Questões de Concursos Estrutura Organizacional Na Administração Pública

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1Q1067202 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Administrador, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

De acordo com a administração pública, marque a alternativa CORRETA.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0200.htm Acesso em 30/09/2024

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2Q1033094 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Merecimento, SEAD GO, SEAD GO, 2024

Uma crise deve ser gerida a partir de elementos para seu devido gerenciamento. Considerando o organograma de tais elementos, o “posto de comando operacional” está:
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3Q918107 | Administração Pública, Estrutura Organizacional na Administração Pública, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Uma autarquia federal responsável pela regulamentação e fiscalização de determinada profissão enfrenta dificuldades em sua estrutura organizacional. Um diagnóstico interno identificou os seguintes problemas:

• Processos decisórios lentos devido à existência de múltiplos níveis hierárquicos. • Falta de clareza nas atribuições dos departamentos, gerando sobreposição de funções.
• Pouca autonomia nas unidades descentralizadas, o que prejudica a agilidade na execução de atividades regionais.
• Comunicação ineficiente entre os departamentos, levando à duplicidade de esforços e desperdício de recursos.

Foram apresentadas propostas de algumas mudanças na estrutura organizacional como formas para enfrentar os desafios. Com base nas características da estrutura organizacional em autarquias públicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Adotar uma estrutura organizacional do tipo matricial, que permita maior integração entre departamentos e projetos.
( ) Reduzir os níveis hierárquicos, adotando uma estrutura organizacional mais enxuta e com maior delegação de poder.
( ) Reestruturar os processos de decisão para priorizar a centralização, assegurando uniformidade em todas as decisões estratégicas.
( ) Implantar canais formais de comunicação e sistemas de gestão integrada para melhorar o fluxo de informações.

A sequência está correta em
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4Q1067192 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Edital n 53, UNESP, VUNESP, 2025

Considere que Juliano, assistente de suporte acadêmico, exerce suas atividades junto à Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e está conversando com Mariana, que deseja entender melhor como funciona a estrutura e o funcionamento do órgão.

Com base no Regimento Geral da Unesp, Juliano poderá afirmar corretamente que

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5Q1029695 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Agente de Serviços Administrativos, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Uma prefeitura municipal adota uma estrutura funcional para organizar suas operações. Nesse modelo, os funcionários são alocados em departamentos específicos, como finanças, saúde, educação e obras públicas, cada um liderado por um gestor especializado na respectiva área.
Considerando as características da estrutura funcional, assinale a opção que apresenta uma vantagem típica desse modelo organizacional para a Administração Pública.
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6Q1067193 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Edital n 53, UNESP, VUNESP, 2025

A Administração Pública pode ser vista por diversos ângulos distintos. Uma das formas de se enxergar a Administração Pública, por exemplo, é como o conjunto de órgãos e entidades que a compõem.

Nesse sentido, é correto afirmar que se tem nessa definição a ideia de Administração Pública do ponto de vista

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7Q1067191 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Paramoti CE, Fundação CETREDE, 2025

Sobre expediente funcional e organizacional em repartições municipais, marque a que contraria práticas de gestão.
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8Q1067021 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Assistente de Aluno, IF MG, IF MG, 2025

De acordo com a Resolução CONSUP nº 20/2021, que aprovou o Regimento Geral do IFMG, é CORRETO afirmar, EXCETO:
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9Q1067201 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Administrador, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

A globalização trouxe alguns desafios para os órgãos do setor público. Para Schwella(2005), esses desafios podem ter relação com o ambiente externo, tais como: o sistema global, a complexidade das situações, desigualdade entre as pessoas, diversidade de maneira geral, capacidade de se autogerir no ambiente interno de trabalho e pouca confiança na gestão pública.

