Início Questões de Concursos Gestão da Aprendizagem Resolva questões de Gestão da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Gestão da Aprendizagem Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q56905 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPEConsiderando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue o item a seguir. As competências exigidas dos profissionais modernos, como aprender a aprender, a conhecer, a conviver e a ser, entram no rol das necessidades de treinamento focadas no indivíduo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q56913 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPETendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item. Na técnica do mapa conceitual, os conceitos são abordados em uma perspectiva bidimensional, mostrando as relações hierárquicas entre os conceitos pertinentes ao conteúdo abordado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q56906 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPECom relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item. O conselho de classe é um importante momento de avaliação e formação continuada dos profissionais da educação, propiciando uma reflexão sobre a ação educativa, com vistas à busca de alternativas para a superação dos desafios cotidianos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q56914 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPEA organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue. Os seguintes componentes fazem parte da organização didático-pedagógica de uma escola: modalidades de ensino da Educação Básica; fins e objetivos da Educação Básica; e organização curricular, estrutura e funcionamento da escola. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q56909 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPENo que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue o item que se segue. A tipologia dos conteúdos defende que para que os conteúdos a serem ensinados em sala de aula se diferenciem da forma tradicional, é preciso pensar em um conjunto de aprendizagens que sejam designadas como factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Os conteúdos conceituais relacionam-se com conceitos propriamente ditos e referem-se ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que possuem características comuns. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q56907 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPECom relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item. A primeira etapa do processo de planejamento escolar corresponde à seleção dos conteúdos escolares a serem trabalhados, o que é essencial para a definição dos objetivos específicos de cada disciplina e das estratégias mais adequadas para seu desenvolvimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q56912 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPETendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item. A técnica de discussão e debate é composta pelos seguintes procedimentos: distribuição e escolha das temáticas que serão investigadas; delimitação do tempo e das funções dos participantes (coordenação, debatedores e grupo de síntese); estudo aprofundado de temáticas ou problemas sob diferentes perspectivas; construção de relatórios. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q56908 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPETendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. A exigência de que o professor trace os objetivos, organize o planejamento da aula e busque formas de estabelecer uma comunicação que garanta a aprendizagem efetiva está diretamente relacionada ao aspecto socioemocional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q56910 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPETendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item. Na técnica do júri simulado, devem-se observar, na avaliação, as habilidades dos estudantes na apresentação das ideias — concisão, logicidade, aplicabilidade e pertinência — e seu desempenho na descoberta de soluções apropriadas ao problema apresentado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q56911 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPETendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item. Em uma aula expositiva dialogada, o professor deve levar os alunos a questionar, interpretar e discutir o conteúdo a partir do reconhecimento e da identificação com a realidade e com conteúdos prévios, devendo, ainda, almejar a superação da passividade intelectual dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q880699 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024“A educação é sempre uma certa teoria do conhecimento posta em prática [...]” (Freire, 2003, s.n.). De acordo com Mendonça (2019) com esta afirmação, Freire (2003) sinaliza que a educação sempre é um determinado conjunto de ideias relativas ao conhecimento sendo praticadas. Assinale a alternativa CORRETA quanto à prática no ambiente escolar. Fonte: MENDONÇA, Ana Abadia dos Santos. O Curso Normal em nível médio e a construção de projetos interdisciplinares. Anais do VI Congresso de Psicopedagogia do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Psicopedagogia Escolar da Universidade Federal de Uberlândia (GEPPE/UFU) e o II Encontro de Pesquisadores em Psicopedagogia Escolar, 2019. ✂️ a) Pratica-se o que chamamos de educação informal, pois acontece em todos os lugares onde há um