Questões de Concursos Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde

Resolva questões de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1007956 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

No que se refere ao Regulamento de Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) Os sacos para acondicionamento de RSS do Grupo A devem ser substituídos ao atingirem o limite de 2/3 de sua capacidade ou então a cada 48 horas, independentemente do volume.

( ) A sala de utilidades ou expurgo pode ser compartilhada para o armazenamento temporário dos RSS dos Grupos A, D e E, devendo ser compatível com a área a ser ocupada pelos coletores em uso.

( ) Peças anatômicas, como placentas, devem ser segregadas e acondicionadas em saco vermelho duplo, como barreira de proteção, e contidas em recipiente exclusivo devidamente identificado.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q980632 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Após realizar um procedimento de coleta de sangue, o técnico de enfermagem deve garantir que as agulhas e as seringas utilizadas sejam descartadas de maneira segura.

Dessa forma, o reencapamento da agulha
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1029583 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Enfermeiro, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com base nas disposições acerca das Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde – RSS, analise as afirmativas a seguir.
I. O armazenamento temporário de resíduos deve ser feito em local ventilado, sinalizado e de acesso restrito, até que seja realizada a coleta.
II. É permitida a separação do conjunto seringa/agulha com auxílio de dispositivos de segurança, sendo vedada a desconexão e o reencape manual de agulhas.
III. Os sacos para acondicionamento de RSS infectantes (grupo A) devem ser substituídos ao atingirem o limite de 2/3 de sua capacidade ou a cada 48 horas.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1042979 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Os resíduos de serviços de saúde referem-se a todos os materiais gerados nos serviços de saúde, como hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios, que precisam de manejo e descarte específicos devido aos riscos que podem representar. Esses resíduos podem ser classificados em diferentes grupos. O grupo _________ refere-se aos resíduos de saneantes ou contendo metais pesados; o grupo ________ refere-se aos resíduos capazes de cortar ou furar, incluindo agulhas, escalpes e ampolas de vidro; o grupo _________ refere-se aos resíduos rejeitos mais perigosos, devido à presença de agentes biológicos que podem apresentar risco de infecção.

Em sequência, os grupos que completam corretamente essas lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1004633 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

O controle do descarte de resíduo hospitalar, de acordo com as Normas de Biossegurança, determina que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1050539 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Enfermagem, TCE PA, FGV, 2024

Quando se avaliam os riscos potenciais dos resíduos dos serviços de saúde (RSS) considera-se a possibilidade de haver neles componentes químicos, biológicos e radioativos. Os riscos no manejo no acondicionamento e na segregação de materiais de RSS geram acidentes que podem até ser fatais.
Sobre este tema, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) No manuseio de resíduos biológicos, dois dos fatores a se avaliar no risco de infecção é a dose de infectividade e a via de transmissão. ( ) Agulhas, ampolas e lâminas de bisturi precisam de descarte adequado, próprio aos materiais perfurocortantes, mas não se classificam como RSS. ( ) No caso de descarte de RSS em lixões, os catadores podem se contaminar por aspiração de material particulado contaminado em suspensão. ( ) Trabalhadores do setor de limpeza têm potencial risco de se contaminar com RSS. Tal risco se classifica no âmbito da saúde ocupacional.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1051091 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Enfermeiro, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Resíduos de Serviços de Saúde - RSS do Grupo B são definidos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1039171 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Enfermagem do Trabalho, TRT 18 Região GO, FCC, 2023

Ao atender um trabalhador do Tribunal Regional do Trabalho com suspeita de fratura fechada em antebraço após sofrer uma queda, o médico imobilizou o membro lesionado com uma tala gessada para prevenir e diminuir complicações durante o transporte até uma unidade hospitalar. Os resíduos de gesso provenientes desse atendimento de acordo com a RDC/ANVISA nº 222/2018 pertencem ao grupo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1056195 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Auditoria em Serviços de Saúde, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Ao gerenciar o sistema de tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e, ainda, descartar um tipo de RSS, classe B, sob a forma líquida diretamente no aterro receptor, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1056453 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Enfermeiro de Família, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Considerando a RDC 306/2004 da Anvisa e a Resolução nº 358/2005 do CONAMA, os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são classificados em grupos de acordo com o tipo de resíduo. Relacione adequadamente o tipo de resíduo com seu respectivo grupo.

