Questões de Concursos Filosofia e a Grécia Antiga

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1Q1069841 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Segundo Pierre Hadot, "é sob a influência da personalidade e do ensinamento de Sócrates que Platão há de conferir, no Banquete, à palavra filósofo, e, portanto, também à palavra filosofia, um novo sentido”

HADOT, P. O que é Filosofia Antiga. São Paulo: Loyola, 1999. p. 69.

Qual é esse novo sentido a que se refere Hadot?
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2Q1069843 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Sócrates ocupa uma posição protagonista na história da filosofia. Ele é saudado como o inaugurador da primeira grande era da filosofia, e, em certa medida, da própria filosofia. No entanto, Sócrates nunca escreveu, e o que sabemos dele foram ideias e anedotas preservadas nas obras de seus admiradores, especialmente Platão.
Entre as ideias abaixo, qual delas NÃO é atribuída a Sócrates nos diálogos de Platão?
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3Q1032980 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

Sócrates caracterizou seu método como maiêutica, que significa literalmente a arte de fazer o parto, uma analogia com o ofício de sua mãe, que era parteira. Ele também se considerava um parteiro, mas de ideias. O papel do filósofo, portanto, não é transmitir um saber pronto e acabado, mas fazer com que outro indivíduo, seu interlocutor, através da dialética, da discussão no diálogo, dê à luz suas próprias ideias (Teeteto, 149a-150c).

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. p. 47.

A partir da passagem acima, avalie os itens abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) O método socrático da maiêutica tem como objetivo principal a exposição do conhecimento acumulado pelo filósofo, que deve ser transmitido aos discípulos.
( ) A maiêutica é uma metáfora para explicar que o conhecimento verdadeiro nasce do próprio interlocutor, com auxílio do diálogo.
( ) A mãe de Sócrates era parteira, assim se compara seu papel de filósofo ao de alguém que auxilia no nascimento de ideias.
( ) O diálogo e a discussão são ferramentas essenciais no método socrático, pois permitem ao interlocutor desenvolver o próprio pensamento.

A opção que representa corretamente a sequência das afirmações é:
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4Q1069845 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Em A República, Platão constrói a sua visão sobre a justiça após assumir os desafios levantados por Trasímaco, no Livro I, e depois por Gláucon e Adimanto, no Livro II.
Em relação à discussão sobre a justiça que Platão desenvolve nessa obra, é correto afirmar que:
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5Q1069846 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

A filosofia pré-socrática é caracterizada pela preocupação cosmológica, concentrando-se na busca do princípio (monismo) ou dos princípios (pluralismo) capaz(es) de explicar o mundo natural.
São filósofos pluralistas:
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6Q1030426 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

O filósofo pré-socrático que defendeu que a realidade é composta por quatro elementos que se unem e separam mediante as forças primordiais do amor e do ódio é
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7Q1030430 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

O termo “maiêutica” deriva do grego e designa, literalmente, o ato do parto. De maneira metafórica, refere-se ao método socrático, que consiste em
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8Q1030435 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

Não é fácil traçar a fronteira temporal do momento em que surge o pensamento racional. Passaria, provavelmente, pela epopeia homérica. No entanto, nela é tão estreita a interpenetração do elemento racional e do “pensamento mítico”, que mal se pode separá-los. Uma análise da epopeia, a partir desse ponto de vista, nos mostraria quão cedo o pensamento racional se infiltra no mito e começa a influenciá-lo.
JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

Sobre a relação entre racionalidade e mito tal como expressa no trecho acima, é correto afirmar que
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9Q1070116 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Estudos recentes sugerem que a filosofia reelabora e racionaliza as narrativas míticas ao identificar suas contradições e buscar novas explicações baseadas na razão. Nesse sentido, é correto afirmar que
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10Q1070117 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Estudos recentes têm destacado a presença das mulheres na filosofia, buscando visibilidade e reconhecimento das filósofas ao longo da história e a importância de suas contribuições. Filósofas contemporâneas defendem que as mulheres sempre estiveram presentes, mas foram silenciadas durante muitos séculos. Na filosofia antiga, temos Diotima de Mantineia (séc. V a.C.), mestra de Sócrates. Embora Diotima possa ser uma figura mítica ou alegórica, ela simboliza tanto a exclusão quanto a participação das mulheres no nascimento da filosofia. A obra de Platão em que Diotima aparece é
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11Q1070119 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Giorgio Colli (1996), ao tratar sobre o desafio do enigma, expressa:

“Através do oráculo, Apolo impõe ao homem a moderação, enquanto ele próprio é imoderado; exorta-o ao controle de si, enquanto ele se manifesta através de um “páthos” incontrolado – com isso o deus desafia o homem, provoca-o, quase o instiga a desobedecê-lo. Tal ambiguidade se imprime na palavra do oráculo, faz dela um enigma.”

