Início Questões de Concursos Fundamentos da Educação Resolva questões de Fundamentos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Fundamentos da Educação Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q5115 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRO professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos. ✂️ a) Dom para ensinar, amor aos alunos e espírito solidário. ✂️ b) Domínio teórico-prático dos conteúdos da disciplina, domínio de métodos para encaminhar didaticamente esses conteúdos e compromisso com a aprendizagem dos alunos. ✂️ c) Avaliação da aprendizagem de forma sistemática, uso de recursos didáticos essenciais às necessidades de ensinoaprendizagem e domínios de novas tecnologias . ✂️ d) Domínio legal, institucional e conceitual. ✂️ e) Competência, habilidade e solidariedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q4443 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCANÃO constitui uma etapa na elaboração do plano de ensino: ✂️ a) Determinação dos objetivos. ✂️ b) Seleção e organização dos conteúdos. ✂️ c) Definição da metodologia de ensino e dos procedimentos adequados. ✂️ d) Execução do plano. ✂️ e) Organização das formas de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q326227 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCPara que a democratização do acesso à educação tenha uma função realmente inclusiva é indispensável universalizar ✂️ a) a articulação teoria e prática no magistério. ✂️ b) a cultura local em seus aspectos pitorescos. ✂️ c) o acesso ao divertimento e ao lazer variado. ✂️ d) a relevância das aprendizagens escolares. ✂️ e) a constante reflexão sobre a prática individual. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q5111 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRA escola contemporânea tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental. Que papel é esse? ✂️ a) Garantir aos alunos a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados. ✂️ b) Estabelecer relações humanas satisfatórias. ✂️ c) Eliminar as diferenças sociais. ✂️ d) Excluir os incapazes. ✂️ e) Democratizar a sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q326590 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018O caráter político da educação é marcado por sua: ✂️ a) complementaridade; ✂️ b) neutralidade; ✂️ c) internacionalidade; ✂️ d) parcialidade; ✂️ e) não neutralidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q319657 | Pedagogia, Fundamentos da Educação“A Educação, no seu verdadeiro sentido, não se faz sem autoridade, pois o educando precisa do referencial do educador a fim de ter base para a construção do seu próprio referencial. Muitas vezes, o professor não consegue disciplina porque não tem autoridade diante dos alunos. Normalmente, o professor fica esperando que o aluno traga ‘reconhecimento natural’ para com a sua pessoa. Atualmente, esse tratamento de respeito tem que ser conquistado pelo professor.” (Celso Vasconcellos) Para tanto, o professor precisa exercer sua autoridade nos domínios: ✂️ a) da intelectualidade, da ética, do profissionalismo e das relações humanas. ✂️ b) da afetividade, da legalidade, da espontaneidade e da liderança. ✂️ c) da autenticidade, da ousadia, da honestidade e da sabedoria. ✂️ d) da coragem, da sinceridade, do amor próprio e do temperamento. ✂️ e) da moralidade, da lealdade, da espiritualidade e da amizade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q5117 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRA gestão democrática da escola passa, entre outras questões, pelo fortalecimento e pela consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar. Esses mecanismos prevêem: ✂️ a) o respeito a todas as decisões individuais. ✂️ b) o autoritarismo nos processos de decisão. ✂️ c) o incentivo à eleição de diretores, conselhos escolares, grêmios estudantis e democratização dos processos de decisão. ✂️ d) a centralização das ações. ✂️ e) a separação rígida entre as dimensões administrativas e pedagógicas da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q4439 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCAAs propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais visam à garantia de aprendizagem essencial para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos. Com relação à proposta de como devem ser abordados os conteúdos nesse documento, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) São instrumentos para o desenvolvimento, socialização e exercício da cidadania democrática, e é compromisso da escola garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente. ✂️ b) Devem favorecer a inserção e compreensão do aluno das questões e fenômenos sociais e culturais, e servir de meio para que desenvolvam capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos. ✂️ c) Devem ser trabalhos pelo professor de modo a promover uma aprendizagem significativa para os alunos, permitindo-lhes uma apropriação crítica e contextualizada. ✂️ d) Englobam também uma apreensão crítica de valores, que significa necessariamente levar o aluno a valorizar os conteúdos transmitidos