1. Químico. 2. Biológico. 3. Perfurocortante. 4. Radioativo. 5. Doméstico.
( ) Grupo A. ( ) Grupo B. ( ) Grupo C. ( ) Grupo D. ( ) Grupo E.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1040484 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Enfermagem, TRT 16 REGIÃO MA, FGV, 2022

Com base nas normas de identificação dos grupos dos resíduos de serviços de saúde, relacione os grupos apresentados na primeira coluna com a respectivas identificações apresentadas na segunda.

1. Grupo A 2. Grupo B 3. Grupo C 4. Grupo E

( ) Identificado pelo símbolo internacional de presença de radiação ionizante (trifólio de cor magenta ou púrpura) em rótulo de fundo amarelo, acrescido da expressão MATERIAL RADIOATIVO, REJEITO RADIOATIVO ou RADIOATIVO.
( ) Identificado, no mínimo, pelo símbolo de risco biológico, com rótulo de fundo branco, desenho e contornos pretos, acrescido da expressão RESÍDUO INFECTANTE.
( ) Identificado pelo símbolo de risco biológico, com rótulo de fundo branco, desenho e contorno preto, acrescido da inscrição de RESÍDUO PERFUROCORTANTE.
( ) Identificado por meio de símbolo e frase de risco associado à periculosidade do resíduo químico.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q832610 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Prefeitura de Modelo SC Técnico em Saúde Pública, Alternative Concursos, 2021

Considerando a necessidade de segregação, acondicionamento e identificação correta dos Resíduos de Serviços de Saúde, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q842001 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Provas Multiprofissional em Nefrologia Enfermagem Multiprofissional em Cuidados Paliativos Enfermagem Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem Multiprofissional em Atenção Cardíaca E, SES DF, IADES, 2020

Com relação aos resíduos de serviços de saúde (RSS), é importante salientar que, das 149 mil toneladas de resíduos residenciais e comerciais geradas diariamente, apenas uma fração inferior a 2% é composta por RSS e, desses, apenas 10% a 25% necessitam de cuidados especiais. Portanto, a implantação de processos de segregação dos diferentes tipos de resíduos em sua fonte e no momento de sua geração conduz certamente à minimização de resíduos, em especial daqueles que requerem um tratamento prévio à disposição final. Nos resíduos em que predominam os riscos biológicos, deve-se considerar o conceito de cadeia de transmissibilidade de doenças, que envolve características do agente agressor, tais como capacidade de sobrevivência, virulência, concentração e resistência, da porta de entrada do agente às condições de defesas naturais do receptor.

 No que concerne ao gerenciamento dos RSS, julgue os itens a seguir.
O risco no manejo dos RSS está principalmente vinculado aos acidentes que ocorrem em razão de falhas no acondicionamento e na segregação dos materiais perfurocortantes sem a utilização de proteção mecânica.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q844562 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Prefeitura de Passira PE Enfermeiro Sanitarista, CONTEMAX, 2020

Com relação aos riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública a NBR 10.004/2004 classifica os resíduos sólidos em duas classes: classe I e classe II. Os resíduos classe II denominados não perigosos, podendo citar como exemplos:

I - resíduos comerciais.

II - resíduos residenciais.

III - resíduos agrícolas.

IV - resíduos da construção civil.

São descritos como resíduos de fontes especiais os citados em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q841515 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Provas Multiprofissional em Nefrologia Enfermagem Multiprofissional em Cuidados Paliativos Enfermagem Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem Multiprofissional em Atenção Cardíaca E, SES DF, IADES, 2020

Com relação aos resíduos de serviços de saúde (RSS), é importante salientar que, das 149 mil toneladas de resíduos residenciais e comerciais geradas diariamente, apenas uma fração inferior a 2% é composta por RSS e, desses, apenas 10% a 25% necessitam de cuidados especiais. Portanto, a implantação de processos de segregação dos diferentes tipos de resíduos em sua fonte e no momento de sua geração conduz certamente à minimização de resíduos, em especial daqueles que requerem um tratamento prévio à disposição final. Nos resíduos em que predominam os riscos biológicos, deve-se considerar o conceito de cadeia de transmissibilidade de doenças, que envolve características do agente agressor, tais como capacidade de sobrevivência, virulência, concentração e resistência, da porta de entrada do agente às condições de defesas naturais do receptor.

