Questões de Concursos Estrutura Organizacional na Administração Pública

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1Q918107 | Administração Pública, Estrutura Organizacional na Administração Pública, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Uma autarquia federal responsável pela regulamentação e fiscalização de determinada profissão enfrenta dificuldades em sua estrutura organizacional. Um diagnóstico interno identificou os seguintes problemas:

• Processos decisórios lentos devido à existência de múltiplos níveis hierárquicos. • Falta de clareza nas atribuições dos departamentos, gerando sobreposição de funções.
• Pouca autonomia nas unidades descentralizadas, o que prejudica a agilidade na execução de atividades regionais.
• Comunicação ineficiente entre os departamentos, levando à duplicidade de esforços e desperdício de recursos.

Foram apresentadas propostas de algumas mudanças na estrutura organizacional como formas para enfrentar os desafios. Com base nas características da estrutura organizacional em autarquias públicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Adotar uma estrutura organizacional do tipo matricial, que permita maior integração entre departamentos e projetos.
( ) Reduzir os níveis hierárquicos, adotando uma estrutura organizacional mais enxuta e com maior delegação de poder.
( ) Reestruturar os processos de decisão para priorizar a centralização, assegurando uniformidade em todas as decisões estratégicas.
( ) Implantar canais formais de comunicação e sistemas de gestão integrada para melhorar o fluxo de informações.

A sequência está correta em
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2Q1033088 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Merecimento, SEAD GO, SEAD GO, 2024

Durante uma crise de 1º Grau, será responsável pelo nível de resposta de forma definitiva:
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3Q1029695 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Agente de Serviços Administrativos, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Uma prefeitura municipal adota uma estrutura funcional para organizar suas operações. Nesse modelo, os funcionários são alocados em departamentos específicos, como finanças, saúde, educação e obras públicas, cada um liderado por um gestor especializado na respectiva área.
Considerando as características da estrutura funcional, assinale a opção que apresenta uma vantagem típica desse modelo organizacional para a Administração Pública.
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4Q1031233 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Sem Especialidade, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Os critérios de departamentalização na Administração Pública devem alinhar-se aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, a departamentalização que procura agrupar órgãos e cargos por função para aproveitar a integração de conhecimentos, habilidades, competências e processos de trabalho em uma só unidade.
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5Q1033094 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Merecimento, SEAD GO, SEAD GO, 2024

Uma crise deve ser gerida a partir de elementos para seu devido gerenciamento. Considerando o organograma de tais elementos, o “posto de comando operacional” está:
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6Q1032099 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Polícia Institucional, MPU, FGV, 2025

A doutrina dominante do Gerenciamento de Crises indica que, na organização do cenário da crise, a conformação e a abrangência dos perímetros táticos irão depender da natureza, da localização e do grau de risco do ponto crítico.
A respeito da organização do cenário da crise, é correto afirmar que:
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7Q1032019 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Perito em Contabilidade, MPU, FGV, 2025

Uma determinada organização pública da área de saúde tem sua estrutura dividida por funções, contemplando, assim, um departamento de apoio administrativo, um departamento de ensino e pesquisa e um departamento de atenção à saúde.
Esse tipo de departamentalização tem como vantagem e desvantagem, respectivamente:
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8Q1017766 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Analista Área Gestão de Pessoas Subárea Saúde Ocupacional, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, no que se refere a clínicas do trabalho e estrutura organizacional.

Nas organizações públicas, a divisão do trabalho segue padrões hierárquicos rigorosos, com pouca ou nenhuma autonomia para os servidores.

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9Q1033086 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Merecimento, SEAD GO, SEAD GO, 2024

No caso de eclosão de um evento crítico/crise, a organização do cenário poderá ser iniciada:
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10Q1033135 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Merecimento, SEAD GO, SEAD GO, 2024

A Fonte de Dados e/ou a Forma de Coleta do indicador denominado “Escritório Social e Atendimento ao Egresso”, presente no Objetivo Estratégico 2 (Ressocialização: Ampliação dos Projetos de Reintegração Social da Pessoa Presa e do Egresso) está vinculada à unidade administrativa:
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