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Questões de Concursos Física

Resolva questões de Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q846621 | Ciências, Física, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020

. Com relação aos tipos de força, considere a alternativa que descreve, corretamente, a força centrípeta:
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2Q846453 | Ciências, Física, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

Concernente às leis da Física, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Força, aceleração e força resultante são conceitos imprescindíveis para se entender as Leis de Newton. II - Força é uma grandeza física setorial, capaz de perpetuar o estado de movimento de um corpo. III - Todo corpo que tem massa favorece ao surgimento de uma aceleração.
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3Q842168 | Ciências, Física, Prefeitura de Capim PB Professor B Ciências, FACET Concursos, 2020

Em seu tratado “Os princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, publicado em 1987, Newton formulou três Axiomas ou Leis do Movimento. De acordo com isso, qual alternativa apresenta afirmativa errada sobre essas leis?
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5Q843410 | Ciências, Física, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020

Leia o trecho a seguir:
“Força é um conceito da física newtoniana, utilizada desde a antiguidade clássica, que explica a pressão exercida sobre tal objeto ou ainda, as alterações da quantidade de movimento de um determinado corpo. A força (F) é um vetor (indicado por uma seta acima da letra), ou seja, possui _________ (intensidade da força exercida), _________ (reta ao longo da qual ela atua) e _________ (o lado da reta no qual a força foi exercida).”
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto:
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6Q843490 | Ciências, Física, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

Fazem parte do estudo da Física, EXCETO:
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7Q1042569 | Ciências, Física, Ciências, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Na semana de jogos organizados pela equipe de Educação Física de uma escola, uma aluna foi escolhida para falar na abertura das atividades. A camisa da escola que a aluna usará é vermelha e branca, quando iluminada pela luz do Sol.
Como a cerimônia de abertura será no auditório da escola e será usada para iluminar a menina luz monocromática verde, o público enxergará a camisa vermelha e branca dela, respectivamente, na(s) cor(es)
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8Q1046934 | Ciências, Física, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Numa instâlação elétrica, um circuito é constituído de 8 lâmpadas idênticas ligadas em paralelo a uma fonte de 120 V. Sabe-se que a potência de cada lâmpada é de 20 watts. Calcule o valor aproximado da corrente elétrica . fornecida pela fonte ao circuito e assinale a opção correta.
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9Q1047030 | Ciências, Física, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Fenômenos elétricos e fenômenos magnéticos fazem parte da vida diária das pessoas. Em relação a esses fenômenos, assinale a opção correta de acordo com os conhecimentos da física.
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10Q1042566 | Ciências, Física, Ciências, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação ao som, suas características e propriedades, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A propagação do som no ar é mais rápida que na madeira. ( ) A velocidade do som no vácuo é 300.000 km/s. ( ) O eco é um fenômeno físico caracterizado pela reflexão das ondas sonoras, que são mecânicas e transversais.

As afirmativas são, respectivamente,
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11Q1046935 | Ciências, Física, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Em um dia ensolarado, a beira do mar, um banhista introduz uma pedra de gelo de 50g, a 0ºC, em uma garrafa térmica, contendo 250g de água a 25ºC, e a fecha. Desconsidere as trocas de calor com a garrafa. Calcule a temperatura de equilíbrio do sistema, em ºC, inicialmente formado por água e gelo, no interior da garrafa, e assinale a opção correta.

Dados:
Calor específico da água= 1,0 cal/gºC; e
Calor latente da água = 80 cal/g.
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12Q1027663 | Ciências, Física, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

A Terra é um planeta singular, onde a interação complexa entre energia e vida molda o ambiente de maneiras extraordinárias. A compreensão das relações entre esses elementos fundamentais não apenas conecta os habitantes ao planeta de maneira mais profunda, mas, também, os alerta acerca da necessidade de preservar esse equilíbrio delicado para garantir um ambiente habitável para as gerações futuras.

Com base nos conhecimentos a respeito da Terra e sua interação com a vida, assim como os diversos tipos de energia existentes, julgue (C ou E) o item a seguir.

A energia solar é a principal fonte de energia que sustenta a vida na Terra, fornecendo calor e luz para os seres vivos.

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13Q1046932 | Ciências, Física, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Em uma estrada reta, um automóvel encontra-se parado em sinal fechado. No momento em que o sinal "abre", o motorista pisa o acelerador e o carro arranca com uma aceíeração constante de 0,4 m/s2. Nesse mesmo instante, uma moto ultrapassa o veículo com velocidade constante de 36 km/h. Determine a distância percorrida pelo carro até alcançar a moto a partir da abertura do sinal, e assinale a opção correta.
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14Q1082954 | Ciências, Física, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A habilidade EF08CI04 da Base Nacional Comum Curricular de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental Anos Finais consiste na indicação de desenvolver a capacidade de calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e do tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir.

I- Ao analisar os selos dos equipamentos de forma comparativa, será possível inferir que o aparelho doméstico de maior a potência será o responsável pelo maior gasto de energia.
II- Ao compararmos o chuveiro elétrico (3500W) com uma geladeira (130W) conseguimos entender porque o primeiro impacta mais na conta de energia.
III- Para que o estudante possa simular o cálculo do consumo de energia dos eletrométricos de uma casa será necessário atribuir uma potência, um tempo médio de uso diário e o número de dias de uso no mês afim de cada aparelho.

É CORRETO o que se afirma em:
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15Q1046933 | Ciências, Física, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Um cuidado que todo motorista deve ter é sempre respeitar o limite de velocidade da via, recomendação que se intensifica ainda mais em dias chuvosos nos quais o coeficiente de atrito dos pneus com a pista diminui devido à água na pista. Ao fazer uma curva, um veículo em alta velocidade pode perder a aderência com a pista e acabar "saindo pela tangente". Infelizmente, ocorrem muitos acidentes dessa natureza nas estradas, muito deles com vítimas fatais. Considere então um carro de massa m = 0,15 x 104 kg que realiza uma curva circular contida num plano horizontal de raio R=125 m. Considere o valor de aceleração da gravidade local igual a 10 m/s2. O coeficiente de atrito estático entre a pista e os pneus do carro é de µ=0,5. Determine a máxima velocidade que o carro pode imprimir na curva sem derrapar .e assinale a opção correta.
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16Q1046936 | Ciências, Física, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Uma criança observa uma prancha de isopor de dimensões 10cm x 40cm x 85cm, boiando na superfície do mar, e decide entrar na água para brincar em cima da prancha. Desprezando o peso do isopor, determine a maior massa que o referido isopor pode sustentar sem afundar, em kg, e assinale a opção correta.

Dado: Massa específica da água= 1,0 kg/L.
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17Q1046931 | Ciências, Física, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Um pescador em cima de um pequeno barco observa atento um peixe e estima que ele se encontre a 50 cm de profundidade da superfície de águas calmas da lagoa onde pesca. O que aquele pescador não sabia é que, devido ao fenômeno da refração da luz, neste caso, ao passar de um meio mais refringente (água) para um meio menos refringente (ar atmosférico) a luz sofre uma deflexão, ou, em outras palavras, um desvio em sua trajetória, e temos uma "impressão errada" da profundidade dos objetos. Da mesma forma, quando olhamos para uma piscina com água, estando do lado de fora, temos a sensação de a piscina ser mais rasa. O mesmo fenômeno ocorre quando mergulhamos um lápis em um copo com água e temos a impressão de que o lápis se quebra na superfície da água. Levando-se em consideração o fenômeno da refração da luz ao passar de um meio para outro meio e a partir da e.stimativa do pescador, calcule a profundidade real a que se encontra o peixe a partir da superfície da lagoa, e assinale a opção correta.

Dados:
lndice de refração do ar atmosférico: 1; e
lndice de refração da água: 1,3.
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