Questões de Concursos Fonoaudiologia Educacional

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1Q1046430 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Os sentidos remanescentes desempenham um papel fundamental para que as pessoas com cegueira possam acessar as informações do ambiente.

De acordo com Amorim e Alves (2008), a audição oferece informações sobre
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2Q1046213 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com a citação de Caldeira, in Bernardino (2000), os graus de surdez são avaliados conforme perda auditiva na zona conversacional do melhor ouvido.
Assinale a alternativa que corretamente aponta para perdas que caracterizam uma surdez moderada.
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3Q1043220 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em relação a atuação fonoaudiológica na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. As ações da fonoaudiologia junto à educação devem ser elementos produtores de um saber coletivo voltado ao cuidado e as ações de prevenção e promoção da saúde como algo indissociável do processo educativo.
II. O fonoaudiólogo deve promover ações de promoção de saúde e prevenção de alterações que possam acometer a saúde nas diferentes áreas da fonoaudiologia.
III. O fonoaudiólogo pode ser um forte aliado para que a creche e a escola alcancem seus objetivos, auxiliando inclusive na construção do projeto político pedagógico da instituição.
Está correto o que se afirma em
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4Q1050933 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os materiais selecionados para a interação devem atender às características individuais das crianças avaliadas. Em geral, podemos afirmar que objetos provocam mais produção linguística do que desenhos. Dessa forma, deve-se considerar a idade das crianças durante a seleção dos materiais.
Utilizar brinquedos como bolas, carrinhos, bonecos com várias utilidades de cada tipo, são elementos indicados para usar na seguinte faixa:
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5Q1046327 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

São sinais de deficiência auditiva:

I. As primeiras palavras aparecem tarde (3 a 4 anos);
II. Quando está de costas, não atende ao ser chamado;
III. Fala em voz muito alta ou muito baixa;
IV. Olha para os lábios de quem fala e não para os olhos;
V. Troca e omite fonemas na fala e na escrita.

São corretas as afirmativas:
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6Q1048401 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considerando as etapas no processo do desenvolvimento fonológico, relacione as etapas cognitivas de Piaget às etapas fonológicas de Ingram.

1. Período sensório-motor
2. Período de operações concretas
3. Período de operações formais
( ) Soletração, habilidade para soletrar.
( ) Fonologia dos morfemas simples, expansão do repertório de sons da fala.
( ) Vocalização pré-linguística e percepção.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
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7Q1022823 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A atuação do Fonoaudiólogo Educacional como assessor é ampla e, provavelmente, é a mais disseminada. Há inúmeras ações realizadas por esse profissional nessa função.
Com relação a atuação do fonoaudiólogo educacional, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Desenvolvimento de ações individuais, principalmente de intervenção dentro da escola no horário escolar.
( ) Atuação integrada à equipe escolar, a fim de criar ambientes físicos favoráveis à comunicação humana e ao processo ensino-aprendizagem.
( ) Participação ativa em processos de formação continuada de profissionais da educação.

As afirmativas são, respectivamente,
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8Q987865 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Durante o desenvolvimento infantil, é comum que algumas crianças apresentem dificuldades relacionadas à fala e à linguagem. Entre as várias alterações fonoaudiológicas, uma das mais recorrentes é a dislalia.

Considerando os diferentes tipos de dislalia, assinale a alternativa que não descreve uma característica típica dessa alteração:
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9Q840448 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.

Deve-se observar as expressões afetivas da criança (por exemplo: alegria, raiva, tristeza, frustrações etc.) durante o processo avaliativo.

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10Q842504 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Em uma instituição escolar ou mesmo em uma organização de saúde, o fonoaudiólogo ocupa-se de fazer um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades das crianças e dos pacientes. Para isso, ele investiga o estado de saúde dos indivíduos, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. A análise de saúde é feita através de medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular. II. A comunicação é uma habilidade essencial e está intrínseca ao ser humano. Nós nos comunicamos através da fala, das expressões faciais, dos gestos, do contato visual, da escrita, da digitação e de muitas outras formas. Cabe ao fonoaudiólogo, então, tolher o progresso das crianças, dos jovens e dos adultos na trilha pela comunicação eficiente. Marque a alternativa CORRETA:
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11Q844808 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Quando é notada alguma dificuldade no aprendizado, na pronúncia das palavras ou qualquer outra dificuldade no desenvolvimento da linguagem da criança, um especialista em fonoaudiologia infantil deve ser procurado. Essa especialidade tem como objetivo avaliar e estudar os métodos de prevenção e de terapia para a resolução de dificuldades no desenvolvimento da comunicação em geral. II. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) desenvolve trabalho compartilhado e colaborativo em pelo menos duas dimensões: clínico-assistencial e técnico-pedagógica. A primeira produz ou incide sobre a ação clínica direta com os usuários; e a segunda produz ação de apoio educativo com e para as equipes. Além disso, o apoio e a atuação do NASF também podem se dar por meio de ações que envolvem coletivos, tais como ações sobre os riscos e vulnerabilidades populacionais ou mesmo em relação ao processo de trabalho coletivo de uma equipe. Essas dimensões podem e devem se misturar em diversos momentos, guiando-se de forma coerente pelo que cada momento, situação ou equipe requer. Marque a alternativa CORRETA:
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12Q846093 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Fonoaudiólogo, GUALIMP, 2020

