Questões de Concursos Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos

Resolva questões de Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q903942 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A partir da Conquista de Ceuta (1415), o Reino Lusitano iniciou um processo expansionista que culminou na formação de um imenso império colonial português.


Assinale a alternativa que indica uma das conquistas portuguesas neste período.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q908594 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

A Carta de Pero Vaz de Caminha é valorizada pelos historiadores por sua riqueza descritiva e pelo relato detalhado dos eventos que marcaram a chegada dos portugueses ao Novo Mundo. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q906858 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A expansão marítima portuguesa foi um empreendimento que visava encontrar novas rotas comerciais para o Oriente. Neste processo, os portugueses gradualmente exploraram vastas áreas da costa africana, construindo feitorias. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q895940 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Professor Ensino Fundamental II 6° ao 9° História, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

A expansão marítimo-comercial europeia dos séculos XV e XVI foi impulsionada por vários fatores, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias de navegação. Assinale corretamente a tecnologia que foi crucial para o sucesso dessas expedições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q906463 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, História, SEEDPR, Consulplan, 2024

[...] Na medida em que a ação da colonização se consubstanciava, novos discursos em prol do trabalho eram produzidos, separando cada vez mais os indígenas cristãos – os fiéis – daqueles que não aceitavam e resistiam às regras – os infiéis – cujos discursos eram atentados pelas concepções ocidentais de ócio e vício.
(SANTOS, 2012, p. 34.)
Os indígenas, em sua dinâmica cultural, em muito se diferenciavam dos colonizadores europeus, isso é público e notório, e no contexto da colonização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q936989 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

Os séculos XV e XVI, quando se vão desmoronando as estruturas socioeconômicas da Idade Média perante os novos imperativos da Época moderna, constituem um momento-chave na história florestal de toda a Europa Ocidental. Abre-se, genericamente, um longo período de “crise florestal”, que se manifesta com acuidade nos países onde mais se desenvolvem as atividades industriais e comerciais. As necessidades em produtos lenhosos aumentam drasticamente com o crescimento do consumo nos mercados urbanos e nas regiões onde progridem a metalurgia e a construção naval, além da sua utilização na vida quotidiana de toda a população.
DEVY-VARETA, N. Para uma geografia histórica da floresta portuguesa. Revista da Faculdade de Letras — Geografia, n. 1, 1986 (adaptado).

Qual acontecimento do período contribuiu diretamente para o agravamento da situação descrita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q936607 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Digital Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

Durante os anos de 1854-55, o governo brasileiro — por meio de sua representação diplomática em Londres — e os livre-cambistas ingleses — nas colunas do Daily News e na Câmara dos Comuns — aumentaram a pressão pela revogação da Lei Aberdeen. O governo britânico, entretanto, ainda receava que, sem um tratado anglo-brasileiro satisfatório para substituí-la, não haveria nada que impedisse os brasileiros de um dia voltarem aos seus velhos hábitos.
BETHELL, L. A abolição do comércio brasileiro de escravos. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

As tensões diplomáticas expressas no texto indicam o interesse britânico em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q943541 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Os séculos XIV, XV e XVI são conhecidos como a época das grandes navegações. Por trás desse movimento, encontravam-se as monarquias absolutas da Europa que orientavam essa expansão com uma política econômica conhecida como Mercantilismo, que considerava
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q936415 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

A Inglaterra não só os produzia em condições técnicas mais avançadas do que o resto dos países, como os transportava e distribuía. Tinha, pois, necessidades de mercados, e foi por isso que se esforçou, naquela etapa de sua história, para criá-los e desenvolvê-los. O Tratado de Methuen em 1703 estabelecia a compra dos tecidos ingleses por parte de Portugal, enquanto a Inglaterra se comprometia a adquirir a produção vinícola dos lusitanos.
SODRÉ, N. W. As razões da independência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969 (adaptado).
No contexto político-econômico da época, esse tratado teve como consequência para os britânicos a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q680883 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Primeiro Dia, FGV, FGV, 2020

O expansionismo europeu, iniciado no século XV, com a expansão marítima, levou inúmeras regiões à ocupação territorial, à exploração econômica e ao domínio político. Nessa região do globo, temos dois momentos importantes: a primeira fase colonialista teve a liderança dos países ibéricos – Portugal e Espanha – seguidos de Holanda, França e Inglaterra. No século XIX, buscando especialmente matérias-primas e mercados consumidores, houve um segundo grande impulso colonialista, tendo a liderança da Inglaterra, seguida de perto por França, Bélgica e, depois, por Alemanha e Itália.
(Marco A. de Moraes e Paulo S. S. Franco. Geopolítica, 2014. Adaptado.)
Com impactos sociais, políticos e econômicos que perduram até os dias atuais, o processo de colonização tratado no excerto ocorreu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q945947 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Vestibular, CEDERJ, CECIERJ, 2019

