Início

Questões de Concursos Filosofia da Cultura

Resolva questões de Filosofia da Cultura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q946956 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Alguns filósofos podem ser considerados realistas e outros nominalistas, conforme o posicionamento de cada um.
Guilherme de Champeaux (1070 – 1121 d. C.) foi um filósofo e teólogo francês, professor na escola da catedral de Notre Dame, em Paris. Champeaux afirmava que “o universal é não somente real, mas também essencialmente idêntico na diversidade das coisas de que é atributo.”

VASCONCELOS, José Antônio. Reflexões: filosofia e cotidiano. São Paulo: edições SM, 2016. p. 212.


A posição de Champeaux, em relação aos universais, é classificada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q942910 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
O conceito de modernização refere-se a um feixe de processos cumulativos que se reforçam mutuamente: a formação de capital e a mobilização de recursos, o desenvolvimento das forças produtivas e o aumento da produtividade do trabalho, o estabelecimento de poderes políticos centralizados e a formação de identidades nacionais, a expansão de direitos de participação política, de formas urbanas de vida e de formação escolar formal, a secularização de valores e normas.
(HABERMAS, J. O Discurso Filosófico da Modernidade. Trad. de Ana Maria Bernardo et al. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998. p.14.)
Sobre o conceito de secularização na constituição da modernização, considere as afirmativas a seguir.
I. Alude-se à presença da orientação religiosa nos desígnios desconhecidos que o homem passa a trilhar. II. Infere-se a preservação dos direitos subjetivos à luz dos direitos eternos firmados pela religião. III. Refere-se ao deslocamento dos preceitos normativos religiosos para a subjetividade das pessoas. IV. Trata-se da autonomia que as esferas sociais passaram a ocupar diante dos ditames impostos pela religião.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1071958 | Filosofia, Filosofia da Cultura, PSS, Prefeitura de Macieira SC, Unesc, 2024

A relação entre filosofia e estética é um campo complexo e multifacetado, que lida com questões fundamentais sobre o que é a arte, como a beleza é percebida e qual é o papel do gosto na experiência estética. A estética, enquanto ramo da filosofia, não se limita a investigar apenas o belo, mas também o sublime, o trágico, o feio e outras categorias que fazem parte das experiênciassensoriais e emocionais humanas (SÁ, 2012).

A respeito das discussões sobre estética filosófica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1069860 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Para explicar a arte e a vida na Grécia Antiga, o filósofo Friedrich Nietzsche, na obra o Nascimento da Tragédia, partiu da oposição entre o espírito apolíneo e o espírito dionisíaco.
Marque V, para verdadeiro, e F, para falso, nas sentenças que tratam sobre os aspectos apolíneos e dionisíacos segundo a filosofia nietzschiana:

( ) O espírito apolíneo domina as artes plásticas (figurativas) e o espírito dionisíaco domina a música (artes não-figurativas).
( ) O espírito apolíneo prima pela ebriedade e pela exaltação entusiástica.
( ) Graças ao espírito dionisíaco, os gregos antigos conseguiram suportar a existência, tornando o horror da vida em algo aceitável.
( ) A filosofia socrático-platônica, ao pretender dominar racionalmente a vida, eliminou o espírito dionisíaco da Grécia Antiga.
( ) A valorização da racionalidade e a repressão da dimensão dionisíaca foram responsáveis pela produção de um gênero humano forte, feliz e criativo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1071373 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

A arte é uma das expressões mais sublimes do ser humano. Na filosofia, a estética estuda as diferentes formas de manifestações e interpretações artísticas. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.


Para Hegel, o belo artístico é diferente do objeto de uma ciência do belo.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1071375 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas teorias de Heidegger e de Gadamer acerca da relação entre espaço e tempo nas diferentes manifestações artísticas, julgue o item seguinte.
Gadamer reconheceu uma primazia da arquitetura sobre todas as demais formas de arte.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1071419 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor Filosofia, Prefeitura de Passo Fundo RS, OBJETIVA, 2023

