoas nas coisas que eles forçosamente devem usar é uma das grandes tarefas do design.” Considerando essa perspectiva, qual das alternativas melhor traduz a relação entre design e funcionalidade? ✂️ a) O design deve priorizar a dimensão estética, pois a funcionalidade dos objetos é uma preocupação restrita à engenharia e à ergonomia, não sendo uma responsabilidade central do designer. ✂️ b) É a experiência satisfatória do usuário que decorre da síntese equilibrada entre forma e função, permitindo que objetos de uso cotidiano aliem eficiência, conforto e apelo estético. ✂️ c) A necessidade de utilização de determinados objetos torna secundária a preocupação com a experiência do usuário, uma vez que a obrigatoriedade do uso independe de considerações ergonômicas ou visuais. ✂️ d) O design deve concentrar-se no atendimento de requisitos técnicos e produtivos, sem necessariamente contemplar a dimensão subjetiva e sensorial da interação humana com os objetos. ✂️ e) A principal função do design é garantir a padronização visual e estrutural dos artefatos, minimizando variações estéticas que possam comprometer a adaptação do usuário a diferentes produtos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro