Questões de Concursos Escolas Literárias

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1Q1073975 | Literatura, Escolas Literárias, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre alguns dos protagonistas da Semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil, assinale a alternativa correta:
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2Q1064795 | Literatura, Escolas Literárias, Agente Administrativo, Prefeitura de Umbuzeiro PB, EDUCA, 2025

Filho de portugueses, esse escritor barroco nasceu em 20 de dezembro de 1636, em Salvador, no estado da Bahia, e faleceu em 26 de novembro de 1696, em Recife, Pernambuco. Ele escreveu poesia líricofilosófica, sacra e satírica. Porém nenhum livro do autor foi publicado em vida, e seus poemas fora reunidos em livros a partir do século XX.
O texto faz referência ao autor:

Assinale a alternativa CORRETA:
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3Q945372 | Literatura, Escolas Literárias, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Leia o trecho de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto e marque a alternativa que represente como este trecho reflete os procedimentos estéticos e o contexto histórico do Modernismo, no século XX.
"Somos muitos Severinos, iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas."
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4Q978655 | Literatura, Escolas Literárias, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.

Texto 2


Na hora do lobo

Quando um homem consome a madrugada

rabiscando umas folhas de papel

e ele sabe que a vida é tonelada

oscilando na ponta de um cordel;

ele sabe que o fim de toda estrada

não desagua no inferno nem no céu,

e ele pensa na feira, na empregada,

água e luz, condomínio e aluguel;

Quando um homem fatiga a voz cansada

com palavras da Torre de Babel

e ele entende que a coisa mais amada

se transmuda na coisa mais cruel;

Quando a taça em que bebe está quebrada,

tanto vidro a boiar em tanto fel

e no peito uma dor desatinada

essa dor que é tão nítida e fiel;

Quando um homem de boca tão calada

sente a mente girar num carrossel,

ele escreve através da madrugada

com cuidados de abelha que faz mel:

sua vida, talvez, foi destinada

a salvar estas folhas de papel.

Braulio Tavares, O homem artificial

O poema “Na hora do lobo”, de Bráulio Tavares, apresenta uma construção lírica que:
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5Q896000 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Leia o poema de Augusto dos Anjos.

A Ideia
De onde ela vem?!
De que matéria bruta Vem essa luz que, sobre as nebulosas,
Cai de incógnitas criptas misteriosas
Como as estalactites duma gruta?!

Vem da psicogenética e alta luta
Do feixe de moléculas nervosas,
Que, em desintegrações maravilhosas,
Delibera, e, depois, quer e executa!

Vem do encéfalo absconso que a constringe,
Chega em seguida às cordas da laringe,
Tísica, tênue, mínima, raquítica...

Quebra a força centrípeta que a amarra,
Mas, de repente, e quase morta, esbarra
No mulambo da língua paralítica!

Paraíba, 1909.Publicado no livro Eu (1912). In: REIS, Zenir Campos. Augusto dos Anjos: poesia e prosa. São Paulo: Ática, 1977. p.64-65. (Ensaios, 32)

O poema de Augusto dos Anjos é considerado prémodernista, mas apresenta referência a uma escola literária anterior que é o/a
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6Q896001 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Leia o soneto de Olavo Bilac.
Via Láctea
Soneto XIII

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A Via-Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".

Assinale a alternativa verdadeira sobre o poema “Via Láctea” da Escola Literária Parnasiana.
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7Q896002 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Leia o poema, a seguir, de Gregório de Matos.

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.

Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se formosa a Luz é, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
Gregório de Matos. Poemas escolhidos. Organização de José Miguel Wisnik. São Paulo: Cultrix, s.d.p.317.

No poema, o eu-lírico aborda o tema da efemeridade ou da inconstância das coisas do mundo que era uma das preocupações do homem no período do Barroco. Para expressar essa ideia o autor
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8Q902699 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

Texto para responder à questão.


D. Margarida tira os sapatos que lhe apertam os pés, machucando os calos.

– Não faz mal. Estou no camarote. Ninguém vê.

Mexe os dedos do pé com delícia. Agora sim, pode ouvir melhor o que ele está tocando, ele, o seu Gilberto. Parece um sonho… um teatro deste tamanho. Centenas de pessoas finas, bem vestidas, perfumadas, os homens de preto, as mulheres com vestidos decotados – todos parados, mal respirando, dominados pelo seu filho, pelo Betinho!

D. Margarida olha com o rabo dos olhos para o marido. Ali está ele a seu lado, pequeno, encurvado, a calva a reluzir foscamente na sombra, a boca entreaberta, o ar pateta. Como fica ridículo nesse smoking! O pescoço descarnado, dançando dentro do colarinho alto e duro, lembra um palhaço de circo.


(VERÍSSIMO, Érico. As mãos de meu filho. Rio de Janeiro: Meridiano, 1942. Fragmento.)

