Questões de Concursos: Fotografia e Filmagem

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Fotografia e Filmagem. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q891810 | Áudio e Vídeo, Fotografia e Filmagem, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

Ao fim do processamento de um filme em preto e branco, ao retirar o negativo do tanque, percebeu-se que todas as imagens estavam muito claras, excessivamente transparentes.
Diante desse resultado, muito possivelmente, o autor desse erro é

2 Q891805 | Áudio e Vídeo, Fotografia e Filmagem, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Com relação à distância focal e a profundidade de campo em objetivas fotográficas (lentes), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Quanto maior a distância focal, maior a profundidade de campo, independentemente da abertura utilizada.
( ) Quanto mais longa a distância focal, menos profundidade de campo será gerada, mesmo em aberturas menores, como f:5.6.
( ) A profundidade de campo permanece constante, independentemente da abertura da objetiva utilizada.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

3 Q891816 | Áudio e Vídeo, Fotografia e Filmagem, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

Philippe Dubois traçou um percurso histórico das diversas posições adotadas perante a fotografia por teóricos, literatos e fotógrafos em seu livro “O ato fotográfico” (1994). Há autores que consideram a fotografia um autêntico “espelho do real”; outros, a “transformação do real”; e, outros, ainda, “traço de um real”.

(BUITONI, 2012)

Sobre esses três pontos de vista, analise as afirmativas a seguir.

I. Os que defendem a fotografia como espelho do real têm uma visão ingênua ao acreditar que ela é uma cópia objetiva do real, a partir de um efeito de realidade atribuído à semelhança existente entre a foto e seu referente.
II. Os que entendem a fotografia como transformação do real, além de criticarem a perspectiva do espelho, defendem que a fotografia é um instrumento de transposição, análise, interpretação e até de transformação do real, envolvendo códigos culturais.
III. Os que propõem que a fotografia é um traço de um real consideram que, apesar dos códigos e das ideologias, há uma singularidade que a diferencia de outros modos de representação: uma contiguidade física do signo com seu referente.

Está correto o que se afirma em

4 Q891811 | Áudio e Vídeo, Fotografia e Filmagem, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

No processo analógico de ampliação de cópias em preto e branco, o papel fotográfico já exposto deverá passar pela parte úmida do laboratório.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, a ordem de processamento.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.