Questões de Concursos Gastroenterologia

Resolva questões de Gastroenterologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1068563 | Medicina, Gastroenterologia, Especialidade Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2025

Um paciente com diagnóstico de cirrose alcoólica e ascite é admitido após um episódio de sangramento gastrointestinal agudo. Ele é tratado com terlipressina e realiza a ligadura endoscópica das varizes esofágicas. Nos dois dias seguintes, a creatinina sérica passa de 0,77 mg/dL para 1,97 mg/dL, apesar da ressuscitação volêmica adequada. Não há sinais de sangramento ativo. A conduta mais apropriada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1068576 | Medicina, Gastroenterologia, Especialidade Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2025

Homem de 54 anos apresenta quadro de hematêmese há 3 horas. Nos últimos 6 meses, houve 2 episódios semelhantes. O histórico é relevante para cirrose alcoólica CHILD B. Ele é tabagista de 35 maços/ano e tem consumido 2 copos de uísque diariamente nos últimos 30 anos. No exame físico está consciente e orientado; frequência cardíaca: 98 bpm; pressão arterial: 101 x 69 mmHg; o abdome está distendido, com hepatomegalia e macicez móvel à percussão. O hemograma mostra hemoglobina: 9,8 g/dL; leucócitos: 5.200/mm3; plaquetas: 120.000/mm3. Ele recebe fluidos intravenosos e terlipressina. Nesse momento, o próximo passo de escolha é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1041110 | Medicina, Gastroenterologia, Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Medicina Ramo Clínica Geral, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de crise convulsiva, hiperglicemia, anafilaxia e hemorragias digestivas, julgue o próximo item.

A causa mais comum de hemorragia digestiva alta maciça é a doença ulcerosa péptica, responsável por 30% a 65% dos casos.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q962326 | Medicina, Gastroenterologia, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O tratamento da dislipidemia tem por objetivo final a redução de eventos cardiovasculares, incluindo mortalidade, bem como a prevenção de pancreatite aguda associada a hipertrigliceridemia grave. Tradicionalmente, o tratamento busca atingir níveis de LDL abaixo de 100 mg/dL ou de triglicerídeos abaixo de 150 mg/dL.
Um critério de inclusão para tratamento da dislipidemia como prevenção de eventos cardiovasculares e pancreatites é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1043992 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação à Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), analise as afirmativas a seguir.


I. É definida pela presença de lesão mucosa característica observada na endoscopia digestiva alta e/ou pela exposição anormal ao ácido demonstrada pela manometria esofágica de 24h.

II. É a condição na qual o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago resulta em sintomas e/ou complicações.

III. O diagnóstico da doença do refluxo gastresofágico se baseia essencialmente no quadro clínico e na avaliação manométrica do órgão.

IV. A endoscopia digestiva alta é o exame de escolha para o diagnóstico da DRGE.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1043993 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

JAJ, sexo masculino, 35 anos, dá entrada na emergência do pronto-socorro relatando que “entalou” com um pedaço de carne enquanto almoçava. Submetido à endoscopia digestiva alta, que evidenciou subestenose e impactação do alimento no esôfago médio. Procedida a retirada do mesmo o paciente teve alta e foi encaminhado ao seu consultório. Dos antecedentes de importância referiu outros dois episódios semelhantes no último ano. Trazia o resultado do anátomo patológico da biópsia esofágica, com esofagite crônica e presença de 40 eosinófilos por campo de grande aumento.
A respeito do caso descrito, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Trata-se de paciente com doença do refluxo gastroesofágico complicada com estenose péptica e o melhor tratamento é inibidor de bomba de prótons por 12 semanas.
( ) Trata-se de paciente com esofagite eosinofílica e o tratamento mais eficaz é iniciar inibidor de bomba de prótons, corticóide sistêmico e dilatação da subestenose.
( ) Trata-se de paciente com esofagite eosinofílica e o tratamento de escolha é iniciar corticoterapia tópica associada a inibidor de bomba de prótons em dose plena.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1043994 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente de 60 anos, sexo masculino, natural e procedente do interior de Minas Gerais, procura seu consultório com queixa de disfagia há seis meses, associada a episódios de regurgitação, dor no peito e perda ponderal de 10Kg no período. Trazia exame de raio-x contrastado de esôfago, estômago e duodeno evidenciando aumento do calibre do órgão e presença de ondas terciárias.
A respeito do caso descrito, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1043995 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, 30 anos, procura seu consultório encaminhado pelo hematologista. Trazia endoscopia digestiva alta dentro dos padrões da normalidade, com teste da urease positivo para H. pylori. Assintomático do ponto de vista gastrintestinal, relatava antecedente de púpura trombocitopênica idiopática (PTI), com palquetopenia importante e persistente. Negou antecedente de câncer na família.

Em relação ao tratamento de erradicação do H. pylori, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Segundo o IV Consenso Brasileiro sobre a infecção pelo H. pylori o tratamento de erradicação é obrigatório naqueles com doença ulcerosa péptica gástrica e duodenal e com antecedente familiar de câncer gástrico.

( ) O papel do H. pylori nas doenças hematológicas ainda não é consistente, não sendo obrigatório o tratamento de erradicação nesses casos.

( ) O tratamento de erradicação do H. pylori não é obrigatório em pacientes assintomáticos, com endoscopia digestiva alta normal.

( ) Para o diagnóstico da infecção do H. pylori durante o exame de endoscopia digestiva alta são realizadas duas biópsias do antro para o teste rápido da urease e duas biópsias do corpo e duas do antro para o exame anátomo-patológico.

( ) O papel do tratamento de erradicação do H. pylori na púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) está bem estabelecido, notando-se melhora dos níveis de plaquetas após a erradicação da bactéria.


As afirmativas são, respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1043996 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação ao abscesso hepático, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1067805 | Medicina, Gastroenterologia, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 40 anos com cirrose e varizes esofágicas apresenta quadro de hematêmese. Em relação ao manuseio inicial dessa apresentação, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1043997 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente do sexo feminino, 50 anos, assintomática, vem encaminhada pela hematologista. Trazia endoscopia digestiva alta que evidenciava gastrite atrófica, confirmada pela histologia: Estadiamento OLGA II (Corpo escore 3; antro: escore 0) e teste de urease positivo.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Trata-se de paciente com gastrite atrófica autoimune e o tratamento é realizar endoscopia digestiva a cada cinco anos com protocolo OLGA.

II. Trata-se de paciente com gastrite atrófica secundária à infecção pelo H. pylori, sendo mandatória a sua erradicação e seguimento anual com endoscopia digestiva alta.

III. Trata-se de paciente com gastrite atrófica autoimune, sendo imperativo o tratamento do H. pylori, bem como a dosagem do da vitamina B12 e pesquisa de anticorpo anti célula parietal e antifator intrínseco.

IV. Trata-se de paciente com gastrite atrófica secundária à infecção crônica pelo H. pylori, sendo imperativa a sua erradicação, bem como dosagem de vitamina B12 e anticorpo anti célula parietal.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1043998 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente de 25 anos, sexo feminino, dá entrada na emergência do pronto-socorro com quadro de dor epigástrica de início súbito, de forte intensidade, irradiada para dorso, como uma cinta, associada náuseas e vômitos. Os exames laboratoriais revelaram amilase 1300 U|L (Valor de referência: 8 a 53 U|L) e lipase 3000 U|L (Valor de referência: < 60 U|L) e o ultrassom de abdome não evidenciou colelitíase. Admitida inicialmente na enfermaria, cerca de 48h após a admissão evolui com insuficiência respiratória aguda, necessitando intubação orotraqueal (IOT) e ventilação mecânica (VM). Submetida a tomografia computadorizada, que evidenciou presença de necrose pancreática.

Em relação à pancreatite aguda, analise as afirmativas a seguir.


I. O diagnóstico da pancreatite aguda se baseia em pelo menos dois de três critérios: aumento da amilase e/ou lipase pelo menos 5x o valor superior da normalidade, dor típica e/ou exame de imagem compatível.

II. A pancreatite aguda moderadamente grave se caracteriza pela presença de comprometimento persistente (>48h) de outro órgão e/ou sistema.

III. Na pancreatite aguda grave a terapia nutricional enteral está associada à redução da mortalidade, da insuficiência de múltiplos órgãos e da infecção, quando comparada com a nutrição parenteral total.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1043999 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação às lesões nodulares hepáticas, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O hemangioma hepático é uma das lesões hepáticas benignas mais frequentes e não está relacionada ao uso de contraceptivos orais.

( ) A hiperplasia nodular focal é uma lesão hepática benigna caracterizada pela presença de uma cicatriz central ao exame de tomografia computadorizada.

( ) O adenoma hepático é uma lesão hepática benigna secundária ao uso de contraceptivos orais à base de estrógeno e pode evoluir para complicações, como sangramento e carcinoma hepatocelular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1044000 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

PJJ, 50 anos, sexo feminino, interna na enfermaria de gastroenterologia com história de queda do estado geral, inapetência e dor em andar superior do abdome há cerca de 3 meses, perda ponderal de 15Kg no período e, nas últimas 24h antes da internação, notou icterícia. Dos antecedentes de importância relata que seu pai e seu avô paterno tiveram câncer de pâncreas e sua mãe teve câncer de mama. A tomografia computadorizada de abdome confirma lesão expansiva de 4,0cm na cabeça pancreática, compatível com lesão neoplásica primária do pâncreas.

Em relação ao câncer de pâncreas familiar, analise as afirmativas a seguir.

I. No momento do diagnóstico cerca de 50% dos pacientes já apresentam doença localmente avançada ou metastática.

II. O câncer pancreático familiar é definido como aquele em que dois ou mais familiares têm o diagnóstico de câncer pancreático, mas não preenchem critério para nenhuma síndrome genética conhecida associada à doença.

III. Indivíduos com alto risco para desenvolvimento de câncer pancreático familiar devem iniciar a vigilância a partir dos 50 anos de idade ou 10 anos mais jovem que o caso índex.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1044001 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação à pancreatite aguda, é correto afirmar que


I. a presença de necrose pancreática infectada é o principal indicador de piora da morbidade e mortalidade na pancreatite aguda e os agentes mais comuns são as bactérias gram positivas.

II. o uso de antibióticos profiláticos de largo espectro na pancreatite aguda grave previne o desenvolvimento de infecções graves.

III. na pancreatite aguda grave o uso de antibioticoterapia está indicado apenas nos casos de necrose infectada.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1044002 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente AJN, 53 anos, sexo feminino, médica, procura seu consultório relatando que há cerca de um ano vem apresentando episódios de diarreia com muco e sangue. Houve piora do quadro há um mês, agora associado a dor abdominal importante, inapetência e perda ponderal de 7kg no período. Trazia colonoscopia recente evidenciando colite severa à esquerda, enterotomografia normal e dosagem da calprotectina fecal: 1000 (VR: < 50mcg/g fezes).

A respeito do caso descrito, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1044003 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Avalie as causas extra pancreáticas de insuficiência pancreática exócrina a seguir.

I. Fibrose cística, pancreatite crônica e diabetes mellitus.
II. Supercrescimento bacteriano (SIBO), doença celíaca e cirurgia de by-pass gástrico.
III. Doença celíaca, diabetes mellitus e pancreatite aguda.

As causas extra pancreáticas de insuficiência pancreática estão corretamente indicadas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1044004 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

MNM, 25 anos, sexo feminino, é admitida na emergência com quadro de dor epigástrica de início súbito, irradiada para dorso, associada a náuseas e vômitos, tendo evoluído, nas 24h seguintes, com insuficiência respiratória aguda, necessitando intubação orotraqueal e ventilação mecânica. Os últimos exames revelaram triglicérides 3600mg por dl (Valor de referência: < 150mg por dl) e a tomografia computadorizada do abdome evidenciou necrose pancreática extensa.

Em relação à pancreatite aguda por hipertrigliceridemia, é correto afirmar que


I. A hipertrigliceridemia é a terceira causa mais comum de pancreatite aguda.

II. As causas da pancreatite por hipertrigliceridemia podem ser subdivididas em dois subgrupos: primárias ou genéticas e secundárias ou metabólicas.

III. Dentre as causas primárias os fenótipos de Fredrickson I, IIa e V são os mais comuns.

IV. A plasmaferese está indicada em todos os casos com triglicérides > 2.000mg por dl.

V. O objetivo principal da plasmaferese é reduzir os níveis séricos dos triglicérides, bem como das citocinas inflamatórias.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1067813 | Medicina, Gastroenterologia, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 45 anos apresenta melena. Ele fuma 20 cigarros por dia há 20 anos. Não usa nenhum medicamento e está em bom estado geral. A endoscopia mostra uma úlcera duodenal com base limpa (Forrest III).
Nessa circunstância, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1044005 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

NIN, 28 anos, sexo feminino, procura seu consultório encaminhada pelo cardiologista pois em exames de check up foi detectado, no ultrassom de abdome um nódulo hepático medindo 7,0cm no segmento VIII. Trazia uma ressonância nuclear magnética realizada com contraste hepatoespecífico que evidenciava tratar-se de um adenoma hepático. Dos antecedentes de importância a paciente relatou uso de contraceptivo oral durante 10 anos, tendo cessado seu uso há seis meses. Encontrava-se assintomática, com índice de massa corpórea (IMC) 30.
Em relação aos adenomas hepáticos, analise as afirmativas a seguir.

I. São as lesões hepáticas benignas mais frequentes, geralmente associadas à obesidade e ao uso de contraceptivo oral em mulheres.
II. As complicações mais temidas são a hemorragia, sobretudo nos nódulos maiores que 5cm e a transformação maligna.
III. O subtipo β-catenina é o mais comum, predomina no sexo feminino e exibe baixo risco de malignização.
IV. A indicação de tratamento cirúrgico é imperativo apenas nos casos sintomáticos e em lesões maiores de 8,0cm.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.