Questões de Concursos Fundamentos Históricos do Serviço Social

Resolva questões de Fundamentos Históricos do Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q139604 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Analista Judiciário Assistência Social, TJ PE, FCC

O Serviço Social, ao ter como matriz teórico-metodológica a teoria que apreende o ser social a partir de mediações, parte do seguinte pressuposto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q132845 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social, julgue o item subsequente.

Apesar de haver conexão entre políticas sociais e o serviço social no Brasil desde 1930, a temática da política social foi introduzida nas pautas profissionais tardiamente: na década de 50 no cenário internacional e a partir de 1970 no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q899723 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Assistente Social, FUNASG RJ, Consulplan, 2024

Pode‐se dizer que o Serviço Social, em seu processo de profissionalização e desenvolvimento socio‐histórico, aparece vinculado a duas grandes matrizes do racionalismo contemporâneo: o racionalismo “formal‐abstrato”, que está na base da matriz positivista, e seus desdobramentos nas abordagens funcionalistas, estrutural‐funcionalistas e sistêmicas, e o racionalismo “crítico‐dialético”, expresso na teoria social de Marx.
(SIMIONATTO, 2015, p. 14.)
Sobre as matrizes teóricas que influenciaram o Serviço Social brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

I. Em seu processo sócio‐histórico, a matriz teórica positivista, como uma das expressões da razão moderna, passa a fazer parte do suporte teórico‐metodológico buscado pela profissão enquanto necessidade de qualificação técnico‐científica para responder às exigências de modernização da sociedade e do Estado decorrentes da consolidação do capitalismo monopolista no Brasil.

II. Sob a orientação da matriz teórico-metodológica marxista, a ação profissional nos diferentes espaços sócio-ocupacionais caracteriza‐se, assim, pelo seu caráter empirista e pragmático, pela busca de controle, dominação, integração e ajustamento dos indivíduos sociais à ordem estabelecida.

III. O que importa na perspectiva marxista é a atividade prático‐imediata e não a apreensão da dinâmica contraditória de seu movimento e das determinações e possibilidades nele presentes.

IV. A “razão instrumental” ou “fenomênica”, presente nas formulações de base positivista, é substituída, em Marx, pela “razão dialética” ou “razão ontológica”, que busca captar o real em suas múltiplas determinações e reafirmar o caráter histórico e criador da práxis humana.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q945068 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. Seu avanço trouxe a percepção da ampliação das relações sociais, concomitante à de “encolhimento do mundo”.
As causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos. O século XV foi palco de conquistas e colonização, com a constituição de rotas internacionais que marcaram o primeiro período. O segundo período, caracterizado pelos grandes eventos do século XVIII, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, ensejou a globalização do capitalismo e das teorias econômicas, a formação do proletariado e o incremento do comércio mundial. O terceiro período, com inserção temporal no século XX, caracterizou-se pela demanda substancial das indústrias por novas fontes de energia, pela inovação dos meios de transportes, pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo em que as relações sociais se intensificaram, a sensação de “encolhimento” do mundo se tornou ainda mais forte devido, principalmente, à facilidade e à rapidez das comunicações.
RAMALHO, N. A. Processos de globalização e problemas emergentes: implicações para o Serviço Social contemporâneo. Revista Serviço Social e Sociedade, p. 345 a 368, n. 110, abr/jun, 2012 (adaptado).

A partir das ideias expostas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. No primeiro período, as rotas internacionais articularam os diferentes mercados espalhados pelo mundo, de maneira que a economia foi a instância propulsora da primeira fase da globalização.
II. O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial.
III. A divisão internacional do trabalho e o crescimento das empresas transnacionais instauradas no terceiro período na América do Norte, na Europa e no Japão provocaram relações de poder assimétricas entre o Norte e o Sul.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q895617 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

O método histórico-crítico é uma abordagem importante na prática do Serviço Social, pois permite uma análise aprofundada das condições sociais. Indique qual das seguintes práticas representa corretamente a utilização do método histórico-crítico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q895564 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Supervisor Criança Feliz, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

As metodologias do serviço social são essenciais para a prática profissional, pois orientam as intervenções e estratégias utilizadas pelos assistentes sociais no atendimento às demandas da população. A abordagem metodológica centrada na Teoria Crítica é uma dessas metodologias, sendo fundamental para a análise das estruturas sociais e das relações de poder. Analise as alternativas e identifique o princípio que mais se alinha à abordagem metodológica da Teoria Crítica no serviço social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q895392 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

Dentro da tradição lukacsiana da dialética marxista, qual é o papel da mediação no processo de compreensão da realidade social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q895565 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Supervisor Criança Feliz, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A abordagem metodológica do serviço social baseada no Método Dialético é outra importante vertente utilizada pelos assistentes sociais. Esse método foca na compreensão das contradições sociais e nas dinâmicas de transformação presentesna sociedade. Analise as alternativas e identifique o princípio que mais se alinha à abordagem metodológica do Método Dialético no serviço social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q901423 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

(Iamamoto/2005) São recursos essenciais que o Assistente Social aciona para exercer o seu trabalho, os quais contribuem para iluminar a leitura da realidade e imprimir rumos à ação, ao mesmo tempo em que a moldam. Nessa perspectiva, o conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos pelo Assistente Social ao longo de seu processo formativo fazem parte do acervo de seus meios de trabalho. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q885129 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Itambé PE, FACET Concursos, 2024

Correntes do Pensamento Social e Serviço Social
Como as diferentes correntes do pensamento social influenciam as metodologias aplicadas no Serviço Social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q959898 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

O Serviço Social profissional, numa interpretação não conservadora, pode ser compreendido como:

I. atividade definida pela divisão sociotécnica do trabalho no âmbito da sociedade capitalista burguesa.

II. profissão cujo objeto constitui um conjunto de situações que exigem intervenções sobre variáreis empíricas.

III. capaz de dispor de um sistema original de saber e detentor de uma teoria particular.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q945082 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

A partir da década de 1980, inicia-se o debate sobre os fundamentos do Serviço Social no Brasil inspirado pela teoria social crítica, que norteia o projeto acadêmico- profissional expresso na lei de regulamentação da profissão. Esse patrimônio sociopolítico e profissional vem atribuindo uma face peculiar ao Serviço Social brasileiro na América Latina e no Caribe, bem como no circuito mundial da área. Seu núcleo é a compreensão da história a partir das classessociais e suaslutas, com o reconhecimento da centralidade do trabalho e dos trabalhadores. Ele foi alimentado teoricamente pela tradição marxista e pela aproximação às forças vivas que movem a história: as lutas e os movimentos sociais.
IAMAMOTO, M. V. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120, p. 609-639, out./dez. 2014 (adaptado).

Considerando as informações do texto e o trabalho das(os) assistentes sociais sob a perspectiva teórico-critica, avalie as afirmações a seguir.
I. As múltiplas expressões da questão social são a matéria sobre a qual incide o trabalho das(os) assistentes sociais, que é moldado tanto pelas políticas públicas quanto pelas lutas sociais cotidianas que vêm à cena pública para expressar interesses e buscar respostas às suas necessidades.
II. A particularidade do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho coletivo encontra-se organicamente vinculada às configurações estruturais e conjunturais da questão social e às formas históricas de seu enfrentamento, que são permeadas pela ação das(os) trabalhadoras(es), do capital e do Estado.
III. A questão social é dissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas; suas expressões condensam múltiplas desigualdades mediadas por ações solidárias frente à pobreza.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q895616 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

No contexto do Serviço Social, o método dialético é fundamental para compreender e atuar sobre a realidade social. Indique qual das seguintes afirmações melhor caracteriza a aplicação do método dialético no Serviço Social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q900572 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Analista Social, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Um importante marco na história do serviço social Brasileiro foi a criação de um órgão assistencial público brasileiro, fundado em 28 de agosto de 1942, pela então primeira-dama Darcy Vargas, com o objetivo de ajudar as famílias dos soldados enviados à Segunda Guerra Mundial, contando com o apoio da Federação das Associações Comerciais e da Confederação Nacional da Indústria. Qual o nome deste órgão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q911363 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Assistente Social, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção que corresponde corretamente a uma característica dos fundamentos da dimensão investigativa do serviço social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q973002 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

O ethos profissional do Serviço Social se constitui a partir das necessidades sociais postas historicamente à profissão e nas respostas ético-políticas dadas por ela nas diferentes áreas onde consolidou seu lócus de atuação.
As áreas mais relevantes nessa trajetória foram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q962486 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

As transformações ocorridas no Serviço Social a partir do Congresso da Virada em 1979 imprimem uma nova direção à profissão.
Com base nessa premissa, Mioto (2009) pensa o estudo social a partir da(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q910807 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Em se tratando dos fundamentos históricos e teórico/metodológicos do Serviço Social brasileiro marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso e assinale a alternativa correspondente:

( ) O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 40, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norteamericano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista
( ) No Brasil, o movimento de Reconceituação, em seus primeiros momentos, (em tempos de ditadura militar e de impossibilidade de contestação política) a priorizar um projeto tecnocrático/modernizador, do qual Araxá e Teresópolis são as melhores expressões.
( ) Na apropriação da vertente marxista no Serviço Social (brasileiro e latino‐americano) não se dá sem incontáveis problemas, e que se caracterizam, quer pelas abordagens reducionistas dos marxismos de manual, quer pela influência do cientificismo e do formalismo metodológico (estruturalista) presente no "marxismo" althusseriano (referência a Louis Althusser, filosofo francês cuja leitura da obra de Marx vai influenciar a proposta marxista do Serviço Social nos anos 60/70 e particularmente o Método de B.H.
( ) No início dos anos 80 que a teoria social de Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão. Como matriz teóricometodológica esta teoria apreende o ser social a partir de mediações.
( ) É no âmbito da adoção do marxismo como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no país, a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q960802 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

No período de meados da década de 1960 a década de 1980 destacam-se, no Serviço Social brasileiro, as seguintes perspectivas teórico-metodológicas e ideo-polítcas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.