O fragmento retirado da obra “As mãos de meu filho”, de Érico Veríssimo, apresenta características de um determinado movimento literário brasileiro. Com base no texto, o movimento literário ao qual esse fragmento pertence é:
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9Q899643 | Literatura, Escolas Literárias, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

No final do século XIX, o cenário literário brasileiro experimentou a ascensão de um movimento que reagiu ao subjetivismo e à emotividade do Romantismo, promovendo uma abordagem mais técnica e objetiva na poesia. Esse movimento valorizava a forma rígida, a precisão do vocabulário e a busca pela perfeição estética, muitas vezes explorando temas clássicos e mitológicos. Esse estilo literário se caracterizou pela ênfase na impessoalidade e na forma sobre o conteúdo emocional. Qual é o nome desse movimento literário que se destacou por sua postura crítica em relação ao Romantismo e suas práticas estéticas?
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10Q886077 | Literatura, Escolas Literárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Adustina BA, MS CONCURSOS, 2024

Marque a alternativa, que esteja em desacordo, o representante com a escola literária.
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11Q898637 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Letras/Português, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Leia o poema a seguir:

"Abre os olhos à Vida e fica mudo! Oh! Basta crer indefinidamente Para ficar iluminado tudo De uma luz imortal e transcendente.

Crer é sentir, como secreto escudo, A alma risonha, lúcida, vidente... E abandonar o sujo deus cornudo, O sátiro da Carne impenitente.

Abandonar os lânguidos rugidos, O infinito gemido dos gemidos Que vai no lodo a carne chafurdando.

Erguer os olhos, levantar os braços Para o eterno Silêncio dos Espaços e no Silêncio emudecer olhando..."

Esse poema intitula-se “Imortal atitude”. Foi produzido por Cruz e Sousa. Pelas suas características, trata-se de uma produção literária integrada à estética do:
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12Q888143 | Literatura, Escolas Literárias, Agente Administrativo, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

Eu” é um livro de poemas com conteúdo metafórico marcados por sentimentos de pessimismo e desânimo, além da Indicação de Morte.

O Autor do Livro “Eu”, é:

Assinale a alternativa CORRETA:
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13Q906319 | Literatura, Escolas Literárias, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia os versos a seguir, escritos por Calderón de la Barca, poeta e dramaturgo do período barroco espanhol.

Talvez nossos olhos Se enganem, e representem Objetos tão diferentes Do que olham, que deixam A alma iludida. Que maior Razão, verdade, ou prova Do que o céu azul que vemos? Haverá alguém que não acredite Comumente que é safira Que ostenta belos raios? Pois nem é céu nem é azul.

Adaptado de: MARAVALL, José Antonio. La cultura del barroco. Análisis de una estructura histórica, Barcelona: Editorial Ariel, 1975, p. 355.

Com base na leitura dos versos, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre a cultura barroca e a experiência.
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14Q910159 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Educação Física, Prefeitura de Mucajaí RR, NTCS, 2024

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho foi um importante escultor, entalhador e arquiteto brasileiro no período colonial. Ele é considerado um dos maiores representantes da arte barroca no Brasil. Sobre a arte barroca no Brasil colonial podemos afirmar que:

I – Estilo barroco valoriza os detalhes;
II – Estilo barroco tem como característica a obscuridade, complexidade e sensualismo;
III – Estilo barroco tem preferencia pelas curvas e contornos e determinadas figuras geométricas;
IV – Estilo barroco não se importa com a iluminação e jogo de luzes;

Julgue as afirmativas e assinale a alternativa que apresenta somente os itens corretos:
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15Q895860 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024

Sobre o Quinhentismo no Brasil, é correto afirmar que:
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16Q895861 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024

O Barroco foi um movimento literário que se destacou no Brasil colonial. Qual das alternativas descreve corretamente uma característica típica do Barroco?
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17Q903029 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Considere as seguintes afirmações sobre o Concretismo.

I. O movimento foi liderado por Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos.

II. Os poetas concretos propõem uma concepção poética baseada na geometrização da linguagem.

III. Foi um movimento de renovação formal e estética da poesia brasileira, mas sua importância ficou restrita à década de 1950.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
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18Q895862 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024

O Romantismo no Brasil teve como um de seus principais autores:
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19Q898963 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A literatura passou por muitas transformações ao longo da história, sendo, por isso, organizada em movimentos literários que correspondem a diferentes épocas. Cada movimento apresenta características próprias, refletindo as particularidades dos contextos históricos em que se desenvolveu.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um afirmação correta:
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20Q911514 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Em sonda

Quieta, enrolada a um tronco, ameaçadora e hedionda,

A boa espia... Em cima estende-se a folhagem

Que um vento manso faz oscilar, de onda em onda,

Com a sua noturna e amorosa bafagem.

Um luar mortiço banha a floresta de Sonda,

Desde a copa da faia à esplêndida pastagem;

O ofidiano escondido, olhos abertos, sonda...

Vai passando, tranquilo, um búfalo selvagem.

Segue o búfalo, só... mas suspende-lhe o passo

O ofidiano cruel que o ataca de repente,

E que o prende, a silvar, com suas roscas de aço.

Tenta o pobre lutar; os chavelhos enresta;

Mas tomba de cansaço e morre... Tristemente

No alto se esconde a lua, e cala-se a floresta...




O poema acima é uma referência de autoria feminina do Parnasianismo, um momento histórico da produção literária em que o rigor formal, o caráter descritivo e o distanciamento do eu-lírico se fizeram presentes na produção da época e também dessa autora.


Estamos, portanto, tratando de:


Assinale a alternativa CORRETA:

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