As culturas e as religiões das sociedades humanas não são estáticas: modificam-se e adaptam-se ao longo da história. Sobre a diversidade cultural e religiosa, analisar os itens abaixo:
I. O fato de o Estado ser laico significa que as crenças religiosas não têm influência política.
II. Entre os movimentos sociais, os movimentos religiosos exercem, certamente, grandes influências na sociedade, gerando, inexoravelmente, consequências políticas.
III. Existem tanto leis regulatórias de atividades quanto leis relacionadas a costumes e fatos sociais. As religiões também regulam e tratam dos costumes e das ações dos indivíduos.
Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1069844 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

O conceito de Capital Humano, pensado pelo grupo de estudos de Theodoro Shultz, deu origem à teoria do capital humano, que teve diversos desdobramentos na esfera educativa.
A compreensão da educação como capital humano denota uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1071644 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

O senso comum costuma colocar a questão do gosto como algo pessoal, sem pensar a sua relação com o contexto em que o indivíduo fora formado. Na tradição filosófica houve quem, como Platão, falasse do “belo em si”. Na modernidade temos Kant que procura pensar o belo a partir de um juízo estético. Mais recentemente, passamos a falar também de mau gosto, ou kitsch, fenômeno próprio das sociedades industriais que se referem a produtos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1069857 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Leia o texto abaixo.

Com a expressão vita activa, pretendo designar três atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. Trata-se de atividades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condições básicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra”

ARENDT, H. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. p. 15.


Sobre essas três atividades delineadas por Hannah Arendt, associe os itens, utilizando os códigos a seguir:

I. Labor. II. Trabalho. III. Ação.

( ) Única atividade que se exerce diretamente entre os homens sem a mediação das coisas ou da matéria, corresponde à condição humana da pluralidade, ao fato de que homens, e não o Homem, vivem na Terra e habitam o mundo.
( ) É a atividade que corresponde ao processo biológico do corpo humano, cujos crescimento espontâneo, metabolismo e eventual declínio têm a ver com as necessidades vitais produzidas e introduzidas pelo labor no processo da vida.
( ) É a atividade correspondente ao artificialismo da existência humana (…) produz um mundo artificial de coisas, nitidamente diferente de qualquer ambiente natural. Dentro de suas fronteiras habita cada vida individual, embora esse mundo se destine a sobreviver e a transcender todas as vidas individuais.

A associação correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1071415 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor Filosofia, Prefeitura de Passo Fundo RS, OBJETIVA, 2023

Naquele que foi considerado por muitos o mais importante texto filosófico do século XX, Quine questionou dois dogmas do empirismo lógico. Esses dois dogmas eram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1071417 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor Filosofia, Prefeitura de Passo Fundo RS, OBJETIVA, 2023

Em uma famosa cena dirigida por Woody Allen, um filósofo aparece interpretando a si mesmo na fila do cinema para esclarecer um erro sobre suas teorias. No campo filosófico, sua obra antecipou em décadas o surgimento da internet. Além disso, ele é reconhecido por expressões como “o meio é a mensagem” e “aldeia global”. Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1071091 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

O surgimento da filosofia ocidental nas colônias do mundo grego é marcado principalmente por uma preocupação cosmológica, uma busca por compreender a origem da natureza numa perspectiva que não dependa de explicações meramente mitológicas.
No contexto do surgimento da filosofia, julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
I - Tales havia privilegiado a água, Anaxímenes o ar, Xenófanes a terra e Heráclito o fogo. Para Empédocles, todas essas quatro substâncias mantinham-se em iguais condições como ingredientes fundamentais, ou "raízes", como ele dizia, do universo.
II - Os átomos, acreditava Diógenes, são muito pequenos para serem detectados pelos sentidos. Eles são infinitos em quantidade e aparecem sem cessar em infinitas variedades, além de terem existido desde sempre. Ao contrário dos eleatas, ele afirmava que não havia contradição em admitir a existência de um vácuo: havia um vazio, e nesse infinito espaço os átomos estavam em constante movimento, assim como os grãos de pó sob os raios de sol.
III - A descoberta dos pitagóricos de que havia uma relação entre os intervalos musicais e as razões numéricas resultou na crença de que o estudo da matemática era a chave para o entendimento da estrutura e da ordem do universo.
IV - Melisso de Samos sistematizou a doutrina eleática e caracterizou o ser como eterno, infinito, uno, igual, imutável, imóvel e incorpóreo.
V - Diógenes de Apolônia combina as teses de Tales e Anaxágoras afirmando que o princípio seja água-inteligência, de natureza infinita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1070125 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Considere o texto a seguir.