Sobre as ações desenvolvidas pelo fonoaudiólogo educacional, a análise da situação institucional envolve:

I. Elencar aspectos fonoaudiológicos relacionados ao processo educativo.
II. Identificar fatores que possam afetar a saúde da coletividade escolar.
III. Observar o ambiente físico escolar em relação ao ruído, iluminação, acessibilidade, entre outros.

Sobre os itens acima, podemos afirmar que:
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13Q844568 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
As estruturas de escolas especializadas, escolas regulares inclusivas e escolas bilíngues são adequadas ao público da PNEE e não dependem de formação específica dos profissionais da educação que utilizarão seus recursos.
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14Q844829 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

A Dislexia do Desenvolvimento é definida como um transtorno específico de aprendizagem, caracterizada por um desempenho escolar na leitura/escrita inferior ao esperado para a idade cronológica, escolaridade e ao nível cognitivo/intelectual do individuo. Assinale qual é o tipo de dislexia disfonética ou fonológica:
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15Q840747 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente diagnosticado com transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), comparece para avaliação e seguimento fonoaudiológico, por apresentar dificuldades escolares, atraso de linguagem e dificuldade de atenção e memorização. Em coleta de dados durante a anamnese, a mãe relata que a criança faz uso de medicação para controle da agitação, e que apresentou melhoras após iniciar esse tratamento. 

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Considerando-se o diagnóstico de TDAH, após avaliação fonoaudiológica, pode-se encontrar as seguintes alterações: desorganização do discurso, distúrbio do processamento auditivo central, alteração na leitura e escrita, disfagia e alteração de consciência fonológica.
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16Q845611 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
As classes especializadas são organizadas em escolas regulares inclusivas, com acessibilidade estrutural e pedagógica para atendimento das especificidades do público ao qual são destinadas, garantindo a equidade.
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17Q842802 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 8 anos e 4 meses de idade foi encaminhada para o serviço de fonoaudiologia por apresentar atraso no desenvolvimento da linguagem oral. Encontra-se em acompanhamento por equipe especializada composta por neuropediatra e psiquiatra da infância, ainda em processo de investigação diagnóstica. Em entrevista inicial, a mãe relata que a criança apresenta dificuldade em executar comandos e fala de difícil compreensão. 
A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
A terapia de linguagem tem como objetivo principal instalar os fonemas em que a criança possui dificuldade.
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18Q845623 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente diagnosticado com transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), comparece para avaliação e seguimento fonoaudiológico, por apresentar dificuldades escolares, atraso de linguagem e dificuldade de atenção e memorização. Em coleta de dados durante a anamnese, a mãe relata que a criança faz uso de medicação para controle da agitação, e que apresentou melhoras após iniciar esse tratamento. 

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O fonoaudiólogo pode aplicar testes padronizados que avaliam os processos cognitivos, contribuindo, assim, para um melhor planejamento terapêutico.

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19Q841273 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 5 anos e 3 meses de idade comparece para terapia fonoaudiológica, encaminhado pelo serviço de psiquiatria infantil, por queixa de dificuldade na fala. De acordo com o relatório médico, a criança apresenta hipótese diagnóstica de psicose infantil, nível cognitivo dentro do esperado para faixa etária e fala ecolálica. No processo avaliativo, foram constatados presença de ecolalia, comportamento retraído, pouca interação e intenção comunicativa deficitária.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Além da ecolalia imediata e tardia, tem-se a ecolalia mitigada, que se refere a qualquer modificação da emissão ecoada para fins de autoestimulação.


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20Q845625 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. O ambiente escolar contribuiu para o avanço da Fonoaudiologia educacional e, atualmente, essa é uma área importante e reconhecida da Fonoaudiologia. II. Observa-se que as influências de conceitos de outras ciências estão, cada vez mais, presentes na atuação do fonoaudiólogo. Na área de fonoaudiologia educacional não é diferente. No entanto, estudos e pesquisas acerca dessas áreas tornam-se fundamentais para um exercício profissional eficiente e coerente com a realidade institucional na qual esse profissional pode se deparar. Marque a alternativa CORRETA:
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