Início

Questões de Concursos Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação

Resolva questões de Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q846938 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Auxiliar de Biblioteca, CESPE CEBRASPE, 2020

As bibliotecas especializadas e universitárias utilizam o intercâmbio de artigos de periódicos e teses chamado de comutação bibliográfica. No Brasil, o mais conhecido é o administrado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Esse intercâmbio, aberto às bibliotecas que quiserem participar, desde que atendam suas normas e disponibilizem material de seu acervo físico ou online para comutação com outras bibliotecas no programa voltado para o sistema educacional e científico, é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q609211 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, FADESP, 2020

Do ponto de vista do planejamento específico dos sistemas de bibliotecas, nas universidades, os seus objetivos devem orientar-se pelos objetivos da própria instituição, normalmente definidos e expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional PDI, que é uma peça de planejamento estratégico de elaboração obrigatória pelas universidades brasileiras. Essa vinculação entre o planejamento da unidade com o planejamento da instituição que integra corresponde ao conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q836642 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Prefeitura de Palhoça SC Biblioteconomista, IESES, 2021

Em relação aos objetivos da Biblioteca Escolar, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q846970 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Auxiliar de Biblioteca, CESPE CEBRASPE, 2020

A referência é um serviço fim da biblioteca e atende diretamente o usuário. Assinale a opção em que todas as obras indicadas são consideradas obras de referência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q846958 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Bibliotecário, CESPE CEBRASPE, 2020

A Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI) é uma rede cooperativa de bibliotecas da administração pública coordenada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q846919 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Auxiliar de Biblioteca, CESPE CEBRASPE, 2020

Para atender, da melhor forma possível, ao usuário da biblioteca, o auxiliar de biblioteca tem algumas atribuições específicas do seu cargo, tais como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q837736 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Prefeitura de Palhoça SC Biblioteconomista, IESES, 2021

De acordo com as alternativas abaixo, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q836182 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Prefeitura de Palhoça SC Biblioteconomista, IESES, 2021

Assinale a alternativa correta em relação aos princípios da Biblioteca Pública:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q833604 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, CRB 14 Região SC Bibliotecário Fiscal, IESES, 2021

Há várias categorias de bibliotecas, com características e funções distintas, que irão exigir dos bibliotecários habilidades e serviços inerentes a cada ambiente específico. Sobre o bibliotecário e a atuação em bibliotecas públicas, escolares e universitárias, assinale a afirmativa correta:
I. O “Manifesto da IFLA/UNESCO sobre as Bibliotecas Públicas” além de destacar o fortalecimento de hábitos de leitura como uma das missões da biblioteca pública, também destaca o apoio à tradição oral.
II. Os bibliotecários que atuam em bibliotecas escolares devem se ocupar somente com o atendimento aos alunos e evitar interação maior com o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula para evitar conflitos no ambiente escolar.
III. As bibliotecas universitárias devem prestar serviços no sentido de apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão e necessitam atentar para as prerrogativas de processos avaliativos estabelecidos pelo Ministério da Educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q831684 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, CRB 14 Região SC Bibliotecário Fiscal, IESES, 2021

As novas tecnologias de informação e comunicação estabeleceram um novo cenário e uma nova cultura para as bibliotecas e para os bibliotecários, inserindo novas práticas na lida com a informação. Surgiram novas concepções de bibliotecas e, neste contexto, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q832364 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, CRB 14 Região SC Bibliotecário Fiscal, IESES, 2021

Sobre o documento “Retrato das Bibliotecas da Rede de Ensino Estadual de Santa Catarina” é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q836823 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Prefeitura de Palhoça SC Biblioteconomista, IESES, 2021

Assinale a alternativa INCORRETA, no que diz respeito às atribuições dos Bacharéis em Biblioteconomia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q608718 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, FADESP, 2020

O conceito de planejamento estratégico considera o fato de que as organizações operam num ambiente externo amplo e geral, todavia muitas vezes se torna fundamental considerar que elas integram um ambiente mais imediato, mais próximo. Em se tratando das Bibliotecas universitárias, o seu ambiente externo imediato é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q835709 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Prefeitura de Palhoça SC Biblioteconomista, IESES, 2021

Assinale a alternativa correta no que diz respeito à disseminação da informação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q608469 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, FADESP, 2020

Quando se observa o perfil do usuário de bibliotecas universitárias, constata-se que uma maioria expressiva usa a INTERNET para diferentes fins, sendo profissionalmente oportuno o desenvolvimento de serviços bibliotecários para esse público com base nesse recurso. Nessa situação se destaca a condição do bibliotecário como um profissional que não apenas usa a internet para acesso a conteúdos, mas que também, por meio dela, provê produtos e serviços de informação. A maioria das bibliotecas universitárias brasileiras já oferece, via INTERNET,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q903771 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Documentalista, UFPI, COPESE, 2024

O conjunto de informações sobre acervo, serviços prestados, usuários e recursos humanos, físicos, materiais e financeiros ordenados de modo a mostrar a situação da biblioteca em dado período de tempo é o conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q964465 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Biblioteconomia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Em relação a metadados e informatização de unidades de informação, considere:

I. Os metadados são importantes na organização, gestão, busca, recuperação e localização de recursos de informação. A descrição de recursos por meio de metadados permite que eles sejam compreendidos por programas, sendo pois essenciais ao compartilhamento de dados entre sistemas.

II. A principal característica para o sucesso de uma rede de serviços de informação é a consistência, a qual é alcançada por meio do uso de padrões.

III. O MARC 21 contém seis formatos concisos coordenados para a representação completa de recursos informacionais: Bibliográfico, Autoridade, Coleções, Classificação, Informação Comunitária e Gestão.

IV. A capacidade das bases de dados trocarem e compartilharem informações, consultas e serviços, usando diferentes plataformas de hardware e software, estrutura de dados e interfaces, é chamada de interoperabilidade.

V. O formato MARC 21 para dados bibliográficos foi desenvolvido para armazenar informações bibliográficas sobre monografias, recursos contínuos e documentos eletrônicos.

Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1031746 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica a finalidade da biblioteca escolar, instalada e ativa na escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.