Questões de Concursos Gestão da Aprendizagem

Resolva questões de Gestão da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q56905 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue o item a seguir.

As competências exigidas dos profissionais modernos, como aprender a aprender, a conhecer, a conviver e a ser, entram no rol das necessidades de treinamento focadas no indivíduo.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q56913 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item.

Na técnica do mapa conceitual, os conceitos são abordados em uma perspectiva bidimensional, mostrando as relações hierárquicas entre os conceitos pertinentes ao conteúdo abordado.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q56906 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item.

O conselho de classe é um importante momento de avaliação e formação continuada dos profissionais da educação, propiciando uma reflexão sobre a ação educativa, com vistas à busca de alternativas para a superação dos desafios cotidianos.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q56914 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue. 

Os seguintes componentes fazem parte da organização didático-pedagógica de uma escola: modalidades de ensino da Educação Básica; fins e objetivos da Educação Básica; e organização curricular, estrutura e funcionamento da escola.  
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q56907 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item.

A primeira etapa do processo de planejamento escolar corresponde à seleção dos conteúdos escolares a serem trabalhados, o que é essencial para a definição dos objetivos específicos de cada disciplina e das estratégias mais adequadas para seu desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q56909 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue o item que se segue.

A tipologia dos conteúdos defende que para que os conteúdos a serem ensinados em sala de aula se diferenciem da forma tradicional, é preciso pensar em um conjunto de aprendizagens que sejam designadas como factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Os conteúdos conceituais relacionam-se com conceitos propriamente ditos e referem-se ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que possuem características comuns.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q56912 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item.

A técnica de discussão e debate é composta pelos seguintes procedimentos: distribuição e escolha das temáticas que serão investigadas; delimitação do tempo e das funções dos participantes (coordenação, debatedores e grupo de síntese); estudo aprofundado de temáticas ou problemas sob diferentes perspectivas; construção de relatórios. 
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q56908 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

A exigência de que o professor trace os objetivos, organize o planejamento da aula e busque formas de estabelecer uma comunicação que garanta a aprendizagem efetiva está diretamente relacionada ao aspecto socioemocional.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q56910 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item.

Na técnica do júri simulado, devem-se observar, na avaliação, as habilidades dos estudantes na apresentação das ideias — concisão, logicidade, aplicabilidade e pertinência — e seu desempenho na descoberta de soluções apropriadas ao problema apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q56911 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item.

Em uma aula expositiva dialogada, o professor deve levar os alunos a questionar, interpretar e discutir o conteúdo a partir do reconhecimento e da identificação com a realidade e com conteúdos prévios, devendo, ainda, almejar a superação da passividade intelectual dos alunos. 
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q880699 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

“A educação é sempre uma certa teoria do conhecimento posta em prática [...]” (Freire, 2003, s.n.). De acordo com Mendonça (2019) com esta afirmação, Freire (2003) sinaliza que a educação sempre é um determinado conjunto de ideias relativas ao conhecimento sendo praticadas. Assinale a alternativa CORRETA quanto à prática no ambiente escolar. Fonte: MENDONÇA, Ana Abadia dos Santos. O Curso Normal em nível médio e a construção de projetos interdisciplinares. Anais do VI Congresso de Psicopedagogia do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Psicopedagogia Escolar da Universidade Federal de Uberlândia (GEPPE/UFU) e o II Encontro de Pesquisadores em Psicopedagogia Escolar, 2019.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q907291 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Conceituada originalmente por Vygotsky na década de 1920, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) corresponde a um conceito central na Psicologia Sociocultural ou Sócio-histórica, sendo descrita como a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q907290 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Considerando as diferentes abordagens pedagógicas que influenciaram a Educação ao longo da história, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q897048 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A interação professor-supervisor deve ser muito mais rica do que uma simples objeção. Essa relação deve ser responsável pela troca de experiências/vivências e por um diálogo construtivo para ambos os lados, colaborando para que o processo educativo seja cada vez mais significativo. Sendo assim, considere que, durante uma reunião de supervisão pedagógica, um coordenador observa que alguns professores estão com dificuldades em implementar estratégias de ensino diferenciadas para atender às necessidades dos alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Como o supervisor pedagógico deve proceder para ajudar esses professores a melhorar em suas práticas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q909397 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A teoria que compreende a aprendizagem não só como um resultado, mas sim o próprio desenvolvimento da criança, sendo que ocorre através de um processo ativo de construção do conhecimento pelo indivíduo, é chamada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q909126 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A gestão da aprendizagem é um componente crucial no campo da educação, que se concentra na organização e otimização do processo de ensino e aprendizagem. A gestão da aprendizagem não se restringe apenas ao ambiente escolar. Também é relevante em ambientes de ensino on-line, treinamento corporativo e em qualquer contexto em que a aprendizagem seja uma prioridade. A adoção de abordagens eficazes de gestão da aprendizagem pode melhorar, significativamente, os resultados da educação, capacitando os alunos a se tornarem aprendizes autônomos e críticos, preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno. Portanto, a gestão da aprendizagem desempenha um papel vital na promoção da educação de qualidade e no desenvolvimento de indivíduos bem preparados para a vida e a carreira. Um dos princípios fundamentais da gestão da aprendizagem é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q880586 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Nos últimos anos, o debate sobre as concepções de educação e escola tem se intensificado, refletindo diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Dentre as diversas correntes teóricas, destaca-se a perspectiva progressista, que enfatiza a participação ativa do aluno no processo educativo, buscando uma educação libertadora e crítica. Por outro lado, há correntes conservadoras que defendem uma visão mais tradicional e autoritária da educação, com ênfase na transmissão de conhecimentos e na disciplina escolar.
Qual das seguintes afirmações representa uma perspectiva progressista sobre as concepções de educação e escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q897054 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Em salas de aula diversas, onde os alunos apresentam uma ampla gama de habilidades, interesses e estilos de aprendizagem, é essencial adaptar o ensino para garantir que todos os alunos possam aprender de maneira eficaz e eficiente. Personalizar o ensino pode ser um desafio, mas é crucial para atender às necessidades individuais dos alunos sem comprometer o progresso coletivo da turma. Com base nessa informação, considere uma turma com uma variedade de níveis de habilidades e estilos de aprendizagem. Como é possível personalizar o ensino para atender às necessidades individuais dos alunos sem comprometer o progresso da turma como um todo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q909345 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Horas, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Dentro das bases psicológicas da aprendizagem, qual corrente teórica enfatiza a construção do conhecimento através da interação social?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q888245 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Auxiliar de Escola, Prefeitura de São Ludgero SC, OBJETIVA, 2024

Em relação ao conceito de aprendizagem, de acordo com a teoria sociocultural, assinalar a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.