Com base nesse fragmento, é correto afirmar que
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12Q1070120 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Jean-Pierre Vernant (1994) analisa O universo espiritual da polis e assevera:

“O que implica o sistema da polis é primeiramente uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. Torna-se o instrumento político por excelência, a chave de toda autoridade no Estado, o meio de comando e de domínio sobre outrem.”

Com base no fragmento, o termo grego que expressa o poder da palavra e toda a força de persuasão é
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13Q1069865 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia, Prefeitura de Marau RS, FUNDATEC, 2025

“Na busca da unidade, de uma natureza (physis), os primeiros pensadores gregos sistematizaram questões e se indagaram sobre as finalidades da existência, sobre o que era comum a todos os seres da mesma espécie, produzindo uma visão essencializada e metafísica sobre os seres humanos” (Brasil, 2018).
De acordo com o trecho acima, retirado da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa “visão essencializada e metafísica sobre os seres humanos” corresponde a uma identificação da condição humana como a de um:
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14Q1069867 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

O surgimento do logos na filosofia grega antiga marca uma nova abordagem racional frente às explicações míticas tradicionais. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
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15Q1034298 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

Em todo caso, é necessário decidir primeiro a qual dos gêneros a alma pertence e o que é — quero dizer, se ela é algo determinado e substância, ou se é uma qualidade, uma quantidade ou mesmo alguma outra das categorias já distinguidas —, e, ainda se está entre os seres em potência ou, antes, se é uma certa atualidade.
ARISTÓTELES. De Anima. São Paulo: Editora 34, 2012.

O trecho acima pertence ao início das investigações de Aristóteles acerca da alma. O filósofo concluirá que a alma é
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16Q1034300 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

O Pirronismo, vertente do ceticismo antigo presente no período helenístico, é caracterizado, ao lado de outras escolas desse período, como um exercício espiritual.
Baseava-se na prática da epoché como caminho para alcançar a ataraxia, ou seja,
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17Q1034301 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

Os sofistas são um momento necessário da história da filosofia: eles refutam a abstração vazia do ser eleático [de Parmênides] pela consideração das coisas efetivas, da realidade do mundo sensível e vivo, pluralidade, movimento, subjetividade.
CASSIN, B. O efeito sofístico. São Paulo: Editora 34, 2005. (Adaptado.)

A leitura tradicional a respeito dos sofistas é tributária da interpretação platônico-aristotélica. A relação do trecho acima com essa interpretação é de
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18Q1069900 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área Ciências Humanas, UFSM, UFSM, 2025

Acerca do conhecimento humano, Platão afirmou no diálogo Teeteto:

“Disse essa pessoa que conhecimento é opinião verdadeira acompanhada de explicação racional, e que sem esta deixava de ser conhecimento”.

Fonte: PLATÃO. Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará, 1968. p. 201c.

Com base na passagem citada, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) O conhecimento exige que a crença seja verdadeira, mas a justificativa é dispensável, desde que haja convicção.
( ) O conceito de opinião verdadeira, sem justificativa, não é suficiente para caracterizar o conhecimento da realidade empírica na perspectiva de Platão.
( ) A explicação racional desempenha um papel fundamental na distinção entre conhecimento e opinião no pensamento platônico.

A sequência correta é
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19Q1070176 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A tentativa dos primeiros filósofos da escola jônica, também conhecidos como físicos, foi buscar uma explicação do mundo natural, o que constitui o assim chamado naturalismo da escola. A chave da explicação do mundo da experiência estaria, então, para esses pensadores, no próprio mundo, e não fora dele, em alguma realidade misteriosa e inacessível. O mundo se abre, assim, ao conhecimento, à possibilidade total de explicação (ao menos em princípio), à ciência. (Marcondes, 2010. Adaptado)
Segundo Danilo Marcondes, para os filósofos jônicos, seria necessário
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20Q1070433 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Em relação ao papel do mito e da razão na formação da consciência filosófica, analise as proposições a seguir:

I.O mito apresenta-se como narrativa fundadora que responde à angústia existencial pela via do sagrado e do maravilhoso, sustentando explicações simbólicas que, apesar de não serem empíricas, cumprem papel estruturador de significados culturais.
II.A razão, ao se afirmar como instrumento de análise crítica e argumentação racional, substitui o mito pela busca do conhecimento sistemático, mas não necessariamente o invalida como linguagem antropológica de sentido.
III.A substituição do mito pela razão representa uma ruptura abrupta e descontinua, em que toda forma de pensamento anterior ao logos passa a ser considerada inválida e dogmática.

Está correto o que se afirma em:
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