Questões de Concursos Geomorfologia

Resolva questões de Geomorfologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q895304 | Geologia, Geomorfologia, Geólogo, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

As características químicas, isotópicas e mineralógicas de rochas ígneas são distintas nos diferentes ambientes tectônicos em que são geradas. Sobre rochas ígneas e ambientes de formação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q897069 | Geologia, Geomorfologia, Geólogo, Prefeitura de Camaquã RS, Creative Group, 2024

A petrografia ígnea envolve o estudo de rochas formadas a partir do resfriamento e solidificação do magma. Considerando os processos de formação e a classificação das rochas ígneas, assinale a alternativa que descreve as características texturais e mineralógicas de uma rocha ígnea intrusiva e sua relação com o ambiente de cristalização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q897071 | Geologia, Geomorfologia, Geólogo, Prefeitura de Camaquã RS, Creative Group, 2024

Considerando a influência combinada da geologia e da topografia em um ambiente montanhoso, analise as afirmativas a seguir:

I. Em áreas de relevo acidentado, a orientação das camadas sedimentares em relação à declividade do terreno é irrelevante para a análise de risco geotécnico, uma vez que a resistência do solo depende exclusivamente da composição mineralógica.
II. A presença de camadas rochosas inclinadas no sentido da encosta, com fraturas e falhas geológicas, aumenta significativamente o risco de deslizamento, especialmente em terrenos com alta declividade.
III. A análise topográfica, associada à identificação de zonas de cisalhamento e zonas de falhas geológicas, é essencial para a definição de áreas críticas de instabilidade em encostas.
IV. O mapeamento geológico-estrutural, em conjunto com a modelagem digital do terreno (MDT), permite prever com precisão a ocorrência de rupturas de taludes em áreas montanhosas, eliminando completamente a necessidade de monitoramento in loco.
Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1008022 | Geologia, Geomorfologia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A classificação das morfologias de relevo permite que se tenha um bom entendimento dos processos que foram responsáveis pela geração das formas. As abordagens geomorfológicas para a classificação do relevo utilizam a divisão do modelado tanto em planta como em perfil, havendo a possibilidade de distinguir topos, encostas e fundos de vale.
Os fundos de vale são unidades geomorfológicas que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1008021 | Geologia, Geomorfologia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

As análises geomorfológicas realizadas nos terrenos montanhosos permitem que um perito geólogo possa indicar a suscetibilidade de movimentos de massa em locais com ocupações urbanas densas, sendo úteis na definição de interdições de unidades residenciais em encostas.
Dentre os parâmetros morfométricos que influenciam a possibilidade de ocorrência de um movimento de massa em uma encosta densamente ocupada, aqueles que podem ser obtidos a partir de modelos digitais de elevação são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.