Questões de Concursos Física Térmica

Resolva questões de Física Térmica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1032987 | Física, Física Térmica, Habilitação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

Uma grandeza física é uma grandeza ou propriedade termométrica, quando varia proporcionalmente com a variação de temperatura, de modo que ela pode ser usada como referência para se determinar uma temperatura.
Considere as seguintes grandezas físicas:

I. Pressão de um gás.
II. Comprimento de uma haste metálica.
III. Peso de um material.
IV. Volume de um material.

As grandezas que podem ser consideradas termométricas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1029702 | Física, Física Térmica, Agente de Serviços Técnicos Agropecuários, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Três objetos são capazes de manter as suas temperaturasinalteradas, a não ser que sejam colocados em contato entre si.Nesse caso, os objetos em contato transferem calor entre si atéque todos fiquem com a mesma temperatura.
Os corpos são:
• A, inicialmente com temperatura de 70° C
• B, inicialmente com temperatura de 66 °C;
• C, inicialmente com temperatura de 56 °C.
O corpo A é posto em contato com o corpo B e, depois dealcançado o equilíbrio entre esses dois corpos, o corpo B é postoem contato com o corpo C, até que se atinja o equilíbrio entre eles.Não há qualquer outro contato entre os corpos.
Após o segundo equilíbrio, a temperatura do corpo A é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1068616 | Física, Física Térmica, Especialidade Magistério em Física, EsFCEx, VUNESP, 2025

Um calorímetro, de capacidade térmica 100 cal/ºC, contém 500 g de um líquido, de calor específico 0,5 cal/g ºC, em equilíbrio térmico a 20 ºC. O sistema recebe uma pedra de 200 g de gelo a 0 ºC e um aquecedor capaz de fornecer 6.400 J ao sistema a cada segundo. Esse aquecedor passa a transmitir calor até que a temperatura do sistema alcance a marca de 100 ºC. Considerando o equivalente mecânico do calor 4,2 J/cal, o calor latente de fusão do gelo 80 cal/g, o calor específico da água 1,0 cal/g ºC, desprezando qualquer outra interferência externa durante o processo de aquecimento, a temperatura de 100 ºC será atingida em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1038200 | Física, Física Térmica, Engenheiro Mecânico Polo I, BANPARÁ, CETAP, 2025

Um gás ideal sofre um processo politrópico com índice politrópico n = 1,4. Esse processo corresponde a um(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1030535 | Física, Física Térmica, Professor de Física, SEEC RN, FGV, 2025

Outra inovação tecnológica surgida na primeira metade do século XX, foi a utilização da refrigeração a ar em vez da refrigeração a água. Nos veículos cujos motores são refrigerados a água, são necessários dutos para colocar a água em contato com o motor aquecido e um radiador para resfriar a água que vai ser reutilizada para a refrigeração. Já na refrigeração a ar, o fluxo de ar ambiente, criado pelo próprio movimento do veículo, levado por aletas a entrar em contato com o motor, rouba calor ao passar por ele. Ora, o calor específico da água é 1,0 cal/goC, enquanto o do ar é 0,25 cal/goC.

Assim sendo, para que ambos os sistemas de refrigeração tenham a mesma eficiência, isto é, provoquem o mesmo decréscimo na temperatura do motor durante o mesmo intervalo de tempo, a massa m de ar e a massa m’ de água utilizadas devem ser tais que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1030537 | Física, Física Térmica, Professor de Física, SEEC RN, FGV, 2025

Para fazer a temperatura de 5 mols de um gás ideal aumentar 20 oC é necessário ceder a ele 500 cal sob a forma de calor, a pressão constante. Considere a constante universal dos gases 2 cal/(mol.K).
A menor quantidade de calor capaz de fazer essa massa gasosa sofrer esse acréscimo de 20oCna temperatura é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1030538 | Física, Física Térmica, Professor de Física, SEEC RN, FGV, 2025