currículo a seguir e onde o principal objetivo é o cumprimento de dias letivos. ✂️ b) Praticam-se as definições da gestão escolar para o rígido cumprimento do currículo, sendo o principal objetivo seguir o currículo. ✂️ c) Pratica-se o que chamamos de currículo praticado, no qual se objetiva cumprir as determinações da gestão escolar. ✂️ d) Pratica-se o que chamamos de educação formal, pois acontece no espaço escolar institucionalizado, onde há um currículo a seguir, normas a cumprir e onde o principal objetivo é a aprendizagem. ✂️ e) Acontecem as múltiplas dimensões do processo educativo, sem normas e regras a cumprir, e onde o principal objetivo é a presença para cumprir o currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q907291 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024Conceituada originalmente por Vygotsky na década de 1920, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) corresponde a um conceito central na Psicologia Sociocultural ou Sócio-histórica, sendo descrita como a ✂️ a) evolução do indivíduo relacionada à capacidade biológica e ao meio ambiente, a qual afeta seu desenvolvimento. Isso, pois, segundo o referido teórico, o indivíduo nasceria com um aparelho fonador em ótimas condições, mas só atingiria o desenvolvimento proximal quando estivesse em um ambiente que o estimulasse a aprender. ✂️ b) aproximação do conhecimento, que possibilita a liberdade intelectual e a política, julgando o real valor à informação. O desenvolvimento, assim, seria a preparação dos alunos para o processo produtivo e interpretativo. ✂️ c) democracia como zona de campo institucional no interior das instituições. Nesse aspecto, seria preciso incluir a aproximação de atividades manuais e criativas para que as crianças fossem incentivadas a experimentar e a pensar por si mesmas, ✂️ d) inclusão próxima da educação progressista, a qual objetiva educar a criança em todos os âmbitos de seu crescimento — desde o físico, até o emocional e o intelectual, Desse modo, os alunos aprenderiam realizando tarefas associadas ao conteúdo ensinado. ✂️ e) distância entre o nível de desenvolvimento real — determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente — e o nível de desenvolvimento potencial — determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q907290 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024Considerando as diferentes abordagens pedagógicas que influenciaram a Educação ao longo da história, é correto afirmar que ✂️ a) Lev Vygotsky reforçava a importância de um ambiente repleto de estímulos e de se incentivar o desenvolvimento natural da criança. Assim, sua abordagem pedagógica focava na autonomia, na autoeducação e no respeito pelo ritmo individual de cada criança. ✂️ b) Maria Montessori defendia a importância da colaboração, da interação social com o mais experiente e do uso de ferramentas culturais para o desenvolvimento cognitivo das crianças. ✂️ c) Jean Piaget ressaltava a importância da experiência prática, da experimentação e da resolução de problemas para promover o desenvolvimento cognitivo das crianças que acontece em estágios. ✂️ d) Paulo Freire frisava a necessidade de reconhecer e valorizar a diversidade de inteligências e talentos das crianças, e de adaptar o ensino para atender às necessidades individuais de cada aluno. ✂️ e) Howard Gardner enfatizava a importância da contextualização do conhecimento, da reflexão crítica e da ação transformadora. Assim, segundo tal teórico, a Educação deveria ser libertadora, capacitando os alunos a entenderem e transformarem o mundo em que vivem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q897048 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024A interação professor-supervisor deve ser muito mais rica do que uma simples objeção. Essa relação deve ser responsável pela troca de experiências/vivências e por um diálogo construtivo para ambos os lados, colaborando para que o processo educativo seja cada vez mais significativo. Sendo assim, considere que, durante uma reunião de supervisão pedagógica, um coordenador observa que alguns professores estão com dificuldades em implementar estratégias de ensino diferenciadas para atender às necessidades dos alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Como o supervisor pedagógico deve proceder para ajudar esses professores a melhorar em suas práticas? ✂️ a) Oferecer aos professores recursos prontos e planejamentos de aulas específicos para cada estilo de aprendizagem, sem necessidade de adaptação. ✂️ b) Organizar um ciclo de palestras semanais sobre diferentes estilos de aprendizagem, para que os professores possam adquirir conhecimento teórico, sem necessidade de aplicação prática imediata. ✂️ c) Realizar uma avaliação de desempenho rigorosa para identificar quais professores estão falhando e recomendar a substituição daqueles que não conseguirem implementar as estratégias de ensino diferenciadas. ✂️ d) Propor encontros colaborativos em que os professores possam compartilhar experiências, discutir desafios e elaborar estratégias de ensino adaptadas às necessidades dos alunos, com apoio contínuo do supervisor pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q897054 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024Em salas de aula diversas, onde os alunos apresentam uma ampla gama de habilidades, interesses e estilos de aprendizagem, é essencial adaptar o ensino para garantir que todos os alunos possam aprender de