Questões de Concursos Estratificação e desigualdade social

Resolva questões de Estratificação e desigualdade social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q240501 | Sociologia, Estratificação e desigualdade social, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao racismo no Brasil, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q946502 | Sociologia, Estratificação e desigualdade social, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha (1866- 1909), autor de Os Sertões – Campanha de Canudos (1902), é seguramente um dos primeiros pensadores deste país que foi capaz de entender o Brasil na sua substância específica de grande diversidade genéticomestiça e conturbada formação social. Os Sertões trata da “Campanha” do exército brasileiro republicano contra o arraial de Canudos, ocorrida no sertão baiano, que durou de meados de 1896 a outubro de 1897. O livro é um clássico da Literatura e das Ciências Sociais e para além de uma interpretação da formação social e cultural do Brasil, é um livro de denúncia contra a então República brasileira: “A Campanha de Canudos foi, na significação integral da palavra, um crime. Denunciemo-lo”.
CUNHA, Euclides da. Os Sertões – Campanha de Canudos. São Paulo: Ática, 1998.
Com base no exposto, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q943176 | Sociologia, Estratificação e desigualdade social, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Nos últimos anos, uma expressão conceitual passou a ser bastante difundida e discutida publicamente para tratar da discriminação racial: racismo estrutural. Sílvio Almeida, jurista e filósofo, em sua obra sobre esta conceituação, procura demonstrar como o racismo na sociedade brasileira, por exemplo, é naturalizado e/ou normalizado, e está incrustado nas relações sociais cotidianas.
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019.
Afirmar que “o racismo é estrutural” significa dizer que o racismo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q943570 | Sociologia, Estratificação e desigualdade social, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2021

A globalização, em geral, refere-se ao fato de que, nas últimas décadas, indivíduos, grupos, entidades e estados-nações se tornaram cada vez mais interdependentes uns dos outros ao redor do mundo no que diz respeito a negociações econômicas, orientações políticas, difusão de conhecimentos técnico-científicos e artístico-culturais. Mas, mesmo com variadas facetas, mais precisamente, foram os agentes econômicos e políticos e/ou as dimensões econômicas e políticas que contribuíram de maneira decisiva para que essa interdependência global tenha se consolidado.

Acerca das dimensões e dos agentes da globalização, assinale a afirmação verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q943980 | Sociologia, Estratificação e desigualdade social, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Em nosso país, o acesso aos bens e serviços essenciais, públicos e até mesmo privados é tão diferencial e contrastante que uma grande maioria de brasileiros, no campo e na cidade, acaba por ser privada desses bens e serviços.

SANTOS, M. O espaço da cidadania e outras reflexões.

Porto Alegre: Fundação Ulysses Guimarães, 2011.

O fator socioeconômico que influencia no contraste descrito no texto é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q937104 | Sociologia, Estratificação e desigualdade social, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

Se por um lado podemos falar de certa “influência” do feminismo nas organizações de esquerda armada a partir da admissão das mulheres nessas organizações, e de sua efetiva participação, muitas vezes de armas na mão, nos eventos, além de sua prisão, tortura e desaparecimento, por outro lado, a impressão que temos ao ler os relatos ou ouvir os testemunhos das pessoas entrevistadas é que uma “consciência feminista” apenas se deu nessas mulheres num momento posterior. Como se o contato com os movimentos e literatura feministas no exílio ou após 1975, com o Ano da Mulher instituído pela Organização das Nações Unidas, desse a tais mulheres palavras para expressar o que antes seria um sentimento difuso diante daquilo que lhes acontecia no cotidiano.

WOLFF, C. S. Feminismo e configurações de gênero na guerrilha: perspectivas comparativas no Cone Sul, 1968-1985. Revista Brasileira de História, n. 54, 2007.


Para as mulheres apresentadas no texto, a reflexão sobre a perspectiva feminista proporcionou o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q943984 | Sociologia, Estratificação e desigualdade social, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Gentio do Ouro e Tabocas do Brejo Velho, na Bahia. As duas cidades têm várias coisas em comum: ambas ficam no interior do estado, próximas à divisa com Pernambuco, são consideradas pequenas (com 11,2 mil e 12,5 mil habitantes, respectivamente) e tinham economias totalmente baseadas na agropecuária até 2015. Em 2016, porém, as coisas começaram a mudar. Com investimento pesado na indústria local para a construção de equipamentos e instalações eólicas, Gentio do Ouro viu sua participação no PIB nacional subir da 4 496ª para a 2 491ª posição entre os municípios do país. Já em Tabocas do Brejo Velho, a instalação de painéis solares gerou maior arrecadação de impostos sobre importação, o que também alterou a dinâmica econômica do município, pulando da 3 986ª para a 2 432ª posição no ranking nacional.

IBGE. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br.

Acesso em: 10 set. 2019 (adaptado).

O desempenho econômico dos municípios nordestinos citados no texto é resultado do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q947246 | Sociologia, Estratificação e desigualdade social, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

Leia o texto seguinte, extraído do livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada (10ª edição, São Paulo, Ática, 2014, pág. 44), escrito por Carolina Maria de Jesus (1914- 1977):

“27 de maio... Percebi que no Frigorífico jogam creolina no lixo, para o favelado não catar a carne para comer. Não tomei café, ia andando meio tonta. A tontura da fome é pior do que a do álcool. A tontura do álcool nos impele a cantar. Mas a da fome nos faz tremer. Percebi que é horrível ter só ar dentro do estômago. Comecei a sentir a boca amarga. Pensei: já não basta as amarguras da vida? Parece que quando eu nasci o destino marcou-me para passar fome”.

Após refletir sobre o texto lido, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q937457 | Sociologia, Estratificação e desigualdade social, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Primeiro de dezembro de 1955. Rosa Parks, uma costureira negra norte-americana se recusa a ceder o lugar a um homem branco nos Estados Unidos. Foi durante uma viagem de ônibus no estado do Alabama, região sudeste do país. Ela acabou presa.
As primeiras filas de assentos nos ônibus eram reservadas para os passageiros brancos. Por lei, os negros tinham que ocupar os lugares de trás nos transportes coletivos.

Disponível em: http://radioagencianacional.ebc.com.br. Acesso em: 7 dez. 2017.


Esse ato individual ganhou repercussão nacional e colaborou decisivamente para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1046358 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Matemática, Prefeitura de Santa Bárbara MG, FRONTE, 2025

Assinale a alternativa que melhor exemplifica uma situação de discriminação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q993363 | Sociologia, Estratificação e desigualdade social, Ciências Sociais, IBGE, AOCP, 2019

Os números referentes à inclusão social no Brasil têm se modificado na última década, caracterizando alguns êxitos no processo de inclusão socioeconômica da população pobre no período compreendido entre 1960 e 2010, porém muitos desequilíbrios persistem. Sobre esse assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Coleta de lixo e energia elétrica tornaram-se praticamente universais no meio urbano.

( ) Quando se desagregam dados do Sistema Único de Saúde (SUS), verifica-se que há uma maior proporção de usuários brancos.

( ) 36,4% das mulheres com 25 anos ou mais de idade nunca fizeram exames clínicos de mama, sendo a proporção de 28,7% de brancas e 46,3% de negras. Esse número aponta a desigualdade no atendimento relacionada a práticas discricionárias.

( ) Os homens negros dedicam mais horas aos afazeres domésticos que os homens brancos.

( ) Sobre a exclusão digital das parcelas mais pobres da população, é possível afirmar que ocorre um maior acesso a microcomputadores, se comparado a outro bem de consumo, como o telefone celular.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1029962 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Administração, MPU, FGV, 2025

A igualdade de gênero é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). É o tema do ODS 5, que tem como metas o fim da discriminação (5.1) e da violência (5.2) contra mulheres e meninas; a garantia da participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública (5.5); reformas que levem a direitos iguais à propriedade, controle sobre a terra, recursos financeiros, herança e recursos naturais (5.a), dentre outras. Sobre o tema, analise as definições a seguir.

