Início Questões de Concursos Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos Resolva questões de Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q120992 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, QuadrixLeia as seguintes afirmações: I. Quanto maior a velocidade de um escoamento em uma tubulação, maior será a perda de carga que ocorrerá nesse escoamento.II. A rugosidade interna de uma tubulação influencia no cálculo da perda de carga que ocorre no escoamento de um fluido através dessa tubulação. III. O regime de escoamento (laminar ou turbulento) não influencia na perda de carga que ocorre no escoamento de um fluido através de uma tubulação.Está correto o que se afirma em: ✂️ a) somente I ✂️ b) somente II. ✂️ c) somente I e II. ✂️ d) somente II e III. ✂️ e) somente III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q969391 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Engenharia de Processamento, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022O escoamento de um fluido é descrito por parâmetros físicos, sendo a velocidade e a viscosidade desse fluido dois dos mais importantes entre esses parâmetros. Com relação aos fenômenos envolvidos no movimento de fluidos, julgue o item seguinte. As diversas peças necessárias para a montagem da tubulação e para o controle do fluxo de escoamento provocam uma variação brusca da velocidade (em módulo ou direção), que minimiza a perda de carga. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q958547 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Engenheiro Eletricista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEUm componente estrutural fabricado em aço dúctil está submetido a um estado plano de tensões, representado, em determinado ponto, pelo elemento de tensões mostrado na figura acima, em que σ1 = 200 MPa e σ2 = 100 MPa. Considerando a possibilidade de falha por escoamento, julgue o item abaixo, a respeito da resistência ao escoamento do material do referido componente.Segundo a Teoria da Máxima Tensão Cisalhante, ou critério de Tresca, o aço para o componente em questão deve apresentar uma resistência ao escoamento de, pelo menos, 200 MPa.τmáx = σ1 - σ3= 200 - 0 =100 MPa 2 2τmax ≤ Sy 2Sy ≥ 2τmax → Sy ≤ 200 MPa ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q961255 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Engenharia Mecânica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017Em um determinado motor de propulsão temos na sua saída uma velocidade dos gases de Vs = 2.500 km/h e a área do bocal na saída As = 36 x 10–4 m2 . Considerando que a saída dos gases é igual à pressão atmosférica do ambiente, determine a força de propulsão Fp em N no bocal de escape. Assinale a alternativa correta com o valor de Fp (Força de Propulsão) em N. (Considere: ρgases = 0,45 kg/m3 .) ✂️ a) Fp = 624,42 N. ✂️ b) Fp = 781,25 N. ✂️ c) Fp = 934,78 N. ✂️ d) Fp = 1144,83 N. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q966193 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Engenheiro Mecânico, Caixa, CESPE CEBRASPEAcerca dos métodos de dimensionamento de dutos, assinale a opção correta. ✂️ a) O dimensionamento de dutos pelo método das velocidades baseia-se na adoção de uma velocidade constante recomendada pela prática, a qual é imposta por todo o sistema de distribuição de ar. ✂️ b) Pela facilidade de aplicação e por conduzir a dutos mais econômicos, o método das velocidades é o mais adequado para o dimensionamento de sistemas de dutos complexos de grande porte de baixa velocidade. ✂️ c) No método da igual perda de carga, os dutos são dimensionados para uma igual perda de pressão por unidade de comprimento que é aplicada para os outros trechos dos dutos, obtendo-se assim a velocidade e o diâmetro para um duto circular equivalente. A partir desse diâmetro, são obtidas as dimensões correspondentes para dutos retangulares ou ovais. ✂️ d) O objetivo do método da recuperação estática é fazer que a diminuição de pressão estática causada pela redução de velocidade seja inferior às perdas por atrito causadas ao longo dos diversos trechos dos dutos bem como em curvas, difusores e derivações. ✂️ e) No método de otimização dos tês (ou método T), o sistema como um todo é dimensionado como resultado da otimização de ramificações de extração ou admissão (Ts), que são pontos críticos para a perda de carga. Esse método dispensa as iterações nos cálculos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q958545 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Engenheiro Eletricista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEConsiderando a figura acima, que ilustra um mecanismo biela-manivela, julgue os próximos itens.O mecanismo ilustrado possui seis centros instantâneos de rotação. i = C2n = n ( n - 1) 2i = C42 = 4 ( 4 - 1) = 6 2 ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q971595 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Instrumentação, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024Julgue o próximo item, relacionado a protocolos de campo, sistemas instrumentados de segurança e elementos primários de medição.Placas de orifício são dispositivos estáticos, ou seja, não possuem partes móveis. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1000405 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Engenheiro Engenharia Mecânica, CORREIOS, IBFC, 2024Um carro de corrida está se movendo a uma velocidade constante de 60 m/s em uma pista reta. O coeficiente de arrasto do carro é 0,3, a área frontal é 1,2 m² e a densidade do ar é 1,225 kg/m³. Assinale a alternativa que apresenta a força de arrasto atuando sobre o carro. ✂️ a) 661,5 N ✂️ b) 793,8 N ✂️ c) 810,0 N ✂️ d) 882,0 N Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q120992 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, QuadrixLeia as seguintes afirmações: I. Quanto maior a velocidade de um escoamento em uma tubulação, maior será a perda de carga que ocorrerá nesse escoamento.II. A rugosidade interna de uma tubulação influencia no cálculo da perda de carga que ocorre no escoamento de um fluido através dessa tubulação. III. O regime de escoamento (laminar ou turbulento) não influencia na perda de carga que ocorre no escoamento de um fluido através de uma tubulação.Está correto o que se afirma em: ✂️ a) somente I ✂️ b) somente II. ✂️ c) somente I e II. ✂️ d) somente II e III. ✂️ e) somente III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q969391 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Engenharia de Processamento, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022O escoamento de um fluido é descrito por parâmetros físicos, sendo a velocidade e a viscosidade desse fluido dois dos mais importantes entre esses parâmetros. Com relação aos fenômenos envolvidos no movimento de fluidos, julgue o item seguinte. As diversas peças necessárias para a montagem da tubulação e para o controle do fluxo de escoamento provocam uma variação brusca da velocidade (em módulo ou direção), que minimiza a perda de carga. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q958547 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Engenheiro Eletricista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEUm componente estrutural fabricado em aço dúctil está submetido a um estado plano de tensões, representado, em determinado ponto, pelo elemento de tensões mostrado na figura acima, em que σ1 = 200 MPa e σ2 = 100 MPa. Considerando a possibilidade de falha por escoamento, julgue o item abaixo, a respeito da resistência ao escoamento do material do referido componente.Segundo a Teoria da Máxima Tensão Cisalhante, ou critério de Tresca, o aço para o componente em questão deve apresentar uma resistência ao escoamento de, pelo menos, 200 MPa.τmáx = σ1 - σ3= 200 - 0 =100 MPa 2 2τmax ≤ Sy 2Sy ≥ 2τmax → Sy ≤ 200 MPa ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q961255 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Engenharia Mecânica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017Em um determinado motor de propulsão temos na sua saída uma velocidade dos gases de Vs = 2.500 km/h e a área do bocal na saída As = 36 x 10–4 m2 . Considerando que a saída dos gases é igual à pressão atmosférica do ambiente, determine a força de propulsão Fp em N no bocal de escape. Assinale a alternativa correta com o valor de Fp (Força de Propulsão) em N. (Considere: ρgases = 0,45 kg/m3 .) ✂️ a) Fp = 624,42 N. ✂️ b) Fp = 781,25 N. ✂️ c) Fp = 934,78 N. ✂️ d) Fp = 1144,83 N. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q966193 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Engenheiro Mecânico, Caixa, CESPE CEBRASPEAcerca dos métodos de dimensionamento de dutos, assinale a opção correta. ✂️ a) O dimensionamento de dutos pelo método das velocidades baseia-se na adoção de uma velocidade constante recomendada pela prática, a qual é imposta por todo o sistema de distribuição de ar. ✂️ b) Pela facilidade de aplicação e por conduzir a dutos mais econômicos, o método das velocidades é o mais adequado para o dimensionamento de sistemas de dutos complexos de grande porte de baixa velocidade. ✂️ c) No método da igual perda de carga, os dutos são dimensionados para uma igual perda de pressão por unidade de comprimento que é aplicada para os outros trechos dos dutos, obtendo-se assim a velocidade e o diâmetro para um duto circular equivalente. A partir desse diâmetro, são obtidas as dimensões correspondentes para dutos retangulares ou ovais. ✂️ d) O objetivo do método da recuperação estática é fazer que a diminuição de pressão estática causada pela redução de velocidade seja inferior às perdas por atrito causadas ao longo dos diversos trechos dos dutos bem como em curvas, difusores e derivações. ✂️ e) No método de otimização dos tês (ou método T), o sistema como um todo é dimensionado como resultado da otimização de ramificações de extração ou admissão (Ts), que são pontos críticos para a perda de carga. Esse método dispensa as iterações nos cálculos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q958545 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Engenheiro Eletricista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEConsiderando a figura acima, que ilustra um mecanismo biela-manivela, julgue os próximos itens.O mecanismo ilustrado possui seis centros instantâneos de rotação. i = C2n = n ( n - 1) 2i = C42 = 4 ( 4 - 1) = 6 2 ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q971595 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Instrumentação, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024Julgue o próximo item, relacionado a protocolos de campo, sistemas instrumentados de segurança e elementos primários de medição.Placas de orifício são dispositivos estáticos, ou seja, não possuem partes móveis. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1000405 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Engenheiro Engenharia Mecânica, CORREIOS, IBFC, 2024Um carro de corrida está se movendo a uma velocidade constante de 60 m/s em uma pista reta. O coeficiente de arrasto do carro é 0,3, a área frontal é 1,2 m² e a densidade do ar é 1,225 kg/m³. Assinale a alternativa que apresenta a força de arrasto atuando sobre o carro. ✂️ a) 661,5 N ✂️ b) 793,8 N ✂️ c) 810,0 N ✂️ d) 882,0 N Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro