Questões de Concursos Gestão de Competências

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1Q1016327 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialidade Psicologia, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de aspectos relativos ao comportamento humano no trabalho, à educação corporativa e ao treinamento e ao desenvolvimento de pessoal, julgue o item subsequente.

O treinamento focado em competências apresenta similaridades em relação ao levantamento de necessidades de treinamento, já que se baseia na lacuna entre as competências disponíveis e existentes e as competências necessárias à organização, à unidade organizacional ou ao trabalho do indivíduo.

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2Q1016335 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialidade Psicologia, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da gestão por competências e do processo de consultoria interna na gestão de pessoas, julgue o item a seguir.

No processo de consultoria em gestão de pessoas, o consultor interno desempenha um papel estratégico e facilita o alinhamento entre os objetivos da organização e as necessidades dos trabalhadores.

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3Q1016336 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialidade Psicologia, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da gestão por competências e do processo de consultoria interna na gestão de pessoas, julgue o item a seguir.

A gestão por competências no serviço público deve ser padronizada para todos os cargos, independentemente das particularidades de cada função, de forma a respeitar o princípio da isonomia.

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4Q1016337 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialidade Psicologia, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da gestão por competências e do processo de consultoria interna na gestão de pessoas, julgue o item a seguir.

A avaliação de desempenho na gestão por competências centra suas análises nos resultados quantitativos, haja vista a subjetividade dos aspectos qualitativos.

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5Q1038102 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Existe a hipótese de que a implementação, em uma organização, do modelo de Gestão de Pessoas por Competências promova, por suas práticas organizacionais, a valorização do mérito. Uma possível explicação é que a competência oferece uma base estruturada e objetiva para avaliar o desempenho individual.
Assinale a afirmativa que apresenta corretamente uma vantagem do modelo de Gestão de Pessoas por Competências.
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6Q1038103 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

A Gestão de Pessoas por Competências integra subsistemas de gestão, mapeia competências e facilita a formação de equipes, destacando o trabalho em equipe como essencial para o sucesso da organização.
Em relação ao benefício do trabalho em equipe no contexto da Gestão de Pessoas por Competências, assinale a afirmativa correta.
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7Q1030715 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialista em Banco de Dados, TCE RR, FGV, 2025

A Gestão por Competências fomenta análises abrangentes que engajam todos os níveis da organização, com o objetivo de alcançar produtividade e efetividade de maneira sustentável.
Assinale a opção que apresenta um indicador associado à competência “Autodesenvolvimento”.
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8Q1039701 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Técnico Judiciário Área Administrativa Sem Especialidade, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da gestão de pessoas nas organizações públicas, julgue o item que se segue.

A denominada dimensão numérica do desafio da flexibilidade organizacional está associada à variação das tarefas realizadas e ao alargamento das competências e das qualificações de cada colaborador.

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9Q1047127 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Em um processo de mapeamento de competências em uma organização pública, em sua fase inicial, a equipe responsável decidiu analisar documentos como, por exemplo, o regimento interno, os mapas estratégicos e os objetivos organizacionais previstos. O principal objetivo dessa fase inicial é:
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10Q1047128 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Uma empresa do setor de tecnologia, enfrenta dificuldades na retenção e alocação de talentos em função da falta de um mapeamento estruturado de competências. Com o objetivo de resolver isso, o RH da empresa dá início a um plano de capacitação alinhado aos objetivos estratégicos da empresa. Conforme as melhores práticas, o mapeamento de competências deve estar fundamentado em alguns pilares. Esse alinhamento pode evitar a seleção adversa de investimentos e otimizar a identificação e condução de processos de capacitação. Ao utilizar esses pilares para estruturar a capacitação do capital humano, a empresa pode fortalecer sua cultura organizacional, otimizar talentos e aumentar sua competitividade no mercado.
Assim, no contexto da gestão por competências, a empresa precisa levar em consideração os fatores estratégicos na escolha da metodologia de mapeamento de competências. No entanto, independentemente do método escolhido, é essencial que o processo considere a(o) ____________, a(os) ____________ e a(s)/o(s) ______________ como elementos centrais para garantir a efetividade da capacitação.
Qual opção abaixo preenche corretamente as lacunas?
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11Q1017949 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à gestão de desempenho e à gestão por competências, julgue o item seguinte.

