Questões de Concursos Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação

Resolva questões de Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1031745 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considerando que a razão de ser de uma organização é a sua missão, assinale a alternativa que indica a missão da biblioteca escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1031746 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica a finalidade da biblioteca escolar, instalada e ativa na escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1031749 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre as atividades que são da competência do agente de serviços de biblioteca escolar, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Coletar dados e elaborar relatórios estatísticos.
( ) Organizar listas de publicações disponíveis para permuta.
( ) Inserir dados bibliográficos no sistema de informação.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1031750 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Na organização da biblioteca escolar, devem ser previstos a instalação do balcão de informação, dos catálogos e dos computadores, a localização das mesas para estudo e pesquisa e a distribuição das coleções básicas.

Assinale a opção que indica como esse espaço funcional é definido nas Diretrizes da IFLA para a Biblioteca Escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1031751 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Relacione os tipos de livros que compõem o acervo de uma biblioteca escolar, indicados a seguir, às suas respectivas características.

I. Livros de referência.
II. Livros didáticos.
III. Livros recreativos.

( ) Atendem aos interesses e idade dos alunos, sendo adquiridos conforme recomendações dos programas de literatura.
( ) Destinam-se a consultas, de caráter imediato e não para leitura de todo o texto.
( ) São adquiridos em maior quantidade, quando a biblioteca dispõe de recursos.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1031752 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica a denominação do conjunto de livros selecionados e variados, dispostos na sala de aula e usados como recurso de aprendizagem e como incentivo à leitura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1031754 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica um dos serviços auxiliares de atendimento ao usuário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q996769 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Documentalista, UFPB, IBFC, 2025

As bibliotecas e unidades de informação operam com base em quatro categorias essenciais de processos – desenvolvimento de recursos informacionais, processamento técnico, atendimento ao usuário e administração – conforme descrito por Ferreira (1977) e Tarapanoff (1982). Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre essas categorias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q996770 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Documentalista, UFPB, IBFC, 2025

Entre as vantagens proporcionadas pelo uso de recursos computacionais em serviços de informação, assinale a alternativa correta quanto à melhoria da produtividade e da capacidade estratégica das bibliotecas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q996775 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Documentalista, UFPB, IBFC, 2025

Repositórios digitais desempenham um papel essencial no ecossistema acadêmico, funcionando como plataformas que facilitam o armazenamento, a preservação e a disseminação de conhecimento científico de maneira acessível e sustentável. Esses sistemas são projetados para conter, organizar e fornecer fácil acesso a uma ampla gama de materiais acadêmicos, como artigos científicos, dissertações, teses e outros tipos de produções intelectuais. Assinale a alternativa que apresenta a principal função de repositórios digitais no contexto acadêmico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1065142 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Biblioteconomia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Segundo o Manifesto da Biblioteca Pública (IFLA-UNESCO, 2022), para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as bibliotecas públicas devem cumprir determinadas missões-chave.

Avalie as missões-chave indicadas a seguir.

I. Fornecer acesso a uma ampla gama de informações e ideias sem censura, apoiando a educação formal e informal.
II. Promover, apoiar e participar de programas de alfabetização para desenvolver habilidades de leitura e escrita.
III. Criar, estimular e fortalecer hábitos de leitura nas crianças, desde o início da alfabetização até a idade adulta.
IV. Fornecer serviços às suas comunidades que permitem acesso a informações e coleções sempre que possível.

Estão de acordo com o Manifesto, as missões-chave indicadas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1065143 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Biblioteconomia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Ao dispor sobre os parâmetros a serem adotados em bibliotecas públicas no Brasil, o Conselho Federal de Biblioteconomia enumerou os materiais que devem compor os acervos, e estabeleceu que o acervo inicial de livros impressos deve ser de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1065144 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Biblioteconomia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com o Manifesto da Biblioteca Escolar (IFLA-UNESCO, 2025), sempre que a biblioteca escolar partilhar instalações e/ou recursos com outro tipo de biblioteca, designadamente com a biblioteca pública, os objetivos específicos da biblioteca escolar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1065145 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Biblioteconomia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência estabelece que “espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo” devem garantir a acessibilidade arquitetônica.

Desse modo, o planejamento do espaço físico de uma biblioteca deve prever a mobilidade, livre de barreiras arquitetônicas, e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1065146 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Biblioteconomia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Ao dispor sobre os parâmetros a serem adotados para a estruturação e o funcionamento das bibliotecas escolares no Brasil, o Conselho Federal de Biblioteconomia estabeleceu que essas bibliotecas devem assegurar sua instalação, incluindo mobiliário e equipamentos adequados, em área mínima de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1029623 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considerando que o agente de serviços de biblioteca escolar contribui para a emissão do relatório de atividades da biblioteca, sobre esse documento avalie as afirmativas a seguir.

I. É um documento aprovado pela direção da escola, que apresenta, entre outras informações, as atribuições e os horários de funcionamento da biblioteca.
II. É um documento técnico que especifica despesas como a aquisição de livros, máquinas e equipamentos de uso exclusivo da biblioteca.
III. É um instrumento essencial para avaliação de desempenho da biblioteca, evidenciando seu impacto sobre o ensino e a aprendizagem na escola.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q903771 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Documentalista, UFPI, COPESE, 2024

O conjunto de informações sobre acervo, serviços prestados, usuários e recursos humanos, físicos, materiais e financeiros ordenados de modo a mostrar a situação da biblioteca em dado período de tempo é o conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q916084 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Nem toda coleção de livros é uma biblioteca, do mesmo modo que nem toda biblioteca é apenas uma coleção de livros. Desse modo, para haver uma biblioteca, no sentido de instituição social, é preciso que haja três pré-requisitos. Marque a afirmativa que não se trata de um pré-requisito obrigatório para a constituição de uma biblioteca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q864179 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Nem toda coleção de livros é uma biblioteca, do mesmo modo que nem toda biblioteca é apenas uma coleção de livros. Desse modo, para haver uma biblioteca, no sentido de instituição social, é preciso que haja três pré-requisitos. Marque a afirmativa que não se trata de um pré-requisito obrigatório para a constituição de uma biblioteca: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1033146 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Bibliotecário Documentalista, UFG, IV UFG, 2024

No processo de qualidade em serviços de informação, o gráfico de barras verticais envolve a medição de dados e é adotado para várias finalidades (incluindo a análise dos tempos médios de atendimento às questões de referência). Esse gráfico, que permite identificar a frequência com que as variações ocorrem no processo (a partir de dados devidamente coletados), é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.