Questões de Concursos Financeiro Resolva questões de Financeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Financeiro Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q329930 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCEUm corredor de transporte de mercadorias apresenta alternativas ferroviária e rodoviária para a ligação entre origem e destino das cargas. Se os trechos de ferrovia e rodovia são trechos concedidos, o grau de efetiva competição intermodal: ✂️ a) independerá da estrutura de mercado dos serviços de transporte rodoviário de cargas; ✂️ b) será potencialmente mais intenso quanto mais as mercadorias transportadas forem de baixa relação preço/volume; ✂️ c) não guardará relação com a quantidade de automóveis privados atraídos pela rodovia; ✂️ d) dependerá, entre outros fatores, da extensão dos trechos e do grau de fracionamento potencial das cargas; ✂️ e) será intenso mesmo que as sociedades concessionárias integrem o mesmo grupo econômico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q330571 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCEA definição clássica dos instrumentos de regulação econômica em mercados de transporte aponta para três variáveis de controle fundamentais, quais sejam: ✂️ a) preços, qualidade do produto, segurança; ✂️ b) preços, quantidade produzida, entrada e saída de firmas no mercado; ✂️ c) quantidade produzida, qualidade do produto, relações capital-trabalho; ✂️ d) entrada e saída de firmas no mercado, segurança, preços; ✂️ e) qualidade do produto, quantidade produzida, segurança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q330184 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCEÉ normalmente aceito o pressuposto de que os custos médios anuais de operação e manutenção de veículos crescem com o tempo de uso. Por outro lado, é sabido que o custo anual médio devido à imobilização de capital se reduz quando aumenta o prazo de utilização do veículo. Admitindo que o veículo opera em situação de mercado competitivo, em que o preço dos serviços independe da idade do veículo envolvido na produção, então um operador maximizador de lucros substituiria seus veículos quando: ✂️ a) tivessem atingido uma idade igual à vida útil definida para fins de cálculo da depreciação; ✂️ b) já não apresentassem as mínimas condições de circulação e produção de serviço; ✂️ c) a taxa de crescimento dos custos anuais de manutenção e operação superasse a de decrescimento dos custos de imobilização de capital; ✂️ d) atingissem o prazo de utilização para o qual é mínima a soma dos custos médios anuais de operação, manutenção e imobilização de capital; ✂️ e) os custos anuais de manutenção e operação igualassem os de depreciação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q330708 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCESe o modelo usado para a tarifação de serviços concedidos seguir o princípio da cobertura plena dos custos e mais a garantia de uma dada taxa de retorno sobre o capital imobilizado, então: ✂️ a) haverá uma tendência de o concessionário investir excessivamente; ✂️ b) o regulador estará estimulando o uso eficiente da relação capital/trabalho; ✂️ c) o concessionário não terá qualquer vantagem em acelerar a substituição de ativos imobilizados; ✂️ d) o regulador não terá qualquer necessidade em acompanhar a evolução dos custos de produção; ✂️ e) o cálculo da depreciação se fará forçosamente pelo método exponencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q330368 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCE- Suponha que as tarifas de uma linha de transporte rodoviário interestadual de passageiros, com um único permissionário, sejam reajustadas periodicamente por um fator I – X, onde I é um índice de preços dos insumos da produção dos serviços e X uma avaliação a priori do potencial de aumento de produtividade na produção dos serviços da linha. Nesse caso, ao longo do prazo de contrato, o valor nominal da tarifa: ✂️ a) crescerá quando for detectada, no período, variação positiva nos preços dos insumos de produção; ✂️ b) se reduzirá sempre que X for positivo; ✂️ c) crescerá quando a inflação na economia nacional for maior que a inflação dos custos de produção do serviço; ✂️ d) se reduzirá quando os custos de produção dos serviços crescerem menos que o valor definido para o aumento potencial de produtividade; ✂️ e) crescerá quando houver ganhos de produtividade maiores que a variação dos preços na economia nacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q329725 | Segurança e Transporte, Financeiro, Técnico, SAD MT, NCEO estado de Mato Grosso é cortado por diversas rodovias federais, a maioria delas passando por Cuiabá. A rodovia Cuiabá-Santarém é a: ✂️ a) BR-153; ✂️ b) BR-116; ✂️ c) BR-230; ✂️ d) BR-163; ✂️ e) BR-101. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q330486 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCEParte significativa dos subsetores da indústria de serviços de transporte pode ser caracterizada como uma atividade econômica multi-produto com potencialidade para gerar economias de escopo. Em geral, isso ocorre porque: ✂️ a) há geração de economias de escala na produção de cada um dos serviços considerados; ✂️ b) a taxa de substituição dos serviços considerados é elevada; ✂️ c) custos fixos de produção podem ser compartilhados por dois ou mais tipos de serviço; ✂️ d) as funções de custo de produção dos distintos produtos, tomadas em separado, são minimizadas para as mesmas quantidades de produto; ✂️ e) é possível transferir receita auferida no serviço de maior elasticidade-preço da demanda para os demais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q329409 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCEOs recursos financeiros que compõem um possível quadro de financiamento para novas infra-estruturas de transporte advêm de três fontes distintas: (I) contribuintes em geral, com o pagamento de impostos; (II) proprietários de veículos, na forma de (IIa) pagamento de impostos e taxas sobre a propriedade e uso de veículos e/ou de (IIb) pagamento de tarifas pelo uso direto das novas infra-estruturas; (III) beneficiários indiretos, com o pagamento de contribuições, impostos ou taxas pela apropriação de externalidades positivas. Um esquema de financiamento para um programa de melhorias no sistema de transportes que esteja baseado apenas na fonte I acima revela, implicitamente, que: ✂️ a) as externalidades positivas proporcionadas pela melhoria do sistema de transportes foram apropriadas pelos agentes econômicos lindeiros da infra-estrutura; ✂️ b) a melhoria em tela não foi julgada muito relevante do ponto de vista do interesse público geral; ✂️ c) a avaliação do ponto de vista da sociedade revelou que os benefícios da melhoria seriam fundamentalmente apropriados pelo conjunto da sociedade; ✂️ d) a melhoria em questão repercute positivamente apenas sobre os usuários diretos das vias melhoradas; ✂️ e) o programa revela significativa relevância em termos de efeitos externos positivos sobre os empreendimentos lindeiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q329652 | Segurança e Transporte, Financeiro, Operário Braçal, Prefeitura de Itapema SC, IESESA rodovia que passa pelo litoral catarinense, do sul ao norte, inclusive pelo município de Itapema é a: ✂️ a) BR 470. ✂️ b) BR 102. ✂️ c) BR 116. ✂️ d) BR 101. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q329898 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCEO financiamento dos serviços de transporte público e remunerado de pessoas, por via rodoviária, é garantido no Brasil por meio de cálculo de tarifas com base no conceito de: ✂️ a) custo marginal; ✂️ b) custo médio; ✂️ c) propensão a pagar; ✂️ d) passageiro-equivalente; ✂️ e) diferenciação de preços. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF
1Q329930 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCEUm corredor de transporte de mercadorias apresenta alternativas ferroviária e rodoviária para a ligação entre origem e destino das cargas. Se os trechos de ferrovia e rodovia são trechos concedidos, o grau de efetiva competição intermodal: ✂️ a) independerá da estrutura de mercado dos serviços de transporte rodoviário de cargas; ✂️ b) será potencialmente mais intenso quanto mais as mercadorias transportadas forem de baixa relação preço/volume; ✂️ c) não guardará relação com a quantidade de automóveis privados atraídos pela rodovia; ✂️ d) dependerá, entre outros fatores, da extensão dos trechos e do grau de fracionamento potencial das cargas; ✂️ e) será intenso mesmo que as sociedades concessionárias integrem o mesmo grupo econômico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q330571 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCEA definição clássica dos instrumentos de regulação econômica em mercados de transporte aponta para três variáveis de controle fundamentais, quais sejam: ✂️ a) preços, qualidade do produto, segurança; ✂️ b) preços, quantidade produzida, entrada e saída de firmas no mercado; ✂️ c) quantidade produzida, qualidade do produto, relações capital-trabalho; ✂️ d) entrada e saída de firmas no mercado, segurança, preços; ✂️ e) qualidade do produto, quantidade produzida, segurança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q330184 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCEÉ normalmente aceito o pressuposto de que os custos médios anuais de operação e manutenção de veículos crescem com o tempo de uso. Por outro lado, é sabido que o custo anual médio devido à imobilização de capital se reduz quando aumenta o prazo de utilização do veículo. Admitindo que o veículo opera em situação de mercado competitivo, em que o preço dos serviços independe da idade do veículo envolvido na produção, então um operador maximizador de lucros substituiria seus veículos quando: ✂️ a) tivessem atingido uma idade igual à vida útil definida para fins de cálculo da depreciação; ✂️ b) já não apresentassem as mínimas condições de circulação e produção de serviço; ✂️ c) a taxa de crescimento dos custos anuais de manutenção e operação superasse a de decrescimento dos custos de imobilização de capital; ✂️ d) atingissem o prazo de utilização para o qual é mínima a soma dos custos médios anuais de operação, manutenção e imobilização de capital; ✂️ e) os custos anuais de manutenção e operação igualassem os de depreciação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q330708 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCESe o modelo usado para a tarifação de serviços concedidos seguir o princípio da cobertura plena dos custos e mais a garantia de uma dada taxa de retorno sobre o capital imobilizado, então: ✂️ a) haverá uma tendência de o concessionário investir excessivamente; ✂️ b) o regulador estará estimulando o uso eficiente da relação capital/trabalho; ✂️ c) o concessionário não terá qualquer vantagem em acelerar a substituição de ativos imobilizados; ✂️ d) o regulador não terá qualquer necessidade em acompanhar a evolução dos custos de produção; ✂️ e) o cálculo da depreciação se fará forçosamente pelo método exponencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q330368 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCE- Suponha que as tarifas de uma linha de transporte rodoviário interestadual de passageiros, com um único permissionário, sejam reajustadas periodicamente por um fator I – X, onde I é um índice de preços dos insumos da produção dos serviços e X uma avaliação a priori do potencial de aumento de produtividade na produção dos serviços da linha. Nesse caso, ao longo do prazo de contrato, o valor nominal da tarifa: ✂️ a) crescerá quando for detectada, no período, variação positiva nos preços dos insumos de produção; ✂️ b) se reduzirá sempre que X for positivo; ✂️ c) crescerá quando a inflação na economia nacional for maior que a inflação dos custos de produção do serviço; ✂️ d) se reduzirá quando os custos de produção dos serviços crescerem menos que o valor definido para o aumento potencial de produtividade; ✂️ e) crescerá quando houver ganhos de produtividade maiores que a variação dos preços na economia nacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q329725 | Segurança e Transporte, Financeiro, Técnico, SAD MT, NCEO estado de Mato Grosso é cortado por diversas rodovias federais, a maioria delas passando por Cuiabá. A rodovia Cuiabá-Santarém é a: ✂️ a) BR-153; ✂️ b) BR-116; ✂️ c) BR-230; ✂️ d) BR-163; ✂️ e) BR-101. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q330486 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCEParte significativa dos subsetores da indústria de serviços de transporte pode ser caracterizada como uma atividade econômica multi-produto com potencialidade para gerar economias de escopo. Em geral, isso ocorre porque: ✂️ a) há geração de economias de escala na produção de cada um dos serviços considerados; ✂️ b) a taxa de substituição dos serviços considerados é elevada; ✂️ c) custos fixos de produção podem ser compartilhados por dois ou mais tipos de serviço; ✂️ d) as funções de custo de produção dos distintos produtos, tomadas em separado, são minimizadas para as mesmas quantidades de produto; ✂️ e) é possível transferir receita auferida no serviço de maior elasticidade-preço da demanda para os demais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q329409 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCEOs recursos financeiros que compõem um possível quadro de financiamento para novas infra-estruturas de transporte advêm de três fontes distintas: (I) contribuintes em geral, com o pagamento de impostos; (II) proprietários de veículos, na forma de (IIa) pagamento de impostos e taxas sobre a propriedade e uso de veículos e/ou de (IIb) pagamento de tarifas pelo uso direto das novas infra-estruturas; (III) beneficiários indiretos, com o pagamento de contribuições, impostos ou taxas pela apropriação de externalidades positivas. Um esquema de financiamento para um programa de melhorias no sistema de transportes que esteja baseado apenas na fonte I acima revela, implicitamente, que: ✂️ a) as externalidades positivas proporcionadas pela melhoria do sistema de transportes foram apropriadas pelos agentes econômicos lindeiros da infra-estrutura; ✂️ b) a melhoria em tela não foi julgada muito relevante do ponto de vista do interesse público geral; ✂️ c) a avaliação do ponto de vista da sociedade revelou que os benefícios da melhoria seriam fundamentalmente apropriados pelo conjunto da sociedade; ✂️ d) a melhoria em questão repercute positivamente apenas sobre os usuários diretos das vias melhoradas; ✂️ e) o programa revela significativa relevância em termos de efeitos externos positivos sobre os empreendimentos lindeiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q329652 | Segurança e Transporte, Financeiro, Operário Braçal, Prefeitura de Itapema SC, IESESA rodovia que passa pelo litoral catarinense, do sul ao norte, inclusive pelo município de Itapema é a: ✂️ a) BR 470. ✂️ b) BR 102. ✂️ c) BR 116. ✂️ d) BR 101. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q329898 | Segurança e Transporte, Financeiro, Especialista em Regulação, ANTT, NCEO financiamento dos serviços de transporte público e remunerado de pessoas, por via rodoviária, é garantido no Brasil por meio de cálculo de tarifas com base no conceito de: ✂️ a) custo marginal; ✂️ b) custo médio; ✂️ c) propensão a pagar; ✂️ d) passageiro-equivalente; ✂️ e) diferenciação de preços. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro