Questões de Concursos Fundamentos da Educação

Resolva questões de Fundamentos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q5115 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

O professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q4443 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

NÃO constitui uma etapa na elaboração do plano de ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q326227 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Para que a democratização do acesso à educação tenha uma função realmente inclusiva é indispensável universalizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q5111 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

A escola contemporânea tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental. Que papel é esse?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q319657 | Pedagogia, Fundamentos da Educação

“A Educação, no seu verdadeiro sentido, não se faz sem autoridade, pois o educando precisa do referencial do educador a fim de ter base para a construção do seu próprio referencial. Muitas vezes, o professor não consegue disciplina porque não tem autoridade diante dos alunos. Normalmente, o professor fica esperando que o aluno traga ‘reconhecimento natural’ para com a sua pessoa. Atualmente, esse tratamento de respeito tem que ser conquistado pelo professor.” (Celso Vasconcellos)

Para tanto, o professor precisa exercer sua autoridade nos domínios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q5117 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

A gestão democrática da escola passa, entre outras questões, pelo fortalecimento e pela consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar. Esses mecanismos prevêem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q4439 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

As propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais visam à garantia de aprendizagem essencial para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos. Com relação à proposta de como devem ser abordados os conteúdos nesse documento, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q325969 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Um dos indicadores de qualidade das escolas de Educação Infantil refere-se ao ambiente onde crianças e adultos convivem (Zabalza, 1998). Para o autor, a finalidade de um ambiente de qualidade é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q5119 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

O Governo Federal estabeleceu, através do MEC, as Diretrizes Curriculares Nacionais, que procuram, entre outras questões, resgatar historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira. Tais diretrizes estabelecem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q319813 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEARH RN, IDECAN

Sobre o desenvolvimento da escrita, analise as afirmativas a seguir.

I. É através da linguagem falada que a escrita vai desenvolver. No brincar a criança cria situações, por isso é importante o estímulo da criança para o desenho.

II. Cabe à pedagogia desenvolver atividades que proporcione o desenvolvimento da escrita, com práticas pedagógicas em que o mediador deverá provocar experiências para as crianças com o ambiente rico e vivo, para que possam trabalhar com o imaginário.

III. Antes de entrar na escola a criança já traz consigo as habilidades da escrita e essa escrita é instrumentada.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q327272 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Tendo como referência as premissas de que a escola é um espaço de trocas culturais e a educação é transmissora da cultura, analise as seguintes afirmações:

I. A cultura é o alimento da educação.

II. A educação, garantindo a preservação da cultura, impede sua renovação.

III. Não existe processo educativo distanciado das práticas culturais.

IV. A cultura, embora dinâmica, não se reinventa.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q4440 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

Sobre a Educação do Campo, considerando o que determina as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q5114 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

Sobre o Projeto Político Pedagógico, considere as seguintes afirmativas:

1. Deve ser elaborado coletivamente.
2. Deve contemplar as demandas da comunidade atendida.
3. Deve partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposição de alternativas.
4. Deve atender as características e necessidades do alunado.

São exigências do projeto político-pedagógico da escola os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q323002 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Na Primeira República, identificamos dois movimentos ideológicos desenvolvidos pelos intelectuais da educação brasileira. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q328681 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

Mesmo tendo aumentado o nível de consciência sobre as questões étnico-raciais, não se pode negar que ainda existe uma ideologia racial presente no cotidiano escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q5110 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

A escola brasileira contemporânea enfrenta um grande desafio, qual seja o de garantir a aprendizagem a todos os seus alunos. Só se consegue atingir esse objetivo, quando a escola assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado, como a aprendizagem é concebida e avaliada. A escola precisa se tornar apta para responder às necessidades de cada um dos seus alunos, de acordo com suas especificidades. Nesse sentido, um dos temas mais relevantes a serem considerados na atuação docente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q324871 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas, especialmente as de nível básico, ao assumirem que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada. É preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais são, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q329137 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Entre as competências, habilidades e atitudes dos profissionais da educação incluem-se

I participação ativa em grupos de trabalho, desenvolvendo a capacidade de liderança e compreendendo os processos evolutivos nas inovações organizacionais, pedagógicas e curriculares.

II aprendizado da tomada de decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, elaborando planos e projetos de ação, sem deixar de pesquisar constantemente.

III desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo como meios básicos o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o meio ambiente natural e social e suas interferências na vida do ser humano.

IV aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores como solidariedade humana e tolerância recíproca para melhor integração no meio social.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q326474 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

De acordo com Goleman, em sua obra Inteligência emocional, podem ser identificados estilos distintos de líderes, tais como: visionário, coaching, afiliativo, democrático, timoneiro e autoritário. A respeito desse tema, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.