Questões de Concursos Estrutura Educacional Brasileira

Resolva questões de Estrutura Educacional Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q320959 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

O censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Um dos objetivos deste processo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q323300 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A população desocupada entre os jovens aumentou em 67% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2017, passando de 4,55 milhões de desempregados para 7,61 milhões de desempregados. Os dados confirmam que

I. um dos maiores problemas da juventude no Brasil é o desemprego, que atinge principalmente famílias com baixa escolaridade nas regiões mais pobres do país.

II. políticas de educação devem garantir a permanência de jovens no sistema educacional possibilitando que estes tenham melhores condições de acesso a ocupações no mercado de trabalho.

III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q321904 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

O Brasil é um país continental, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre suas regiões. A cultura indígena, a cultura africana e a cultura europeia compõem a tradição cultural brasileira. Dessa forma,

I. a população de matriz cultural africana tem valores e tradições inclusive religiosas que devem ser respeitadas e conhecidas por todos os brasileiros.

II. a justiça social e o respeito aos direitos humanos não dependem do acesso das novas gerações aos bens culturais e econômicos produzidos pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira.

III. os indígenas têm direito a frequentar escolas indígenas bilíngues que preservem suas tradições culturais.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q319955 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Não por acaso, o Brasil é o país onde um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos, seis mulheres são estupradas a cada hora e, só em 2016, 340 pessoas LGBTs foram assassinadas em crimes de ódio.

A partir desses dados é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q320285 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, CEFET RJ, CONSULPLAN

O Plano Nacional de Educação tem como objetivos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q321982 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

A partir da década de 1990, teorias que tematizam sobre as políticas educacionais brasileiras consideram que as categorias centralização e descentralização
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q327234 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q325223 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

No que se refere às entidades e(ou) programas de execução de medidas socioeducativas de internação, o SINASE estabelece que a organização do espaço físico deve prever e possibilitar a mudança de fases no atendimento do adolescente, mediante a mudança de ambientes. A respeito das fases do atendimento socioeducativo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q323443 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

O marco histórico inicial da educação no Brasil se dá com a instituição do sistema de governo geral. Em 1549, o primeiro governador geral Tomé de Sousa desembarcou em Salvador, acompanhado por quatro padres e dois irmãos jesuítas, que foram nossos primeiros educadores. A educação jesuítica, em sua primeira fase, orientava-se pelo plano de estudo concebido por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q326524 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

As reformas de ensino dos anos de 1990 no Brasil tiveram por característica comum a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q320619 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

O Brasil adentra o século XXI com um sistema de avaliação da educação básica capaz de disponibilizar informações sobre qualidade, especialmente no que se refere ao desempenho dos estudantes. Os estudos do Saeb, ao longo dos anos, foram se aperfeiçoando, e hoje é possível contar com uma excelente base de dados sobre fatores extra e intraescolares associados ao desempenho escolar dos estudantes do ensino fundamental e médio. Atualmente o Saeb consiste das seguintes avaliações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q319839 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

A produção de informações sistemáticas por unidade escolar para estimular o padrão de qualidade e equidade da educação brasileira e o controle social dos resultados do ensino fundamental se dá através do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q324422 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação (MEC), assim como as ações educativas de cada sistema de ensino brasileiro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q321933 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito da gestão do patrimônio da escola pública.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q320845 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Monitor, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Sobre a Educação Inclusiva é correto afirmar que, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q322106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa CORRETA.

No Brasil, entre os anos de 1960 e início dos anos de 1980, o movimento renovador da educação ganhou uma vertente especial que acabou por constituir um ideário educacional próprio: a pedagogia de Paulo Freire.

Podemos afirmar que essa abordagem da educação no Brasil desdobrou-se em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q327400 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Os sistemas municipais de ensino compreendem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q324141 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

O Brasil registrou queda nos índices de mortes de crianças menores de 5 anos, no ano de 2015, 73% menor que no ano de 1990. Porém, a taxa de mortalidade infantil ainda é elevada, principalmente em lugares de extrema pobreza e alta vulnerabilidade social, destacando-se as regiões Nordeste e Norte do país. Promovem a mortalidade infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q321202 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, IFTO, 2017

Associado ao período do fim da Segunda Guerra Mundial, o surgimento do Pós-Modernismo parece ter sido desencadeado pela crise dos valores que vigoraram a partir do início do século XX e, com isso, a arte procura novos rumos. Sendo assim, marque a alternativa que mais caracteriza o Pós-Modernismo no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.