Leia o texto a seguir.
[É] nosso modesto parecer que o futuro da noção-mestra da
antropologia, a noção de relação, depende da atenção que a
disciplina souber prestar aos conceitos de diferença e de
multiplicidade, de devir e de síntese disjuntiva. Uma teoria pósestruturalista da relacionalidade, isto é, uma teoria que mantenha
o compromisso “infundamental” do estruturalismo com uma
ontologia relacional, não pode ignorar (...) as ideias de perspectiva,
força, afeto, hábito, evento, processo, preensão, transversalidade,
devir e diferença.
VIVEIROS DE CASTRO , E. Metafísicas canibais . São Paulo: Cosac Naify, 2015.
O pensamento pós-estruturalista busca um afastamento crítico de
características fundamentais do modelo estruturalista.
Uma dessas características é
✂️ a) a abertura dos sistemas simbólicos às influências do contexto
e das contingências. ✂️ b) o compromisso com a ideia de que a interação é a base da
organização cultural. ✂️ c) a remissão de toda multiplicidade cultural a um conjunto de
elementos básicos articulados ✂️ d) o foco na descrição e na listagem dos fenômenos culturais em
suas manifestações e diversidade. ✂️ e) a impossibilidade de sistematizar de maneira unificada as
dinâmicas da cultura.