Questões de Concursos: Ética e Postura do Servidor

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Ética e Postura do Servidor. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q873965 | Técnicas de Vendas e Negociação, Ética e Postura do Servidor, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Leia os textos a seguir e assinale:


1. Para o conceito de Ética.

2. Para o conceito de Responsabilidade social.


( ) Está intimamente ligada ao fato de definir a capacidade de refletir sobre os valores do processo de tomada de decisões de uma empresa, de como essas decisões afetarão a população e quais consequências/benevolências que suas atitudes trarão.

( ) É corresponder a atividades práticas, políticas e comportamentais esperadas ou proibidas por membros da sociedade, ainda que não codificados em lei. Envolve uma séria de normas, padrões, expectativas ou comportamentos para atender aquilo que se considera correto.

( ) São princípios que surgem das relações sociais entre os homens com o objetivo de construir a própria sociedade.

( ) É a exigência de que negócios e sua consequente forma de gestão sejam feitos de forma ética, que obedeçam a rigorosos valores morais, de acordo com comportamentos cada vez mais toleráveis e aceitos como apropriados, e, sobretudo, esteja em consonância com a promoção de valores, respeitem os padrões universais dos direitos humanos, da cidadania, do meio ambiente e contribua para a sustentabilidade, ou seja, age diretamente na área social, no quesito ser socialmente responsável.

( ) Fornece princípios para guiar comportamentos e ajudar as pessoas a fazerem escolhas morais dentro das diferentes formas de agir. A ética é uma ciência sobre como conviver em sociedade, que deverá ser construída por esta através do diálogo, pois, sem o diálogo, não existe partilha, mas sim imposições, não sendo tais condutas consideradas éticas ou de cunho moral.


Assinale a sequência CORRETA:

2 Q875017 | Técnicas de Vendas e Negociação, Ética e Postura do Servidor, Vigia, Prefeitura de Icatu MA, Instituto JK, 2024

Considerando que a postura profissional do Vigia é de fundamental importância na fiscalização das áreas de acesso do prédio onde trabalha, é correto afirmar que:

3 Q872596 | Técnicas de Vendas e Negociação, Ética e Postura do Servidor, Vigia, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente a atitude que é essencial para um vigia manter uma postura ética no atendimento ao público.

5 Q912960 | Técnicas de Vendas e Negociação, Ética e Postura do Servidor, Agente de Serviços Gerais, Câmara de Mondaí SC, AMEOSC, 2023

A apresentação pessoal é como se fosse a marca da pessoa, é como ela se mostra para os demais indivíduos do grupo no qual está interagindo. No ambiente de trabalho é importante observar alguns aspectos para um boa apresentação pessoal.

Qual das opções é um aspecto importante na apresentação pessoal no trabalho?

6 Q879209 | Técnicas de Vendas e Negociação, Ética e Postura do Servidor, Cozinheiro Hospitalar, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024

Qual das condutas baixo NÃO é adequada para o ambiente de trabalho?

7 Q917116 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Um assistente administrativo deve possuir competências-chave para desempenhar suas funções de forma eficiente e ética. Além disso, “[...] o profissionalismo do serviço público é mais do que o exercício talentoso de uma função. Há valores em jogo e uma conduta adequada a seguir. Para além do compromisso ético com o bem comum, uma atitude profissional exige [...] qualidades”.

Adaptado de Escola Nacional de Administração Pública (2016). Ética e serviço público. Brasília (Módulo 3 - A Conduta no Serviço Público).

Sobre as funções desempenhadas por esse profissional e as características necessárias para realizá-las, analise as situações a seguir:

I - A comunicação com o público deve ser objetiva e respeitosa e as respostas às reclamações devem ser íntegras e profissionais, sem envolvimento pessoal.
II - A realização de tarefas e projetos com excelência exige cumprimento dos prazos estabelecidos, organização e gestão de tempo.
III - A mediação justa e construtiva de possíveis conflitos no ambiente de trabalho promove um ambiente cooperativo, harmonioso e ético.

A respeito das afirmativas, assinale a opção CORRETA:

8 Q918917 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

A ética profissional é fundamental para garantir a integridade e a confiança em qualquer ambiente de trabalho. Qual das alternativas abaixo descreve melhor um comportamento ético adequado para um Recepcionista?

9 Q915085 | Técnicas de Vendas e Negociação, Ética e Postura do Servidor, Zelador, Prefeitura de Braço do Norte SC, Unesc, 2023

São condutas fundamentais para um bom atendimento ao público, EXCETO:

10 Q879715 | Técnicas de Vendas e Negociação, Ética e Postura do Servidor, Vigia, Prefeitura de Formoso do Araguaia TO, FUNATEC, 2024

Observe as seguintes ações e assinale a que representa uma abordagem positiva no atendimento ao público.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.