Questões de Concursos Formas de Governo Democracia e Representatividade

Resolva questões de Formas de Governo Democracia e Representatividade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q951013 | Filosofia, Formas de Governo Democracia e Representatividade, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

“Nós vos pedimos com insistência: Nunca digam – Isso é natural! Diante dos acontecimentos de cada dia. Numa época em que reina a confusão, Em que corre o sangue, Em que o arbitrário tem força de lei, Em que a humanidade se desumaniza... Não digam nunca: Isso é natural! A fim de que nada passe por ser imutável” (BERTOLD BRECHT)
A partir do poema acima, assinale a alternativa que apresenta conceitos estudados em Filosofia que traduzem a condição do sujeito que está alheio ao que acontece a sua volta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q944238 | Filosofia, Formas de Governo Democracia e Representatividade, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

“É estranha a abstração que se faz do papel do Estado na própria criação do mercado. [...] Este ‘mercado livre’, abstrato, em que o Estado não interfere, tomado de empréstimo da ideologia do liberalismo econômico, certamente não é um mercado capitalista, pois precisamente o papel do Estado no capitalismo é ‘institucionalizar’ as regras do jogo”.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica da razão dualista. São Paulo: Boitempo, 2003, p. 37.
O pensador brasileiro Francisco de Oliveira, no texto anterior, expressa uma concepção, segundo a qual o Estado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q943144 | Filosofia, Formas de Governo Democracia e Representatividade, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Atente para o seguinte trecho sobre a Resolução 194/1948 das Nações Unidas:
“A Resolução 194 da Assembleia Geral das Nações Unidas foi adotada pela ONU em 11 de dezembro de 1948, e tinha como objetivo pôr fim à Guerra ÁrabeIsraelense de 1948 e resolver o problema dos refugiados na Palestina. [...] Também reconhecia o direito de retorno dos refugiados aos seus lares. A guerra civil de 1948, entre as comunidades judia e árabe da Palestina e, depois, a guerra entre Israel e seus vizinhos árabes provocaram o êxodo de 725.000 dos 900.000 árabes palestinos que viviam nos territórios que atualmente formam o Estado de Israel. [...]”
Wikipedia. Resolução 194 da Assembleia Geral das Nações Unidas. Acessado em 29-11-2021.
Com base no trecho acima apresentado e à luz do caráter universal dos direitos humanos estabelecido no preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU em 1948, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q942914 | Filosofia, Formas de Governo Democracia e Representatividade, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
O comunitarismo ético contemporâneo constitui uma réplica ao liberalismo, ou ao menos a certas variantes dele que produzem efeitos consideráveis indesejáveis.
(CORTINA, A.; MARTINEZ, E. Ética. Trad. de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Loyola, 2005. p.94.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre os aspectos concernentes à crítica que o comunitarismo direciona ao liberalismo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Associação política como um bem meramente instrumental. ( ) Negligência com os valores comumente partilhados na sociedade. ( ) Formação da virtude cívica e solidária dos cidadãos. ( ) Exaltação do indivíduo em detrimento do bem viver social. ( ) Dimensão afetiva e valorativa dos laços interpessoais.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q942915 | Filosofia, Formas de Governo Democracia e Representatividade, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Habermas defende a tese de que a tolerância religiosa formulada nos séculos XVI contribuiu para o surgimento da democracia e sua legitimação nas sociedades ocidentais. A necessidade de vários credos religiosos ressaltou a importância da tolerância, seja por imperiosidade mercantilista, seja para garantir a lei e a ordem, seja por questões morais e éticas.
(VELLOSO, C. M. S.; AGRA, W. M. Elementos de Direito Eleitoral. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p.23-24.)
Sobre a aproximação da tolerância religiosa e da democracia, considere as afirmativas a seguir.
I. A democracia permite a convivência da diversidade e do mútuo respeito. II. A democracia legitima o ordem social por meio da participação e do debate público. III. A democracia organiza a sociedade e seus valores a partir de liderança carismática. IV. A democracia requer ordem e respeito por coação exercida em nome do Estado.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q943561 | Filosofia, Formas de Governo Democracia e Representatividade, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2021

“Não há como usar meias-palavras: o Marco Temporal é tese etnocidária, talvez até mesmo genocida. Ela refuta que grupos indígenas tenham direito de posse e usufruto permanente, exclusivo, inalienável, indisponível e imprescritível das Terras Indígenas que eles não ocupassem efetivamente em 05 de outubro de 1988, data de vigência da Constituição Federal. [...] O genocídio e o etnocídio fazem parte da história do Brasil, e o Marco Temporal confirma essa regra. Aparentemente, já não há derramamento de sangue, mas, como dizem os indígenas: ‘Antes nos matavam com epidemias, depois com armas de fogo, hoje os brancos estão nos matando com canetas.’”

SOUSA, J. O. C.; GUARDIOLA, C. L. T. Marco Temporal e paisagens indígenas destruídas. Jornal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 05-8- 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/marco-temporal-e-paisagens-indigenas-destruidas/. Acessado em 18/10/2021.


Conforme os autores desse artigo citado, a proposta do Marco Temporal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q906309 | Filosofia, Formas de Governo Democracia e Representatividade, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Na era da globalização e da tecnologia, as fronteiras tradicionais do poder político estão se desfazendo, e novos desafios surgem para a democracia e a governança.
(SANTOS, Boaventura de Sousa. A Difícil Democracia: Reinvenção das Representações Políticas. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 23.)

Com base na citação e, considerando os desafios da política contemporânea, assinale, a seguir, uma das questões centrais enfrentadas pelas democracias atuais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q906307 | Filosofia, Formas de Governo Democracia e Representatividade, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Em um país democrático, uma nova proposta de lei está sendo discutida no parlamento. A lei visa implementar um sistema de votação eletrônica para todas as eleições, com o objetivo de aumentar a participação eleitoral e a eficiência na contagem dos votos. No entanto, alguns cidadãos expressam preocupações sobre a segurança e a privacidade do sistema eletrônico. Um grupo de cidadãos está organizando um debate para discutir os méritos e desafios dessa proposta. Durante o debate, um dos participantes faz a seguinte pergunta: “para assegurar que a implementação de um sistema de votação eletrônica melhore a democracia sem comprometer a confiança pública, qual princípio democrático deve ser prioritário na avaliação dessa proposta?”. A melhor resposta, considerando os princípios da política democrática, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.