maneira eficaz e eficiente. Personalizar o ensino pode ser um desafio, mas é crucial para atender às necessidades individuais dos alunos sem comprometer o progresso coletivo da turma. Com base nessa informação, considere uma turma com uma variedade de níveis de habilidades e estilos de aprendizagem. Como é possível personalizar o ensino para atender às necessidades individuais dos alunos sem comprometer o progresso da turma como um todo? ✂️ a) Criar um plano de aula único para toda a turma e oferecer apoio extra somente para os alunos que solicitarem. ✂️ b) Estabelecer horários específicos para que os alunos com dificuldades possam receber ajuda adicional fora do horário de aula. ✂️ c) Concentrar-se apenas em atividades que sejam mais desafiadoras para os alunos mais avançados, ignorando as necessidades dos demais. ✂️ d) Utilizar diferentes agrupamentos e atividades diferenciadas que permitam que os alunos trabalhem em níveis variados de complexidade, ajustando os desafios conforme as necessidades individuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q909397 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024A teoria que compreende a aprendizagem não só como um resultado, mas sim o próprio desenvolvimento da criança, sendo que ocorre através de um processo ativo de construção do conhecimento pelo indivíduo, é chamada de: ✂️ a) construtivismo. ✂️ b) sociointeracionismo. ✂️ c) behaviorismo. ✂️ d) comportamentalismo. ✂️ e) construcionismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q909345 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Horas, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024 Dentro das bases psicológicas da aprendizagem, qual corrente teórica enfatiza a construção do conhecimento através da interação social? ✂️ a) Behaviorismo. ✂️ b) Cognitivismo. ✂️ c) Construtivismo. ✂️ d) Psicanálise. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q909126 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024A gestão da aprendizagem é um componente crucial no campo da educação, que se concentra na organização e otimização do processo de ensino e aprendizagem. A gestão da aprendizagem não se restringe apenas ao ambiente escolar. Também é relevante em ambientes de ensino on-line, treinamento corporativo e em qualquer contexto em que a aprendizagem seja uma prioridade. A adoção de abordagens eficazes de gestão da aprendizagem pode melhorar, significativamente, os resultados da educação, capacitando os alunos a se tornarem aprendizes autônomos e críticos, preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno. Portanto, a gestão da aprendizagem desempenha um papel vital na promoção da educação de qualidade e no desenvolvimento de indivíduos bem preparados para a vida e a carreira. Um dos princípios fundamentais da gestão da aprendizagem é ✂️ a) as abordagens flexíveis e o suporte. ✂️ b) o uso de tecnologia e os feedbacks constantes. ✂️ c) a individualização do ensino e a avaliação formativa. ✂️ d) a escolha de materiais didáticos e o suporte ao aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q880586 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024Nos últimos anos, o debate sobre as concepções de educação e escola tem se intensificado, refletindo diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Dentre as diversas correntes teóricas, destaca-se a perspectiva progressista, que enfatiza a participação ativa do aluno no processo educativo, buscando uma educação libertadora e crítica. Por outro lado, há correntes conservadoras que defendem uma visão mais tradicional e autoritária da educação, com ênfase na transmissão de conhecimentos e na disciplina escolar. Qual das seguintes afirmações representa uma perspectiva progressista sobre as concepções de educação e escola? ✂️ a) A educação deve ser centrada na transmissão unidirecional de conhecimentos, privilegiando a autoridade do professor. ✂️ b) Os alunos devem ser vistos como receptáculos passivos de informações, sem necessidade de participação ativa em seu próprio processo educativo. ✂️ c) A escola deve promover a reflexão crítica e aparticipação ativa dos alunos, visando à transformação social e à promoção da cidadania. ✂️ d) A disciplina rígida e a obediência cegam às regras são fundamentais para garantir o bom funcionamento da instituição escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1006636 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022Os indicadores de qualidade são instrumentos para mensurar o desempenho de uma instituição. São recomendados aos gestores para utilizarem na identificação dos pontos que devem ser tratados versando pela melhoria das intervenções educativas almejando a qualidade. Na publicação “Indicadores da Qualidade na Educação” (2004, p. 05) encontramos a definição da palavra “Indicadores”. Leia abaixo, a definição da palavra “Indicadores”. Indicadores são ______________ que revelam aspectos de determinada realidade e que podem _____________ algo. (...) A variação dos indicadores nos possibilita constatar ________ (...). Aqui, os indicadores apresentam a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões. [“Indicadores da Qualidade na Educação”, publicação de 2004, na página 05. Disponível em: ce_indqua.pdf (mec.gov.br)] Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. ✂️ a) sinais / mudar / publicação ✂️ b) transformações / instrumentar / mudanças ✂️ c) sinais / mudar / qualificação ✂️ d) mudanças / instrumentar / publicação ✂️ e) sinais / qualificar / mudanças Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q56905 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPEConsiderando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue o item a seguir. As competências exigidas dos profissionais modernos, como aprender a aprender, a conhecer, a conviver e a ser, entram no rol das necessidades de treinamento focadas no indivíduo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q56913 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPETendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item. Na técnica do mapa conceitual, os conceitos são abordados em uma perspectiva bidimensional, mostrando as relações hierárquicas entre os conceitos pertinentes ao conteúdo abordado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q56906 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPECom relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item. O conselho de classe é um importante momento de avaliação e formação continuada dos profissionais da educação, propiciando uma reflexão sobre a ação educativa, com vistas à busca de alternativas para a superação dos desafios cotidianos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q56914 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPEA organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue. Os seguintes componentes fazem parte da organização didático-pedagógica de uma escola: modalidades de ensino da Educação Básica; fins e objetivos da Educação Básica; e organização curricular, estrutura e funcionamento da escola. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q56909 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPENo que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue o item que se segue. A tipologia dos conteúdos defende que para que os conteúdos a serem ensinados em sala de aula se diferenciem da forma tradicional, é preciso pensar em um conjunto de aprendizagens que sejam designadas como factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Os conteúdos conceituais relacionam-se com conceitos propriamente ditos e referem-se ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que possuem características comuns. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q56907 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPECom relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item. A primeira etapa do processo de planejamento escolar corresponde à seleção dos conteúdos escolares a serem trabalhados, o que é essencial para a definição dos objetivos específicos de cada disciplina e das estratégias mais adequadas para seu desenvolvimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q56912 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPETendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item. A técnica de discussão e debate é composta pelos seguintes procedimentos: distribuição e escolha das temáticas que serão investigadas; delimitação do tempo e das funções dos participantes (coordenação, debatedores e grupo de síntese); estudo aprofundado de temáticas ou problemas sob diferentes perspectivas; construção de relatórios. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q56908 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPETendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno. A exigência de que o professor trace os objetivos, organize o planejamento da aula e busque formas de estabelecer uma comunicação que garanta a aprendizagem efetiva está diretamente relacionada ao aspecto socioemocional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q56910 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPETendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item. Na técnica do júri simulado, devem-se observar, na avaliação, as habilidades dos estudantes na apresentação das ideias — concisão, logicidade, aplicabilidade e pertinência — e seu desempenho na descoberta de soluções apropriadas ao problema apresentado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q56911 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPETendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item. Em uma aula expositiva dialogada, o professor deve levar os alunos a questionar, interpretar e discutir o conteúdo a partir do reconhecimento e da identificação com a realidade e com conteúdos prévios, devendo, ainda, almejar a superação da passividade intelectual dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q880699 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024“A educação é sempre uma certa teoria do conhecimento posta em prática [...]” (Freire, 2003, s.n.). De acordo com Mendonça (2019) com esta afirmação, Freire (2003) sinaliza que a educação sempre é um determinado conjunto de ideias relativas ao conhecimento sendo praticadas. Assinale a alternativa CORRETA quanto à prática no ambiente escolar. Fonte: MENDONÇA, Ana Abadia dos Santos. O Curso Normal em nível médio e a construção de projetos interdisciplinares. Anais do VI Congresso de Psicopedagogia do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Psicopedagogia Escolar da Universidade Federal de Uberlândia (GEPPE/UFU) e o II Encontro de Pesquisadores em Psicopedagogia Escolar, 2019. ✂️ a) Pratica-se o que chamamos de educação informal, pois acontece em todos os lugares onde há um currículo a seguir e onde o principal objetivo é o cumprimento de dias letivos. ✂️ b) Praticam-se as