Questões de Concursos: Geoquímica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Geoquímica. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q895301 | Geologia, Geoquímica, Geólogo, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

A classificação e a nomenclatura de rochas ígneas obedece a critérios composicionais e texturais. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

2 Q897068 | Geologia, Geoquímica, Geólogo, Prefeitura de Camaquã RS, Creative Group, 2024

A Geoquímica Ambiental gera conhecimentos sobre a distribuição areal e dos mecanismos de dispersão dos elementos químicos no meio ambiente, que são fundamentais para as pesquisas geomédicas e epidemiológicas. Além disso, a geoquímica ambiental:

3 Q897070 | Geologia, Geoquímica, Geólogo, Prefeitura de Camaquã RS, Creative Group, 2024

Os minerais são compostos químicos naturais que possuem estrutura cristalina definida. Na mineralogia, a dureza é uma das propriedades fundamentais para a identificação dos minerais, sendo medida pela escala de Mohs. Sobre a relação entre a dureza de um mineral e a sua estrutura cristalina, marque a alternativa correta.

4 Q897067 | Geologia, Geoquímica, Geólogo, Prefeitura de Camaquã RS, Creative Group, 2024

De qualidade gemeológica, não tem dureza alta, a limpidez e o brilho da maioria das outras gemas, mas mesmo sem essas propriedades pode possuir valores altos no mercado por conta de sua beleza especial resultante de um jogo interno de cores que é mais percebido na superfície da pedra. Era uma gema muito conhecida e apreciada na Roma antiga.
Pode-se afirmar que a pedra o qual trecho faz alusão possui a seguinte fórmula química.

5 Q895303 | Geologia, Geoquímica, Geólogo, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

A lavra de jazidas de minérios que contém sulfetos tem como um grande impacto ambiental a geração de Drenagem Ácida de Mina (DAM), a qual afeta recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Sobre a DAM, é INCORRETO afirmar que:

6 Q901682 | Geologia, Geoquímica, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Considerando a geoquímica endógena, analise as alternativas apresentadas a seguir:

I.Rubídio (Rb), Potássio (K) e Bário (Ba) são exemplos de elementos litófilos de grande raio iônico (LILE). II.Diagramas binários que relacionam elementos maiores são comumente utilizados na classificação de rochas ígneas, mas não são utilizados para classificação de rochas sedimentares e metamórficas. III.A mobilidade dos elementos é controlada por mudanças mineralógicas e a natureza do fluido.

É correto o que se afirma em:

7 Q959442 | Geologia, Geoquímica, Área 5, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com referência à geologia econômica, ramo das geociências que avalia o potencial econômico de ocorrências minerais, julgue o item subsequente.
Na perfuração, metodologia mais usada no estudo geológico do subsolo, métodos mais baratos, como a tradagem, a perfuração rotativa manual e a percussiva mecânica, contaminam a amostragem devido à mistura de materiais geológicos de diferentes níveis. Assim, perfurações rotativas mecânicas, realizadas com circulação reversa ou núcleo de diamante, proporcionam amostras fidedignas, em que se identificam texturas, composições, estruturas e mergulhos das rochas.

8 Q901684 | Geologia, Geoquímica, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Ciclos geoquímicos são padrões de transferência ou fluxo dos elementos químicos de um componente do sistema Terra a outro. Nesse contexto, é correto afirmar que:

9 Q959447 | Geologia, Geoquímica, Área 5, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito das etapas de levantamento, amostragem e preparação de materiais geológicos para fins geoquímicos, julgue o item subsequente.


A amostragem de sedimentos de corrente é o método mais utilizado e eficaz entre as técnicas empregadas na exploração mineral e consiste no estudo do material de granulometria fina, entre as frações silte e areia fina (fração inferior a 80 mesh).

10 Q959451 | Geologia, Geoquímica, Área 5, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, a respeito de técnicas analíticas empregadas na análise geoquímica de materiais geológicos.


No método convencional de datação 40K/40Ar, as concentrações de 40K e 40Ar são medidas a partir de alíquotas separadas da amostra a ser datada. Como as abundâncias isotópicas do K são: 39K = 0,932581, 40K = 0,0001167, e 41K = 0,067302, a concentração total de K (39K + 40K + 41K) é medida em uma alíquota da amostra por uma técnica analítica padrão (ex.: fluorescência de raios X), viabilizando a determinação direta do 40K. A outra alíquota da amostra é analisada em um espectrômetro de massa para a determinação do 40Ar.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.