“Se analisarmos as hipóteses já concebidas pela filosofia ou pela razão comum para explicar a diferença entre a beleza e a deformidade, veremos que todas se reduzem a esta: que a beleza é uma ordenação e estrutura tal das partes que, pela constituição primitiva de nossa natureza, pelo costume, ou ainda pelo capricho, é capaz de dar prazer e satisfação à alma. Este é o caráter distintivo da beleza, constituindo toda a diferença entre ela e a deformidade, cuja tendência natural é produzir desprazer. O prazer e o desprazer, portanto, não são apenas os concomitantes necessários da beleza e da deformidade, mas constituem sua essência.”

Esse fragmento apresenta características da Estética vinculadas ao pensamento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1069324 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Vivendo em um período em que as teorias do ensino de Filosofia possuíam uma tendência pragmática, esse filósofo desenvolveu sua atenção para o ensino de Filosofia, esboçando três textos sobre o assunto: o primeiro é um parecer manifestando o significado da Filosofia para os jovens do ginásio. O segundo é uma breve carta dirigida ao conselheiro Niethammer, com poucas linhas, mas em tom bastante marcante, posicionando com respeito o conflito entre forma e conteúdo. Por fim, o terceiro é uma carta dirigida ao real conselheiro do governo prussiano e ao professor Friedrich V. Raumer, explorando o ensino da Filosofia nas universidades. Segundo o filósofo, a universidade é o local mais adequado para o ensino da Filosofia, porque nesse lugar se pode esperar e exigir dos alunos determinadas posturas que somente a maturidade proporciona. A qual filósofo o contexto apresentado se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1074995 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

(...) E na introdução à dialética transcendental, Kant diz: “Verdade ou aparência não se encontram no objeto na medida em que ele se dá na intuição e sim no juízo a seu respeito, na medida em que é pensado.”

A caracterização da verdade como “concordância”, adequatio, omoiosis, é, de certo, por demais vazia e universal. (...)

(HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo, § 44, b). In: MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009, p.156.)

A partir do trecho da obra Ser e tempo de Heidegger, pode ser afirmado que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1069636 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Novos pensadores, a despeito de uma filosofia africana, as discussões acadêmicas sobre o assunto no campo da teoria do conhecimento e história da filosofia são ainda problemas a serem resolvidos pelos departamentos e faculdades de filosofia no Brasil. Contudo, princípios, conceitos, categorias, correntes de pensamentos e narrativas místicas têm ganhado repercussão no campo da ética, contrapondo-se ao colonialismo epistemológico, entremeado à ideia de filosofia advinda exclusivamente da Grécia. Nesse âmbito, Jean-Bosco Kakozi, pensador congolês, afirma que ubuntu, para Desmond Tutu, significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1071182 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Francis Bacon cria a teoria dos ídolos, a fim de tornar as pessoas conscientes das falsas noções que obscurecem a mente e impedem o caminho para a verdade. Assim, a identificação dos ídolos é o primeiro passo que se deve realizar para tornar possível libertar-se deles.
Que tipo de ídolos ocorre na lista elaborada por Bacon?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1069968 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O fazer (ou melhor, o saber fazer) difere de outras capacidades humanas como a de contemplar a realidade (literal ou mentalmente), agir (no sentido de adotar decisões responsáveis), experimentar sentimentos (que chegam a ser muito sofisticados, como o fascínio por uma obra de arte) e expressar-se (sobretudo, manifestar a própria identidade, as próprias ideias, os próprios anseios) mediante uma linguagem articulada, particularmente a enunciativa.

(Cupani, 2004. Adaptado)

Segundo Alberto Cupani, a compreensão da dimensão técnica da vida humana
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1072091 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Denomina-se “ideologia” o conjunto de ideias que definem certa visão de mundo. Embora a utilização marxiana do termo tenha ganhado notoriedade a partir do século XIX, com a obra “A ideologia alemã”, o termo já era utilizado por pensadores de expressão francesa. A primeira aparição do termo foi na obra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.