Numa fábrica, um operário deixou cair, por engano, uma pedra de gelo de 20 kg a – 10 oC dentro de um calorímetro contendo um composto químico líquido que deve ser mantido a 50oC. Para restabelecer a temperatura do líquido em 50oC, injetou-se no calorímetro vapor d’água a 120oC. Considere o calor latente de fusão do gelo 80 cal/g, o latente de condensação do vapor d’água 540 cal/g, o calor específico da água líquida 1 cal/(go .C) e os calores específicos do gelo e do vapor d’água ambos iguais a 0,5 cal/(g .oC).
A massa do vapor d’água injetado no calorímetro foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1052574 | Física, Física Térmica, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma máquina térmica é um dispositivo que transforma a energia interna de um combustível em energia mecânica. Também pode ser definida como o dispositivo capaz de converter calor em trabalho. Tanto as máquinas térmicas a vapor, que operam com o vapor d'água produzido em uma caldeira, quanto as máquinas térmicas de combustão interna, que operam devido aos gases gerados pela queima de combustíveis, têm seu funcionamento baseado no aumento da energia interna das substâncias envolvidas e no trabalho realizado; e, ainda, tanto a energia interna quanto o trabalho dependem da quantidade de energia na forma de calor que foi transferida à substância. Considere que determinada máquina térmica absorve de uma fonte de calor 2 kCal de energia térmica e dissipa 2 kJ para um sorvedouro frio. O rendimento dessa máquina é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1052581 | Física, Física Térmica, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A transformação adiabática é um processo termodinâmico que não permite que ocorram trocas de calor (energia térmica) e de matéria entre um recipiente térmico isolado composto por um gás com o meio externo, devido à compressão ou expansão rápida sofrida pelo gás. Por isso, deu-se a nomenclatura “adiabático”, advinda do grego adiabatos, que significa intransponível, impenetrável. Outras importantes transformações gasosas são: isobárica, isotérmica e isovolumétrica. Considerando a primeira lei de Charles/Gay-Lussac, que denota que, quando a pressão é constante, o volume de um gás é diretamente proporcional à sua temperatura, assinale a alternativa correspondente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1017056 | Física, Física Térmica, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Sobre o uso da madeira em produtos energéticos e suas características, julgue o item a seguir.

Quando a combustão se efetua a volume constante, tem-se o poder calorífico superior, ao passo que a combustão efetuada a pressão constante caracteriza o poder calorífico inferior.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q1030643 | Física, Física Térmica, Área II, PC MG, FGV, 2025

Um estudante ganhou um termômetro de líquido graduado em uma escala desconhecida.
Ele verificou que, quando o termômetro do laboratório marcava 280 K, o da escala desconhecida marcava -5; observou, ainda, que uma elevação de 9 K na temperatura correspondia a uma elevação de 12 graus na escala desconhecida.
Esse termômetro graduado nessa escala desconhecida e um termômetro graduado na escala Celsius darão a mesma indicação quando a temperatura for
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1016575 | Física, Física Térmica, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito das técnicas fotônicas para a caracterização de materiais, julgue o próximo item.

A termografia (TIR) é um método de espectroscopia na faixa do espectro infravermelho, entre 03 μm e 14 μm, e se destina a identificar variações de temperatura distribuída em uma superfície, sendo um método não destrutivo para as amostras e que não sofre interferências caso eventuais objetos surjam entre o alvo e a câmera térmica, uma vez que consegue inferir a variação de temperatura dos objetos analisados e não depende da incidência direta de um feixe de luz.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q1034532 | Física, Física Térmica, Bioenergia, EPE, FGV, 2024

Uma massa de um gás perfeito, sob temperatura de 27oC é confinada em um recipiente de volume igual a 6,0L, é submetida a uma pressão de 2,5atm.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando a pressão é elevada em 0,5atm., nota-se uma contração no volume de 1,0L, a temperatura do sistema permanece em 27oC e a transformação é isotérmica.

II. Se considerarmos o recipiente indeformável, seco e fechado por uma tampa plástica e aumentarmos a temperatura para 57oC, a pressão de expulsão da tampa de plástico será 3,75atm.

III. A pressão no interior do recipiente do item II, após a saída da tampa, será igual à pressão atmosférica.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1034572 | Física, Física Térmica, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

Um tanque de aço inoxidável com um volume de 18m3 foi carregado com vapor d’água a uma temperatura de 110°C por meio de um registro. Em seguida, o registro foi fechado e o tanque foi molhado com uma mangueira. Em menos de um minuto, o tanque de grossas paredes foi esmagado, como se tivesse sido pisado por alguma criatura gigantesca de um filme de ficção científica. Analise as afirmativas a seguir.

I. Na verdade, foi a atmosfera que esmagou o tanque. Quando o tanque foi resfriado pela água, o vapor esfriou e a maior parte se condensou, o que significa que o número N de moléculas de gás e a temperatura T do gás no interior do tanque diminuíram.

II. Considerando a Lei dos Gases Ideais, podemos dizer que a pressão do gás diminuiu porque parte do gás escapou do tanque, uma vez que, a pressão atmosférica não é suficiente para esmagar o tanque de aço.

