Questões de Concursos: Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q945068 | Serviço Social, Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. Seu avanço trouxe a percepção da ampliação das relações sociais, concomitante à de “encolhimento do mundo”.
As causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos. O século XV foi palco de conquistas e colonização, com a constituição de rotas internacionais que marcaram o primeiro período. O segundo período, caracterizado pelos grandes eventos do século XVIII, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, ensejou a globalização do capitalismo e das teorias econômicas, a formação do proletariado e o incremento do comércio mundial. O terceiro período, com inserção temporal no século XX, caracterizou-se pela demanda substancial das indústrias por novas fontes de energia, pela inovação dos meios de transportes, pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo em que as relações sociais se intensificaram, a sensação de “encolhimento” do mundo se tornou ainda mais forte devido, principalmente, à facilidade e à rapidez das comunicações.
RAMALHO, N. A. Processos de globalização e problemas emergentes: implicações para o Serviço Social contemporâneo. Revista Serviço Social e Sociedade, p. 345 a 368, n. 110, abr/jun, 2012 (adaptado).

A partir das ideias expostas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. No primeiro período, as rotas internacionais articularam os diferentes mercados espalhados pelo mundo, de maneira que a economia foi a instância propulsora da primeira fase da globalização.
II. O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial.
III. A divisão internacional do trabalho e o crescimento das empresas transnacionais instauradas no terceiro período na América do Norte, na Europa e no Japão provocaram relações de poder assimétricas entre o Norte e o Sul.

É correto o que se afirma em

2 Q945082 | Serviço Social, Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

A partir da década de 1980, inicia-se o debate sobre os fundamentos do Serviço Social no Brasil inspirado pela teoria social crítica, que norteia o projeto acadêmico- profissional expresso na lei de regulamentação da profissão. Esse patrimônio sociopolítico e profissional vem atribuindo uma face peculiar ao Serviço Social brasileiro na América Latina e no Caribe, bem como no circuito mundial da área. Seu núcleo é a compreensão da história a partir das classessociais e suaslutas, com o reconhecimento da centralidade do trabalho e dos trabalhadores. Ele foi alimentado teoricamente pela tradição marxista e pela aproximação às forças vivas que movem a história: as lutas e os movimentos sociais.
IAMAMOTO, M. V. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120, p. 609-639, out./dez. 2014 (adaptado).

Considerando as informações do texto e o trabalho das(os) assistentes sociais sob a perspectiva teórico-critica, avalie as afirmações a seguir.
I. As múltiplas expressões da questão social são a matéria sobre a qual incide o trabalho das(os) assistentes sociais, que é moldado tanto pelas políticas públicas quanto pelas lutas sociais cotidianas que vêm à cena pública para expressar interesses e buscar respostas às suas necessidades.
II. A particularidade do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho coletivo encontra-se organicamente vinculada às configurações estruturais e conjunturais da questão social e às formas históricas de seu enfrentamento, que são permeadas pela ação das(os) trabalhadoras(es), do capital e do Estado.
III. A questão social é dissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas; suas expressões condensam múltiplas desigualdades mediadas por ações solidárias frente à pobreza.

É correto o que se afirma em

3 Q911363 | Serviço Social, Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, Assistente Social, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção que corresponde corretamente a uma característica dos fundamentos da dimensão investigativa do serviço social.

4 Q910807 | Serviço Social, Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Em se tratando dos fundamentos históricos e teórico/metodológicos do Serviço Social brasileiro marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso e assinale a alternativa correspondente:

( ) O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 40, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norteamericano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista
( ) No Brasil, o movimento de Reconceituação, em seus primeiros momentos, (em tempos de ditadura militar e de impossibilidade de contestação política) a priorizar um projeto tecnocrático/modernizador, do qual Araxá e Teresópolis são as melhores expressões.
( ) Na apropriação da vertente marxista no Serviço Social (brasileiro e latino‐americano) não se dá sem incontáveis problemas, e que se caracterizam, quer pelas abordagens reducionistas dos marxismos de manual, quer pela influência do cientificismo e do formalismo metodológico (estruturalista) presente no "marxismo" althusseriano (referência a Louis Althusser, filosofo francês cuja leitura da obra de Marx vai influenciar a proposta marxista do Serviço Social nos anos 60/70 e particularmente o Método de B.H.
( ) No início dos anos 80 que a teoria social de Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão. Como matriz teóricometodológica esta teoria apreende o ser social a partir de mediações.
( ) É no âmbito da adoção do marxismo como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no país, a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações.

5 Q959898 | Serviço Social, Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

O Serviço Social profissional, numa interpretação não conservadora, pode ser compreendido como:

I. atividade definida pela divisão sociotécnica do trabalho no âmbito da sociedade capitalista burguesa.

II. profissão cujo objeto constitui um conjunto de situações que exigem intervenções sobre variáreis empíricas.

III. capaz de dispor de um sistema original de saber e detentor de uma teoria particular.

Está correto o que consta em

6 Q962498 | Serviço Social, Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No Brasil do século XXI, “a velha ‘questão social’ metamoforseia-se, assumindo novas roupagens” (Iamamoto, 2008).
Esse fato produziu uma fratura que, de acordo com a autora, se traduz, dentre outros(as) consequências, no(a):

7 Q960802 | Serviço Social, Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

No período de meados da década de 1960 a década de 1980 destacam-se, no Serviço Social brasileiro, as seguintes perspectivas teórico-metodológicas e ideo-polítcas, EXCETO:

8 Q967225 | Serviço Social, Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, Assistente Social, CONAB, FJPF

Ao ser institucionalizado e legitimado pelo Estado, o Serviço Social, enquanto profissão, deixa de ser uma forma de distribuição controlada da caridade particular das classes dominantes, para constituir-se em:

9 Q967228 | Serviço Social, Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, Assistente Social, CONAB, FJPF

Alguns autores apontam para algumas dimensões que configuram um quadro de consolidação e maturação da profissão de Assistente Social. A partir dessas análises, relacionam a atual problemática do Serviço Social com:

10 Q967233 | Serviço Social, Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, Assistente Social, CONAB, FJPF

Na área da Pesquisa Social, a abordagem dialética propõe:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.