definições da gestão escolar para o rígido cumprimento do currículo, sendo o principal objetivo seguir o currículo. ✂️ c) Pratica-se o que chamamos de currículo praticado, no qual se objetiva cumprir as determinações da gestão escolar. ✂️ d) Pratica-se o que chamamos de educação formal, pois acontece no espaço escolar institucionalizado, onde há um currículo a seguir, normas a cumprir e onde o principal objetivo é a aprendizagem. ✂️ e) Acontecem as múltiplas dimensões do processo educativo, sem normas e regras a cumprir, e onde o principal objetivo é a presença para cumprir o currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q907291 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024Conceituada originalmente por Vygotsky na década de 1920, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) corresponde a um conceito central na Psicologia Sociocultural ou Sócio-histórica, sendo descrita como a ✂️ a) evolução do indivíduo relacionada à capacidade biológica e ao meio ambiente, a qual afeta seu desenvolvimento. Isso, pois, segundo o referido teórico, o indivíduo nasceria com um aparelho fonador em ótimas condições, mas só atingiria o desenvolvimento proximal quando estivesse em um ambiente que o estimulasse a aprender. ✂️ b) aproximação do conhecimento, que possibilita a liberdade intelectual e a política, julgando o real valor à informação. O desenvolvimento, assim, seria a preparação dos alunos para o processo produtivo e interpretativo. ✂️ c) democracia como zona de campo institucional no interior das instituições. Nesse aspecto, seria preciso incluir a aproximação de atividades manuais e criativas para que as crianças fossem incentivadas a experimentar e a pensar por si mesmas, ✂️ d) inclusão próxima da educação progressista, a qual objetiva educar a criança em todos os âmbitos de seu crescimento — desde o físico, até o emocional e o intelectual, Desse modo, os alunos aprenderiam realizando tarefas associadas ao conteúdo ensinado. ✂️ e) distância entre o nível de desenvolvimento real — determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente — e o nível de desenvolvimento potencial — determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q907290 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024Considerando as diferentes abordagens pedagógicas que influenciaram a Educação ao longo da história, é correto afirmar que ✂️ a) Lev Vygotsky reforçava a importância de um ambiente repleto de estímulos e de se incentivar o desenvolvimento natural da criança. Assim, sua abordagem pedagógica focava na autonomia, na autoeducação e no respeito pelo ritmo individual de cada criança. ✂️ b) Maria Montessori defendia a importância da colaboração, da interação social com o mais experiente e do uso de ferramentas culturais para o desenvolvimento cognitivo das crianças. ✂️ c) Jean Piaget ressaltava a importância da experiência prática, da experimentação e da resolução de problemas para promover o desenvolvimento cognitivo das crianças que acontece em estágios. ✂️ d) Paulo Freire frisava a necessidade de reconhecer e valorizar a diversidade de inteligências e talentos das crianças, e de adaptar o ensino para atender às necessidades individuais de cada aluno. ✂️ e) Howard Gardner enfatizava a importância da contextualização do conhecimento, da reflexão crítica e da ação transformadora. Assim, segundo tal teórico, a Educação deveria ser libertadora, capacitando os alunos a entenderem e transformarem o mundo em que vivem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q897048 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024A interação professor-supervisor deve ser muito mais rica do que uma simples objeção. Essa relação deve ser responsável pela troca de experiências/vivências e por um diálogo construtivo para ambos os lados, colaborando para que o processo educativo seja cada vez mais significativo. Sendo assim, considere que, durante uma reunião de supervisão pedagógica, um coordenador observa que alguns professores estão com dificuldades em implementar estratégias de ensino diferenciadas para atender às necessidades dos alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Como o supervisor pedagógico deve proceder para ajudar esses professores a melhorar em suas práticas? ✂️ a) Oferecer aos professores recursos prontos e planejamentos de aulas específicos para cada estilo de aprendizagem, sem necessidade de adaptação. ✂️ b) Organizar um ciclo de palestras semanais sobre diferentes estilos de aprendizagem, para que os professores possam adquirir conhecimento teórico, sem necessidade de aplicação prática imediata. ✂️ c) Realizar uma avaliação de desempenho rigorosa para identificar quais professores estão falhando e recomendar a substituição daqueles que não conseguirem implementar as estratégias de ensino diferenciadas. ✂️ d) Propor encontros colaborativos em que os professores possam compartilhar experiências, discutir desafios e elaborar estratégias de ensino adaptadas às necessidades dos alunos, com apoio contínuo do supervisor pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q897054 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024Em salas de aula diversas, onde os alunos apresentam uma ampla gama de habilidades, interesses e estilos de aprendizagem, é essencial adaptar o ensino para garantir que todos os alunos possam aprender de maneira eficaz e eficiente. Personalizar o ensino pode ser um desafio, mas é crucial para atender às