Questões de Concursos Filosofia da Cultura

Resolva questões de Filosofia da Cultura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1069844 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

O conceito de Capital Humano, pensado pelo grupo de estudos de Theodoro Shultz, deu origem à teoria do capital humano, que teve diversos desdobramentos na esfera educativa.
A compreensão da educação como capital humano denota uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1069857 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Leia o texto abaixo.

Com a expressão vita activa, pretendo designar três atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. Trata-se de atividades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condições básicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra”

ARENDT, H. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. p. 15.


Sobre essas três atividades delineadas por Hannah Arendt, associe os itens, utilizando os códigos a seguir:

I. Labor. II. Trabalho. III. Ação.

( ) Única atividade que se exerce diretamente entre os homens sem a mediação das coisas ou da matéria, corresponde à condição humana da pluralidade, ao fato de que homens, e não o Homem, vivem na Terra e habitam o mundo.
( ) É a atividade que corresponde ao processo biológico do corpo humano, cujos crescimento espontâneo, metabolismo e eventual declínio têm a ver com as necessidades vitais produzidas e introduzidas pelo labor no processo da vida.
( ) É a atividade correspondente ao artificialismo da existência humana (…) produz um mundo artificial de coisas, nitidamente diferente de qualquer ambiente natural. Dentro de suas fronteiras habita cada vida individual, embora esse mundo se destine a sobreviver e a transcender todas as vidas individuais.

A associação correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1069860 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Para explicar a arte e a vida na Grécia Antiga, o filósofo Friedrich Nietzsche, na obra o Nascimento da Tragédia, partiu da oposição entre o espírito apolíneo e o espírito dionisíaco.
Marque V, para verdadeiro, e F, para falso, nas sentenças que tratam sobre os aspectos apolíneos e dionisíacos segundo a filosofia nietzschiana:

( ) O espírito apolíneo domina as artes plásticas (figurativas) e o espírito dionisíaco domina a música (artes não-figurativas).
( ) O espírito apolíneo prima pela ebriedade e pela exaltação entusiástica.
( ) Graças ao espírito dionisíaco, os gregos antigos conseguiram suportar a existência, tornando o horror da vida em algo aceitável.
( ) A filosofia socrático-platônica, ao pretender dominar racionalmente a vida, eliminou o espírito dionisíaco da Grécia Antiga.
( ) A valorização da racionalidade e a repressão da dimensão dionisíaca foram responsáveis pela produção de um gênero humano forte, feliz e criativo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1070125 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Considere o texto a seguir.

“Se analisarmos as hipóteses já concebidas pela filosofia ou pela razão comum para explicar a diferença entre a beleza e a deformidade, veremos que todas se reduzem a esta: que a beleza é uma ordenação e estrutura tal das partes que, pela constituição primitiva de nossa natureza, pelo costume, ou ainda pelo capricho, é capaz de dar prazer e satisfação à alma. Este é o caráter distintivo da beleza, constituindo toda a diferença entre ela e a deformidade, cuja tendência natural é produzir desprazer. O prazer e o desprazer, portanto, não são apenas os concomitantes necessários da beleza e da deformidade, mas constituem sua essência.”

Esse fragmento apresenta características da Estética vinculadas ao pensamento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1034304 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

Na Crítica da Faculdade de Julgar, Immanuel Kant diferencia a fruição relativa ao belo tanto daquela envolvendo o que é bom quanto a que envolve o que é agradável.

Assinale a opção correta, segundo essa distinção kantiana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1070197 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Numa perspectiva analítica, Mario Bunge entende por técnica o controle ou a transformação da natureza pelo ser humano, o qual faz uso de conhecimentos pré-científicos. A tecnologia, por sua vez, consiste na técnica de base científica (Cupani, 2004. Adaptado).
Segundo Alberto Cupani, para Mario Bunge, a técnica e a tecnologia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1070215 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins trazem o seguinte trecho de uma peça de Bertolt Brecht para apresentar as características da noção de ideologia: “Nós vos pedimos com insistência: (…) Sob o familiar, descubram o insólito. Sob o cotidiano, desvelem o inexplicável. Que tudo que seja dito ser habitual, cause inquietação. Na regra é preciso descobrir o abuso”.
Segundo as autoras, a noção de ideologia apresentada no excerto corresponde à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1069706 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor de Ensino Fundamental II Filosofia 24h, Prefeitura de Lavrinhas SP, AGIRH, 2025

Na passagem do século XIX para o século XX, o médico neurologista austríaco Sigmund Freud (1856-1939) criou a psicanálise. Julgue as seguintes afirmativas sobre a psicanálise:

I. A psicanálise é uma disciplina que consiste, basicamente, de uma teoria da mente e da conduta humana vinculada a uma técnica terapêutica para ajudar as pessoas que apresentam problemas psicológicos ou psiquiátricos.

II. A psicanálise caracteriza-se pela interpretação, por um terapeuta (psicanalista), dos conteúdos inconscientes encontrados em palavras, sonhos e fantasias do paciente.

III. A psicanálise utiliza o método de associação livre, em que o paciente expressa o que lhe vier à mente, falando e associando as palavras e ideias livremente, sem crítica ou preocupação de ser coerente.

São corretas as seguintes afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1069707 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor de Ensino Fundamental II Filosofia 24h, Prefeitura de Lavrinhas SP, AGIRH, 2025

O arquétipo mais importante na teoria junguiana é o de " self ". Sobre esse arquétipo pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1069966 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No currículo da educação básica, é necessário trabalhar elementos da Cultura Digital, isto é, práticas, hábitos e valores resultantes da interação entre o ser humano e as tecnologias digitais, para que os estudantes possam exercer a cidadania digital. Com isso, questiona-se: quais são os elementos da cultura digital que contribuem para a reflexão e criticidade dos estudantes no ensino da Filosofia do ensino médio?

(Silva, Bonin & Garrote, 2023. Adaptado)

Para os autores, a cultura digital pode beneficiar os estudantes ao promover
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1069968 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O fazer (ou melhor, o saber fazer) difere de outras capacidades humanas como a de contemplar a realidade (literal ou mentalmente), agir (no sentido de adotar decisões responsáveis), experimentar sentimentos (que chegam a ser muito sofisticados, como o fascínio por uma obra de arte) e expressar-se (sobretudo, manifestar a própria identidade, as próprias ideias, os próprios anseios) mediante uma linguagem articulada, particularmente a enunciativa.

(Cupani, 2004. Adaptado)

Segundo Alberto Cupani, a compreensão da dimensão técnica da vida humana
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1069969 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A revolução darwiniana é resultado da obra de Charles Darwin intitulada A origem das espécies pela seleção natural (1859). Nessa obra, ele formula sua famosa teoria da evolução, ou, mais apropriadamente, da transformação das espécies pela seleção natural. Essa teoria considera que o ser humano é apenas mais uma espécie natural entre outras e que a espécie humana resulta de um processo de evolução natural.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Segundo Danilo Marcondes, a teoria darwiniana
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1070226 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No artigo “Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas?”, Madalena da Silva, Joel Cezar Bonin e Ramón Garrote concluem sobre o “novo” ambiente escolar: “Observou- -se, com base nas pesquisas, que os recursos digitais são potencializados para engajar os estudantes do Ensino Médio e promover reflexão crítica na disciplina de Filosofia”.
Segundo os autores, a função do docente no “novo” ambiente escolar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1070251 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, quando discute a filosofia da tecnologia de Borgmann, em seu texto A tecnologia como problema filosófico: três enfoques, destaca que: “Para Borgmann, ‘tecnologia’ não designa uma forma de técnica, mais evoluída e potente graças à sua associação com a ciência […], mas um modo de vida próprio da Modernidade. A tecnologia é o modo tipicamente moderno de o homem lidar com o mundo, um ‘paradigma’ ou ‘padrão’ caraterístico e limitador da existência, intrínseco à vida quotidiana. Tão intrínseco que ele passa, por isso mesmo, despercebido”.

A abordagem da filosofia da tecnologia mencionada, no excerto, considera como característica central da tecnologia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1070257 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote, em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino médio: o que dizem as pesquisas?, ressaltam que: “todos os recursos digitais adotados nas práticas pedagógicas contribuem para o ensino de Filosofia. A depender do recurso utilizado […], eles permitem: (i) ilustrar conceitos e teoria filosóficas de modo mais concretos; (ii) estimular a reflexão filosófica e crítica; (iii) desenvolver habilidades críticas; (iv) estimular o debate e diálogo; (v) compartilhar ideias e opiniões sobre temas filosóficos”.

Segundo os autores, os recursos mencionados no ensino de Filosofia refletem suas potencialidades ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1070267 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino médio: o que dizem as pesquisas?, Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote argumentam que: “O ensino de filosofia é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, da reflexão ética e da compreensão da complexidade do mundo. A filosofia pode ajudar os estudantes a pensar de forma autônoma, a questionar seus preconceitos e a compreender as diferentes perspectivas sobre os problemas da vida. E, para dinamizar essas possibilidades, há pesquisas que recorrem aos recursos digitais provenientes da cultura digital”.

Com base no texto, recorrer aos recursos indicados é relevante para o ensino de filosofia, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1072091 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Denomina-se “ideologia” o conjunto de ideias que definem certa visão de mundo. Embora a utilização marxiana do termo tenha ganhado notoriedade a partir do século XIX, com a obra “A ideologia alemã”, o termo já era utilizado por pensadores de expressão francesa. A primeira aparição do termo foi na obra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1071644 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

O senso comum costuma colocar a questão do gosto como algo pessoal, sem pensar a sua relação com o contexto em que o indivíduo fora formado. Na tradição filosófica houve quem, como Platão, falasse do “belo em si”. Na modernidade temos Kant que procura pensar o belo a partir de um juízo estético. Mais recentemente, passamos a falar também de mau gosto, ou kitsch, fenômeno próprio das sociedades industriais que se referem a produtos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1069626 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

O conceito de subordinação, contido na ideia de inferiorização de um povo, é fundamental para compreender a obra Pele Negra, Máscaras Brancas, sobretudo do ponto de vista de que, com o passar do tempo, ocorreu a consolidação das reproduções culturais dominantes, a começar do uso da linguagem até as formas de opressões distintamente econômicas, políticas e sociais, implicadas com a não aceitação da história e da identidade das pessoas negras como sujeitos de dignidade. Ao abordar relações entre colonialismo e racismo, Frantz Fanon rejeita extremismos, pois trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1069636 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Novos pensadores, a despeito de uma filosofia africana, as discussões acadêmicas sobre o assunto no campo da teoria do conhecimento e história da filosofia são ainda problemas a serem resolvidos pelos departamentos e faculdades de filosofia no Brasil. Contudo, princípios, conceitos, categorias, correntes de pensamentos e narrativas místicas têm ganhado repercussão no campo da ética, contrapondo-se ao colonialismo epistemológico, entremeado à ideia de filosofia advinda exclusivamente da Grécia. Nesse âmbito, Jean-Bosco Kakozi, pensador congolês, afirma que ubuntu, para Desmond Tutu, significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.