na escola. ✂️ e) Não devem ser memorizados mecanicamente, mas serem apreendidos a partir da relação entre os conteúdos e os conhecimentos previamente construídos e com a realidade do aluno, de modo que ganhem significação. Resolver questão 🗨️ Comentários 4 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q325969 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOUm dos indicadores de qualidade das escolas de Educação Infantil refere-se ao ambiente onde crianças e adultos convivem (Zabalza, 1998). Para o autor, a finalidade de um ambiente de qualidade é: ✂️ a) servir como referência de organização e disciplina para as crianças, onde os diferentes objetos têm locais próprios, previamente estabelecidos ✂️ b) oferecer estímulos para o desenvolvimento infantil, com belos cartazes preparados pelo professor, contendo textos e ilustrações variadas. ✂️ c) garantir que a criança pequena não estranhe o ambiente escolar, fazendo-o parecer o mais possível como o doméstico: aconchegante e familiar ✂️ d) pôr em prática uma ampliação e integração que supere a estaticidade, a imobilidade e a rigidez dos espaços de uso doméstico e do entorno ✂️ e) organizar-se de forma semelhante à das escolas que as crianças encontrarão após a Educação Infantil, preparando-as para as mudanças futuras Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q5119 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRO Governo Federal estabeleceu, através do MEC, as Diretrizes Curriculares Nacionais, que procuram, entre outras questões, resgatar historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira. Tais diretrizes estabelecem: ✂️ a) cotas para alunos negros na escola básica. ✂️ b) obrigatoriedade do ensino de história da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. ✂️ c) políticas afirmativas para o ingresso de afro-descendentes no Ensino Fundamental. ✂️ d) garantia de que 50% das vagas de Ensino Médio serão destinadas a alunos afro-descendentes. ✂️ e) garantia de que 30% dos professores das instituições escolares serão oriundos de famílias afro-descendentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 7 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q319813 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEARH RN, IDECANSobre o desenvolvimento da escrita, analise as afirmativas a seguir. I. É através da linguagem falada que a escrita vai desenvolver. No brincar a criança cria situações, por isso é importante o estímulo da criança para o desenho. II. Cabe à pedagogia desenvolver atividades que proporcione o desenvolvimento da escrita, com práticas pedagógicas em que o mediador deverá provocar experiências para as crianças com o ambiente rico e vivo, para que possam trabalhar com o imaginário. III. Antes de entrar na escola a criança já traz consigo as habilidades da escrita e essa escrita é instrumentada. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q327272 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018Tendo como referência as premissas de que a escola é um espaço de trocas culturais e a educação é transmissora da cultura, analise as seguintes afirmações: I. A cultura é o alimento da educação. II. A educação, garantindo a preservação da cultura, impede sua renovação. III. Não existe processo educativo distanciado das práticas culturais. IV. A cultura, embora dinâmica, não se reinventa. É correto o que se afirma em: ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e III apenas ✂️ c) I, II e IV apenas. ✂️ d) II, III e IV apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q4440 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCASobre a Educação do Campo, considerando o que determina as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) A Educação do Campo compreende a Educação Básica, por isso as únicas modalidades que não podem ser oferecidas nesse âmbito são a Educação Profissional Técnica de nível médio e o Ensino Superior. ✂️ b) A Educação do Campo destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção de vida, que são especificamente agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, garis, gerentes de fazenda, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros. ✂️ c) A Educação do Campo será regulamentada e oferecida pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, nos respectivos âmbitos de atuação prioritária, ou seja, aos municípios não cabem prioritariamente a oferta de ensino médio. ✂️ d) A Educação do Campo deverá ser desenvolvida apenas através da oferta do ensino regular. ✂️ e) Os adultos não alfabetizados são excluídos da Educação do Campo; prova disso é o alto índice de analfabetismo na área rural. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q5114 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRSobre o Projeto Político Pedagógico, considere as seguintes afirmativas: 1. Deve ser elaborado coletivamente. 2. Deve contemplar as demandas da comunidade atendida. 3. Deve partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposição de alternativas. 