O nível de qualificação e capacitação profissional está entre os fatores que sustentam a qualidade do desempenho apresentado pelo profissional de uma organização.

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12Q1017950 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à gestão de desempenho e à gestão por competências, julgue o item seguinte.

Em um processo de gestão de desempenho, os conhecimentos e as habilidades técnico-operacionais não são suficientes para o alcance dos resultados esperados.

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13Q1018213 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação às equipes e grupos de trabalho e à gestão por competências, julgue o item seguinte.


A seleção interna por competências pode contribuir para que a área de recursos humanos se torne mais proativa, já que os candidatos às vagas são antecipadamente selecionados pelas competências requeridas, e não pela manifestação de interesse e entrevista de vários candidatos antes da seleção daquele que detenha tais competências.
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14Q1018214 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação às equipes e grupos de trabalho e à gestão por competências, julgue o item seguinte.

O comprometimento afetivo no trabalho diz respeito ao vínculo emocional do empregado com a organização, sendo um dos fatores mais importantes para a redução da rotatividade e o aumento da motivação no ambiente corporativo.
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15Q1018215 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação às equipes e grupos de trabalho e à gestão por competências, julgue o item seguinte.
As competências individuais podem ser divididas em competências de negócio, competências técnico-profissionais e competências sociais, estando as técnico-profissionais relacionadas com a interação da empresa com o seu ambiente, o mercado e os competidores.
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16Q1018216 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação às equipes e grupos de trabalho e à gestão por competências, julgue o item seguinte.


A alta coesão nas equipes de trabalho pode, em alguns casos, prejudicar o desempenho do grupo, pois seus membros podem tornar-se excessivamente dependentes uns dos outros, o que pode reduzir a criatividade e a inovação.
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17Q1012843 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos tipos de departamentalização, da descentralização, do recrutamento e seleção de pessoas, da gestão de desempenho e da gestão por competências, julgue o próximo item.

Na gestão por competências, devem-se estabelecer modelos padronizados para o desenvolvimento das competências requeridas dos colaboradores, recomendando-se que, para cada tipo de competência, seja aplicado um padrão específico.

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18Q1017733 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Gestão de Pessoas, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Certa organização tem feito diagnósticos sistemáticos em relação à gestão de pessoas nas diversas áreas e chegou às seguintes conclusões:
• o índice de absenteísmo tem aumentado em unidades com liderança de perfil autocrático;
• os funcionários participam de programas de capacitação apenas quando são obrigados, não tendo sido identificada cultura de aprendizagem;
• não há comprometimento das equipes com o alcance do propósito e objetivos organizacionais;
• o setor de recursos humanos é criticado por não prover os perfis adequados para as áreas, pela demora na seleção de novos funcionários e por outros equívocos na gestão de talentos; e
• o pessoal do setor de recursos humanos não demonstra conhecimento acerca dos objetivos gerais e negociais da organização.

Considerando a situação hipotética precedente e as estratégias de gestão de pessoas, julgue o item que segue.

O setor de recursos humanos será mais proativo e propositivo na seleção de funcionários para vagas existentes se realizar o mapeamento das competências imprescindíveis a cada uma das atribuições e buscar os perfis específicos dentro ou fora da organização, a partir de dados colhidos sobre o nível de conhecimento, habilidades e atitudes de grupos que podem participar da seleção.
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19Q1061525 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativos a avaliação de desempenho, desenvolvimento e treinamento de pessoal e gestão por competências.

Um empregado que tenha alto grau de conhecimento e bastante iniciativa para realizar suas atividades, mas apresente diversas imperfeições na execução do trabalho, tem necessidade de melhoria dos aspectos atitudinais.
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20Q915609 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os itens a seguir, relativos à função de direção, à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial.

As competências gerenciais são divididas em três categorias: conhecimento, habilidades e atitudes.

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