I. Identidade de gênero: gênero com o qual uma pessoa se identifica, que pode ou não concordar com o gênero que lhe foi atribuído quando de seu nascimento.
II. Assimetrias de gênero: desigualdades de oportunidades, condições e direitos entre homens e mulheres, gerando uma hierarquia de gênero.
III. Equidade de gênero: igualdade de direitos, oportunidades e condições entre homens e mulheres.
IV. Sexismo: sequência sócio-histórica de discriminações que reforçam possibilidades de ocupar lugares ou afirmam não lugares para as pessoas de acordo com o gênero.

Estão corretas as definições:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1060788 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Assistente Social, CNU, FGV, 2025

Joana é uma mulher negra que trabalha como empregada doméstica desde os 14 anos. Apesar de ter se alfabetizado ainda criança, Joana não teve acesso à educação formal contínua, por ser a principal provedora de renda em sua família.
A trajetória de Joana reflete o fenômeno da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1032366 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Professor, ENAM, FGV, 2025

A persistência da desigualdade racial no Brasil está enraizada em um legado histórico de escravidão, marginalização e teorias pseudocientíficas de hierarquização racial. Essa desigualdade manifesta-se em indicadores sociais, econômicos e de violência, revelando um racismo estrutural que perpassa as instituições públicas e privadas.
Com base nessas informações e nos fundamentos da Sociologia Política e da Teoria Crítica, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1034336 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Assinale a afirmativa que descreve corretamente os estudos de gênero como categoria analítica para estudos sociológicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1035124 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Assistente em Gestão Municipal, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Considere a situação hipotética relatada a seguir.

No mercado de trabalho de um determinado país, pessoas negras têm, em média, nível de escolaridade semelhante ao de pessoas brancas, mas recebem salários significativamente mais baixos para os mesmos cargos e têm menos chances de ocupar posições de liderança, uma vez que os processos de recrutamento, promoção e avaliação de desempenho são fortemente influenciados por estereótipos raciais e redes de contato que excluem candidatos racializados.

É correto afirmar que a situação relatada exemplifica um caso de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1046705 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

Almeida (2017) cita uma passagem de Hamilton e Ture que descreve cenas relacionadas ao racismo. Considere duas delas: na primeira cena, terroristas brancos bombardeiam uma igreja negra e matam cinco crianças; na segunda, a mesma cidade apresenta índices de morte de 500 bebês negros por falta de comida adequada, abrigos e instalações médicas. Para os autores, as cenas representam, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1065424 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Bloco Temático 7 Justiça e Defesa, CNU, FGV, 2025

Uma empresa automotora A procurou garantir a inclusão social ao contratar mulheres como secretárias e trabalhadores negros para a fábrica. As mulheres negras, no entanto, contestaram que nenhuma delas foi contratada pela empresa para os cargos de secretária nem para o trabalho na fábrica.
Considerando a questão das desigualdades sociais, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1060803 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Assistente Social, CNU, FGV, 2025

A respeito das iniquidades raciais na atenção às puérperas no Brasil, leia o trecho a seguir.
“As puérperas de cor preta apresentaram maior risco de terem um pré-natal inadequado, falta de vinculação à maternidade, ausência de acompanhante e peregrinação para o parto, em comparação às puérperas brancas. As pretas também receberam menos orientação durante o pré-natal sobre o início do trabalho de parto e sobre possíveis complicações na gravidez. Apesar de terem menor chance para uma cesariana e de intervenções dolorosas no parto vaginal, em comparação às brancas, as mulheres pretas receberam com menor frequência anestesia local.”
(Adaptado de LEAL, Maria, et. al. “A cor da dor: iniquidades raciais na atenção pré-natal e ao parto no Brasil”. Cadernos de Saúde Pública 2017; 33 Sup. 1, p. 5)
A situação descrita expõe um caso de desigualdade racial no atendimento a mulheres grávidas no serviço de saúde.
Esse tipo de situação ilustra o fenômeno conceituado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.