Questões de Concursos Fundamentos da Educação

Resolva questões de Fundamentos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q323876 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

Analise a citação abaixo e assinale a alternativa à qual essa ideia se refere.

“Isso é uma forma de reconhecimento. Alguém que faz comigo, empregado, uma parceria, dizendo que paga metade do meu curso de idioma estrangeiro ou que facilita o meu horário de trabalho, de modo que eu vá fazer uma pósgraduação ou até uma graduação que ainda não fiz ou não completei, está investindo em mim.” (CORTELLA, 2007, p. 38)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q319881 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

Considerando o contexto organizacional da educação brasileira, é correto afirmar que a educação infantil, a educação básica, o ensino médio, a educação de jovens e adultos e o ensino superior constituem, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q319762 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Para sustentar teoricamente sua atividade profissional com usuários de álcool e outras drogas, dois educadores sociais recém-formados, ao discutirem o conceito de “redução de danos”, sistematizaram as seguintes ideias:

I A redução de danos reconhece que os usuários de drogas fazem parte de um grupo homogêneo e tem como objetivo incentivar a abstinência.

 II A redução de danos se dirige exclusivamente para dependentes de álcool ou de drogas.

III A redução de danos pode ser considerada a aplicação de métodos projetados para diminuir o risco do dano associado a certas práticas de risco.

IV O preconceito e o estigma associados a usuários de drogas e as ações de redução de danos são dificuldades para institucionalizar esse tipo de práticas.

Das ideias apresentadas, estão corretas as presentes nos itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q324647 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Para o Educador Social, torna-se essencial o conhecimento dos padrões que caracterizam o consumo de droga. A seguir, está descrito um desses padrões.

Usa a droga com frequência regular, porém sem apresentar compulsão e sem interferir no seu dia a dia.

O padrão de consumo descrito se refere a uso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q327988 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no patrimônio cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Atente ao que se diz a seguir acerca da Educação Patrimonial e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Seu princípio básico é a observação indireta dos bens e fenômenos culturais, para se chegar à assimilação e internalização.

( ) A metodologia proposta para as atividades se estrutura em três etapas: diagnóstico, sensibilização e internalização.

( ) O patrimônio cultural, os monumentos e sítios históricos só são encontrados nas cidades ou em sua periferia.

( ) Trata-se de um instrumento pedagógico de compreensão do mundo e de resgate da própria identidade cultural de uma sociedade.

( ) Envolve a visão do patrimônio cultural brasileiro exclusivamente em suas manifestações tangíveis e materiais.

( ) Busca levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q320061 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza.

A frase acima, quando aplicada ao fazer escolar, alerta os educadores para a necessidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q328035 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O usuário de drogas pode apresentar vários indícios que, em seu conjunto, podem indicar que a pessoa está sob o efeito de drogas, os quais devem alertar os educadores. Em relação a esses indícios, considere as afirmações a seguir.

I A irritabilidade, a insônia e a depressão podem ser indícios do uso de alguma droga.

 II Dedos queimados, descaso com a higiene pessoal e dificuldades de aceitação podem ser indícios do uso de alguma droga.

III Olhos avermelhados e dedos queimados são indícios suficientes do uso de alguma droga.

IV Troca da noite pelo dia e comportamento egocêntrico são indícios suficientes do uso de alguma droga.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q327272 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Tendo como referência as premissas de que a escola é um espaço de trocas culturais e a educação é transmissora da cultura, analise as seguintes afirmações:

I. A cultura é o alimento da educação.

II. A educação, garantindo a preservação da cultura, impede sua renovação.

III. Não existe processo educativo distanciado das práticas culturais.

IV. A cultura, embora dinâmica, não se reinventa.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q324216 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Ao considerar os fins da educação, três eixos de compreensão são expressos pelas seguintes tendências: Educação como redenção da sociedade; Educação como reprodução da sociedade e Educação como um meio de transformação da sociedade. Segundo essas tendências, os fins da educação são, respectivamente, meios para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q328101 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Considerando a educação um direito humano, o objetivo da educação e das suas políticas NÃO é formar gerações para

I. garantir direitos.

II. o mercado.

III. o vestibular.

IV. atingir índices internacionais de alfabetização e matematização.

V. exercerem a cidadania ativa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q320453 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A educação acontece nos mais diversos contextos e lugares, cada educador tem uma posição frente à comunidade que está inserido e ao trabalho que desenvolve, pois a educação é uma forma de intervenção no mundo. Exige do educador uma postura ética e política, comprometida com a justiça e a equidade social. Assim é preciso que ele assuma

I. a luta contra a miséria, a fome, a injustiça social e qualquer forma de opressão.

II. a manutenção das hierarquias de poder e das classes sociais, prevalecendo os interesses da elite dominante.

III. a busca pela autonomia, liberdade, expressão do pensamento crítico e criativo de homens e mulheres, pelo exercício pleno da cidadania.

IV. a denúncia de qualquer prática preconceituosa, discriminatória e autoritária que seja contrária a um estado democrático.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q325601 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue os itens que se seguem. A educação é um instrumento relevante para que as políticas de culturas construam hegemonias fortalecidas e, assim, preservem a memória dos grupos comunitários.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q325373 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Partindo do princípio de ser a educação uma estratégia para a superação humana, o compromisso do educador reside na ação contra um histórico processo de exclusão de grande parcela da população. Nesse sentido, é correto afirmar que o compromisso social do educador é com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q322059 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“A democracia deve ser afirmada como um valor e como um processo”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q328720 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Aprender a aprender constitui uma competência essencial na Sociedade da Informação e do Conhecimento, como uma condição para o desenvolvimento da autonomia e da criatividade no estudo, de modo a lograr uma eficaz e eficiente autogestão da aprendizagem. Essa habilidade está relacionada com a metacognição. Considere as afirmações a seguir referentes a essa habilidade.

I A metacognição tem uma função importante na regulação dos processos cognitivos.

II O conhecimento declarativo é o mais relevante no desenvolvimento da metacognição.

III As características pessoais, a natureza das tarefas e as estratégias são elementos da metacognição.

IV A metacognição é favorecida com o estímulo do pensamento convergente.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q326243 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

No livro Pedagogia universitária: a aula em foco, Veiga, Resende e Fonseca (2007) relatam um estudo sobre a aula universitária como espaço de inovação nos processos de ensinar, aprender e pesquisar.

São características desses processos que poderão contribuir para o entendimento da aula universitária como um espaço possível para a inovação, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.