Gisele Vieira (2020), LIDERANÇA NA NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, Disponível em: https://w w.egpa.pa.gov.br/sites/default/files/20-_eunapio_artigo.final.pdf. Acesso em 24/09/2024


Sobre os desafios enfrentados pelos líderes no setor público, assinale a alternativa INCORRETA.
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10Q1066780 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Pedagogo Área Geral, UNIFESSPA, FADESP, 2025

Na organização das Políticas Públicas para a Educação Superior, a unidade do Ministério da Educação responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da política nacional de educação superior é o(a)
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11Q1067010 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Bela Vista de Goiás GO, Aroeira, 2023

Marque a alternativa que apresenta corretamente como um Auxiliar de Serviços Gerais deve seguir a hierarquia no ambiente de trabalho em órgãos públicos.

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12Q1067020 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Assistente de Aluno, IF MG, IF MG, 2025

De acordo com a Resolução IFMG nº 12/2018, que alterou o Estatuto do IFMG, a atuação corpo administrativo da instituição deve alinhar-se às finalidades e objetivos institucionais. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que:
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13Q1067198 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Mataraca PB, CPCON, 2025

O ambiente organizacional de uma entidade pública envolve a interação entre fatores internos e externos que influenciam diretamente suas decisões, operações e estratégias. Considerando o contexto da Administração Pública, assinale a alternativa CORRETA.
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14Q1067017 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Assistente em Administração, UFF, COSEAC, 2025

Nos termos do Estatuto da Universidade Federal Fluminense, aprovar o orçamento da Universidade, por proposta apresentada pela Reitoria, com base nos estudos elaborados por seus órgãos técnicos, é atribuição do(a)
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15Q1067035 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Analista de Logística, Prefeitura de Óbidos PA, Fundação CETAP, 2023

Pedro Paulo trabalha no nível operacional da Prefeitura de Águas Lindas. Neste nível:
I. os planos especificam as tarefas e atividades de rotina a serem realizadas para o cumprimento do plano tático e, consequentemente, do planejamento estratégico.
II. o horizonte temporal de realização é maior que no nível estratégico.
III. a tomada de decisões tem impactos imediatos e envolve decisões como, por exemplo, a definição da missão, da visão e dos valores organizacionais.
Está(ão) correto(s):
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16Q1067040 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Médico Veterinário, Prefeitura de Óbidos PA, Fundação CETAP, 2023

Texto associado.
Com base na Lei n. 3.173/98, e suas alterações, analise as questões s

Os cargos de provimento efetivo compõem o quadro decarreira e, seguindo a correlação de afinidade, a natureza dos trabalhos e/ou o nível de conhecimento aplicado, serão alocados nos Grupos Ocupacionais seguintes:

I- Administrativo; II- Fiscal; III- Operacional; IV- Saúde; V- Superior; VI- Técnico.

Estão corretos apenas os itens:
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17Q1044706 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Administração, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Em determinada repartição pública, todas as decisões devem necessariamente passar pelo coordenador do setor, Sandoval, que centraliza a comunicação com os demais membros da equipe. Visando prevenir ruídos de informação, nenhuma decisão é compartilhada diretamente entre os subordinados sem a autorização de Sandoval, o que garante precisão e rapidez na tomada de decisão, embora gere certa insatisfação entre os colaboradores.

O tipo de rede formal de comunicação descrita nessa situação é a
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18Q1033088 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Merecimento, SEAD GO, SEAD GO, 2024

Durante uma crise de 1º Grau, será responsável pelo nível de resposta de forma definitiva:
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19Q1067036 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Óbidos PA, Fundação CETAP, 2023

O Quadro Geral de Cargos e Carreiras que compõe o Plano de Cargos e Carreiras da Administração Direta do Poder Executivo do Município de Óbidos instituído pela Lei municipal n. 3.173/98, e suas alterações, se houver, é subdividido em:
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20Q1032099 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Polícia Institucional, MPU, FGV, 2025

A doutrina dominante do Gerenciamento de Crises indica que, na organização do cenário da crise, a conformação e a abrangência dos perímetros táticos irão depender da natureza, da localização e do grau de risco do ponto crítico.
A respeito da organização do cenário da crise, é correto afirmar que:
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