Início Questões de Concursos Fórmula de Compasso Resolva questões de Fórmula de Compasso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Fórmula de Compasso Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q861731 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019O acento métrico dentro de um compasso pode acontecer de diferentes formas. Referente ao exposto, é correto afirmar que ✂️ a) a pausa, no segundo tempo de um compasso quaternário, configura contratempo. ✂️ b) dentro de um compasso, a figura de maior duração é a que será acentuada metricamente. ✂️ c) quando há pausa no tempo fraco ou parte fraca do tempo, tem-se contratempo. ✂️ d) o deslocamento da acentuação natural, antecipando-a, é denominado síncope. ✂️ e) o segundo tempo de um compasso ternário é o tempo forte. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q861738 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019As sonoridades, instrumentos, ritmos e danças afro-brasileiras então presentes no cotidiano dos brasileiros e são parte fundamental para a diversidade dessa cultura. NÃO é de influência africana o ritmo ✂️ a) maracatu. ✂️ b) polca. ✂️ c) coco. ✂️ d) lundu, ✂️ e) jongo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q861736 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019Nos últimos decênios do século XIX, surgiu uma corrente estética denominada nacionalismo musical. Compositores europeus imprimiram um colorido diferente à sua música, agregando um toque patriótico pelo aproveitamento de ritmos ou melodias populares de seus países, aberta ou veladamente em peças de quase todos os gêneros musicais. Essa corrente continuou até a Primeira Guerra Mundial. No Brasil, em 1922, a Semana de Arte Moderna teve efeito preponderante para o reconhecimento da música de caráter nacional que, aos poucos, conquistou o seu espaço como arte moderna. NÃO é considerado um antecessor a essa corrente estética ✂️ a) Brasílio Itiberê da Cunha. ✂️ b) Leopoldo Miguez. ✂️ c) Alexandre Levy. ✂️ d) Alberto Nepomuceno. ✂️ e) Ernesto Nazareth. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q861732 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019O compasso surge a partir da divisão de um trecho musical em séries regulares de tempo. Com base no exposto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Binárias, ternárias ou quaternárias são as únicas métricas possíveis a serem representadas na fórmula dos compassos. ✂️ b) A fórmula de compasso determina o andamento da música a partir do século XIX. ✂️ c) O número de baixo, na fórmula de compasso, refere-se à quantidade de tempos. ✂️ d) Sempre há figuras pontuadas como unidade de tempo nos compassos compostos. ✂️ e) O compasso cuja fórmula é 7 por 4 é composto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q861733 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019Sobre os modos antigos, o autor Bohumil Med afirma que são escalas as quais possuem um intervalo característico: o intervalo entre o primeiro grau e o grau diferente, quando se compara o modo com a escala de mesmo tipo (maior ou menor) e com a mesma tônica. Considerando o exposto, é correto afirmar que ✂️ a) a segunda menor é o intervalo característico do modo frígio. ✂️ b) o modo dórico corresponde à escala diatônica maior. ✂️ c) os modos antigos foram utilizados apenas na Antiguidade Clássica, principalmente na Grécia. ✂️ d) o modo mixolídio tem o mesmo intervalo característico do modo lídio. ✂️ e) os modos antigos se tratam de escalas cromáticas, menores ou maiores. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q861734 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019Sobre o campo harmônico maior, é correto afirmar que ✂️ a) ocorrem acordes maiores nos primeiro, quarto, quinto e sétimo graus ✂️ b) a tétrade formada sobre o quinto grau tem função subdominante. ✂️ c) a tétrade formada sobre o quinto grau tem função dominante. ✂️ d) a tríade formada sobre o quinto grau possui um trítono. ✂️ e) ocorrem acordes menores apenas nos segundo e sexto graus. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q861735 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019Sobre as notas de uma escala maior, é possível formar tríades, dando origem a um campo harmônico maior. Referente ao exposto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) No campo harmônico de Mib Maior, a tríade formada sobre o sexto grau é composta pelas notas Dób, Mib e Sol. ✂️ b) No campo harmônico de Ré Maior, a tríade formada sobre o quinto grau é composta pelas notas Lá, Dó e Mi. ✂️ c) A tríade formada sobre o terceiro grau no campo harmônico de Fá Maior é idêntica àquela formada sobre o quarto grau no campo harmônico de Mi Maior. ✂️ d) A tríade formada sobre o sétimo grau no campo harmônico de Dó Maior é idêntica àquela formada sobre o segundo grau no campo harmônico de Lá Maior. ✂️ e) No campo harmônico de Fá# Maior, a tríade formada sobre o terceiro grau é composta pelas notas Lá#, Dó# e Mi#. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q861737 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019Dentre as seguintes expressões em italiano, quais NÃO representam andamentos lentos? • Largo. •Adagio. • Con Anima. • Grave. • Moderato. ✂️ a) Adagio e Moderato. ✂️ b) Moderato e Con Anima. ✂️ c) Largo e Adagio. ✂️ d) Todas as expressões representam andamentos lentos. ✂️ e) Moderato, Com Anima e Largo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q861731 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019O acento métrico dentro de um compasso pode acontecer de diferentes formas. Referente ao exposto, é correto afirmar que ✂️ a) a pausa, no segundo tempo de um compasso quaternário, configura contratempo. ✂️ b) dentro de um compasso, a figura de maior duração é a que será acentuada metricamente. ✂️ c) quando há pausa no tempo fraco ou parte fraca do tempo, tem-se contratempo. ✂️ d) o deslocamento da acentuação natural, antecipando-a, é denominado síncope. ✂️ e) o segundo tempo de um compasso ternário é o tempo forte. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q861738 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019As sonoridades, instrumentos, ritmos e danças afro-brasileiras então presentes no cotidiano dos brasileiros e são parte fundamental para a diversidade dessa cultura. NÃO é de influência africana o ritmo ✂️ a) maracatu. ✂️ b) polca. ✂️ c) coco. ✂️ d) lundu, ✂️ e) jongo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q861736 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019Nos últimos decênios do século XIX, surgiu uma corrente estética denominada nacionalismo musical. Compositores europeus imprimiram um colorido diferente à sua música, agregando um toque patriótico pelo aproveitamento de ritmos ou melodias populares de seus países, aberta ou veladamente em peças de quase todos os gêneros musicais. Essa corrente continuou até a Primeira Guerra Mundial. No Brasil, em 1922, a Semana de Arte Moderna teve efeito preponderante para o reconhecimento da música de caráter nacional que, aos poucos, conquistou o seu espaço como arte moderna. NÃO é considerado um antecessor a essa corrente estética ✂️ a) Brasílio Itiberê da Cunha. ✂️ b) Leopoldo Miguez. ✂️ c) Alexandre Levy. ✂️ d) Alberto Nepomuceno. ✂️ e) Ernesto Nazareth. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q861732 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019O compasso surge a partir da divisão de um trecho musical em séries regulares de tempo. Com base no exposto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Binárias, ternárias ou quaternárias são as únicas métricas possíveis a serem representadas na fórmula dos compassos. ✂️ b) A fórmula de compasso determina o andamento da música a partir do século XIX. ✂️ c) O número de baixo, na fórmula de compasso, refere-se à quantidade de tempos. ✂️ d) Sempre há figuras pontuadas como unidade de tempo nos compassos compostos. ✂️ e) O compasso cuja fórmula é 7 por 4 é composto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q861733 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019Sobre os modos antigos, o autor Bohumil Med afirma que são escalas as quais possuem um intervalo característico: o intervalo entre o primeiro grau e o grau diferente, quando se compara o modo com a escala de mesmo tipo (maior ou menor) e com a mesma tônica. Considerando o exposto, é correto afirmar que ✂️ a) a segunda menor é o intervalo característico do modo frígio. ✂️ b) o modo dórico corresponde à escala diatônica maior. ✂️ c) os modos antigos foram utilizados apenas na Antiguidade Clássica, principalmente na Grécia. ✂️ d) o modo mixolídio tem o mesmo intervalo característico do modo lídio. ✂️ e) os modos antigos se tratam de escalas cromáticas, menores ou maiores. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q861734 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019Sobre o campo harmônico maior, é correto afirmar que ✂️ a) ocorrem acordes maiores nos primeiro, quarto, quinto e sétimo graus ✂️ b) a tétrade formada sobre o quinto grau tem função subdominante. ✂️ c) a tétrade formada sobre o quinto grau tem função dominante. ✂️ d) a tríade formada sobre o quinto grau possui um trítono. ✂️ e) ocorrem acordes menores apenas nos segundo e sexto graus. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q861735 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019Sobre as notas de uma escala maior, é possível formar tríades, dando origem a um campo harmônico maior. Referente ao exposto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) No campo harmônico de Mib Maior, a tríade formada sobre o sexto grau é composta pelas notas Dób, Mib e Sol. ✂️ b) No campo harmônico de Ré Maior, a tríade formada sobre o quinto grau é composta pelas notas Lá, Dó e Mi. ✂️ c) A tríade formada sobre o terceiro grau no campo harmônico de Fá Maior é idêntica àquela formada sobre o quarto grau no campo harmônico de Mi Maior. ✂️ d) A tríade formada sobre o sétimo grau no campo harmônico de Dó Maior é idêntica àquela formada sobre o segundo grau no campo harmônico de Lá Maior. ✂️ e) No campo harmônico de Fá# Maior, a tríade formada sobre o terceiro grau é composta pelas notas Lá#, Dó# e Mi#. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q861737 | Música, Fórmula de Compasso, Músico, UFPB, AOCP, 2019Dentre as seguintes expressões em italiano, quais NÃO representam andamentos lentos? • Largo. •Adagio. • Con Anima. • Grave. • Moderato. ✂️ a) Adagio e Moderato. ✂️ b) Moderato e Con Anima. ✂️ c) Largo e Adagio. ✂️ d) Todas as expressões representam andamentos lentos. ✂️ e) Moderato, Com Anima e Largo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro