Questões de Concursos Genética

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1Q382981 | Biologia, Genética, Papiloscopista Policial Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Em um bairro nobre de determinada cidade no Brasil, houve um assassinato na madrugada fria do mês agosto. A vítima, um homem de quarenta e dois anos de idade, foi encontrada morta com golpes de faca na região torácica. Sua residência tinha sido saqueada e exibia sinais de violação, como, por exemplo, uma janela quebrada que estava manchada de sangue. Como havia sinais de que a vítima pudesse ter resistido ao ataque e revidado até ser imobilizada e morta, amostras biológicas do corpo da vítima foram coletadas pelos investigadores e encaminhadas para análise, a fim de se obterem evidências que levassem à identificação do assassino. Uma das amostras de sangue recolhidas no local do crime promovia aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh; outra amostra não apresentava aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti-Rh. Durante a investigação, descobriu-se, ainda, que a vítima sofria de hemofilia e que uma amostra de sangue de tipo sanguíneo diferente do da vítima apresentava mutação no alelo do fator VIII. Após vários meses de investigação, os investigadores chegaram a um suspeito, que era portador do tipo sanguíneo A negativo.

Considerando a situação hipotética apresentada e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

Como as hemácias possuem núcleos, amostras de DNA poderiam ser obtidas a partir do isolamento dos núcleos das hemácias presentes nas manchas de sangue nos destroços de vidro.
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2Q387339 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. O projeto genoma humano dividiu-se em duas frentes: uma pública, que utilizou uma abordagem mais meticulosa, e outra de interesse privado, que se propôs a realizar tal análise de maneira rápida, empregando intensamente a computação.
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3Q386833 | Biologia, Genética, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Acerca dos objetos de estudo das subdivisões da biologia, julgue os próximos itens. A genética é o campo da biologia que estuda a organização estrutural dos seres vivos, incluindo células, órgãos, tecidos e sistemas, a aparência e a posição das partes do corpo.
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4Q385568 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. O uso de TIC como recursos metodológicos possibilita ao professor abordar os conteúdos de forma mais dinâmica, oferecendo aos estudantes diversas opções de assimilação dos temas discutidos.
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5Q384289 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A utilização de recursos didáticos naturais, como a coleta e a manipulação de materiais biológicos, é considerada uma abordagem didático-pedagógica ultrapassada e deve ser substituída pelo emprego de simulações computacionais, que são mais realistas e acessíveis.
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6Q384804 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. A técnica de mapas conceituais consiste na elaboração de diagramas representando conceitos e as suas correlações.
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7Q384038 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. As TIC são meios de comunicação capazes de reunir, distribuir e compartilhar informações especificamente por meio de linguagens verbais.
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8Q386603 | Biologia, Genética, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A importância do domínio científico e da habilidade didática para uma educação científica de qualidade é ancorada na defesa de que a aprendizagem das ciências deve ser acompanhada por uma aprendizagem sobre as ciências. Considerando essa proposição, assinale a opção que NÃO corresponde a uma contribuição da inclusão da educação científica crítica no ensino de biologia.
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9Q386607 | Biologia, Genética, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Em procariontes, a organização gênica consiste em diversas sequências codificadoras sob o controle de um único promotor, o que gera um mRNA policistrônico. No caso do operon lac,
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10Q384308 | Biologia, Genética, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando o cruzamento Aa Bb x Aa bb, é correto afirmar que a fração da prole que terá o fenótipo recessivo para, pelo menos, um gene é
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11Q384823 | Biologia, Genética, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Um dos genes associados à calvície que pode ser transmitido pela mãe fica localizado no cromossomo X e é recessivo. A esse respeito, julgue o item subsequente. As chances de um homem (XY) ser calvo serão grandes se ele herdar de sua mãe um cromossomo com esse gene; no caso de uma mulher (que tem duas cópias do cromossomo X), ela terá que herdar dois genes alterados, da mãe e do pai, para que a calvície se manifeste.
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12Q384059 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A construção de maquetes deve ser evitada como recurso manual no ensino de biologia, pois o emprego desse recurso dificulta a interação do estudante com o conteúdo.
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13Q383037 | Biologia, Genética, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

A Galactosemia é uma doença genética autossômica recessiva que faz parte de um grupo de patologias chamadas de Erros Inatos do Metabolismo (EIM), caracterizada por uma inabilidade em converter a galactose em glicose, levando a um acúmulo de metabólitos da galactose no organismo, que passa a ter níveis elevados e tóxicos circulantes. Algumas consequências podem se manifestar na pessoa com Galactosemia como doenças neurológicas, catarata e dificuldades de aprendizagem. O Teste do Pezinho chamado de “Master” pode detectar mais de 30 doenças, entre elas a Galactosemia. Este diagnóstico precoce pode ocorrer mesmo antes da manifestação dos sintomas, evitando, assim, o risco de lesões irreversíveis. O indivíduo que nasce com Galactosemia deverá apresentar o seguinte genótipo para essa característica:
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14Q384574 | Biologia, Genética, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

O gene CCR5 codifica o receptor de citocina que serve como porta de entrada para certas amostras do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), enquanto o gene mutante ?CCR5 torna a proteína não funcional e resistente ao HIV. Desta forma, os homozigotos para a mutação são resistentes ao HIV. Considerando uma população de 788 indivíduos, sendo 647 CCR5/CCR5, 134 CCR5/?CCR5 e 7 ?CCR5 /?CCR5, a frequência do genótipo heterozigoto e a frequência do alelo recessivo é:
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15Q384577 | Biologia, Genética, Biomédico, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Atualmente não se pode mais falar em diagnóstico rápido e preciso sem o uso de técnicas moleculares de diagnóstico. Considere, como exemplo, o diagnóstico do HPV (Papiloma Vírus Humano), que possui DNA circular, apresenta mais de 100 genótipos, dos quais grande parte está relacionada a processos malignos e lesões precursoras em cérvice uterinas. Dentre estas técnicas, a PCR detecta e identifica o material genômico dos HPVs, o que permite saber se o vírus é de alto ou baixo risco oncogênico. Sobre essa técnica é correto afirmar:
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16Q385099 | Biologia, Genética, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As legislações que versam sobre o ensino de ciências e biologia destacam um ensino pautado na importância das aprendizagens. Por isso conceitos como letramento científico, aprendizagem significativa, contextualização e transposição didática são alguns dos aspectos importantes dos documentos oficias. Em relação a esses conceitos, analise as afirmativas abaixo.

I. O trabalho que transforma um objeto de saber em um objeto de ensino é chamado de transposição didática. Para Yves Chevallard este conceito diz respeito a um saber a ensinar, que sofre, a partir de então transformações que vão torná-lo apto a ocupar um lugar de objeto de ensino.

II. Quando os conhecimentos, realidades e vivências prévias dos alunos são considerados como ponto de partida para o ensino, tem-se a contextualização. Nesse caso, o ensino da biologia fará sentido para o aluno e a compreensão dos processos e fenômenos biológicos será favorecida.

III. O letramento científico é um conceito que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico, mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais da ciência.

IV. A aprendizagem significativa implica a aquisição de um vocabulário básico de conceitos científicos, a compreensão da natureza do método científico e a compreensão do impacto da ciência e da tecnologia sobre os indivíduos e a sociedade.

É correto o que se afirma em

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17Q385355 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. O genoma de muitas bactérias inclui também elementos genéticos denominados plasmídeos.
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18Q383823 | Biologia, Genética, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As variáveis que podem ser utilizadas para definir a biodiversidade são as seguintes:
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20Q385878 | Biologia, Genética, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Durante muito tempo os cientistas ficavam intrigados com o fato de que vinte diferentes aminoácidos compunham as proteínas e o DNA apenas (ATCG) e o RNA quatro diferentes nucleotídeos (AUCG). Se as proteínas derivavam de sequências do DNA copiadas em RNAm, deveria haver informação na forma de código. Vários trabalhos científicos se somaram para a determinação do código genético formado por 64 trincas que devem ser traduzidas sequencialmente. Considerando o código genético degenerado e universal, assinale a afirmação INCORRETA.
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