Questões de Concursos Geografia Cultural

Resolva questões de Geografia Cultural comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q851820 | Geografia, Geografia Cultural, Prefeitura de Santo Augusto RS Professor III Geografia, FUNDATEC, 2020

Para Raffestin (1993), é metafórico considerar a língua um instrumento de dominação, EXCETO porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q944044 | Geografia, Geografia Cultural, Exame Único, UERJ, UERJ, 2022

Branding é um termo oriundo da língua inglesa utilizado para se referir às diferentes ações relacionadas à criação e à gestão de marcas. Esse termo também se aplica à ação de criação, fortalecimento e divulgação da identidade ou imagem de determinado território, com características únicas que o tornem distinto perante outros.
Alguns dos principais objetivos das ações de branding de território são: aumentar seu atrativo como lugares de investimento empresarial; melhorar sua posição competitiva no mercado turístico; fortalecer a identidade dos cidadãos com seu lugar de residência e aumentar sua autoestima; obter predisposição para consumir mercadorias características de um determinado lugar; facilitar o desenvolvimento do território.
VALDIR DALLABRIDA Adaptado de GRIEBELER, M. (org.). Dicionário de desenvolvimento regional e temas correlatos. Uruguaiana, RS: Conceito, 2021.
Uma iniciativa muito praticada nas ações de branding de território é a demarcação de áreas caracterizadas pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q915492 | Geografia, Geografia Cultural, Oficial de Promotoria, MPEGO, MPE GO, 2023

Analise as assertivas abaixo e assinale a correta quanto à paisagem cultural:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q937446 | Geografia, Geografia Cultural, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Quem foram os primeiros europeus?

Novas pesquisas apontam que os atuais europeus, de qualquer país do continente, resultam de uma mistura de antigos legados da África, do Oriente Médio e da estepe russa. Os indícios vêm de objetos coletados em sítios arqueológicos, da análise de dentes e ossos antiquíssimos ali exumados e dos estudos linguísticos. Numa época tão preocupada com as migrações e as fronteiras nacionais, a ciência comprova que a Europa é um continente de imigrantes — e sempre foi assim. “Os exames de DNA estão solapando o paradigma nacionalista de que sempre vivemos aqui e nunca nos misturamos com outros povos”, diz Kristian Kristiansen. “Não há dinamarqueses, suecos ou alemães”. Em vez disso, “somos todos russos, somos todos africanos”.

CURRY, A. National Geographic, ago. 2019 (adaptado).

Em relação à Europa, as descobertas científicas destacadas no texto desconstroem um discurso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1043510 | Geografia, Geografia Cultural, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

São 37 atletas refugiados que integram a delegação da Equipe Olímpica de Refugiados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os membros da Equipe Olímpica de Refugiados são acolhidos por 15 confederações nacionais e competirão em 12 modalidades esportivas (...) A equipe de refugiados foi concebida em 2015 por uma parceria entre o Comitê Olímpico Internacional e a Agência da ONU para Refugiados. A primeira equipe olímpica de refugiados foi composta por 10 atletas e competiu nos Jogos do Rio 2016.

Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2024/07/27/conheca-os-atletasrefugiados-que-competirao-nos-jogos-olimpicos-de-paris-2024/ Acesso: 4 ago. 2024.

Sobre o processo de reconhecimento apresentado, analise as afirmativas a seguir.

I. A ACNUR conseguiu intermediar junto ao COI a permissão para estes atletas, que entraram ilegalmente nos países onde residem, pudessem competir nos jogos olímpicos.

II. A condição desses atletas está baseada no fato de não poderem retornar ao seu país de origem devido a um medo bem fundamentado de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, filiação a um determinado grupo social ou opinião política, sofrendo por isso risco de morte.

III. O crescimento do número de atletas nessa categoria indica um reconhecimento dos direitos de cidadania para estas pessoas, mas também reflete uma tendência de aumento das perseguições, conforme os resultados apresentados no relatório “Tendências Globais”, da ACNUR.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1043509 | Geografia, Geografia Cultural, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Brasil é um país muito grande e de Norte a Sul encontramos costumes muito diferentes. As danças populares são típicas de cada lugar, assim como a comida, as músicas, as atividades econômicas e às vezes a própria língua é tão diferente que não entendemos muito bem o que dizem as pessoas de outras regiões.

Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19637- divisao-territorial.html. Acesso: 3 ago.2024.

Sobre o processo descrito, analise as afirmativas a seguir.

I. Para melhor compreender, estudar e administrar o território, o IBGE o dividiu em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

II. O Brasil é uma República Federativa Parlamentarista organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos, com três esferas de poder.

III. Algumas unidades da Federação, segundo o IBGE, podem integrar mais de uma região, de acordo com suas especificidades econômicas que se transformam com o tempo.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1030553 | Geografia, Geografia Cultural, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

O futebol era o esporte mais popular entre os negros da África do Sul. Mas, como tudo que acontecia naquele período, os brancos preferiam ter um campeonato só deles, mesmo sendo muito mais fracos. No gramado, nas arquibancadas, nos clubes sul-africanos, todos tinham a mesma cor de pele. A preferência monocromática começou a mudar em 1977, quando Saul Sacks, presidente do time de brancos Arcadia Shepherds, resolveu escalar o negro Vincent Julius no ataque do time.
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2013. p.96.

Com relação ao contexto social, referente ao período histórico desse país, julgue os itens a seguir.

I. A transformação ocorrida no futebol foi reflexo da libertação de Nelson Mandela, que veio a se tornar presidente.
II. O processo de discriminação foi criado pela elite branca que controlava o país e sustentava-se no mito da superioridade racial europeia.
III. A segregação oficial prevista em legislação na África do Sul, o Apartheid, persiste até os dias de hoje sendo combatida por movimentos sociais negros.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.