4. Deve atender as características e necessidades do alunado. São exigências do projeto político-pedagógico da escola os itens: ✂️ a) 1 e 2 apenas. ✂️ b) 2 e 3 apenas. ✂️ c) 1, 2 e 3 apenas. ✂️ d) 1 e 4 apenas. ✂️ e) 1, 2, 3 e 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q323002 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista, IPHAN, FUNIVERSANa Primeira República, identificamos dois movimentos ideológicos desenvolvidos pelos intelectuais da educação brasileira. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O entusiasmo pela educação foi um movimento típico das décadas de 20 e 30 do século passado. ✂️ b) O otimismo pedagógico resume-se na ideia de ampliação da rede escolar e na alfabetização do povo. ✂️ c) O entusiasmo pela educação caracterizou-se por sua ênfase nos aspectos qualitativos da problemática educacional. ✂️ d) O otimismo pedagógico insistiu na melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar. ✂️ e) O entusiasmo pela educação e o otimismo pedagógico sempre atuaram como movimentos parceiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q328681 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSAMesmo tendo aumentado o nível de consciência sobre as questões étnico-raciais, não se pode negar que ainda existe uma ideologia racial presente no cotidiano escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que ✂️ a) os valores transmitidos aos estudantes dentro do ambiente escolar são apenas os pertinentes à questão de classe social. ✂️ b) o racismo e a discriminação racial e de gênero, que fazem parte da cultura e da estrutura da sociedade brasileira, não estão presentes nas relações entre educadores e educandos. ✂️ c) a escola não enfatiza a ideologia do branqueamento, que se revela por meio da tentativa de suavizar o pertencimento racial dos alunos e professores negros. ✂️ d) as teorias racistas presentes no cotidiano escolar e na sociedade surgiram espontaneamente, sendo meras transposições de pensamento externo. ✂️ e) a escola não é um campo neutro, mas sim um espaço sociocultural no qual convivem conflitos e contradições. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q5110 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRA escola brasileira contemporânea enfrenta um grande desafio, qual seja o de garantir a aprendizagem a todos os seus alunos. Só se consegue atingir esse objetivo, quando a escola assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado, como a aprendizagem é concebida e avaliada. A escola precisa se tornar apta para responder às necessidades de cada um dos seus alunos, de acordo com suas especificidades. Nesse sentido, um dos temas mais relevantes a serem considerados na atuação docente é: ✂️ a) a autonomia da escola. ✂️ b) a questão da inclusão e da diversidade. ✂️ c) a gestão democrática. ✂️ d) o conselho escolar. ✂️ e) a direção participativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q324871 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARCA inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas, especialmente as de nível básico, ao assumirem que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada. É preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais são, EXCETO: ✂️ a) Formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor. ✂️ b) Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos. ✂️ c) Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que segregue e que reprove a repetência. ✂️ d) Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico entre a comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q329137 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPEEntre as competências, habilidades e atitudes dos profissionais da educação incluem-se I participação ativa em grupos de trabalho, desenvolvendo a capacidade de liderança e compreendendo os processos evolutivos nas inovações organizacionais, pedagógicas e curriculares. II aprendizado da tomada de decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, elaborando planos e projetos de ação, sem deixar de pesquisar constantemente. III desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo como meios básicos o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o meio ambiente natural e social e suas interferências na vida do ser humano. IV aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores como solidariedade humana e tolerância recíproca para melhor integração no meio social. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q326474 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSADe acordo com Goleman, em sua obra Inteligência emocional, podem ser identificados estilos distintos de líderes, tais como: visionário, coaching, afiliativo, democrático, timoneiro e autoritário. A respeito desse tema, é correto afirmar que ✂️ a) o líder democrático é o que estimula seus liderados a participar das tomadas de decisões. ✂️ b) autoritário é o líder que estabelece uma relação harmônica entre seus liderados. ✂️ c) visionário é o líder que estabelece objetivos desafiantes e estimulantes para seu grupo. ✂️ d) o líder coaching desestimula as conexões entre os objetivos dos liderados e os objetivos da instituição. ✂️ e) afiliativo é o líder que estabelece um clima negativo no grupo que lidera. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q5115 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRO professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos. ✂️ a) Dom para ensinar, amor aos alunos e espírito solidário. ✂️ b) Domínio teórico-prático dos conteúdos da disciplina, domínio de métodos para encaminhar didaticamente esses conteúdos e compromisso com a aprendizagem dos alunos. ✂️ c) Avaliação da aprendizagem de forma sistemática, uso de recursos didáticos essenciais às necessidades de ensinoaprendizagem e domínios de novas tecnologias . ✂️ d) Domínio legal, institucional e conceitual. ✂️ e) Competência, habilidade e solidariedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q4443 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCANÃO constitui uma etapa na elaboração do plano de ensino: ✂️ a) Determinação dos objetivos. ✂️ b) Seleção e organização dos conteúdos. ✂️ c) Definição da metodologia de ensino e dos procedimentos adequados. ✂️ d) Execução do plano. ✂️ e) Organização das formas de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q326227 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCPara que a democratização do acesso à educação tenha uma função realmente inclusiva é indispensável universalizar ✂️ a) a articulação teoria e prática no magistério. ✂️ b) a cultura local em seus aspectos pitorescos. ✂️ c) o acesso ao divertimento e ao lazer variado. ✂️ d) a relevância das aprendizagens escolares. ✂️ e) a constante reflexão sobre a prática individual. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q5111 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRA escola contemporânea tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental. Que papel é esse? ✂️ a) Garantir aos alunos a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados. ✂️ b) Estabelecer relações humanas satisfatórias. ✂️ c) Eliminar as diferenças sociais. ✂️ d) Excluir os incapazes. ✂️ e) Democratizar a sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q326590 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018O caráter político da educação é marcado por sua: ✂️ a) complementaridade; ✂️ b) neutralidade; ✂️ c) internacionalidade; ✂️ d) parcialidade; ✂️ e) não neutralidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q319657 | Pedagogia, Fundamentos da Educação“A Educação, no seu verdadeiro sentido, não se faz sem autoridade, pois o educando precisa do referencial do educador a fim de ter base para a construção do seu próprio referencial. Muitas vezes, o professor não consegue disciplina porque não tem autoridade diante dos alunos. Normalmente, o professor fica esperando que o aluno traga ‘reconhecimento natural’ para com a sua pessoa. Atualmente, esse tratamento de respeito tem que ser conquistado pelo professor.” (Celso Vasconcellos) Para tanto, o professor precisa exercer sua autoridade nos domínios: ✂️ a) da intelectualidade, da ética, do profissionalismo e das relações humanas. ✂️ b) da afetividade, da legalidade, da espontaneidade e da liderança. ✂️ c) da autenticidade, da ousadia, da honestidade e da sabedoria. ✂️ d) da coragem, da sinceridade, do amor próprio e do temperamento. ✂️ e) da moralidade, da lealdade, da espiritualidade e da amizade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q5117 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRA gestão democrática da escola passa, entre outras questões, pelo fortalecimento e pela consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar. Esses mecanismos prevêem: ✂️ a) o respeito a todas as decisões individuais. ✂️ b) o autoritarismo nos processos de decisão. ✂️ c) o incentivo à eleição de diretores, conselhos escolares, grêmios estudantis e democratização dos processos de decisão. ✂️ d) a centralização das ações. ✂️ e) a separação rígida entre as dimensões administrativas e pedagógicas da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q4439 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCAAs propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais visam à garantia de aprendizagem essencial para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos. Com relação à proposta de como devem ser abordados os conteúdos nesse documento, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) São instrumentos para o desenvolvimento, socialização e exercício da cidadania democrática, e é compromisso da escola garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente. ✂️ b) Devem favorecer a inserção e compreensão do aluno das questões e fenômenos sociais e culturais, e servir de meio para que desenvolvam capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos. ✂️ c) Devem ser trabalhos pelo professor de modo a promover uma aprendizagem significativa para os alunos, permitindo-lhes uma apropriação crítica e contextualizada. ✂️ d) Englobam também uma apreensão crítica de valores, que significa necessariamente levar o aluno a valorizar os conteúdos transmitidos na escola. ✂️ e) Não devem ser memorizados mecanicamente, mas serem apreendidos a partir da relação entre