Uma das marcas significativas da abertura do mundo, no século XVI, foram as grandes descobertas e elas implicaram no notável desenvolvimento de uma nova política econômica dos estados modernos europeus.
Uma das áreas descobertas e o nome dessa política econômica são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q946462 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para as seguintes afirmações a respeito do Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494:
I. Seu objetivo foi demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima.
II. Estabelecendo uma linha demarcatória de 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, o acordo atribuía a Portugal e Espanha não apenas as terras já descobertas, mas também as por se descobrirem.
III. Como se tratava da criação de um sistema de monopólio, impunha uma reserva de mercado metropolitano que atingia todas as riquezas coloniais.
É correto o que se afirma somente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q679713 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Prova 08, UEMG, UEMG, 2019

O contexto histórico europeu do século XVI, no qual está inserido o diálogo entre o viajante europeu e o indígena, é caracterizado pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q939827 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Vestibular de Medicina, UniCEUB, UNICEUB, 2019

Leia o prólogo do diário de Cristóvão Colombo sobre a sua primeira viagem às Índias, realizada em 1492.
Vossas Altezas como Católicos cristãos e príncipes amantes da Santa fé cristã e inimigos da seita de Maomé e de todas idolatrias e heresias pensaram de enviar-me a mim, Cristóvão Colombo, à Índia e ordenaram que eu não fosse por terra ao Oriente, por onde se costumam andar, mas pelo caminho de Ocidente. Assim, que depois de haverem expulsado os judeus de todos os vossos Reinos e Senhorios, no mesmo mês de janeiro, mandaram Vossas Altezas a mim, que com armada suficiente me fosse as ditas partes da Índia; e para isso me fizeram grandes mercês e me enobreceram. (Diario de a bordo, 2010. Adaptado.)
Em seu diário, Cristóvão Colombo menciona
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q680266 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia o enunciado abaixo.
No contexto das grandes navegações, iniciou-se um processo de deslocamento do eixo comercial e econômico europeu do ........ para o ........ . Em função da ........ do comércio, desenvolveram-se concepções econômicas na Europa, no século XVI, que ficaram conhecidas como ........ .
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima, na ordem em que aparecem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q680268 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia o seguinte texto a respeito das disputas fronteiriças entre as coroas ibéricas no sul do continente americano, ao longo do século XVIII, e o protagonismo indígena no contexto de tais disputas.
Durante um período de conflito agudo nas reduções, em meados do século XVIII, os Guarani escreveram intensamente, os documentos produzidos por eles permitem repensar as relações estabelecidas com o território missioneiro e, especialmente, suas formas de ação política. Esse conjunto de documentos indica uma discussão pouco referida pela historiografia dedicada ao tema, ou seja, a existência da defesa por escrito de um direito a resistir a uma ordem real injusta dos Guarani em redução [...]. A disputa pelas fronteiras na América do Sul, resultado da rivalidade entre as duas monarquias ibéricas, esteve caracterizada por uma ativa participação dos agentes locais. Diante das implicações dessa permuta, a elite indígena procurou estabelecer negociações que lhe garantissem o controle das terras orientais.
NEUMANN, Eduardo Santos; BOIDIN, Capucine. A escrita política e o pensamento dos Guarani em tempos de autogoverno {c.1753). Revista Brasileira de Hlstória, v. 37, n. 75, 2017, p. 98.
Em relação a essas disputas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q939645 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Administração, UEA, VUNESP, 2019

Njinga dizia que não queria a paz com os portugueses porque os portugueses haviam aprisionado sua irmã e não queriam libertá-la. O padre Serafim de Cortona escreveu, então, para o governador português de Angola, pedindo- -lhe que libertasse a irmã de Njinga, com o que faria grande serviço a Deus e ao rei, com a introdução “da nossa santa fé naquelas partes”. A favor da devolução, disse ainda que assim acabaria a já longa guerra e se abriria o “comércio ao resgate dos negros”.
(Marina de Mello e Souza. Além do visível: Poder, Catolicismo e Comércio no Congo e em Angola (Séculos XVI e XVII), 2018. Adaptado.)
O episódio é relatado pelo padre Serafim de Cortona em um documento escrito em 1658 sobre Njinga, rainha de territórios do interior da África. Para o sacerdote,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q946600 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Os historiadores são unânimes em afirmar que Portugal foi o país pioneiro nas Grandes Navegações europeias entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.
Esse pioneirismo se deveu, principalmente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q679607 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

A chegada de uma frota portuguesa liderada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral em 21 de abril de 1500 no litoral do atual estado da Bahia foi precedida por outro grande evento das navegações lusitanas que estimulou o rei D. Manuel I, o venturoso, a investir nesse importante empreendimento marítimo e comercial para o Estado português. Esse evento da expansão marítima portuguesa que precedeu a viagem cabralina foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.