Questões de Concursos Gestão de Conflitos

Resolva questões de Gestão de Conflitos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q976642 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

A gestão relacional nas organizações públicas demanda equilíbrio entre assertividade e receptividade, especialmente em situações de tensão.
Sob essa lógica, assinale a alternativa que evidencia uma resposta assertiva e não defensiva diante de uma crítica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q976661 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

A assertividade é uma habilidade relacional que permite expressar opiniões e sentimentos com clareza. Com base nesse conceito, assinale a alternativa que ilustra uma manifestação assertiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1039699 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Técnico Judiciário Área Administrativa Sem Especialidade, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da gestão de pessoas nas organizações públicas, julgue o item que se segue.

A incerteza da resolução de conflitos no ambiente de trabalho atua como elemento de estresse organizacional e evidencia que a interpretação do colaborador acerca da situação conflituosa está associada à probabilidade com que ele acredita que pode lidar diligentemente com o desafio apresentado.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1061524 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de aspectos referentes à competência interpessoal, ao gerenciamento de conflitos, à gestão de terceirizados e às técnicas de recrutamento e seleção, julgue o item subsecutivo.

O principal aspecto a ser trabalhado na gestão de conflitos organizacionais é a diferenciação entre o que é certo e o que é errado.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1030811 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

A Gestão por Competências amplia a atuação da área de Gestão de Pessoas, tornando-a mais objetiva e alinhada às estratégias organizacionais e aos resultados esperados. Para seu sucesso, é essencial que as análises e soluções envolvam todos os níveis da organização, enquanto se identificam os direcionadores estratégicos — visão, missão, valores e objetivos — necessários para garantir produtividade e efetividade.
Assinale a opção que apresenta um indicador associado à competência “Administração de Conflitos”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1017771 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Analista Área Gestão de Pessoas Subárea Saúde Ocupacional, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, em relação a clima organizacional, relações humanas, comportamento humano, liderança e processo de comunicação.

Os conflitos nas relações humanas no ambiente de trabalho devem ser evitados a todo custo, pois sempre resultam em impactos negativos para a organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q976638 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

O comportamento defensivo no ambiente profissional emerge como uma resposta a percepções de ameaça. Esse padrão, quando reiterado, compromete a fluidez relacional e o desempenho coletivo. Diante disso, assinale a alternativa que traduz CORRETAMENTE uma característica típica de comportamento defensivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1038656 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Agente Administrativo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Um servidor foi transferido para outra unidade de trabalho e, ao chegar na nova unidade, não concordou com o estilo de trabalho de um de seus novos colegas, o que gerou um certo desconforto.

O servidor, apesar de reconhecer o problema, acredita que não exista qualquer possibilidade de fazer seu colega mudar suas atitudes, o que faz com que adote uma postura não cooperativa e não assertiva para resolver o conflito.

Diante do apresentado, o estilo de administração de conflitos adotado pelo servidor foi o de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q868740 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Vigia, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Conhecer e entender quais são os fatores que contribuem para o aparecimento de ruídos na comunicação é um dos primeiros passos para impedir que eles ocorram.


Existem algumas atitudes que podem auxiliar ainda mais a comunicação efetiva e minimizar a chance de falhas, entre outras, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q910323 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Administração Geral Administração, EPE, FGV, 2024

Eustáquio, insatisfeito com seu salário que não teve aumento nos últimos anos, decidiu conversar com seu chefe sobre essa possibilidade. Ele afirmou que deveria receber um aumento salarial de 20% para compensar a defasagem.
O chefe prontamente recusou, dizendo que, em função do momento ruim da empresa, poderia conceder no máximo 10%. No decorrer da conversa, ambos chegaram a um acordo de 15% de aumento, considerado razoável por ambos.
Com relação às formas de resolução de conflito, evidencia-se na situação apresentada, o uso da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1053968 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Um importante conceito para aplicabilidade da administração de conflitos e tomada de decisão se refere à afiliação. Tal conceito é importante, pois:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1053971 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O papel do líder na gestão do desempenho das equipes é fundamental em todas as etapas, inclusive na gestão pública. Neste contexto, compete às lideranças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q838487 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da gestão de conflitos e negociação no contexto organizacional, julgue o item subsequente.

A definição de estratégias de resolução de conflitos é o estágio do processo de conflito no qual se escolhem as estratégias que orientarão a predisposição para agir entre as partes.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q837735 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação à psicodinâmica do trabalho, à saúde do trabalhador e à ergonomia, julgue o item a seguir.

A falta de oportunidade de enfrentamento das situações de trabalho que geram um processo de adoecimento físico e mental nos trabalhadores está relacionada com os modelos de gestão e produção adotados pelas empresas, sendo ameaças ao bem-estar e à saúde dos trabalhadores.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q839037 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, CRP MS Assessoria Técnica, Instituto Quadrix, 2021

Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.

Entre os tipos de comportamento existentes para a resolução de conflitos, encontra-se o passivo-agressivo, que é caracterizado por muita irritação e por uma postura fechada, expressa por poucas palavras.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q847523 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Porteiro, CESPE CEBRASPE, 2020

Evita a geração de conflitos no ambiente de trabalho o colaborador que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q847535 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação a grupos e equipes, julgue o item subsecutivo.

Conflitos, divergências e confrontos de ideias devem ser tratados como oportunidades de aprendizagem e motores de mudanças individuais, grupais e organizacionais, porque estimulam o debate de ideias e suscitam soluções novas e mais criativas para os problemas enfrentados pela equipe de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q849120 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Nos conflitos intrapessoais, intracoletivos e intercoletivos, nem sempre as partes apresentam características similares. Motivações, valores e objetivos podem variar bastante, de modo que um fato específico pode, em dado momento, representar um benefício a alguém ou a um grupo, mas, em outro momento, pode significar uma perda para a outra parte. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.

As informações constituem uma das fontes de origem de um conflito; nesse sentido, o conflito pode ser causado por ausência de informação, informação incorreta, conceitos relevantes diferentes, interpretações diferentes dos fatos e procedimentos de avaliação diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.