III. As medidas mostram que se colocarmos 1mol de vários gases em recipientes de mesmo volume e os mantivermos na mesma temperatura, as pressões serão quase iguais. Se repetirmos as medidas com concentrações dos gases cada vez menores, as pequenas diferenças de pressão tendem a desaparecer. Medidas muito precisas mostram que, em baixas concentrações, todos os gases reais obedecem à relação PV = nRT.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1034575 | Física, Física Térmica, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

(radiação, condução e convecção) às suas características.

1. Condução

2. Radiação

3. Convecção

( ) Consiste na transferência de calor dentro de um fluído através de movimentos do próprio fluído. Na atmosfera ocorre como consequência de diferenças na densidade do ar. O ar quente é menos denso que o ar frio, de modo que o ar frio e denso desce e força o ar mais quente e menos denso a subir. O ar mais frio é então aquecido pela superfície e o processo é repetido.

( ) Ocorre dentro de uma substância ou entre substâncias que estão em contato físico direto. A energia cinética dos átomos e moléculas é transferida por colisões entre átomos e moléculas vizinhas. O calor flui das temperaturas mais altas, moléculas com maior energia cinética, para as temperaturas mais baixas, moléculas com menor energia cinética.

( ) Consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz. É a principal forma pela qual o sistema Terra -Atmosfera recebe energia do Sol e libera energia para o espaço.

Assinale a opção que apresenta a associação correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1034586 | Física, Física Térmica, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

Sobre as variáveis temperatura, pressão e densidade, conhecidas como variáveis de estado, relacionadas nos gases pela chamada lei dos gases ideais, analise as afirmativas a seguir.

I. Um gás ideal segue a teoria cinética dos gases, isto é, um gás ideal é formado de um número muito grande de moléculas, que tem um movimento rápido e aleatório, sofrendo colisões perfeitamente inelásticas, de modo a perder quantidade de movimento.

II. A lei dos gases ideais afirma que a pressão exercida por um gás é proporcional a sua densidade e temperatura absoluta. Assim, um acréscimo na temperatura ou na densidade causa um aumento na pressão, se a outra variável (densidade ou temperatura) permanece constante.

III. Uma mistura de gases ideais forma-se quando gases ideais puros são misturados, em P e T constantes, resultando em uma mistura que também se comporta conforme a equação dos gases ideais.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1044100 | Física, Física Térmica, Inteligência da Informação, DATAPREV, FGV, 2024

Uma chapa de alumínio de formato circular é exposta a uma fonte de calor e sofre dilatação, de modo que seu raio cresce com velocidade constante de 0,01cm/s.
No instante em que o raio do disco atinge 2cm, a velocidade com que sua área cresce, em cm2/s, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q945302 | Arquivologia, Física Térmica, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Texto associado.
Os últimos anos testemunharam a retomada do interesse de alguns países pela exploração da Lua. Diversas missões com destino a esse satélite foram lançadas: Chandrayaan-3 (Índia, 2023), Luna 25 (Rússia, 2023), Peregrine Mission One (EUA, 2024), Slim (Japão, 2024) e Chang´e 6 (China, 2024).
Uma sonda descreve, em torno da Lua, uma órbita circular de raio r = 1,848 × 106 m e dá uma volta completa num período T = 2,0 h. Nesse movimento circular uniforme, qual a velocidade escalar da sonda em relação ao centro da Lua? Se necessário, use π ≈ 3,0.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q945303 | Física, Física Térmica, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

O projeto internacional DUNE (Deep Underground Neutrino Experiment) é um gigantesco experimento idealizado para o estudo de neutrinos. Para a detecção da luz emitida quando os neutrinos atravessam enormes tanques de argônio líquido, foi projetado na Unicamp um dispositivo chamado Arapuca, cuja função é aumentar a área de coleta da luz, confinando- -a no interior de uma caixa que contém os sensores. Antes de entrar na Arapuca, a luz emitida, de comprimento de onda λ1 = 128 nm, incide num material que tem por finalidade modificar o comprimento de onda da radiação, de modo que, ao emergir desse material, o novo comprimento de onda da luz passe a ser λ2 = 350 nm. Considere que, nessa etapa do experimento, ambos os feixes luminosos de comprimentos de onda λ1 e λ2 propagam-se no mesmo meio. Sendo f1 a frequência e v1 a velocidade da luz no comprimento de onda λ1, e f2 a frequência e v2 a velocidade da luz no comprimento de onda λ2, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q971422 | Física, Física Térmica, Ênfase Operação, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

No que se refere às escalas de temperatura, julgue o item que se segue.

O zero absoluto é a temperatura na qual o volume de um gás tende ao infinito, sob a aplicação de qualquer pressão.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.