 No que concerne ao gerenciamento dos RSS, julgue os itens a seguir.
O grupo A de RSS contém substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Medicamentos apreendidos, reagentes de laboratório e resíduos contendo metais pesados são exemplos dessas substâncias.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q846176 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Provas Multiprofissional em Nefrologia Enfermagem Multiprofissional em Cuidados Paliativos Enfermagem Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem Multiprofissional em Atenção Cardíaca E, SES DF, IADES, 2020

Com relação aos resíduos de serviços de saúde (RSS), é importante salientar que, das 149 mil toneladas de resíduos residenciais e comerciais geradas diariamente, apenas uma fração inferior a 2% é composta por RSS e, desses, apenas 10% a 25% necessitam de cuidados especiais. Portanto, a implantação de processos de segregação dos diferentes tipos de resíduos em sua fonte e no momento de sua geração conduz certamente à minimização de resíduos, em especial daqueles que requerem um tratamento prévio à disposição final. Nos resíduos em que predominam os riscos biológicos, deve-se considerar o conceito de cadeia de transmissibilidade de doenças, que envolve características do agente agressor, tais como capacidade de sobrevivência, virulência, concentração e resistência, da porta de entrada do agente às condições de defesas naturais do receptor.

 No que concerne ao gerenciamento dos RSS, julgue os itens a seguir.
De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) no 306/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e com a Resolução no 358/2005, do CONAMA, são definidos como geradores de RSS todos os serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e os de trabalhos de campo.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q841850 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Prefeitura de Passira PE Enfermeiro Sanitarista, CONTEMAX, 2020

De acordo com a RDC ANVISA no 306/04 e Resolução CONAMA no 358/05, os Resíduos Sólidos de Saúde - RSS são classificados em cinco grupos. O grupo A engloba RSS do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q844206 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Provas Multiprofissional em Nefrologia Enfermagem Multiprofissional em Cuidados Paliativos Enfermagem Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem Multiprofissional em Atenção Cardíaca E, SES DF, IADES, 2020

Com relação aos resíduos de serviços de saúde (RSS), é importante salientar que, das 149 mil toneladas de resíduos residenciais e comerciais geradas diariamente, apenas uma fração inferior a 2% é composta por RSS e, desses, apenas 10% a 25% necessitam de cuidados especiais. Portanto, a implantação de processos de segregação dos diferentes tipos de resíduos em sua fonte e no momento de sua geração conduz certamente à minimização de resíduos, em especial daqueles que requerem um tratamento prévio à disposição final. Nos resíduos em que predominam os riscos biológicos, deve-se considerar o conceito de cadeia de transmissibilidade de doenças, que envolve características do agente agressor, tais como capacidade de sobrevivência, virulência, concentração e resistência, da porta de entrada do agente às condições de defesas naturais do receptor.

 No que concerne ao gerenciamento dos RSS, julgue os itens a seguir.
Os RSS ganharam destaque legal no início da década de 1990, quando foi aprovada a Resolução no 6/1991, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que obrigou a incineração de resíduos sólidos provenientes dos estabelecimentos de saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q846265 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Prefeitura de Moreilândia PE Agente Comunitário de Saúde, Asconprev, 2020

O lixo quando descartado incorretamente pode contaminar o solo e a água. O que viabiliza uma coleta seletiva são as cores diferentes utilizadas nas lixeiras indicando o tipo de material a ser destinado. Com base no contexto, enumere as colunas corretamente.
(1) Lata de lixo azul (2) Lata de lixo verde (3) Lata de lixo vermelha (4) Lata de lixo amarela (5) Lata de lixo branca
( ) Resíduos ambulatoriais ( ) Vidro ( ) Papel e papelão ( ) Plástico ( ) Metal
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1020632 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Engenheiro Clínico, EBSERH, IBFC, 2020

O sistema de efluentes de um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS), pode ser dividido em subsistemas para cada área especifica da edificação. Sobre a área hospitalar e o tipo correspondente de tratamento que deverá ser dado após a coleta desse efluente, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.