os conteúdos e os conhecimentos previamente construídos e com a realidade do aluno, de modo que ganhem significação. Resolver questão 🗨️ Comentários 4 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q325969 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOUm dos indicadores de qualidade das escolas de Educação Infantil refere-se ao ambiente onde crianças e adultos convivem (Zabalza, 1998). Para o autor, a finalidade de um ambiente de qualidade é: ✂️ a) servir como referência de organização e disciplina para as crianças, onde os diferentes objetos têm locais próprios, previamente estabelecidos ✂️ b) oferecer estímulos para o desenvolvimento infantil, com belos cartazes preparados pelo professor, contendo textos e ilustrações variadas. ✂️ c) garantir que a criança pequena não estranhe o ambiente escolar, fazendo-o parecer o mais possível como o doméstico: aconchegante e familiar ✂️ d) pôr em prática uma ampliação e integração que supere a estaticidade, a imobilidade e a rigidez dos espaços de uso doméstico e do entorno ✂️ e) organizar-se de forma semelhante à das escolas que as crianças encontrarão após a Educação Infantil, preparando-as para as mudanças futuras Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q5119 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRO Governo Federal estabeleceu, através do MEC, as Diretrizes Curriculares Nacionais, que procuram, entre outras questões, resgatar historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira. Tais diretrizes estabelecem: ✂️ a) cotas para alunos negros na escola básica. ✂️ b) obrigatoriedade do ensino de história da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. ✂️ c) políticas afirmativas para o ingresso de afro-descendentes no Ensino Fundamental. ✂️ d) garantia de que 50% das vagas de Ensino Médio serão destinadas a alunos afro-descendentes. ✂️ e) garantia de que 30% dos professores das instituições escolares serão oriundos de famílias afro-descendentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 7 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q319813 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEARH RN, IDECANSobre o desenvolvimento da escrita, analise as afirmativas a seguir. I. É através da linguagem falada que a escrita vai desenvolver. No brincar a criança cria situações, por isso é importante o estímulo da criança para o desenho. II. Cabe à pedagogia desenvolver atividades que proporcione o desenvolvimento da escrita, com práticas pedagógicas em que o mediador deverá provocar experiências para as crianças com o ambiente rico e vivo, para que possam trabalhar com o imaginário. III. Antes de entrar na escola a criança já traz consigo as habilidades da escrita e essa escrita é instrumentada. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q327272 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018Tendo como referência as premissas de que a escola é um espaço de trocas culturais e a educação é transmissora da cultura, analise as seguintes afirmações: I. A cultura é o alimento da educação. II. A educação, garantindo a preservação da cultura, impede sua renovação. III. Não existe processo educativo distanciado das práticas culturais. IV. A cultura, embora dinâmica, não se reinventa. É correto o que se afirma em: ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e III apenas ✂️ c) I, II e IV apenas. ✂️ d) II, III e IV apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q4440 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCASobre a Educação do Campo, considerando o que determina as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) A Educação do Campo compreende a Educação Básica, por isso as únicas modalidades que não podem ser oferecidas nesse âmbito são a Educação Profissional Técnica de nível médio e o Ensino Superior. ✂️ b) A Educação do Campo destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção de vida, que são especificamente agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, garis, gerentes de fazenda, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros. ✂️ c) A Educação do Campo será regulamentada e oferecida pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, nos respectivos âmbitos de atuação prioritária, ou seja, aos municípios não cabem prioritariamente a oferta de ensino médio. ✂️ d) A Educação do Campo deverá ser desenvolvida apenas através da oferta do ensino regular. ✂️ e) Os adultos não alfabetizados são excluídos da Educação do Campo; prova disso é o alto índice de analfabetismo na área rural. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q5114 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRSobre o Projeto Político Pedagógico, considere as seguintes afirmativas: 1. Deve ser elaborado coletivamente. 2. Deve contemplar as demandas da comunidade atendida. 3. Deve partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposição de alternativas. 4. Deve atender as características e necessidades do alunado. São exigências do projeto político-pedagógico da escola os itens: ✂️ a) 1 e 2 apenas. ✂️ b) 2 e 3 apenas. ✂️ c) 1, 2 e 3 apenas. ✂️ d) 1 e 4 apenas. ✂️ e) 1, 2, 3 e 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q323002 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista, IPHAN, FUNIVERSANa Primeira República, identificamos dois movimentos ideológicos desenvolvidos pelos intelectuais da educação brasileira. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O entusiasmo pela educação foi um movimento típico das décadas de 20 e 30 do século passado. ✂️ b) O otimismo pedagógico resume-se na ideia de ampliação da rede escolar e na alfabetização do povo. ✂️ c) O entusiasmo pela educação caracterizou-se por sua ênfase nos aspectos qualitativos da problemática educacional. ✂️ d) O otimismo pedagógico insistiu na melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar. ✂️ e) O entusiasmo pela educação e o otimismo pedagógico sempre atuaram como movimentos parceiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q328681 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSAMesmo tendo aumentado o nível de consciência sobre as questões étnico-raciais, não se pode negar que ainda existe uma ideologia racial presente no cotidiano escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que ✂️ a) os valores transmitidos aos estudantes dentro do ambiente escolar são apenas os pertinentes à questão de classe social. ✂️ b) o racismo e a discriminação racial e de gênero, que fazem parte da cultura e da estrutura da sociedade brasileira, não estão presentes nas relações entre educadores e educandos. ✂️ c) a escola não enfatiza a ideologia do branqueamento, que se revela por meio da tentativa de suavizar o pertencimento racial dos alunos e professores negros. ✂️ d) as teorias racistas presentes no cotidiano escolar e na sociedade surgiram espontaneamente, sendo meras transposições de pensamento externo. ✂️ e) a escola não é um campo neutro, mas sim um espaço sociocultural no qual convivem conflitos e contradições. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q5110 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRA escola brasileira contemporânea enfrenta um grande desafio, qual seja o de garantir a aprendizagem a todos os seus alunos. Só se consegue atingir esse objetivo, quando a escola assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado, como a aprendizagem é concebida e avaliada. A escola precisa se tornar apta para responder às necessidades de cada um dos seus alunos, de acordo com suas especificidades. Nesse sentido, um dos temas mais relevantes a serem considerados na atuação docente é: ✂️ a) a autonomia da escola. ✂️ b) a questão da inclusão e da diversidade. ✂️ c) a gestão democrática. ✂️ d) o conselho escolar. ✂️ e) a direção participativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q324871 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARCA inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas, especialmente as de nível básico, ao assumirem que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada. É preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais são, EXCETO: ✂️ a) Formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor. ✂️ b) Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos. ✂️ c) Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que segregue e que reprove a repetência. ✂️ d) Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico entre a comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q329137 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPEEntre as competências, habilidades e atitudes dos profissionais da educação incluem-se I participação ativa em grupos de trabalho, desenvolvendo a capacidade de liderança e compreendendo os processos evolutivos nas inovações organizacionais, pedagógicas e curriculares. II aprendizado da tomada de decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, elaborando planos e projetos de ação, sem deixar de pesquisar constantemente. III desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo como meios básicos o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o meio ambiente natural e social e suas interferências na vida do ser humano. IV aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores como solidariedade humana e tolerância recíproca para melhor integração no meio social. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q326474 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSADe acordo com Goleman, em sua obra Inteligência emocional, podem ser identificados estilos distintos de líderes, tais como: visionário, coaching, afiliativo, democrático, timoneiro e autoritário. A respeito desse tema, é correto afirmar que ✂️ a) o líder democrático é o que estimula seus liderados a participar das tomadas de decisões. ✂️ b) autoritário é o líder que estabelece uma relação harmônica entre seus liderados. ✂️ c) visionário é o líder que estabelece objetivos desafiantes e estimulantes para seu grupo. ✂️ d) o líder coaching desestimula as conexões entre os objetivos dos liderados e os objetivos da instituição. ✂️ e) afiliativo é o líder que estabelece um clima negativo no grupo que lidera. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro