Questões de Concursos Gêneros e Formatos Jornalísticos

Resolva questões de Gêneros e Formatos Jornalísticos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1053706 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Analista de Contrato, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Texto associado.

O câncer cada vez mais próximo da cura



Ao realizar uma pesquisa breve no portal de periódicos da Capes, uma das principais referências nacionais no que se refere aos acervos das produções acadêmicas, é possível notar que há 203 resultados para o termo cura do câncer somente nos últimos dois anos. Isso nos ajuda a pressupor uma ideia óbvia: há um desejo incontido dos pesquisadores por tratamentos que tornem o câncer bem menos letal.


Os tratamentos convencionais, principalmente a radioterapia e a quimioterapia, dão uma contribuição importante, mas esbarram fortemente em efeitos colaterais que comprometem a qualidade de vida do paciente durante o combate ao tumor. Minimizar esse sofrimento e potencializar as chances de cura são, portanto, duas estratégias sobre as quais a ciência se debruça todos os dias.


Uma das respostas mais importantes nesse sentido, se não a mais, vem sendo o CAR-T Cell. A técnica é uma revolução na imunoterapia e no combate a alguns tipos de câncer, especialmente a leucemia linfoblástica aguda (LLA), o linfoma não-Hodgkin (LNH) e o mieloma múltiplo. O tratamento consiste na extração de algumas células T, que atuam no sistema imunológico, do próprio paciente. Essas células são então programadas para combater as células cancerígenas, e na sequência são reinseridas no corpo do paciente.


Há uma multiplicação de casos de pacientes que simplesmente se livraram do câncer. Um deles ganhou recentemente uma atenção ampla nos sites de notícias nacionais. Um brasileiro de 61 anos, diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, já havia passado por 45 sessões de quimioterapia sem sucesso, e estava prestes a ser conduzido a cuidados paliativos. Depois de se submeter à imunoterapia com CAR-T Cell, o câncer simplesmente desapareceu.


O grande salto da ciência hoje em relação ao tratamento é sua expansão para outros tipos de câncer. O procedimento é visto como a grande esperança contra os tumores sólidos, como de próstata, de mama e de cérebro. Se a cura do câncer figura entre os temas recorrentes da Capes, não podemos nos furtar de dizer que alguma parte desse acervo é composta também por produções científicas que tratam dos avanços do CAR-T Cell para novas fronteiras.


Hoje, esses estudos se debruçam principalmente sobre a genética do câncer. Grosseiramente, é como se a ciência estivesse produzindo um manual de instruções sobre cada câncer para, através dessa imunoterapia, reprogramar as células T para atacar pontualmente o problema identificado no seu organismo de origem.


É possível classificar, portanto, como uma tendência as chances de já nos próximos anos esse tratamento ser expandido para novos tipos de tumores que hoje ainda não estão no radar da ciência. O CAR-T Cell é um procedimento que pode levar à cura do câncer. E isso leva a comunidade científica a alimentar a esperança de que a profusão de relatos favoráveis à cura logo serão o tema principal das produções acadêmicas neste campo. Quem viver verá.



(Guilherme Muzzi. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/opiniao. Acesso em: fevereiro de 2025.)

Considerando as informações e ideias trazidas ao texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Os tratamentos, considerados convencionais, passam a demonstrar comprometimento em sua eficácia diante dos avanços tecnológicos.
II. Há estratégias argumentativas utilizadas no texto para o fortalecimento e a construção da argumentação quanto à apresentação da prática de tratamento inovador no combate ao câncer.
III. A técnica denominada “CAR-T Cell” apresenta-se como uma forma inovadora e eficaz de combater alguns tipos de câncer, mostrando-se como uma alternativa aos tratamentos anteriores à sua prática.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1017988 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, a respeito da organização de entrevistas coletivas.

O local de uma coletiva deve ser de fácil acesso e devidamente preparado em função das exigências técnicas dos diferentes veículos de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1036410 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Por conta dos impactos do fenômeno na vida e nos meios de subsistência em todo o mundo, o termo cunhado pela UNESCO para se referir especificamente à desinformação em relação à COVID-19 na pandemia foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1036411 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Feature pode ser visto como um gênero jornalístico que supera o caráter factual das notícias ao aprofundar um assunto e buscar uma dimensão mais atemporal.
Nesse sentido, ele se opõe a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q943681 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Identifique qual os principais critérios de noticiabilidade considerados pelo jornal O Estado de São Paulo para a publicação da notícia a seguir:
Curió abre arquivo e revela que Exército executou 41 no Araguaia Sebastião
Curió Rodrigues de Moura, o major Curió, o oficial vivo mais conhecido do regime militar (1964-1985), abriu ao Estado o seu lendário arquivo sobre a Guerrilha do Araguaia (1972-1975). Os documentos, guardados numa mala de couro vermelho há 34 anos, detalham e confirmam a execução de adversários da ditadura nas bases das Forças Armadas na Amazônia. Dos 67 integrantes do movimento de resistência mortos durante o conflito com militares, 41 foram presos, amarrados e executados, quando não ofereciam risco às tropas. (O Estado de São Paulo - 20 de junho de 2009).
Aponte a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q944974 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Atualmente, na rotina de produção de um veículo impresso, o planejamento de uma cobertura jornalística precisa levar em conta novas demandas e novos arranjos produtivos que caracterizam a fase mais recente do jornalismo, na qual há uma tendência cada vez maior à sinergia entre as redações do impresso e do site de um veículo. Esse é um processo em franco desenvolvimento, com modelos sendo testados em todas as áreas. Na busca por caminhos para a profissão frente a inúmeras transformações tecnológicas, profissionais e econômicas em curso, as adaptações têm sido constantes.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A convergência entre o ambiente digital e o impresso, que caracteriza o jornalismo atual, exige que o jornalista seja um profissional multitarefa, capaz de atender a distintas plataformas e de realizar com habilidade as funções de apurar, escrever, gravar, fotografar, filmar, editar e postar material informativo.
PORQUE
II. Nas redações unificadas, integradas e cada vez mais reduzidas, é preciso que uma cobertura jornalística seja pensada levando-se em consideração não apenas a interação entre mídias, que marca o jornalismo contemporâneo, mas também a predominância de formatos jornalísticos cujas características híbridas exigem do profissional amplo domínio de variadas técnicas e funções.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q944987 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Desmatamento na Amazônia cai em março, mas região registra pior trimestre
BRASÍLIA - Os alertas de desmatamento na Região Amazônica chegaram a registrar 312 quilômetros quadrados entre os dias 1º e 31 de março de 2022, redução de 15% em relação ao mesmo mês do ano passado. Se considerado, no entanto, o desmatamento total registrado no primeiro trimestre deste ano, são 941 km² de devastação entre janeiro e março, recorde na série histórica iniciada em 2016, com aumento de 64% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados divulgados nesta sexta-feira (08/04/22) são do sistema de alertas Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Esses dados são a principal referência para medir os índices de desmatamento no Brasil.
“O retrocesso na gestão ambiental foi um objetivo claro nos últimos anos, e os resultados são evidentes nos alertas de desmatamento do primeiro trimestre de 2022 e nos recordes de desmatamento em anos anteriores”, diz a porta-voz da Amazônia do Greenpeace Brasil, Cristiane Mazzetti.
BORGES, A. Desmatamento na Amazônia cai em março, mas região registra pior trimestre. Estadão Conteúdo. 8 abr. 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/04/08/desmatamento-na-amazonia-cai-emmarco-mas-regiao-registra-pior-trim. Acesso em: 19 abr. 2022. (adaptado).
O texto jornalístico apresenta-se de diferentes formas e finalidades discursivas. No trecho reproduzido, é possível identificar características do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q658014 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, FADESP, 2020

A comunicação intensificada no século XXI trouxe para o jornalismo uma dinâmica que ultrapassa questões como atualidade, proximidade, controvérsia, próprias da atividade jornalística, com a participação e colaboração do cidadão comum na divulgação de informações.
Neste sentido, pode
-se afirmar que o jornalismo se organiza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q843102 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Na produção de notícias, os jornalistas adotam critérios de noticiabilidade que são definidos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q657020 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, FADESP, 2020

Na linguagem de rádio e de televisão, a entrevista é um elemento essencial para a constituição da notícia.
Escolha, formas de abordagem e gravação fazem parte do protocolo do jorn
alista, ao preparar o texto da notícia e sua apuração.
A fala do entrevistado, pessoa ou pessoas que presenciaram um
acontecimento ou que têm alguma informação sobre o fato gravado pelo repórter para a reportagem de televisão é indicada no roteiro como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q993385 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

São considerados gêneros jornalísticos opinativos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1055109 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O Jornalismo articula-se a partir de dois núcleos de interesse: a informação (saber o que se passa) e a opinião (saber o que se pensa sobre o que se passa). Trata-se de um caminho que percorre a descrição dos fatos e a versão dos fatos (a reprodução do real e a leitura do real). Considerando estes dois aspectos que norteiam os conceitos sobre os gêneros jornalísticos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Informativo. 2. Opinativo. 3. Interpretativo. 4. Diversional ou entretenimento.
( ) Identifica as causas e os motivos que deram origem ao fato. Busca compreender a significação e efetuar análises, comparações e realizar previsões. É objetivo e determina o sentido de um fato. ( ) Visa entreter e abrir espaço para prender o interesse do público. ( ) A instituição reage diante das notícias e difunde opiniões: sejam opiniões da própria empresa, sejam as que leem, ouvem ou veem. ( ) A instituição jornalística assume o papel de observadora da realidade, registrando os fatos e informando a sociedade.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q974994 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O enfoque pretendido, as fontes essenciais e um roteiro com perguntas são alguns elementos constantes em pautas. O planejamento facilita a apuração jornalística e ajuda a organizar o que a reportagem quer demonstrar. Contudo, o repórter deve observar que a pauta NÃO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q974995 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Assoberbado com o número de pautas recebidas, o repórter de um fictício veículo de imprensa reproduziu a declaração de uma fonte sem cruzar dados que garantiriam a veracidade do depoimento - fornecido de boa-fé. Checar a validade do que é declarado é pressuposto do trabalho do jornalista, de modo a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q974997 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O produtor de um determinado programa radiofônico noticioso solicitou ao editor de áudio que, logo após a veiculação da trilha característica, inserisse uma trilha musical. Porém, essa passagem não poderia ser feita através de corte seco e simultaneamente à exibição da trilha musical, haveria a locução do repórter. A solicitação do produtor se justificava na medida em que o tempo disponível para a plástica era exíguo. A solução encontrada foi cortar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q975000 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O Secretário de Segurança Pública foi convidado a participar do telejornal local a fim de explicar o porquê do aumento de assaltos a pedestres registrados durante o mês de dezembro. Um problema de última hora impossibilitou a ida do Secretário aos estúdios para participar ao vivo, mas ele enviou um áudio de um minuto e trinta segundos via Whatsapp. Devido a problemas na captação, apenas trinta segundos de fala apresentavam condições técnicas para serem levados ao ar. A Direção da emissora considerou válido o depoimento e fez uso do material da seguinte forma, tendo em vista os critérios éticos na prática do telejornalismo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q975002 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Reportagens assistidas por computador, monitoramento das redes sociais para proposição de pautas jornalísticas e uso de tecnologias digitais para produção e recepção de informação se tornaram presentes nas redações. Os profissionais de imprensa, a partir da concepção de trabalho multiplataforma e interconectado, passam a se dedicar também ao nicho dos dispositivos móveis. Daí conclui-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.