Questões de Concursos Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

Resolva questões de Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q57357 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

Os estudos das teorias de aprendizagem são considerados, conforme esclarecem Neto e Costa (2017, p. 218), “[...] modelos teóricos desenvolvidos cientificamente para explicar como ocorrem os processos de ensino-aprendizagem no transcorrer da história da Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Psicologia da Educação”.

As teorias interacionistas ou cognitivistas são de base dialética. A esse respeito, marque a alternativa que apresenta os principais teóricos da psicologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q57352 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

Ao afirmamos que “nossas crianças têm direito à brincadeira” significa desconsiderar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q57351 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

Fontana (1996), ao discutir a gênese social da conceitualização, aborda as relações entre escolarização, atividade mental e desenvolvimento da criança, assumindo que a atividade cognitiva do sujeito é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q57354 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

A concepção do papel da professora/professor da escola da infância é culturalmente elaborado e, contemporaneamente, é alvo de estudos, políticas de formação e reflexões. A identidade profissional da professora/professor requer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q57356 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

Considerando que as teorias da aprendizagem dão sustentação para a organização da teoria e da prática do ensino, devemos observar:

l- A dimensão de indeterminação, que pode condicionar a aprendizagem.
II - As peculiaridades do contexto da instituição escolar como fatores intervenientes.
III - Princípios explicativos, a partir da simplificação das situações reais.
IV - A complexidade dos fenômenos e processos de aprendizagem e desenvolvimento.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q57360 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

A avaliação da aprendizagem na educação infantil deve ter como objetivo principal favorecer o desenvolvimento da criança e a ampliação de seus conhecimentos de mundo. Portanto, o professor precisa

( ) organizar a enturmação das crianças por níveis de aprendizagem de forma a favorecer que todos aprendam no mesmo ritmo.
( ) diagnosticar e acompanhar o nível de desenvolvimento cognitivo em que as crianças se encontram, no sentido de propiciar atividades significativas.
( ) utilizar instrumentos que permitam a análise e a condução do processo pedagógico.
( ) propor intervenções adequadas que favoreçam a aprendizagem das crianças.
( ) transformar os registros de avaliação das crianças em notas, com vistas à aprovação para a etapa seguinte.

Marque a opção que indica a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q57355 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

Em sua obra, Edgar Morin desenvolveu muitas reflexões sobre a educação, estabelecendo os sete saberes necessários à educação do futuro. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta aspecto importante de sua teoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q57358 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

A concepção da educação como um todo pode ser entendida como um processo contínuo de construção e reconstrução de conhecimentos, o que pode ocorrer por meio de experiências múltiplas orientadas por fatores endógenos e exógenos que resultam na mudança do comportamento, as quais dependem de várias condições, entre elas: mentais, físico-biológicas, culturais e sociais.

Assinale o teórico da psicologia que trouxe os estudos da abordagem das teorias comportamentalistas ou behavioristas radicais de base empírica para o campo da educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q57353 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

A partir da afirmativa “Na escola, [...] [o] envolvimento da criança nos exige ações pedagógicas intencionais e conscientes, que provoquem situações nas quais ela possa se envolver ativamente, aprender e se desenvolver”, argumenta-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q57359 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

O atendimento às crianças tem variado no tempo e está associado aos modelos de sociedade vigente. Sobre as concepções em relação ao atendimento da criança, analise as afirmativas e marque a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.