necessidades individuais dos alunos sem comprometer o progresso coletivo da turma. Com base nessa informação, considere uma turma com uma variedade de níveis de habilidades e estilos de aprendizagem. Como é possível personalizar o ensino para atender às necessidades individuais dos alunos sem comprometer o progresso da turma como um todo? ✂️ a) Criar um plano de aula único para toda a turma e oferecer apoio extra somente para os alunos que solicitarem. ✂️ b) Estabelecer horários específicos para que os alunos com dificuldades possam receber ajuda adicional fora do horário de aula. ✂️ c) Concentrar-se apenas em atividades que sejam mais desafiadoras para os alunos mais avançados, ignorando as necessidades dos demais. ✂️ d) Utilizar diferentes agrupamentos e atividades diferenciadas que permitam que os alunos trabalhem em níveis variados de complexidade, ajustando os desafios conforme as necessidades individuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q909397 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024A teoria que compreende a aprendizagem não só como um resultado, mas sim o próprio desenvolvimento da criança, sendo que ocorre através de um processo ativo de construção do conhecimento pelo indivíduo, é chamada de: ✂️ a) construtivismo. ✂️ b) sociointeracionismo. ✂️ c) behaviorismo. ✂️ d) comportamentalismo. ✂️ e) construcionismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q909345 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Horas, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024 Dentro das bases psicológicas da aprendizagem, qual corrente teórica enfatiza a construção do conhecimento através da interação social? ✂️ a) Behaviorismo. ✂️ b) Cognitivismo. ✂️ c) Construtivismo. ✂️ d) Psicanálise. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q909126 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024A gestão da aprendizagem é um componente crucial no campo da educação, que se concentra na organização e otimização do processo de ensino e aprendizagem. A gestão da aprendizagem não se restringe apenas ao ambiente escolar. Também é relevante em ambientes de ensino on-line, treinamento corporativo e em qualquer contexto em que a aprendizagem seja uma prioridade. A adoção de abordagens eficazes de gestão da aprendizagem pode melhorar, significativamente, os resultados da educação, capacitando os alunos a se tornarem aprendizes autônomos e críticos, preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno. Portanto, a gestão da aprendizagem desempenha um papel vital na promoção da educação de qualidade e no desenvolvimento de indivíduos bem preparados para a vida e a carreira. Um dos princípios fundamentais da gestão da aprendizagem é ✂️ a) as abordagens flexíveis e o suporte. ✂️ b) o uso de tecnologia e os feedbacks constantes. ✂️ c) a individualização do ensino e a avaliação formativa. ✂️ d) a escolha de materiais didáticos e o suporte ao aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q880586 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024Nos últimos anos, o debate sobre as concepções de educação e escola tem se intensificado, refletindo diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Dentre as diversas correntes teóricas, destaca-se a perspectiva progressista, que enfatiza a participação ativa do aluno no processo educativo, buscando uma educação libertadora e crítica. Por outro lado, há correntes conservadoras que defendem uma visão mais tradicional e autoritária da educação, com ênfase na transmissão de conhecimentos e na disciplina escolar. Qual das seguintes afirmações representa uma perspectiva progressista sobre as concepções de educação e escola? ✂️ a) A educação deve ser centrada na transmissão unidirecional de conhecimentos, privilegiando a autoridade do professor. ✂️ b) Os alunos devem ser vistos como receptáculos passivos de informações, sem necessidade de participação ativa em seu próprio processo educativo. ✂️ c) A escola deve promover a reflexão crítica e aparticipação ativa dos alunos, visando à transformação social e à promoção da cidadania. ✂️ d) A disciplina rígida e a obediência cegam às regras são fundamentais para garantir o bom funcionamento da instituição escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1006636 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022Os indicadores de qualidade são instrumentos para mensurar o desempenho de uma instituição. São recomendados aos gestores para utilizarem na identificação dos pontos que devem ser tratados versando pela melhoria das intervenções educativas almejando a qualidade. Na publicação “Indicadores da Qualidade na Educação” (2004, p. 05) encontramos a definição da palavra “Indicadores”. Leia abaixo, a definição da palavra “Indicadores”. Indicadores são ______________ que revelam aspectos de determinada realidade e que podem _____________ algo. (...) A variação dos indicadores nos possibilita constatar ________ (...). Aqui, os indicadores apresentam a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões. [“Indicadores da Qualidade na Educação”, publicação de 2004, na página 05. Disponível em: ce_indqua.pdf (mec.gov.br)] Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. ✂️ a) sinais / mudar / publicação ✂️ b) transformações / instrumentar / mudanças ✂️ c) sinais / mudar / qualificação ✂️ d) mudanças / instrumentar / publicação ✂️ e) sinais / qualificar / mudanças Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro