Questões de Concursos: Estudo dos tecidos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Estudo dos tecidos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q939506 | Biologia, Estudo dos tecidos, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS

Em 2018, o americano Odilon Ozare bateu o recorde mundial de unha mais longa do mundo (1,21 m), reconhecido pelo Guinness. Do ponto de vista biológico, as unhas representam:

2 Q680232 | Biologia, Estudo dos tecidos, Tipo 01, FASEH, CONSULPLAN

Relacione adequadamente as proteínas presentes no organismo humano com suas respectivas localizações e funções.
1. Colágeno. 2. Mioglobina. 3. Queratina. 4. Actina e Miosina.
( ) Músculos; responsável por armazenar gás oxigênio. ( ) Epiderme e anexos; responsável pela proteção contra desidratação. ( ) Músculos; permite a realização de sua contração e distensão. ( ) Derme, tendões, ossos e córneas; propicia resistência à tração mecânica.
A sequência está correta em

3 Q679059 | Biologia, Estudo dos tecidos, Biologia Segunda Fase, UECE, UECE CEV

O tecido animal que é rico em matriz extracelular, células e fibras e é, em geral, vascularizado e inervado é o tecido

4 Q679895 | Biologia, Estudo dos tecidos, Prova 06, UEMG, UEMG

A célula é uma unidade viva que desempenha muitas funções necessárias à sobrevivência do indivíduo. Cada célula utiliza seu material nutritivo para liberação de energia, crescimento e reprodução.

Com relação aos diferentes tipos celulares e suas funções, são feitas as afirmativas abaixo:

I. As células adiposas acumulam gordura no seu interior, servindo como reserva energética para o organismo.

II. As hemácias são células anucleadas ricas em hemoglobina e transportam oxigênio dos pulmões para todo o corpo.

III. As células musculares são alongadas, pois permitem a contração e o relaxamento dos músculos, impulsionando o estímulo nervoso para o corpo.

São corretas as afirmativas

5 Q948365 | Biologia, Estudo dos tecidos, Segundo dia, FPS, FPS

A célula eucariótica possui vários compartimentos e organelas que desempenham funções vitais para a manutenção da vida. Correlacione as organelas a suas respectivas funções.
1) Retículo endoplasmático granuloso
2) Mitocôndria
3) Complexo golgiense
4) Lisossomos
5) Retículo endoplasmático não granuloso
( ) Síntese de lipídios
( ) Secreção celular
( ) Síntese de proteínas
( ) Respiração celular
( ) Digestão intracelular
A sequência correta, de cima para baixo, é:

6 Q951310 | Biologia, Estudo dos tecidos, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR

Até 2030, Brasil quer controlar cinco espécies de animais invasores à nossa fauna, que ameaçam o equilíbrio nacional. São elas: coral-sol, javali, mexilhão dourado, sagui e caramujo gigante africano. Trazido ao Brasil nos anos 80 para a comercialização de escargot, o caramujo-gigante africano tornou-se uma das principais pragas do país.

Adaptado de: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ ultimas-noticias/redacao/2018/09/06/brasil-identifica-5- especies-exoticas-invasoras-e-prepara-combate-ate-2030.htm, Acessado em 06/09/2018.

Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.

7 Q950148 | Biologia, Estudo dos tecidos, Medicina, UNC, ACAFE

Time brasileiro mapeia DNA de molusco para frear praga em rios

Um grupo de cientistas brasileiros sequenciou o genoma de uma espécie invasora de molusco que chegou ao Brasil nos anos 1990, vinda da China em navios, e estuda agora uma modificação genética no animal para frear sua proliferação em rios e lagos. Como não tem predadores naturais e se reproduz já a partir do primeiro mês de vida, o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) virou uma verdadeira praga de água doce, que gruda em cascos de embarcações, entope turbinas de hidrelétricas e desequilibra todo um ecossistema. A metodologia consiste na busca pelos genes envolvidos no sistema reprodutivo do animal, para realizar a alteração genética, produzindo fêmeas inférteis a partir da segunda geração, o que deve fazer com que a espécie entre em colapso e desapareça com o tempo.

Fonte: CIB, 29/08/2017. Disponível em: http://cib.org.br

ConsIdere as informações contidas no texto e os conhecimentos relacionados ao tema, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Os moluscos constituem um grande filo de animais invertebrados, podendo ser encontrados em ambientes marinhos, de água doce, ou terrestres. A classe dos bivalves por ser, na maioria, de animais filtradores, é muito utilizada como indicador ambiental por acumular substâncias, tais como, metais pesados.

( ) Espécies exóticas são espécies animais ou vegetais que se instalam em locais onde não são naturalmente encontradas. Muitas dessas espécies, por possuírem determinadas característica como ciclo reprodutivo rápido, baixa demanda nutricional, ausência de predadores, entre outros, tornam-se invasoras. Assim, acabam por se tornar pragas, crescendo e multiplicando-se rapidamente e alocando recursos que antes eram suficientes para o bem-estar das espécies nativas, alterando o equilíbrio ecológico do local.

( ) O molusco conhecido como caracol-gigante africano (Achatina fulica), também denominado escargot africano, é uma espécie exótica que foi introduzida no Brasil para fins alimentícios. Como espécie invasora, pode ocupar casas, se alimentar de várias espécies vegetais causando danos à agricultura, e pode transmitir doenças às diferentes espécies, inclusive à humana, tais como esquistossomose ou barriga d'água, meningoencefalite e osinofílica, e a estrongiloidíase.

( ) A invasão de espécies exóticas muito adaptáveis e competitivas em áreas distintas do globo terrestre tende a empobrecer e homogeneizar os ecossistemas, ocasionando declínios populacionais e extinções de espécies nativas.

8 Q943617 | Biologia, Estudo dos tecidos, Inglês, USS, ECONRIO, 2022

Nos indivíduos portadores da síndrome de Goltz, ocorre alteração no crescimento dos fibroblastos da derme, resultando em produção diminuída e formação defeituosa das fibras de colágeno. A doença acomete órgãos originados de todos os folhetos embrionários, tais como dentes, laringe, pele e ossos e tem um amplo espectro de manifestações clínicas possíveis.

Adaptado de Urbano LMF, Leal IIR, Costa IMC.

An Bras Dermatol. 2011;86(2):391-440.


O órgão afetado pela doença, originado a partir do mesoderma, é:

9 Q937334 | Biologia, Estudo dos tecidos, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento, é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.
Disponível em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).

A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar

10 Q951180 | Biologia, Estudo dos tecidos, Primeiro Semestre, CEDERJ, CECIERJ

Sobre o ciclo celular, é correto afirmar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.